Panchito Velázquez (Hóquei em Patins)

Avançado, 50 anos,
Argentina
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Taça de Portugal (3), Supertaça (2)

Reimão

Jakub

Vi 2 cincos do BENFICA fortíssimos:

Fernando Almeida, Vitor Fortunato, Paulo Almeida, Luis Ferreira e Rui Lopes e Zé Carlos, Vitor Fortunato, Mariano, Panchito e Gaidão.

Nunca pensei que fossemos campeões europeus, porque se nao fomos com o melhor do Mundo da altura, Panchito, ou com o Rui Lopes, achava que nao dava mesmo.

Quem diria que anos mais tarde, juntariamos Nicolia e Adroher...a Torra!

RED_1904

Citação de: SWeePeR em 16 de Maio de 2016, 17:06
Citação de: Baron_Davis em 14 de Maio de 2016, 23:27
Magico  :bow2:

Aquele golo ao oporto é de antologia

https://www.youtube.com/watch?v=0DOXlNeK7UY

Épico.

Essa jogada é tão soberba que até pôs o lagarto do Pedro Martins em êxtase.

daniel.gomes

O panchito merecia ter apanhado uma equipa de hóquei,  como a actual

blackslb83

Citação de: daniel.gomes em 25 de Maio de 2016, 20:00

Boas camarada,

Não sei há quanto tempo acompanhas o hóquei, mas essa citação de afirmares que Panchito merecia ter apanhado uma equipa como a de hoje em dia só não é de todo realista, atendendo ao facto de na altura, equipas como o Porto, Óquei de Barcelos (passagem dos irmãos Bertolucci) Igualada (década de 90), Liceo da Corunha, Barcelona, Follonica, Vercelli, e Novara terem todos equipas super competitivas.

Acho mesmo, e com o super plantel que tempos hoje em dia, que teríamos as mesmas ou mais dificuldades, que as grandes equipas do Benfica da altura, e mesmo com Panchito tiveram, para superar qualquer um destes adversários. É preciso também olhar para o facto do hóquei actual ser muito, mas muito menos competitivo que o da altura, e que só o aparecimento de uma nova fornada de grandes jogadores poderá inverter essa tendência que para mim é mais que evidente.

Naqueles tempos ganhar a qualquer destes conjuntos, só por si já era um grande feito, e apesar de andarmos sempre perto das finais, havia sempre aquela equipa que se destacava de todas as outras, o super Barcelona, dos gémeos Paez, Ramon Benito, Folguera, Gaby Cairo, David Gabaldón, Borregán etc etc... Esta super equipa eclipsva todos os outros concorrentes, sendo inclusivé na áurea década de noventa, uma grande equipa do Igualada, uma das únicas que fazia frente ao poderio deste colosso do hóquei patinado Mundial.

O que quero dizer com isto, é que Panchito jogou com grandes jogadores, mas teve o azar, que para mim foi sorte, de ter jogado em uma altura em que as equipas eram muito competitivas, e que proporcionavam grandes espectáculos de hóquei, e o facto de terem os melhores nem sempre era sinónimo de sucesso, há excepção do grande Barcelona que se destacava de todos os outros.

A única diferença que consigo ver no Benfica desses tempos para os de hoje, é que actualmente tempos mais soluções no banco, e na altura o desequilíbrio era claramente maior em relação ao cinco inicial, mas que mesmo assim conseguíamos ser competitivos, em parte por este grande craque que tive o privilégio de ver jogar ao vivo.

Saudações Gloriosas.

daniel.gomes

Citação de: blackslb83 em 27 de Maio de 2016, 06:38

Boas camarada,

Não sei há quanto tempo acompanhas o hóquei, mas essa citação de afirmares que Panchito merecia ter apanhado uma equipa como a de hoje em dia só não é de todo realista, atendendo ao facto de na altura, equipas como o Porto, Óquei de Barcelos (passagem dos irmãos Bertolucci) Igualada (década de 90), Liceo da Corunha, Barcelona, Follonica, Vercelli, e Novara terem todos equipas super competitivas.

Acho mesmo, e com o super plantel que tempos hoje em dia, que teríamos as mesmas ou mais dificuldades, que as grandes equipas do Benfica da altura, e mesmo com Panchito tiveram, para superar qualquer um destes adversários. É preciso também olhar para o facto do hóquei actual ser muito, mas muito menos competitivo que o da altura, e que só o aparecimento de uma nova fornada de grandes jogadores poderá inverter essa tendência que para mim é mais que evidente.

Naqueles tempos ganhar a qualquer destes conjuntos, só por si já era um grande feito, e apesar de andarmos sempre perto das finais, havia sempre aquela equipa que se destacava de todas as outras, o super Barcelona, dos gémeos Paez, Ramon Benito, Folguera, Gaby Cairo, David Gabaldón, Borregán etc etc... Esta super equipa eclipsva todos os outros concorrentes, sendo inclusivé na áurea década de noventa, uma grande equipa do Igualada, uma das únicas que fazia frente ao poderio deste colosso do hóquei patinado Mundial.

O que quero dizer com isto, é que Panchito jogou com grandes jogadores, mas teve o azar, que para mim foi sorte, de ter jogado em uma altura em que as equipas eram muito competitivas, e que proporcionavam grandes espectáculos de hóquei, e o facto de terem os melhores nem sempre era sinónimo de sucesso, há excepção do grande Barcelona que se destacava de todos os outros.

A única diferença que consigo ver no Benfica desses tempos para os de hoje, é que actualmente tempos mais soluções no banco, e na altura o desequilíbrio era claramente maior em relação ao cinco inicial, mas que mesmo assim conseguíamos ser competitivos, em parte por este grande craque que tive o privilégio de ver jogar ao vivo.

Saudações Gloriosas.

Já acompanho há muito.
Tivemos excelentes jogadores sim,  mas não funcionavamos bem como equipa.
Acho esta equipa superior, bem superior

VitorPaneira7

Citação de: blackslb83 em 27 de Maio de 2016, 06:38

Boas camarada,

Saudações Gloriosas.

É que é mesmo isso, não tinhamos banco e chegavamos à fase da final four e à segunda fase com a equipa rebentada. O Benfica chegou a vencer por duas vezes a 1ª fase, que daria nos moldes de hoje e anteriores , o título nacional. Vi o Porto, que estava em 3º, a ser campeão por ter feito o pleno na segunda fase e o Benfica, invencivel ou só com uma derrota na 1ª fase, a acabar em 3º

Tinhamos  como jogadores de campo Mariano,Fortunato, Gaidão e Panchito e havia Ferreira, Dantas e Ricardo Pereira
Desde 2010 para cá temos tido sempre um bom 5 e 3-4 elementos de campo prontos a entrar e a rodar, e isso faz a diferença.A nivel de plantel temos tido dos melhores de sempre em quantidade de grandes jogadores.

Porto tinha Paulo Alves, Pedro Alves,Ventura, To Neves, Orlandi e depois Pedro Gil, Filipe Santos, os Garcia ainda jovens...fdx podia rodar e na boa
Barcelos tinha Paulo Almeida, António Ramalho, Sergio Silva, Viana, Crudelli, os Bertolucci, dois tipos do Barcelos, que venceram a Cers, já não lembro do nome

Não era brincadeira estas equipas e como se pode ver tinham plantel para rodar. Dantas puxava muito do 5, ainda tivemos o Rui Reis , que depois se tornou o Rui Gamboa.

Dantas venceu 5 campeonatos, 1 cers, levou o Benfica a 2 finais da Liga europeia e a várias final four onde fomos eliminados por Barcelona , Porto e Corunha, que chegavam a esses momentos mais frescos.Era uma boa equipa técnica.

Um bom exemplo, aquela final four em Barcelos, Benfica fez mesmo as tripas coração para conseguir o 2-2 e depois ir a prolongamento, mas aqui notou-se e muito o cansaço.

Roy Kent

O problema do Panchito foi o Benfica que apanhou e não a equipa, na altura com outra organização tinham ganho bem mais, não foi campeão Nacional nenhuma vez por exemplo.

Amigo das modalidades

Citação de: G-Man em 27 de Maio de 2016, 10:57
O problema do Panchito foi o Benfica que apanhou e não a equipa, na altura com outra organização tinham ganho bem mais, não foi campeão Nacional nenhuma vez por exemplo.

Isto. Aquela equipa com a estrutura que o Benfica tem hoje... eu nem quero imaginar.

Bryan.

As equipas são sempre fortes ou fracas em contexto.

A superioridade que temos agora, de sermos top 2 absoluto e indiscutível do mundo a par do Barcelona, nunca tivemos na nossa história.

Mesmo que já tenhamos tido equipas mais fortes, porque sobre isso ninguém nunca concordará, este é o período dourado da nossa história.

Anti-Corruptos

A equipa do Benfica na era do Panchito tinha dois pontos fracos.

1º Tínhamos um 5 fabuloso capaz de ganhar a qualquer equipa mas no banco eramos fracos, apenas o Ricardo Pereira tinha qualidade.

2º Eramos demasiado dependentes do Panchito. Isso até resultava quando ele estava inspirado e bem fisicamente mas bastava 1 jogo menos bom dele que estávamos condenados. O nosso jogo era bola no Panchito e ele que inventasse as jogadas.

Pancho Lopes 67

Citação de: Jakub em 23 de Maio de 2016, 23:29

Fernando Almeida, Vitor Fortunato, Paulo Almeida, Luis Ferreira e Rui Lopes e Zé Carlos, Vitor Fortunato, Mariano, Panchito e Gaidão.

Nunca pensei que fossemos campeões europeus, porque se nao fomos com o melhor do Mundo da altura, Panchito, ou com o Rui Lopes, achava que nao dava mesmo.

Esses 2 cincos são melhores que os 5 dos Benficas campeões europeus, a diferença é q o hóquei perdeu imensa qualidade na última decada. Antigamente equipas italianas eram uma ameaça maior do que são agora, além disso a Espanha tinha super potências no Liceo, Barcelona e Igualada, hoje a liga espanhola é praticamente só o Barcelona, juntado a isso Porto e Barcelos tinham planteis super completos que chegavam a fase final muito mais frescos que nós, logo a concorrência para nos atrapalhar os planos era muito mais forte. Essas equipas do Benfica tinham provavelmente os melhores 5 iniciais do Mundo, mas faltava banco, a equipa do Rui Lopes só tinha o Ramalho, e a do Panchito só tinha o velhinho Luís Ferreira (quem o Dantas tirava o máximo proveito possível do veterano capitão) e Ricardo Pereira (que nem no banco tinhamos em 2000-01 pois tava emprestado ao Infante Sagres). Actualmente o Nicolia é o nosso grande craque, mas com o todo respeito por ele, quer o Rui Lopes quer o Panchito eram jogadores superiores. A equipa do Rui Lopes jogava melhor hóquei que a do Panchito, era mais equipa, não vivia dependente de um craque, mas tinhamos o ponto fraco na baliza com o Fernando Almeida, bom o suficiente para nos ajudar a ser campeões nacionais, mas na champions contra o Igualada do Folguera, notava-se bem a diferença de ter um bom guarda-redes para um guarda-redes de classe mundial.

Não acredito que este Benfica actual fosse campeão europeu na decáda de 90 ou no início do novo milénio. Por outro lado, não tenho dúvidas que se na altura tivessemos a estrutura de hoje em dia que nos permitiria ter um banco com qualidade, teriamos ganho o título europeu bem mais cedo.

E por favor metam o Panchito nos IMORTAIS!!!!

VitorPaneira7

Citação de: Pancho Lopes 67 em 03 de Junho de 2016, 17:17
Citação de: Jakub em 23 de Maio de 2016, 23:29

Esses 2 cincos são melhores que os 5 dos Benficas campeões europeus, a diferença é q o hóquei perdeu imensa qualidade na última decada. Antigamente equipas italianas eram uma ameaça maior do que são agora, além disso a Espanha tinha super potências no Liceo, Barcelona e Igualada, hoje a liga espanhola é praticamente só o Barcelona, juntado a isso Porto e Barcelos tinham planteis super completos que chegavam a fase final muito mais frescos que nós, logo a concorrência para nos atrapalhar os planos era muito mais forte. Essas equipas do Benfica tinham provavelmente os melhores 5 iniciais do Mundo, mas faltava banco, a equipa do Rui Lopes só tinha o Ramalho, e a do Panchito só tinha o velhinho Luís Ferreira (quem o Dantas tirava o máximo proveito possível do veterano capitão) e Ricardo Pereira (que nem no banco tinhamos em 2000-01 pois tava emprestado ao Infante Sagres). Actualmente o Nicolia é o nosso grande craque, mas com o todo respeito por ele, quer o Rui Lopes quer o Panchito eram jogadores superiores. A equipa do Rui Lopes jogava melhor hóquei que a do Panchito, era mais equipa, não vivia dependente de um craque, mas tinhamos o ponto fraco na baliza com o Fernando Almeida, bom o suficiente para nos ajudar a ser campeões nacionais, mas na champions contra o Igualada do Folguera, notava-se bem a diferença de ter um bom guarda-redes para um guarda-redes de classe mundial.

Não acredito que este Benfica actual fosse campeão europeu na decáda de 90 ou no início do novo milénio. Por outro lado, não tenho dúvidas que se na altura tivessemos a estrutura de hoje em dia que nos permitiria ter um banco com qualidade, teriamos ganho o título europeu bem mais cedo.

E por favor metam o Panchito nos IMORTAIS!!!!
é exactamente a minha opinião especialmente daquela equipa de que tinha Almeida, Lopes, Fortunato e Ferreira, 5 titulos nacionais, cers, 2 finais europeias dizem muito dessa equipa e espinha dorsal, juntamento com os alves do Barcelos e Guilherme Silva, de selecção campeã do mundo e tetra europeia.

Pancho Lopes 67

Citação de: VitorPaneira7 em 03 de Junho de 2016, 17:30

Esse Barcelos foi campeão europeu porque tiveram a sorte de apanhar uma equipa italiana na final d champions, em vez do HC Liceo que tinha sido eliminado pelos italianos. Infelizmente para nós, nunca ninguém fez o nosso trabalho sujo de eliminar o Igualada. No entanto eliminamos Barcelona (o épico 8-1 na Luz) e HC Liceo (só a melhor equipa do Mundo do final dos anos 80 e início da decáda de 90, estes faziam gato sapato do Porto do Vítor Hugo, tinham Daniel Martinazzo o único argentino ao nível do Panchito) nas 2 vezes que fomos a final, equipas que eu dúvido que o Benfica de hoje em dia seria capaz de eliminar, juntando ainda um Super Novara d Amato e os irmãos Mariotti.