Qual o último número de sócio conhecido? Rumo aos 400.000! Siga!

Manuel_apt

Citação de: Dandy em 10 de Outubro de 2013, 14:02

Nunca entendi o drama em redor desta matéria, sinceramente.

De acordo com o Guinness, somos o clube desportivo com mais associados em todo o mundo.

Mas se no próximo ano deixarmos de o ser e passarmos a ser o 5º, por exemplo, qual é que seria o drama?

Nenhum

So que aqui parece que tem prazer em dizer sempre mal.

Paspalho

Citação de: Manuel_apt em 11 de Outubro de 2013, 14:25
Citação de: Dandy em 10 de Outubro de 2013, 14:02

Nunca entendi o drama em redor desta matéria, sinceramente.

De acordo com o Guinness, somos o clube desportivo com mais associados em todo o mundo.

Mas se no próximo ano deixarmos de o ser e passarmos a ser o 5º, por exemplo, qual é que seria o drama?

Nenhum

So que aqui parece que tem prazer em dizer sempre mal.

O "drama" apenas tem a ver com a credibilidade (ou melhor a falta dela) dos actuais dirigentes do clube.
Isto é apenas a chamada ponta do iceberg em relação a todo o tipo de informações que prestam sobre o estado actual do clube.
A verdade por vezes custa muito a ser dita, mas parece que para alguns dos que "gostam apenas de dizer bem", ou melhor amen, custa muito mais a ser ouvida...
::)

VodkaBoy

Analisando os últimos valores divulgados no R&C do clube (votado no mês passado) chego à conclusão que das duas uma. Ou mentem com quantos dentes têm, ou não sabem os valores reais. Estou bastante convicto de que se trata da primeira hipótese.

Começando pelas receitas de quotização, é referido que se receberam durante este exercício, cerca de 13,587M€ de receitadas quotas. Aqui engloba-se tudo. Desde a quota modalidades, até aos valores recebidos em adiantado (de sócios que pagam as quotas de um ano no inicio de cada ano).
Destes 13,587M€, 7,162M€ são imediatamente transferidos para a SAD, o que nos indica que os valores de 2012-2013, para as quotas totais andará em torno dos 9,550M€. Isto sem contar com adiantamentos ou com a quota das modalidades. Do total, o valor "retido" para a SAD (na rubrica de rendimentos a reconhecer) é de 1,5M€, o que corresponde a cerca 2M€ de receita adicional. Este valor indica o que os benfiquistas pagam em adiantado (e a ser contabilizado no R&C do próximo ano).
Podemos então inferir que o valor da quota das modalidades de 2012/2013 será de 13,587M€ - (9,55M€ + 2M€), o que dá cerca de 2,04M€.

Passando ao numero de sócios, no mesmo R&C, é afirmado que existiam a 30/6/2013 (data do fecho do exercício), um total de 230.195 sócios activos (incluem-se aqui todas as categorias de sócio, mesmo as não pagantes).
Numa mera nota adicional, acho perfeitamente ridículo afirmar-se, como é referido no R&C, que existem mais 6.495 sócios activos que em 2012, mas que a receita de quotização desceu 0,546M€, devido à recessão em Portugal. Isto significa na prática que perdemos sócios pagantes e ganhamos sócios não pagantes.

É algo complicado saber-se quantos sócios activos temos (entre os pagantes e os não pagantes e as diferentes percentagens), mas tentar perceber quantos efectivamente pagam, é um simples problema matemático. Posto isto, tentarei encontrar este valor, tendo por base duas situações diferentes.

Numa primeira situação, consideram-se as seguintes percentagens de sócios pagantes na medida em que contribuem para o bolo total:
Sócios efectivos contribuem com 40% da receita total (156€/ano)
Sócios correspondentes contribuem com 40% da receita total (100€/ano)
Sócios menores contribuem com 15% da receita total (78€/ano)
Sócios infantis contribuem com 5% da receita total (39€/ano)

Posto isto verificamos então o seguinte:
Sócios efectivos: 24487
Sócios correspondentes: 38200
Sócios menores: 18365
Sócios infantis: 12243
Total de sócios pagantes: 93295

Numa segunda situação, consideram-se as seguintes percentagens de sócios pagantes na medida em que contribuem para o bolo total:

Sócios efectivos contribuem com 30% da receita total (156€/ano)
Sócios correspondentes contribuem com 50% da receita total (100€/ano)
Sócios menores contribuem com 10% da receita total (78€/ano)
Sócios infantis contribuem com 10% da receita total (39€/ano)

Sócios efectivos: 18365
Sócios correspondentes: 47750
Sócios menores: 12089
Sócios infantis: 24487

Total de sócios pagantes: 102691

Qualquer destes valores totais é menos de metade do numero de sócios activos referido no R&C. Quem acha que o somatório dos Sócios Honorários, Sócios Vitalicios e Sócios Infantis com encarregado de educação também ele Sócio, equivale a metade (ou sequer perto disso) do número de Sócios do Benfica, parece-me que andará iludido.
Na realidade, quanto menos sócios efectivos e correspondentes contribuírem para o bolo total, mais sócios pagantes teremos. E vice-versa!

Pessoalmente, esta diminuição do número de sócios nem me choca, tal o clima recessivo que se vive em Portugal. O que me assusta, é mesmo o nível de cara de pau para se afirmar que "continuamos a crescer" como se nada fosse. Mas cada um dará a isto a importância que lhe merecer. A mim merece muita.

EDIT: Correcção da gralha no penúltimo parágrafo, onde referi Sócios Menores em vez de Sócios Infantis.

Adenda: São considerados Sócios Infantis, todos os sócios com menos de 13 anos. São considerados Sócios Menores, todos os sócios com idade entre os 13 e os 18 anos.

ivodaniello

Citação de: VodkaBoy em 11 de Outubro de 2013, 15:06
Analisando os últimos valores divulgados no R&C do clube (votado no mês passado) chego à conclusão que das duas uma. Ou mentem com quantos dentes têm, ou não sabem os valores reais. Estou bastante convicto de que se trata da primeira hipótese.

Começando pelas receitas de quotização, é referido que se receberam durante este exercício, cerca de 13,587M€ de receitadas quotas. Aqui engloba-se tudo. Desde a quota modalidades, até aos valores recebidos em adiantado (de sócios que pagam as quotas de um ano no inicio de cada ano).
Destes 13,587M€, 7,162M€ são imediatamente transferidos para a SAD, o que nos indica que os valores de 2012-2013, para as quotas totais andará em torno dos 9,550M€. Isto sem contar com adiantamentos ou com a quota das modalidades. Do total, o valor "retido" para a SAD (na rubrica de rendimentos a reconhecer) é de 1,5M€, o que corresponde a cerca 2M€ de receita adicional. Este valor indica o que os benfiquistas pagam em adiantado (e a ser contabilizado no R&C do próximo ano).
Podemos então inferir que o valor da quota das modalidades de 2012/2013 será de 13,587M€ - (9,55M€ + 2M€), o que dá cerca de 2,04M€.

Passando ao numero de sócios, no mesmo R&C, é afirmado que existiam a 30/6/2013 (data do fecho do exercício), um total de 230.195 sócios activos (incluem-se aqui todas as categorias de sócio, mesmo as não pagantes).
Numa mera nota adicional, acho perfeitamente ridículo afirmar-se, como é referido no R&C, que existem mais 6.495 sócios activos que em 2012, mas que a receita de quotização desceu 0,546M€, devido à recessão em Portugal. Isto significa na prática que perdemos sócios pagantes e ganhamos sócios não pagantes.

É algo complicado saber-se quantos sócios activos temos (entre os pagantes e os não pagantes e as diferentes percentagens), mas tentar perceber quantos efectivamente pagam, é um simples problema matemático. Posto isto, tentarei encontrar este valor, tendo por base duas situações diferentes.

Numa primeira situação, consideram-se as seguintes percentagens de sócios pagantes na medida em que contribuem para o bolo total:
Sócios efectivos contribuem com 40% da receita total (156€/ano)
Sócios correspondentes contribuem com 40% da receita total (100€/ano)
Sócios menores contribuem com 15% da receita total (78€/ano)
Sócios infantis contribuem com 5% da receita total (39€/ano)

Sócios efectivos: 24487
Sócios correspondentes: 38200
Sócios menores: 18365
Sócios infantis: 12243
Total de sócios pagantes: 93295

Numa segunda situação, consideram-se as seguintes percentagens de sócios pagantes na medida em que contribuem para o bolo total:

Sócios efectivos contribuem com 30% da receita total (156€/ano)
Sócios correspondentes contribuem com 50% da receita total (100€/ano)
Sócios menores contribuem com 10% da receita total (78€/ano)
Sócios infantis contribuem com 10% da receita total (39€/ano)

Sócios efectivos: 18365
Sócios correspondentes: 47750
Sócios menores: 12089
Sócios infantis: 24487

Total de sócios pagantes: 102691

Qualquer destes valores totais é menos de metade do numero de sócios activos referido no R&C. Quem acha que o somatório dos Sócios Honorários, Sócios Vitalicios e Sócios Menores com encarregado de educação também ele Sócio, equivale a metade (ou sequer perto disso) do número de Sócios do Benfica, parece-me que andará iludido.
Na realidade, quanto menos sócios efectivos e correspondentes contribuírem para o bolo total, mais sócios pagantes teremos. E vice-versa!

Pessoalmente, esta diminuição do número de sócios nem me choca, tal o clima recessivo que se vive em Portugal. O que me assusta, é mesmo o nível de cara de pau para se afirmar que "continuamos a crescer" como se nada fosse. Mas cada um dará a isto a importância que lhe merecer. A mim merece muita.

Excelente post!

É isto mesmo amigo! Foram contas semelhantes as que eu fiz, mas foi pela altura daquele R&C que foi chumbado na AG.
Se não me engano, na altura tinha sido transferido para a SAD perto de 8M€, agora esses numeros baixaram em cerca de 10%.

Como disse aqui ontem (ou foi anteontem?) é sempre dificil conseguir exactamente auferir o numero exacto de sócios pagantes, especialmente por nesta rubrica não se diferenciar o diferente estatuto de sócio e respectivas cotas pagas.

Posso estar errado, mas tenho a sensação que o numero de sócios efectivos pagantes serão um pouco mais elevados daqueles que apresentas, e digo isto perante os seguintes factos:
- O distrito de Lisboa e outros limitrofes não são os mais afectados pela crise, nomeadamente pelo desemprego.
- Os sócios efectivos, ou seja aqueles que residem num raio de 100km da sede social do clube, são os que mais facilmente usufruem do estatuto de ser sócio, nomeadamente com presenças mais regulares nos jogos, tanto do futebol profissional, como até das modalidades e formação.

Portanto pelas contas que fiz, mesmo com a evidente margem de erro, apontava sempre para os 90 mil sócios pagantes, há pouco mais de um ano. Este ano prevejo uma pequena redução.

JackWhite

Já aí aparecem os ofendidos a berrar 'especulação'.

Vieri

| João |

Ser o clube com mais socios no mundo e' um factor que tem muito peso quando se fala com investidores.

Davy Jones

Citação de: JackWhite em 11 de Outubro de 2013, 17:43
Já aí aparecem os ofendidos a berrar 'especulação'.

E os ofendidos que aparecem ofendidos por especularem com números sem sentido?

Paspalho

Citação de: Joäo em 11 de Outubro de 2013, 17:54
Ser o clube com mais socios no mundo e' um factor que tem muito peso quando se fala com investidores.

Mas tirando os angolanos com a chamada "vingança neo-colonialista" que os caracteriza actualmente, alguém quer investir seja o que for aqui num clube em Portugal?

fudim flan

só tretas e propaganda para o zé pagode.
só amigos meus,nos ultimos 3 anos desistiram 8 de sócios,e alguns com 20 e 30 anos de associado.

Paspalho

Citação de: fudim flan em 11 de Outubro de 2013, 19:17
só tretas e propaganda para o zé pagode.
só amigos meus,nos ultimos 3 anos desistiram 8 de sócios,e alguns com 20 e 30 anos de associado.

Essa é que é a parte mais preocupante do vieirismo!
Também conheço 2 que eram sócios há mais de 40 anos e deixaram de pagar quotas!
Por outro lado conheço outro que já vai no 4º Kit Vieira..., ou seja, conta como 4 do sócios "activos" do vieirismo...
::)

ElPibe_SLB

Gostaria de acreditar que isto não fosse mais uma mentira, mas acho que mais uma vez nos estão a enganar.

HookerinCab

Citação de: ElPibe_SLB em 13 de Outubro de 2013, 18:45
Gostaria de acreditar que isto não fosse mais uma mentira, mas acho que mais uma vez nos estão a enganar.

Infelizmente partilho o sentimento.