Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

abar85

Citação de: Batistuta em 08 de Dezembro de 2011, 02:34
Esse é o grande problema de jogar em posse. Tem que se variar muito o passe e nAo jogar só em tabelinhas.

Há jogadores que não percebem isso porque não têm essa cultura.

Agora fazer tabelinhas até perder a bola é que não é nada.

É preciso que os elementos estejam em constante movimento e mudança de posição sem bola, e no Benfica só há 1 jogador que o faz - Aimar.

FaNNatic10

Citação de: abar85 em 08 de Dezembro de 2011, 02:29
Chama futebol rendilhado às inumeras perdas de bola que têm acontecido em inumeros jogos!!!

O Benfica em 2009 jogava muito mais em transição rápida do que em posse, o que não permite um futebol rendilhado. Futebol rendilhado é o do Barcelona ou mesmo dos Porcos o ano passado.

As perdas de bola nada têm a ver com o futebol ser ou deixar de ser rendilhado. Se há tabelinhas no meio do campo a probabilidade de errar passes é maior.

O Benfica em 2009/10, pressionava bastante alto, raramente deixava os adversários respirar, deves lembrar-te bem de que passávamos maior parte do tempo no meio campo adversário. Sim, tínhamos transições rápidas mas era quando apanhávamos a equipa contrária em contra-pé, porque como já disse o nosso jogo era passado practicamente todo em meio campo adversário.

pec

O Di Maria e o Ramires eram verdadeiramente especiais em termos físicos naquele rolo compressor, nunca mais tivemos dois jogadores como esses.

Não há ninguém do meio-campo para a frente que dê velocidade como estes dois embora o Ramires fosse mais defensivo claro.

PésDeCoentrão

O problema da posse, e daí que poucas (uma ??) equipas o dominem, é que necessita de uma elevada capacidade técnica de todos os jogadores e grande rotina posicional de todos eles.

O barça não surgiu a jogar assim do dia para a noite. Mas também não é preciso chegar-se àquele nível para saber jogar bem em posse. Este Benfica 11/12, para mim, ainda não é um projecto concluído, faltam sobretudo rotinas de posse, isto porque nas transições (e mesmo não tendo um Di Maria ou Salvio) continuamos "muita fortes".

FaNNatic10

Citação de: PésDeCoentrão em 08 de Dezembro de 2011, 02:39
O problema da posse, e daí que poucas (uma ??) equipas o dominem, é que necessita de uma elevada capacidade técnica de todos os jogadores e grande rotina posicional de todos eles.

O barça não surgiu a jogar assim do dia para a noite. Mas também não é preciso chegar-se àquele nível para saber jogar bem em posse. Este Benfica 11/12, para mim, ainda não é um projecto concluído, faltam sobretudo rotinas de posse, isto porque nas transições (e mesmo não tendo um Di Maria ou Salvio) continuamos "muita fortes".

Na parte das transições não concordo contigo. Acho que não fazemos muitas transições, defesa-ataque, rápidas. Demoramos bastante porque a bola acaba sempre por circular bastante pelo nosso meio campo.

abar85

Citação de: FaNNatic10 em 08 de Dezembro de 2011, 02:36
Citação de: abar85 em 08 de Dezembro de 2011, 02:29
Chama futebol rendilhado às inumeras perdas de bola que têm acontecido em inumeros jogos!!!

O Benfica em 2009 jogava muito mais em transição rápida do que em posse, o que não permite um futebol rendilhado. Futebol rendilhado é o do Barcelona ou mesmo dos Porcos o ano passado.

As perdas de bola nada têm a ver com o futebol ser ou deixar de ser rendilhado. Se há tabelinhas no meio do campo a probabilidade de errar passes é maior.

O Benfica em 2009/10, pressionava bastante alto, raramente deixava os adversários respirar, deves lembrar-te bem de que passávamos maior parte do tempo no meio campo adversário. Sim, tínhamos transições rápidas mas era quando apanhávamos a equipa contrária em contra-pé, porque como já disse o nosso jogo era passado practicamente todo em meio campo adversário.

Como é que se consegue fazer fuebol rendilhado quando se perde constate e rapidamente a bola ou as jogadas têm uma duração curta. Futebol rendilhado é bem diferente de fazer 1 ou duas tabelas em velocidade.

Não conheço a definição de transição rápida, mas não me parece que o conceito implique a transição da linha de meio campo. Parece-me antes que seja uma rápida transição entre a função defensiva e ofensiva. Se recuperas a bola no meio-campo adversário e em 2 ou 3 passes estás em posição de finalização não me parece que deixe de ser transição rápida por isso. Mas como te digo não conheço a definição.

GGG

Um dos problemas do Benfica é neste momento queremos ser uma equipa de posse, quando não temos jogadores e tactica para isso. E estarmos paulatinamente a deixarmos de lado as transições em que eramos tão fortes e onde somos efectivamente mais perigosos.

Vá-se lá compreender isto....

abar85

Acho que o Porto o ano passado é um bom exemplo para se almejar alcançar. O Barça é a utopia.

PésDeCoentrão

Citação de: pec em 08 de Dezembro de 2011, 02:37
O Di Maria e o Ramires eram verdadeiramente especiais em termos físicos naquele rolo compressor, nunca mais tivemos dois jogadores como esses.

Não há ninguém do meio-campo para a frente que dê velocidade como estes dois embora o Ramires fosse mais defensivo claro.

O Saviola foi o jogador desse ano para muita da CS, mas em jogos "apertados", o verdadeiro abre latas era o Di Maria, um extremo potente e rápido fará sempre a diferença no campeonato português (e atenção que para mim, nem Gaitán nem Enzo são esse jogador).

Sem esse plus estamos a trabalhar de maneira diferente com mais gente no jogo interior (sem a posse ou controlo que se justificaria face ao número de "médios centro" que por ali aparecem) procurando furar as defensivas mais em posse que em transição (onde somos fortes). Isto leva tempo e exige uma grande cultura táctica de todo o meio campo, BC e Gaitán já dominam essa vertente ? Estão melhores, mas ainda longe do que se exige, porque se eles compensassem defensivamente (até mesmo vindo para dentro) isso traria outra liberdade a Aimar mas sobretudo a Witsel, cuja responsabilidade defensiva pode estar a "emperrar" a sua explosão ofensiva.

FaNNatic10

Citação de: abar85 em 08 de Dezembro de 2011, 02:42
Como é que se consegue fazer fuebol rendilhado quando se perde constate e rapidamente a bola ou as jogadas têm uma duração curta. Futebol rendilhado é bem diferente de fazer 1 ou duas tabelas em velocidade.

Não conheço a definição de transição rápida, mas não me parece que o conceito implique a transição da linha de meio campo. Parece-me antes que seja uma rápida transição entre a função defensiva e ofensiva. Se recuperas a bola no meio-campo adversário e em 2 ou 3 passes estás em posição de finalização não me parece que deixe de ser transição rápida por isso. Mas como te digo não conheço a definição.

O Benfica não perde constantemente a bola. E acho que é notório um futebol trabalhado por parte do Benfica. Chama-lhe rendilhado, desrendilhado, o que quiseres. Mas é bem evidente.
As transições que eu tenho em mente são duas. Defensiva e ofensiva. Acho que recuperar bola no meio campo adversário, não fará parte da transição, pelo menos ofensiva.  Mas também não tenho ideia.

PésDeCoentrão

Citação de: FaNNatic10 em 08 de Dezembro de 2011, 02:41

Na parte das transições não concordo contigo. Acho que não fazemos muitas transições, defesa-ataque, rápidas. Demoramos bastante porque a bola acaba sempre por circular bastante pelo nosso meio campo.

Nesses casos não chega a haver essa transição então, dilui-se na posse. Eu acho é que, sobretudo em jogos grandes, a transição ofensiva do Benfica (cortesia de JJ) continua a ser uma arma temível.

sardao

Somos uma equipa que não sabe ter a bola. Até deu dó hoje.

Chefe

Citação de: luis.live em 08 de Dezembro de 2011, 02:02
Citação de: Riquelme_10 em 08 de Dezembro de 2011, 01:57
Citação de: luis.live em 08 de Dezembro de 2011, 01:54
é evidente pelo menos para mim que estamos a jogar em termos de futebol propriamente dito, menos do que nas duas ultimas épocas, mas eu sinceramente prefiro este SL BENFICA, eu já vi o SL BENFICA vencer titulos a jogar desta maneira...

nao sou bruxo e podemos até nao vencer nenhum titulo, mas eu prefiro jogar para o resultado do que para a exibiçao...

Mas isto não é jogar mal...é abdicar de jogar!!!É afastar as pessoas do estádio...ver o Benfica jogar assim é um frete.

isso concerteza... quem joga para o resultado, é assim..

se repararem, eu até dou de barato , posso nao ter razao naquilo que vou escrever porque este ano por questoes de trabalho nao tenho visto sempre os jogos, mas do que tenho visto, já repararam que os adversários tem poucas oportunidades de golo!!!!

o SL BENFICA este ano joga diferente, para mim é ponto assente, vamos ver no final do ano, se esta maneira de jogar nao nos vai dar o titulo de campeao nacional, eu acredito que sim, se nao cá estarei para dizer que me enganei...
:o

luis.live

Citação de: Chefe em 08 de Dezembro de 2011, 03:11
é evidente pelo menos para mim que estamos a jogar em termos de futebol propriamente dito, menos do que nas duas ultimas épocas, mas eu sinceramente prefiro este SL BENFICA, eu já vi o SL BENFICA vencer titulos a jogar desta maneira...

nao sou bruxo e podemos até nao vencer nenhum titulo, mas eu prefiro jogar para o resultado do que para a exibiçao...

Mas isto não é jogar mal...é abdicar de jogar!!!É afastar as pessoas do estádio...ver o Benfica jogar assim é um frete.

se repararem, eu até dou de barato , posso nao ter razao naquilo que vou escrever porque este ano por questoes de trabalho nao tenho visto sempre os jogos, mas do que tenho visto, já repararam que os adversários tem poucas oportunidades de golo!!!!

o SL BENFICA este ano joga diferente, para mim é ponto assente, vamos ver no final do ano, se esta maneira de jogar nao nos vai dar o titulo de campeao nacional, eu acredito que sim, se nao cá estarei para dizer que me enganei...

;D  horas extras....

quantas oportunidades de golo tiveram os romenos hoje?
e o sportem mesmo a jogar com 10, eles que me lembre só tiveram duas
e olha em manchester, eles tiveram muito poucas oportunidades de golo.. e no dragay tirando aquela do fucile tabém acho que nao tiveram assim muitas oportunidades...

também posso estar enganado e andamos a ver jogos diferentes... :smokin:

Chefe

Citação de: luis.live em 08 de Dezembro de 2011, 03:17
Citação de: Chefe em 08 de Dezembro de 2011, 03:11

;D  horas extras....

quantas oportunidades de golo tiveram os romenos hoje?
e o sportem mesmo a jogar com 10, eles que me lembre só tiveram duas
e olha em manchester, eles tiveram muito poucas oportunidades de golo...

também posso estar enganado e andamos a ver jofos diferentes... :smokin:
Os romenos tiveram por menos 1, os lagartos tiveram inumeras e em Manchester igual. Somos uma equipa que defende mal.