Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Flavius Julius

Citação de: Bola7 em 12 de Março de 2012, 11:53
Citação de: sagan1976 em 12 de Março de 2012, 11:50
Já tinha reparado nessa história do Javi ficar entre os dois centrais durante o ataque ou posse de bola. Depois realmente nota-se o buraco existente, em especial onde o Aimar vem tantas vezes buscar a bola. E onde os restantes jogadores recebem a bola de costas para a baliza adversária e onde a perdem tantas vezes. E as vezes que se vê a falta de soluções do central que tem de fazer o passe.
não entendo...pq o Emerson pouco ataque...não era mais lógico o brasuca deslocar-se para a zona central...permitindo a chamada basculação da equipa para a direita :buck2: subindo o maxi á vontade e estando o Javi mais à frente para recupera logo a bola e nãos endo apanhado no centro da defesa?...mas isso sou eu e as minhas eternas duvidas...
mas aí abres um buraco à esquerda

ednilson

Começa a ser inutil discutir aqui, quando se conseguem arranjar desculpas para a titularidade de Saviola, diz bem da forma como vêm para aqui.

Joga melhor em espaços curtos?  :estrelas:

pcnunes

Vamos lá a ver, o Javi desce para o meio dos centrais, mas não é de agora.

Aliás, eu e o Boleca já falámos disse por aqui faz tempo.
A ideia de JJ é boa, se for bem executada, se houver boa movimentação dos jogadores, e se lá tiver os jogadores para isso. Não contando com a capacidade dos adversários de pressionarem os pontos nevrálgicos do Benfica.

O Javi desce para o meio dos centrais, o Luisão abre na direita e o Garay/Jardel abre na esquerda. Isto para permitir que os laterais subam ao meio-campo.

Simultaneamente, o Witsel deveria recuar um pouco - quase que para a posição que o Javi tem no papel - para servir de eventual primeira linha de passe.

Desta forma e a teoria, ficamos com uma linha de 3 homens na defesa, 3/4 homens no meio-campo (dependendo da posição de Aimar, por exemplo), e à frente, uma linha de 3 homens, com o PL e os extremos.

O problemas é quando ficamos sem linhas de passe por inépcia nossa, por mérito do adversário, e depois é ver os chutões do Luisão para a frente.
Ou então, JJ mostra-se incapaz de alterar este modo de actuar, quando não dispõe dos jogadores capazes de jogar neste sistema.

helderrocha

Citação de: Bola7 em 12 de Março de 2012, 11:48
Citação de: helderrocha em 12 de Março de 2012, 11:46
Citação de: Bola7 em 12 de Março de 2012, 11:40
Citação de: 46Rossi em 12 de Março de 2012, 11:39
a saída de bola do Benfica é desesperante com o maravilhoso trio Luisão, Javi e Jardel a construirem jogo e depois com um buraco gigante à sua frente...

qualquer coisa como isto:
         Luisão     Javi      Jardel

x                                                  x

x                x               x                x

x

acho que nunca vi nada assim  :buck2:
desde o ano passado venho falando disso mas dizem que a cuulpa é do meu televidor..e juro que comprei um topo de gama por causa disso e tudo..com amsi de um metro para ver melhor... :confused:

não tenho nada contra  o javi descer para o meio dos dois centrais na fase de construir o jogo.  mas tem obrigadoria mente que desce alguem para o meio campo. com aimar e witsel, a  coisa ainda disfarça um pouco, agora com dois aavançados la na frente, fica mesmo esse buracao
vejo as equipas britânicas no 442 e nenhuma faz isso..antigamente o Carlos Manuel vinha buscar a bola atrás dos centrais mas não fica por lá..era assim..ia e vinha...

isso ja tem a ver com as movimentações dos jogadores, e do estilo de jogo. agora, uma coisa é certa ao fazermos isto, devia-se colocar pelo menos um dos médios naquela zona entre os dois laterais e a frente do trio defensivo. ora se temos apenas um médio, o buraco irá aparecer na mesma em algum lado do meio campo. e não adianta ter a frente de ataque bastante povoada senao tivermos quem leve a bola até lá.

TJSF

A saida de bola do Benfica sem Aimar é problemática porque o Jesus o quer. Quem devia de ir buscar a bola era o B2B, seja Matic ou Witsel e entregar-la aos alas ou ao 3º médio, Aimar ou Witsel.
Acho que o papel do 2º avançado no nosso 442 é desaproveitado.

PATRONN

ainda não entendi a insistência no saviola e no nolito a titulares...

Becken

Citação de: VALEBEM em 12 de Março de 2012, 11:50
O Nélson, em Coimbra, tinha falhado 3 oportunidades claras... Tudo bem que ele tinha tido mérito na forma como as construiu!
Mas percebi a aposta num jogador mais batido... Por acaso, falava com amigos meus antes do jogo, e quando discutiamos quem jogaria ao lado do Cardozo, eu falei no Saviola. Portanto, teria feito a mesma escolha!

O Maxi é um jogador à Benfica, esforçado e com qualidade... Mas já tenho falado com o pessoal que às vezes é pouco inteligente na ocupação do espaço, além de fazer faltas desnecessárias, por vezes.
Vale, ao longo destes anos de convivência no Fórum contigo, acho que percebi que tu tens de falar menos de futebol com os teus amigos!  ;D ;D ;D

"Me" joke!  :drunk:

sammer

Citação de: Ghost.Of.Red em 12 de Março de 2012, 11:55
Citação de: sammer em 12 de Março de 2012, 11:53
Jesus sabe porque fez aquilo.

Jesus sabe que, provavelmente, Saviola fez a melhor exibição do campeonato (de todos os jogos) contra o adversário de ontem.

ena que justificação sammer.

O homem tá abancado há "n" jogos. Isso faz algum sentido?

Se é para ter um jogador no apoio ao Cardozo e ñ querendo jogar com 2 avançados - o que discordo dado o Paços estar a jogar com defesa remendada, então jogava com o B. César no miolo com o Nolito e o Gaitán nas alas.

Não, não faz sentido, mas é a única explicação que encontro.

Bola7

Citação de: pcnunes em 12 de Março de 2012, 11:57

A ideia de JJ é boa, se for bem executada, se houver boa movimentação dos jogadores, e se lá tiver os jogadores para isso. Não contando com a capacidade dos adversários de pressionarem os pontos nevrálgicos do Benfica.

O Javi desce para o meio dos centrais, o Luisão abre na direita e o Garay/Jardel abre na esquerda. Isto para permitir que os laterais subam ao meio-campo.

Simultaneamente, o Witsel deveria recuar um pouco - quase que para a posição que o Javi tem no papel - para servir de eventual primeira linha de passe.

Desta forma e a teoria, ficamos com uma linha de 3 homens na defesa, 3/4 homens no meio-campo (dependendo da posição de Aimar, por exemplo), e à frente, uma linha de 3 homens, com o PL e os extremos.

O problemas é quando ficamos sem linhas de passe por inépcia nossa, por mérito do adversário, e depois é ver os chutões do Luisão para a frente.
Ou então, JJ mostra-se incapaz de alterar este modo de actuar, quando não dispõe dos jogadores capazes de jogar neste sistema.
eu até compreendia esta movimentação que apreciava no antigo futebol alemão se um dos centrais subisse ou fosse capaz de executar passes longos com perfeição...

sagan1976

Lá está a posição importante que o Ramires ocupava nesse esquema, que poderia ser do Witsel agora. Não ganhar a bola sob pressão adversária e acima de tudo, ganhá-la virado para a baliza contrária, de modo a que a defesa seja obrigada a escolher entre a marcação ou o corte.

redeagle7

Jesus sabe que, provavelmente, Saviola fez a melhor exibição do campeonato (de todos os jogos) contra o adversário de ontem.

Pah oh Sammer, LOL!

Isso tem alguma relevancia? A falta de competição nas pernas e os baixos indices motivacionais do jogador neste momento não são mais importantes para tomar uma decisão dessas?

sagan1976

Citação de: Bola7 em 12 de Março de 2012, 11:59

eu até compreendia esta movimentação que apreciava no antigo futebol alemão se um dos centrais subisse ou fosse capaz de executar passes longos com perfeição...
Aquilo que a espaços o David Luiz fazia e me parece que o Garay também faz.

pcnunes

Citação de: ednilson em 12 de Março de 2012, 11:56
Começa a ser inutil discutir aqui, quando se conseguem arranjar desculpas para a titularidade de Saviola, diz bem da forma como vêm para aqui.

Joga melhor em espaços curtos?  :estrelas:
sim, o Saviola é/era perito em jogar em espaços curtos...

sammer

Citação de: redeagle7 em 12 de Março de 2012, 12:00

Pah oh Sammer, LOL!

Isso tem alguma relevancia? A falta de competição nas pernas e os baixos indices motivacionais do jogador neste momento não são mais importantes para tomar uma decisão dessas?

Lógico que são. Eu nem estou a defender a utilização do Saviola. Não consigo é perceber porque jogou.

redeagle7

Citação de: Becken em 12 de Março de 2012, 11:58
Citação de: VALEBEM em 12 de Março de 2012, 11:50
O Nélson, em Coimbra, tinha falhado 3 oportunidades claras... Tudo bem que ele tinha tido mérito na forma como as construiu!
Mas percebi a aposta num jogador mais batido... Por acaso, falava com amigos meus antes do jogo, e quando discutiamos quem jogaria ao lado do Cardozo, eu falei no Saviola. Portanto, teria feito a mesma escolha!

O Maxi é um jogador à Benfica, esforçado e com qualidade... Mas já tenho falado com o pessoal que às vezes é pouco inteligente na ocupação do espaço, além de fazer faltas desnecessárias, por vezes.
Vale, ao longo destes anos de convivência no Fórum contigo, acho que percebi que tu tens de falar menos de futebol com os teus amigos!  ;D ;D ;D

"Me" joke!  :drunk:

LOOOOOOOOOOOL!

Ou os amigos do VALEBEM lhe metem ideias maradas na cabeça ou é ele que mete aos amigos  ;D