Rui Águas

Avançado, 65 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1985-1988, 1990-1994), 237 jogos (17340 minutos), 104 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (3)

pcssousa

Citação de: Shoky em 13 de Agosto de 2013, 16:44
Consta que o Rui Águas selou a ida para os andrades...ao jantar...no dia em que nos colocou na final da TCCE...
Que filha da putice.
O Rui tinha um contrato realmente baixo. É verdade que alguns jogadores que actuavam em clubes da 2ª divisão Portuguesa teriam contratos mais altos, embora isso nada tenha a ver com o Benfica pois os clubes são livres de pagar o que entenderem por bem.
Foi proposto ao Rui um novo contrato com boas melhorias salariais mais prémio de assinatura. Os valores, que até se tornaram públicos, não eram contudo satisfatórios nem condignos para aquilo que era Rui Águas, admito. O Benfica, fiando-se que ele aceitaria por ser Benfiquista, não foi mais além.
Entraram clubes estrangeiros ao barulho, de França e de Itália, o Pescara, na altura na série A, fez uma bela proposta, mais elevada que a que aceitaria que seria aquela que aceitaria. Na altura hjogar em Itália não era para qualquer um, era um campeonato de top, por ventura O campeonato de top, e devido às limitações de estrangeiros era uma honra para qualquer um lá jogar, só mesmo estrangeiros de top.
Acabou por aceitar a proposta do porto. Foi encorajado pela mãe e fazê-lo e o desgosto do grande Zé foi tão grande que quase se divorciou da mulher da sua vida.
Rui sentiu-se em casa sem se sentir. A relação do clube com os seus praticantes era muito mais próxima do que no Benfica. se tivessem uma lâmpada fundida em casa, logo vinha alguém para resolver, se tivessem algum problema com os filhos na escola, logo o porto arranjava quem resolvesse, queriam que os jogadores estivessem apenas focados no futebol. Mas o Benfica era o Benfica e cedo Rui começou a notar coisa "estranhas" que se passavam. Cumpriu duas épocas por lá, crescendo sempre a vontade de voltar ao Benfica. Valeu-lhe a cláusula que tinha imposto no contrato para voltar. Voltou e ganhou logo na 1ª época a sua única Bola de Prata, além do título nacional.
O grande Zé rejubilou.

Era eu bem jovem quando O Rui partiu para o porto, nunca mais consegui ter um verdadeiro ídolo no futebol, nunca. Por isso mesmo, até hoje o meu maior ídolo de desporto-rei é Nené, aquele que eu um dia, marcou o primeiro golo do Benfica que vi ao vivo, num particular com a AAC, era eu criança de tenríssima idade. Por acaso, seria Águas a marcar o primeiro ( e também o segundo) golo do meu primeiro jogo no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Noite de sonho... A noite em que o pai Zé chorou de felicidade e o filho Rui sentiu ter vingado aquela eliminatória perdida por moeda ao ar a que ele tinha assistido ao lado do seu pai, porventura o jogo que mais terá marcado a sua infância.

Almareado

Eu adorava a dupla Mats Rui Aguas.

O Rui era goleador, era um tremendo cabeceador. Tinhamos o Pacheco a meter-lhe bolinhas para a cabeça no tempo em que os livros laterais eram batidos sempre por destros à direita e esquerdinos à esquerda.....

Além disso, o Rui era muito oportuno estava sempre no sitio certo para marcar o golo. Tinha bons pés e acima de tudo não inventava nem hesitava na hora de empurrar lá para dentro...

Shoky

Citação de: pcssousa em 13 de Agosto de 2013, 17:03
Citação de: Shoky em 13 de Agosto de 2013, 16:44
Consta que o Rui Águas selou a ida para os andrades...ao jantar...no dia em que nos colocou na final da TCCE...
Que filha da putice.
O Rui tinha um contrato realmente baixo. É verdade que alguns jogadores que actuavam em clubes da 2ª divisão Portuguesa teriam contratos mais altos, embora isso nada tenha a ver com o Benfica pois os clubes são livres de pagar o que entenderem por bem.
Foi proposto ao Rui um novo contrato com boas melhorias salariais mais prémio de assinatura. Os valores, que até se tornaram públicos, não eram contudo satisfatórios nem condignos para aquilo que era Rui Águas, admito. O Benfica, fiando-se que ele aceitaria por ser Benfiquista, não foi mais além.
Entraram clubes estrangeiros ao barulho, de França e de Itália, o Pescara, na altura na série A, fez uma bela proposta, mais elevada que a que aceitaria que seria aquela que aceitaria. Na altura hjogar em Itália não era para qualquer um, era um campeonato de top, por ventura O campeonato de top, e devido às limitações de estrangeiros era uma honra para qualquer um lá jogar, só mesmo estrangeiros de top.
Acabou por aceitar a proposta do porto. Foi encorajado pela mãe e fazê-lo e o desgosto do grande Zé foi tão grande que quase se divorciou da mulher da sua vida.
Rui sentiu-se em casa sem se sentir. A relação do clube com os seus praticantes era muito mais próxima do que no Benfica. se tivessem uma lâmpada fundida em casa, logo vinha alguém para resolver, se tivessem algum problema com os filhos na escola, logo o porto arranjava quem resolvesse, queriam que os jogadores estivessem apenas focados no futebol. Mas o Benfica era o Benfica e cedo Rui começou a notar coisa "estranhas" que se passavam. Cumpriu duas épocas por lá, crescendo sempre a vontade de voltar ao Benfica. Valeu-lhe a cláusula que tinha imposto no contrato para voltar. Voltou e ganhou logo na 1ª época a sua única Bola de Prata, além do título nacional.
O grande Zé rejubilou.

Era eu bem jovem quando O Rui partiu para o porto, nunca mais consegui ter um verdadeiro ídolo no futebol, nunca. Por isso mesmo, até hoje o meu maior ídolo de desporto-rei é Nené, aquele que eu um dia, marcou o primeiro golo do Benfica que vi ao vivo, num particular com a AAC, era eu criança de tenríssima idade. Por acaso, seria Águas a marcar o primeiro ( e também o segundo) golo do meu primeiro jogo no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Noite de sonho... A noite em que o pai Zé chorou de felicidade e o filho Rui sentiu ter vingado aquela eliminatória perdida por moeda ao ar a que ele tinha assistido ao lado do seu pai, porventura o jogo que mais terá marcado a sua infância.

Gostei de ler...
Eu sei que a razão não estava toda do lado do Benfica...mas acho impensável o que ele fez, mais pela memória do pai dele que outra coisa.
Foi uma atitude baixissima.

MrJohnny

Benfica, Rui Águas, Porto...

http://youtu.be/OwoAaTbFssU?t=33s

Eliminados nos quartos de final da Taça de Portugal 1990/1991.

AG

Citação de: MrJohnny em 14 de Agosto de 2013, 00:33

Penso que foi meias-finais.

Trezeguet

Citação de: Slb-Ag em 14 de Agosto de 2013, 01:17
Citação de: MrJohnny em 14 de Agosto de 2013, 00:33

Penso que foi meias-finais.
foi. foi 2 semanas antes do jogo

Çula

Shoky, não te esqueças que tudo isto aconteceu em 1987. Nessa altura eram raríssimos os jogadores que asseguravam a sua independência financeira. Não é como hoje em dia que a maior parte dos jogadores internacionais atingem esse objectivo ainda antes de 24 anos.
O Rui Águas já tinha 27 anos de idade, já não teria muito mais chances de fazer um contracto como o que lhe foi proposto.

É bom não esquecer que ele foi para o porto ganhar mais de 10 vezes o que auferia no Benfica e mais de metade do que lhe foi proposto para continuar.
Se eu tivesse uma família para sustentar e tivesse uma oportunidade como essa fazia exactamente a mesma coisa.

Trezeguet

tinha vir o Çula contrariar o José Águas

MrJohnny

Shoky

Benfica 2-0 Anderlecht | Taça dos Campeões Europeus 1987/88 - Quartos de Final (1ªMão)

pcssousa

Citação de: Çula em 14 de Agosto de 2013, 11:12
Shoky, não te esqueças que tudo isto aconteceu em 1987. Nessa altura eram raríssimos os jogadores que asseguravam a sua independência financeira. Não é como hoje em dia que a maior parte dos jogadores internacionais atingem esse objectivo ainda antes de 24 anos.
O Rui Águas já tinha 27 anos de idade, já não teria muito mais chances de fazer um contracto como o que lhe foi proposto.

É bom não esquecer que ele foi para o porto ganhar mais de 10 vezes o que auferia no Benfica e mais de metade do que lhe foi proposto para continuar.
Se eu tivesse uma família para sustentar e tivesse uma oportunidade como essa fazia exactamente a mesma coisa.
Não é um erro muito grande mas foi em 1988. E se tivesse ido para Itália teria ido ganhar cerca de duas vezes e meia mais que aquilo que foi ganhar para o porto. Mesmo as propostas de França eram todas elas mais altas. O Rui Águas pela sua elegância era de facto um jogador muito apreciado por essa Europa fora... ainda me lembro de quando o Stoichkov foi para o Barça ter dito que o Rui Águas era o seu avançado favoríto e que se deliciava a ver os seus golos nos resumos do Benfica. 

Como disse, acabo por entender a sua saída, assim como entendo o porquê da saída do Artur Correia, que para quem não sabe, é sócio do Benfica desde que nasceu. Mas também sei que o Artur disse aos dirigentes do Benfica que ou lhe pagavam pelo menos o mesmo que aquilo que auferia no contrato que estava a terminar ou ia para o sporting, o Rui Águas sempre escondeu o nome do porto, ao que sei.
Curiosamente, e para quem não sabe, o Rui até jogou nos 3 maiores clubes de Portugal, uma vez que tinha feito parte da formação no sporting. E de facto, quando estava no Portimonense, esteve quase a ir para o porto, mas acabou por preferir o Benfica.

Almareado

É preciso algum cuidado ao julgar as pessoas ou fazer juízos de valor.

Os jogadores são profissionais de futebol e antes do amor ao clube vem o amor próprio e o amor à família. Todo o ser humano luta por conseguir mais e melhor para si   e para os seus. É assim em qualquer profissão, mais ainda no futebol onde a carreira termina cedo...

pcssousa

Por acaso, verdade seja dita, nas últimas, largas, páginas deste tópico, não vi fazerem qualquer juizo de valor.
Todos sabemos que o Benfica teve a sua parte de responsabilidade.

Çula

Sim Sousa, 1988.
Eu acho que o problema nessa decisão do Rui, e um dos maiores motivos para tanta gente não aceitar essa troca tem a ver com o facto de ser filho de quem é. eu não lhe guardo qualquer tipo de rancor, até porque não tenho memórias vivas desse processo.

Lembro-me sim do seu regresso. Aliás lembro-me bem de estar na sala de espera do meu dentista e estar a ler a bola (ainda a preto e branco e em formato XXL) onde vinha uma capa que falava dos reforços Rui Águas e Isaías. Fiquei maravilhado. Lembro-me também que nesse defeso ainda tentámos o Rui Barros, mas não deu. Mais tarde (em 1994) voltámos a tentar mas acabou no porto.

Çula

clicar para aumentar