Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

pcssousa

Citação de: Slb23 em 28 de Novembro de 2013, 12:48
Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:47
Mais ou menos mas não só.

Lembro-me do malogrado rambo, com quem tive longas conversas telefónicas, se mostrar agastado com a "forma ordinária" (palavras do próprio) como JJ se expressava e da má imagem que isso dava do próprio clube. E isto numa altuar em que JJ ainda estava em estado de graça.
Sousa ele na época passada se faz o triplete e tudo era esquecido...

É o futebol.
Claro... eu no fim do jogo com os turcos amei JJ durante breves instantes. Escrevi mesmo no tópico dele "amo-te".
Apesar de tudo, quero é que o Benfica ganhe e isso condiciona a minha lucidez em relação a lagumas coisas.

Spartans

Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:42
Citação de: Slb23 em 28 de Novembro de 2013, 12:37
Ouvir o JJ falar de futebol é apaixonante, ele sabe muito mesmo mas concordo com o Çula quando fala nas suas dificuldades de expressão.

E tivesse ele ganho nos últimos anos e toda a gente o identificava como uma personagem fantástica.
Lembro-me de uma entrevista qualquer do palhacito do Rui Reininho.
A certa altura perguntaram-lhe acerca de JJ, ele respondeu mais ou menos isto:
" eu costumava troçar de JJ, até que dois ou três dias antes da supertaça (perdida para o porto de AVB) me encontrei num evento com AVB e lhe desejei sorte para a supertaça. Ele disse-me que bem precisava dela e eu brinquei com o facto de JJ ser um bocado bronco. Ele respondeu logo que JJ era das pessoas que mais percebia de futebol em Portugal e que o respeitava muito, teria obrigatóriamente que ganhar a Supertaça para marcar posição pois de outra forma o porto teria uma época bem complicada, mas para isso era preciso surpreender o Benfica".

O resto da história já vocês sabem.

Pois.

Todos os que já foram treinados pelo JJ deixam elogios ao seu trabalho táctico e a atenção que dá a todos os pormenores.

Nunca ouvi nenhum dizer "não é treinador para A, B ou C".

O homem não tem dificuldades nenhumas em exprimir-se para quem realmente interessa, os jogadores e as demais pessoas do meio.

Se tivesse treinado há 60 anos atrás, antes desta "sociedade da informação", nenhum dos seus problemas comunicacionais teria sido relevante.

Nos dias de hoje obviamente deveria ser acompanhado por alguém que o pudesse ajudar sobre o que dizer, e não dizer, e a forma do dizer.

Mas isso significaria reconhecer e assumir publicamente as suas fragilidades nesse âmbito... 

Çula

Citação de: Slb23 em 28 de Novembro de 2013, 12:46
Citação de: Çula em 28 de Novembro de 2013, 12:44
Esse jogo marca claramente um antes e um depois nos anos recentes do Benfica.
E o culpado foi o treinador.
Discordo que tenha sido o treinador.

A preparação dessa época foi anedótica...

E ele não ajudou nada, 23.
Pelo contrário, ajudou à festa.

Houve excesso de confiança e pior que isso, tendo em conta a realidade da altura nunca conseguiu alcançar que ganhando aquele troféu (o 3º que lhes roubávamos em pouco mais de dois meses) estaria a dar um passo gigante para a continuidade do dominio no nosso futebol. Nós (especulando, como é óbvio) iríamos continuar a crescer e eles passariam a ter do seu lado um trauma que foi nosso durante as ultimas duas décadas.
Faclitou-se e os papéis inverteram-se.

PAslb

Eu vou repetir.
Citação de: PAslb em 28 de Novembro de 2013, 11:16
Há uma coisa que vem nos livros que é: Uma substituição é bem feita quando produz efeitos positivos para a equipa, independentemente da tática utilizada, das características do jogador, do tempo que está em campo, etc.

Portanto a entrada do Rodrigo foi uma excelente substituição.

Slb23

Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:50

Lembro-me do malogrado rambo, com quem tive longas conversas telefónicas, se mostrar agastado com a "forma ordinária" (palavras do próprio) como JJ se expressava e da má imagem que isso dava do próprio clube. E isto numa altuar em que JJ ainda estava em estado de graça.
Sousa ele na época passada se faz o triplete e tudo era esquecido...

É o futebol.
Claro... eu no fim do jogo com os turcos amei JJ durante breves instantes. Escrevi mesmo no tópico dele "amo-te".
Apesar de tudo, quero é que o Benfica ganhe e isso condiciona a minha lucidez em relação a lagumas coisas.
Obviamente...

Foi o ano mais fantástico que tive enquanto Benfiquista, assumo-o com frontalidade mas pena obviamente. Voltei a ter uma vaidede imensa em ser do Benfica :)

Bethinho

Citação de: Saviolafication em 28 de Novembro de 2013, 00:35
Citação de: PAslb em 28 de Novembro de 2013, 00:30
O JJ não tem o dão da palavra, tem a quarta classe e não sabe exprimir-se bem, mas cabia à estrutura do clube dizer-lhe o que devia dizer nas CI. O Veiga fazia isso com o Sr. Trapattoni.

E tu pelos vistos não tens o "dão" da escrita. Estás mesmo a comparar a capacidade locutora do JJ com o Trapattoni? O JJ ao pé do Trapattoni é um chunga ranhoso.

tá explicado o porque dos argumentos do PAslb. :smokin: :drunk:

Chefe

Quem depois do 1-2 não pensou "temos de marcar outro" porque isto não chega?

Amandado do meu coise bulindo com Toca Fala 2

Vieri

Sousa ele na época passada se faz o triplete tudo era esquecido...

É o futebol.

Mas se ele tivesse feito o triplete não era o Jorge Jesus.
O JJ normalmente perde jogos decisivos/difíceis.
E todos sabemos as razões, nem sequer é uma coisa que possa tributar-se ao domínio do oculto.

helderrocha

o que recordo dessa pré época é que começamos mal, mantendo o 4132, depois altera para ao 433, onde mostramos bom futebol. e chega ao primeiro jogo oficial jj sem nada o fazer prever, volta ao 4132. foi natural dar em merda esse jogo

TacuaraCardoso

É um treinador medíocre.

Não somos uma equipa consistente a jogar e muito menos metemos respeito. Todos se atrevem e normalmente recolhem frutos...

Slb23

Citação de: Çula em 28 de Novembro de 2013, 12:52

E ele não ajudou nada, 23.
Pelo contrário, ajudou à festa.

Houve excesso de confiança e pior que isso, tendo em conta a realidade da altura nunca conseguiu alcançar que ganhando aquele troféu (o 3º que lhes roubávamos em pouco mais de dois meses) estaria a dar um passo gigante para a continuidade do dominio no nosso futebol. Nós (especulando, como é óbvio) iríamos continuar a crescer e eles passariam a ter do seu lado um trauma que foi nosso durante as ultimas duas décadas.
Faclitou-se e os papéis inverteram-se.
O Benfica começou a perder essa época no mercado de transferencias, perdendo jogadores fulcrais e não contratanto ninguém de relevo até chegar o Salvio. E para o Salvio vir perdemos 3/4 alvos...

Meses depois com a equipa completa fomos ganhar ao Dragão mas o mal já estava feito...

fmb

Citação de: Vieri em 28 de Novembro de 2013, 12:53

Sousa ele na época passada se faz o triplete tudo era esquecido...

É o futebol.

Mas se ele tivesse feito o triplete não era o Jorge Jesus.
O JJ normalmente perde jogos decisivos/difíceis.
E todos sabemos as razões, nem sequer é uma coisa que possa tributar-se ao domínio do oculto.
Ora...  O0

Çula

Citação de: Vieri em 28 de Novembro de 2013, 12:47
Citação de: pcssousa em 28 de Novembro de 2013, 12:42
Citação de: Slb23 em 28 de Novembro de 2013, 12:37
Ouvir o JJ falar de futebol é apaixonante, ele sabe muito mesmo mas concordo com o Çula quando fala nas suas dificuldades de expressão.

E tivesse ele ganho nos últimos anos e toda a gente o identificava como uma personagem fantástica.
Lembro-me de uma entrevista qualquer do palhacito do Rui Reininho.
A certa altura perguntaram-lhe acerca de JJ, ele respondeu mais ou menos isto:
" eu costumava troçar de JJ, até que dois ou três dias antes da supertaça (perdida para o porto de AVB) me encontrei num evento com AVB e lhe desejei sorte para a supertaça. Ele disse-me que bem precisava dela e eu brinquei com o facto de JJ ser um bocado bronco. Ele respondeu logo que JJ era das pessoas que mais percebia de futebol em Portugal e que o respeitava muito, teria obrigatóriamente que ganhar a Supertaça para marcar posição pois de outra forma o porto teria uma época bem complicada, mas para isso era preciso surpreender o Benfica".

O resto da história já vocês sabem.

Acho que ninguém se atreve a dizer que o JJ não percebe muito de futebol, até pelos anos que leva disto.
Outro é o Jesualdo. Gosto muito de o ouvir falar de futebol e a dissecar um jogo em que interveio não há igual, parece que viu o jogo de fora de tão fiel que é a tudo que se passou.

O Jesualdo é um enorme pensador de futebol, da mesma forma que é a par de JJ o melhor a trabalhar o jogador a nivel individual.
Depois tem algumas dificuldades no plano da acção, na hora de colocar em prática as suas concepções de jogo.
Nisso o Jesus é fortissimo, em 20 minutos um jogador fica a saber exactamente o que lhe é pedido. O homem pode puxá-lo pelo colete para o sítio onde quer que ele esteja, pode-lhe dar dois berros, etc, mas o jogador fica a saber o que tem que fazer. O Jesualdo tem mais dificuldade nisso.

HJDK

Este gajo não se manca. Farto que um indivíduo desta categoria seja muitas vezes associado com o Benfica, e por vezes até confundido. O Benfica não é isto.

Slb23

Citação de: HJDK em 28 de Novembro de 2013, 12:56

Este gajo não se manca. Farto que um indivíduo desta categoria seja muitas vezes associado com o Benfica, e por vezes até confundido. O Benfica não é isto.
E a verdade é que ele sabia mesmo...

E por mim o Rodrigo tinha entrado mais cedo.