Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

O Grande

Citação de: Grande em 06 de Outubro de 2010, 16:15
Citação de: Vieri em 06 de Outubro de 2010, 16:04
Anteontem vi o FCP com mais atenção e pareceu-me que é de momento a equipa mais forte. Aliás, só não ganha porque pôs fato de passeio após o golo, coisa que não fazíamos no ano passado.
O Hulk neste momento está acima deste campeonato. É quase imparável no 1x1 e até no 1x2. O falcão continua um lutador e muito perigoso nas diagonais curtas.
Na esquerda é o Alvaro Pereira que dá profundidade sem cessar, principalmente quando Varela mete folga.
O Fernando fez um jogo gigantesco. Está muito mais jogador, porque limpa o meio campo de forma impressionante e ainda tem liberdade para fazer transições ofensivas com bola, comendo muitos metros. Os outros 2 do meio campo também são bons e há ainda Micael e Sousa que me pareceu jogador do pouco que vi.

A defesa é de facto o ponto menos forte porque não tem jogadores experientes e de categoria no meio e porque o Alvaro sobe muito na esquerda. Em jogos da nossa liga não se nota, muito porque praticamente só enfrentam contra ataque e o que o Fernado não corta, os centrais vão buscar porque são rápidos.

A minha esperança é que abanem com esta perda de pontos, que o Hulk se lesione e que os árbitros parem de os empurrar, pois o carro deles já tem cavalos (e burros) que cheguem...

O Porto tem 2 jogadores(givanildo e Radamel) de classe que estão em grande forma e que tem levado a equipa ao sucesso.
Se os árbitros julgassem as entradas do Fernando como julgam as do Javi ele estava sempre na rua.
O Radamel então está numa forma que é digna de um Postiga, sei lá.!

Vieri

Eu falo do que vi neste jogo e na Madeira.
Parece-me que, além do Hulk muito forte, a grande diferença no jogo do FCP para melhor se deve ao novo papel do Fernando.
Era um pivot defensivo, que recuperava e fazia o 1º passe em segurança. Agora, como não tem normalmente marcação e tem 10/15 metros à sua frente, progride com a bola rapidamente, chamando um adversário e abrindo depois nos interiores ou na faixa, começando o FCP logo aí a ganhar vantagem que é depois aproveitada nas alas pelo Pereira e pelo Hulk...

TJSF

E porque é que nao tem marcação? ...

franciscoafonso

Não o marcam como não marcam o Javi. Para quê gastar um "homem" a marcar trincos?

maxi04

Citação de: Vieri em 06 de Outubro de 2010, 16:31
Eu falo do que vi neste jogo e na Madeira.
Parece-me que, além do Hulk muito forte, a grande diferença no jogo do FCP para melhor se deve ao novo papel do Fernando.
Era um pivot defensivo, que recuperava e fazia o 1º passe em segurança. Agora, como não tem normalmente marcação e tem 10/15 metros à sua frente, progride com a bola rapidamente, chamando um adversário e abrindo depois nos interiores ou na faixa, começando o FCP logo aí a ganhar vantagem que é depois aproveitada nas alas pelo Pereira e pelo Hulk...

Ele sozinho comanda todo o meio-campo do porto, desarma, passa, vai a frente, volta atrás,enfim...
Sem qualquer tipo de ironia, acho o Fernando um jogador fabuloso !

Vieri

Citação de: TJSF em 06 de Outubro de 2010, 16:32
E porque é que nao tem marcação? ...

Normalmente isso acontece quando a equipa (muitas vezes ele próprio) recupera a bola, não estando o adversário organizado...

lonstrup

Citação de: franciscoafonso em 06 de Outubro de 2010, 16:35
Não o marcam como não marcam o Javi. Para quê gastar um "homem" a marcar trincos?
ah não marcam o javi? olha, essa é nova.

franciscoafonso

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:46
Vais dizer que normalmente as outras equipas têm um gajo a marcar o Javi como marcam, por exemplo, o Aimar...

pec

Fazer pressão a um jogador assim que recebe a bola é diferente do que marcar o dito jogador.

Acho que não costumam marcar o Javi mas normalmente têm um jogador sempre a "cair-lhe" em cima.

raymanzarek

Relativamente aos Porcos, e aos seus jogadores, a minha visão é a seguinte;

O Fernando é o nosso Javi, grandessíssimo jogador, que pauta todo o meio campo azul, tem grande cultura táctica e sabe gerir os tempos da equipa e fazê-la movimentar.

O "Ulqui", pode-se dizer isto e aquilo, mas quando a bola vai para o gajo e ele embala, é surreal a maneira como se livra dos defesas e distribuí "charutos". Ainda bem que não é muito inteligente a jogar, parecendo por vezes o Di Maria das duas primeiras épocas.  Mas é um jogador invulgar, porque é forte e rapidíssimo (não sei como é que consegue ser tão rápido com um corpo daqueles).

O Falcao, não me parece estar em boa forma, mas não deixa de ser um jogador acutilante e batalhador. Não tem é tido o killer instinct da época passada, felizmente para nós. E parece-me que esta época vai brilhar muito menos.

O Moutinho é uma anedota. Um jogador fabricado pelos media e pela assiduidade competitiva. Um gajo que seja regular durante 3 épocas não se faz bom jogador. Não há um trago de génio, algo que o faça sobressair. Sempre o vi como um jogador banal, com grande resistência física, mas tecnicamente limitado.

Os defesas centrais (Maicon e Rolando) são dois jogadores banais, dupla de centrais que poderia bem figurar numa equipa de meio da tabela. Isso é que me enerva mais, porque me parece que não são suficientemente colocados à prova. Sobre o Otamendi, não vi muito de forma a me poder pronunciar.

Beluschi é o jogador em melhor forma no Porco, o que me deixa triste porque bem que poderia manter-se como na época passada. É um bom jogador que, se se ambientar bem ao ritmo europeu nesta segunda época, terá outras oportunidades de se mostrar.

O Varela é um jogador rápido, com técnica q,b. Não o considero nada de especial, acho que há um endeusamento do reaproveitamento do jogador, por ter sido dispensado pelos lagartinhos. Esta época ainda não mostrou nada de especial, a meu ver.

Os dois laterais são bons (Fucile e o Álvaro Pereira). O Fucile enterra (bem jogado!) porque me parece estar descontente por ter ficado. O Álvaro Pereira é regular, defende bem e apoia com consistência o ataque.

Temos mais que qualidade para lhes ganhar no Dragaum, mas para isso é preciso que saibamos ultrapassar as contrariedades, naturais no ninho de vespas. Alan Kardec nesse jogo fazia mossa porque é rápido e alto, dava ali luta aqueles centrais manhosos.

O Cardozo tem outros atributos, mas é mais "mole". Viu-se o que o Kardec enervou o Bruno Alves no jogo da Taça da Liga (quem é que não o enervava...  :) )

Quanto ao Ulqui, é meter o David Luiz a marcar-lhe os calcanhares..

lonstrup

Citação de: franciscoafonso em 06 de Outubro de 2010, 16:46
Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:46
Vais dizer que normalmente as outras equipas têm um gajo a marcar o Javi como marcam, por exemplo, o Aimar...
já estás a desconversar amigo. de marcação ao aimar a marcação nenhuma vai uma longa longa distância. não marcam o javi? vai lá ver os jogos do Benfica a ver se não há sempre um gajo a pressionar o javi quando este recebe a bola.

lonstrup

Citação de: pec em 06 de Outubro de 2010, 16:48
Fazer pressão a um jogador assim que recebe a bola é diferente do que marcar o dito jogador.

Acho que não costumam marcar o Javi mas normalmente têm um jogador sempre a "cair-lhe" em cima.

Indica-me lá quantas vezes já viste o Javi receber a bola e ter a possibilidade de 10-15 metros à frente livres para arrancar?

pec

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:54

Indica-me lá quantas vezes já viste o Javi receber a bola e ter a possibilidade de 10-15 metros à frente livres para arrancar?

Quase nunca.. era mesmo isso que estava a dizer tentam-lhe logo cair em cima o que até por vezes força o Javi a fazer um mau passe ou perder a bola naquela zona crucial.

Com o meu post apenas quis dizer que me pareceu que estavam a falar da mesma coisa mas a utilizar termos diferentes apenas isso.

lonstrup

Citação de: pec em 06 de Outubro de 2010, 16:56
Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:54

Quase nunca.. era mesmo isso que estava a dizer tentam-lhe logo cair em cima o que até por vezes força o Javi a fazer um mau passe ou perder a bola naquela zona crucial.

Com o meu post apenas quis dizer que me pareceu que estavam a falar da mesma coisa mas a utilizar termos diferentes apenas isso.

É que um user falou que gostava das vezes que o Fernando sobe a aproveitar a falta de marcação, e outro user perguntou a que se devia essa falta de marcação, ao que outro user respondeu num tom de certo modo ironico que tinha a mesma marcação que o javi.

E daí a minha pergunta, é que tal como tu eu raramente me lembro do javi ter 15 metros livres à frente para avançar, exactamente porque tinha alguém em cima a marcar.

Portanto a pergunta inicial, o porquê de o fernando não ter esta marcação, permanece no ar e por responder.

voo_da_águia

Na minha opinião para vercermos o Porto no Dragão temos fazer 3 coisas essencias no momento defensivo:
1 .  "colar" o Fábio ao Hulki e o Maxi ao Varela.
2 .  Impedir através Saviola e Kardec e  Aimar que Fernando saia a jogar
3 .  Matar as subidas de A. Pereira