Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

lonstrup

Citação de: voo_da_águia em 06 de Outubro de 2010, 17:02
Na minha opinião para vercermos o Porto no Dragão temos fazer 3 coisas essencias no momento defensivo:
1 .  "colar" o Fábio ao Hulki e o Maxi ao Varela.
2 .  Impedir através Saviola e Kardec e  Aimar que Fernando saia a jogar
3 .  Matar as subidas de A. Pereira
e do outro lado, lembrar que temos de atacar para pelo menos marcar um golito. :)

Ferrenho

Na minha opinião para vercermos o Porto no Dragão temos fazer 3 coisas essencias no momento defensivo:

Quem tem de tapar as subidas dos médios defensivos são os "Saviolas". O Aimar no processo ofensivo pode é tapar o fernando, mas aí quando é que ele organiza? Os kardecs impedem os centrais de subirem, ou se estes forem fracos a subir pode impedir que o lateral suba se se posicionar entre o defesa e o lateral. Se o lateral baixar prende-o, se o lateral subir e o defesa central abrir para o marcar, os "Saviolas" e "Aimares" entram nessa lacuna.

TJSF

Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:59
Citação de: pec em 06 de Outubro de 2010, 16:56
Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:54
Citação de: pec em 06 de Outubro de 2010, 16:48
Fazer pressão a um jogador assim que recebe a bola é diferente do que marcar o dito jogador.

Acho que não costumam marcar o Javi mas normalmente têm um jogador sempre a "cair-lhe" em cima.

Indica-me lá quantas vezes já viste o Javi receber a bola e ter a possibilidade de 10-15 metros à frente livres para arrancar?

Quase nunca.. era mesmo isso que estava a dizer tentam-lhe logo cair em cima o que até por vezes força o Javi a fazer um mau passe ou perder a bola naquela zona crucial.

Com o meu post apenas quis dizer que me pareceu que estavam a falar da mesma coisa mas a utilizar termos diferentes apenas isso.

É que um user falou que gostava das vezes que o Fernando sobe a aproveitar a falta de marcação, e outro user perguntou a que se devia essa falta de marcação, ao que outro user respondeu num tom de certo modo ironico que tinha a mesma marcação que o javi.

E daí a minha pergunta, é que tal como tu eu raramente me lembro do javi ter 15 metros livres à frente para avançar, exactamente porque tinha alguém em cima a marcar.

Portanto a pergunta inicial, o porquê de o fernando não ter esta marcação, permanece no ar e por responder.
A falta de empenho e de estudo que os adversários fazem ao Porto. Parece que nunca viram o Porto jogar.

Ferrenho

Citação de: TJSF em 06 de Outubro de 2010, 17:41
Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:59
Citação de: pec em 06 de Outubro de 2010, 16:56
Citação de: lonstrup em 06 de Outubro de 2010, 16:54
Citação de: pec em 06 de Outubro de 2010, 16:48
Fazer pressão a um jogador assim que recebe a bola é diferente do que marcar o dito jogador.

Acho que não costumam marcar o Javi mas normalmente têm um jogador sempre a "cair-lhe" em cima.

Indica-me lá quantas vezes já viste o Javi receber a bola e ter a possibilidade de 10-15 metros à frente livres para arrancar?

Quase nunca.. era mesmo isso que estava a dizer tentam-lhe logo cair em cima o que até por vezes força o Javi a fazer um mau passe ou perder a bola naquela zona crucial.

Com o meu post apenas quis dizer que me pareceu que estavam a falar da mesma coisa mas a utilizar termos diferentes apenas isso.

É que um user falou que gostava das vezes que o Fernando sobe a aproveitar a falta de marcação, e outro user perguntou a que se devia essa falta de marcação, ao que outro user respondeu num tom de certo modo ironico que tinha a mesma marcação que o javi.

E daí a minha pergunta, é que tal como tu eu raramente me lembro do javi ter 15 metros livres à frente para avançar, exactamente porque tinha alguém em cima a marcar.

Portanto a pergunta inicial, o porquê de o fernando não ter esta marcação, permanece no ar e por responder.
A falta de empenho e de estudo que os adversários fazem ao Porto. Parece que nunca viram o Porto jogar.

Se o meu cão me morder quando lhe dou comida na boca, leva 2 p*tas e não come mais!

johncleese

Basta pressionar os centrais e o lateral direito, e colocar bolas entre o central e o lateral (de ambos os lados) para forçar o erro ao FCP...

Far(away)

Citação de: johncleese em 06 de Outubro de 2010, 18:07

Basta pressionar os centrais e o lateral direito, e colocar bolas entre o central e o lateral (de ambos os lados) para forçar o erro ao FCP...

E pressionar Fernando.

The_Devils_Advocate

O Maxi como anda vai passar muito mal com o Varela

johncleese

Citação de: Far(away) em 06 de Outubro de 2010, 18:28

E pressionar Fernando.

Isso é mais um bloqueio táctico do que um forçar do erro, uma vez que o Fernando é um jogador que não perde facilmente a bola, protege-a muito bem...

Far(away)

Citação de: johncleese em 06 de Outubro de 2010, 18:48
Citação de: Far(away) em 06 de Outubro de 2010, 18:28

E pressionar Fernando.

Isso é mais um bloqueio táctico do que um forçar do erro, uma vez que o Fernando é um jogador que não perde facilmente a bola, protege-a muito bem...

Pressionar Fernando mas sobretudo sem bola. Limitar as suas acções antes de receber a bola, pois se ele não a perde facilmente, há que dificultar a recepção da mesma.

Vieri

Mais do que estarmos preocupados com a, b ou c do Porto, antes temos de nos preocupar connosco.
É que os nosso jogos contra boas equipas fora têm sido desastrosos, porque o Benfica não consegue mudar o paradigma do seu jogo.

Tirando talvez o Barcelona não há equipa no mundo que não tenha por vezes que ser mais especulativa, apostando na contenção e no erro do adversário.
O Benfica tem que saber anular o adversário nestes jogos, congelar o jogo, ter e tocar a bola, mesmo sacrificando a sua matriz de ataque rápido, principalmente quando organizado a partir da defesa.

E isso este ano ainda faz mais sentido, pois temos mais 2 jogadores de bola no pé a interiores e já não temos aqueles 2 ciclistas que faziam as nossas transições num furacão.

Principalmente nos jogos complicados, contra equipas boas fora, como em Lyon e Dragon, ou somos cínicos ou somamos mais 2 derrotas.

aplane

Citação de: Vieri em 06 de Outubro de 2010, 19:01
Mais do que estarmos preocupados com a, b ou c do Porto, antes temos de nos preocupar connosco.
É que os nosso jogos contra boas equipas fora têm sido desastrosos, porque o Benfica não consegue mudar o paradigma do seu jogo.

Tirando talvez o Barcelona não há equipa no mundo que não tenha por vezes que ser mais especulativa, apostando na contenção e no erro do adversário.
O Benfica tem que saber anular o adversário nestes jogos, congelar o jogo, ter e tocar a bola, mesmo sacrificando a sua matriz de ataque rápido, principalmente quando organizado a partir da defesa.

E isso este ano ainda faz mais sentido, pois temos mais 2 jogadores de bola no pé a interiores e já não temos aqueles 2 ciclistas que faziam as nossas transições num furacão.

Principalmente nos jogos complicados, contra equipas boas fora, como em Lyon e Dragon, ou somos cínicos ou somamos mais 2 derrotas.

Concordo...
Temos que atacar pela certa, e ter muita bola, muita mesmo, para os desorientar...

EPluribusUnum

Citação de: franciscoafonso em 06 de Outubro de 2010, 16:35
Não o marcam como não marcam o Javi. Para quê gastar um "homem" a marcar trincos?

Pergunta ao Didier Deschamps.

kramxel²

Será que a basófia nunca mais acaba?

VALEBEM

Antes do jogo na pocilga, temos vários jogos para ganhar, quer para o campeonato quer para a Champions, e é com isso que nos temos que preocupar!
A equipa está a melhorar, alguns jogadores estão a estabilizar ao nível de rendimento que lhes conhecemos, e outros estão cada vez mais adaptados à equipa, e isso obviamente são boas notícias!

lost_paradise

Um dos problemas do Benfica é que estamos demasiado dependentes da pressão alta para sermos eficazes a defender. Quando não a fazemos seja por jogadores em défice de forma ou pura estratégia, ainda somos uma equipa algo vulnerável e que se expõe muito contra equipas de maior nomeada.

Estamos com clean sheet nos últimos jogos do campeonato mas muito por "culpa" do Luisão que tem estado imperial e de alguma defesas absolutamente decisivas do Roberto. Ainda há espaço para melhorar. Obviamente que jogadores como David Luiz e Maxi Pereira têm tudo para melhorar ao longo do campeonato e minimizar algumas deficiências mas quem não tem cão, caça com gato.

De positivo já temos alguns indicios de que resolvemos o problema de defender bolas paradas.