Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

lonstrup

Na minha opinião, David Luiz jogou a lateral esquerdo com o Quique porque o «menino» não podia ficar no banco a desvalorizar.

Acho que o treinador foi «obrigado» por alguém a colocar o david luiz a jogar.

Porque David Luiz nunca tiraria em condições normais o lugar aquele Sidnei.

lonstrup

Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 19:03
Para que um jogador se destaque, tem de jogar com muita regularidade, a equipa tem de praticar bom futebol (só assim pode evoluir) e tem de se destacar dos demais.
Numa equipa de futebol só jogam 11 jogadores de cada vez, e só joga 1 jogador de cada vez em cada posição.

E aí entra aquilo em que o Benfica é mesmo mau, dar tempo de jogo aos jogadores para evoluirem.

Regularidade de manter o mesmo treinador + Regularidade de manter os principais elementos do plantel + Regularidade de dar tempo de jogo aos jogadores desse plantel

Tantos e tantos talentos que se têm perdido no Benfica de Jesus e Vieira, e que tinham capacidade para contribuir para os sucessos do Benfica...

mrfalcon

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:02
Citação de: mrfalcon em 27 de Janeiro de 2014, 18:56
Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 18:54
Citação de: Flirt4ever em 27 de Janeiro de 2014, 18:51
Quer-me parecer que poucos se lembram de como foi lançado o Coentrão................... Quer na primeira vez que jogou a defesa esquerdo quer na segunda...........................
Quer-me parecer que com Jesus o Coentrão até meio da época era suplente.

Lançado em Braga em jogo que perdemos 1-0. Cometeu alguns erros mas, na globalidade, para estreia até nem achei que estivesse mal.
Mas era suplente. Só perto da metade da época é que jesus largou da mão do seu menino Peixoto e colocou o Coentrão.

É um bocado estranho dizer que um atleta é potenciado por um treinador que por sua livre iniciativa não apostaria nesse jogador.

-------------------------------------------------------

Se não tivesse de lidar com a realidade, Jesus teria continuado a preferir Peixoto a Coentrão, teria continuado a preferir Javi Garcia a Matic, teria continuado a preferir Artur a Oblak;

Excepto os casos de Di Maria e David Luiz, os outros exemplos de potenciação são normalmente casos de jogadores que não são aposta de Jorge Jesus, e que para passarem a ser aposta teve de haver alguma pressão externa ao treinador.

Concordo lonstrup.

E vou mais longe... Além dessas apostas "forçadas" do JJ, devemos muitas derrotas e insucessos a teimosias dele por fazer apostas em jogadores em quem só ele via qualidade.

Emerson quando tem Capdevilla;
Bruno César quando tem Nolito;
etc etc

lonstrup

Um dos problemas de Jesus, e que é um problema de muitos treinadores portugueses, é que a equipa não evolui de época para época. Até acontece as equipas estarem piores no principio da época, parecendo que desaprenderam o que fizeram no ano anterior.

Depois ao longo da época a equipa naturalmente vai evoluindo, vai capitalizando o tempo de jogo em comum.

mrfalcon

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:04
Na minha opinião, David Luiz jogou a lateral esquerdo com o Quique porque o «menino» não podia ficar no banco a desvalorizar.

Por acaso acho que o David Luiz jogou a defesa esquerdo porque o Quique ficou descalço de lateral esquerdo ao abdicar do Leo que dava perfeitamente conta do recado. Mas o espanhol putanheiro decidiu encontrar um bode expiatório para a derrota em Nápoles e decidiu culpar o Leo.

PAslb

Citação de: mrfalcon em 27 de Janeiro de 2014, 18:52
Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 18:29
Citação de: mrfalcon em 27 de Janeiro de 2014, 18:19
Citação de: skiD em 27 de Janeiro de 2014, 17:57
Como é que alguém pode dizer que este gajo contribuiu para potenciar o A. Gomes.... é não querer mesmo ver...

O ÚNICO... repito o ÚNICO... jogador que o JJ potenciou foi o Coentrão. O resto são tretas para boi dormir!
O único?
O Di Maria era suplente quando o JJ chegou, foi vendido por 30M;
O David Luiz era DE quando o JJ chega ao Benfica, foi vendido por 25M + 25M (Matic);
O Matic andava perdido na Bélgica, salvo erro, este mês rendeu 25M, quando deveria render no mínio 30M ou 35M, nunca tinha jogado na posição que joga hoje em dia! Deve ter sido o Mourinho a adapta-lo ao lugar!
O Coentrão como referes bem;
O Enzo Perez era extremo na Argentina, hoje joga na posição onde rende mais!
O Witsel era um bom jogador do campeonato Belga, na época passada foi vendido por 40M;
O Javi, coitado, tinha feito um jogo pelo Real, e passava a vida emprestado, na época passada foi vendido por 22M ao City, se calhar devia ter continuado emprestado pelo Real!!!!!!!
Etc. etc. etc.

Temos de ver que o Benfica apenas venceu 1 campeonato em 4 anos, o que é muito pouco para valorizar jogadores! Portanto, há muito mérito do treinador nestas valorizações!
É pouco é verdade, mas mesmo sem vencer títulos, os jogadores têm sido valorizados, podem dizer o que quiserem.

Desculpa mas temos um conceito diferente de "potenciar". Para ti "potenciar" é pegar num jogador que custa X e vendê-lo por 5 ou 10 vezes o preço de custo. Ok, sendo assim tenho de te dar razão em vários dos exemplos que apontas.

Para mim, "potenciar" é algo completamente diferente. Potenciar é pegar num jogador que pouco ou nada fez na carreira, ajustar as suas funções em campo e retirar dele aquilo que de melhor ele tem. E nisto, não me venham com tretas, ele só fez bem com o Coentrão (que passou de um extremo "banal" a um lateral de grande qualidade) e, em parte, com o Matic que o adaptou a "6" quando ele era um "8".

Tudo o resto são jogadores que já tinham valor e a evolução deles teve mais a ver com a qualidade natural deles do que propriamente dedo do JJ.

Agora, querem fazer o exercício de quantos jogadores ele queimou?
Pois eu não concordo com isso, se achas que potenciar é isso, então há milhares de jogadores a serem potenciados, visto que os jogadores evoluem e tornam-se cada vez melhores, por outro lado, há jogadores que nunca se potencializarão porque estão no clube errado, ou estão a serem treinados pelo treinador errado, ou finalmente têm os companheiros errados e assim nunca evoluirão apesar das suas excelentes qualidades.
Para mim potenciar é: Tornar o jogador muito melhor do que ele era anteriormente (adaptando-o ou não a outras posições) e depois vendê-lo por um valor muitas vezes superior ao que ele valia antes de chegar ao clube, independentemente dos titulos conquistados. Mas para isso, o jogador tem de ser uma aposta forte e sólida, há muitos jogadores (alguns que referiste), que nunca seriam potenciados, porque também não tiveram a oportunidade de jogar com regularidade, não porque o treinador não quisesse apostar neles, mas porque existiam no 11 outros jogadores que lhe tapavam o lugar.

mrfalcon

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:09
Um dos problemas de Jesus, e que é um problema de muitos treinadores portugueses, é que a equipa não evolui de época para época. Até acontece as equipas estarem piores no principio da época, parecendo que desaprenderam o que fizeram no ano anterior.

Depois ao longo da época a equipa naturalmente vai evoluindo, vai capitalizando o tempo de jogo em comum.

O JJ começou esta época com um plantel de luxo para a realidade portuguesa. Tinha soluções de sobra para todas as posições... E mesmo assim consegue empatar em casa contra Belém e Arouca... Uns colossos!

Ao JJ dão-lhe ferraris para competir com fiat puntos e mesmo assim ele contenta-se com ficar em 2º desde que dê luta ao fiat punto!

lonstrup

Jesus é tal e qual Vieira, gajos que navegam à vista, e que muito raramente os seus sucessos estão directamente relacionados com os seus planos ou a sua visão das coisas.

Normalmente os sucessos acontecem devido a um conjunto de circunstâncias externas que os «empurram» para aquela solução, e depois acabam por ter sucesso.

A prova disto que estou a dizer, é que depois não tem a capacidade de repetir o sucesso, pois não sabem ao certo o que fizeram para lá chegar.

nogueira

Citação de: Miguelito22 em 27 de Janeiro de 2014, 18:30
Citação de: Miguelito22 em 27 de Janeiro de 2014, 18:19
Ja que insistes tanto Nogueira  O0

Época 2013/2014
Liga ZON Sagres 2013/2014
Suplente Utilizado 2 jogos fez 1 minuto em cada jogo LOOOOOL
Taça da Liga 2013/2014
1 jogo 90 minutos
Liga dos Campeões 2013/2014
2 jogos como suplente 63 minutos dividido nos 2 jogos

Ou seja fez 1 jogo e mais 65 minutos esta temporada e como dizes tem sido aposta.

Época 2012/2013
Liga Portuguesa 7 jogos num total de 363 minutos (é fazer as contas)
Ou seja tudo somado(minutos) dos 7 jogos basicamente na realidade jogou 4 jogos e meio
Taça de Portugal jogou em 4 jogos num total de 206 minutos
Ou seja jogou mesmo no total 2 jogos e alguns minutos.
Taça da Liga jogou em 2 jogos num total de 144 minutos
Ou seja jogou na pratica 1 jogo e 54 minutos no outro.
Liga dos Campeões jogou 2 jogos no total de 98 minutos
Ou seja na pratica fez 1 jogo e mais 8 minutos.
Europa League jogou em 3 jogos no total de 184 minutos
Ou seja na pratica jogou 2 jogos e 4 minutos

Ou seja na equipa principal nestes 2 anos jogou 13 jogos e cerca de 10 minutos e tu ainda tens a capacidade de dizer que ele tem sido aposta.  O0

Nogueira tenta la dar volta aos factos sff ou então assume a verdade e diz que ele nao tem sido aposta.
Meu amigo,
Eu olho para os números que ai estão, e não para as tuas contas de dividir e somar.

Eu não sei o que é para ti ser aposta, principalmente quando falámos de um miudo de 19 aninhos.
O André tem sido chamado várias vezes, como o teus números provam. Se queres que te diga que é ele e mais dez, não é verdade. Se queres que te diga que ele é a primeira aposta para substituir os do meio, também não é verdade, e isso percebesse porquê.

O que eu disse é que foi com JJ, que o André com 19 aninhos começou a aparecer na equipa principal, de forma normal. Não é nenhum fora de série, e tinha jogadores melhores à frente dele.
É tão simples quanto isso.

lonstrup

Citação de: mrfalcon em 27 de Janeiro de 2014, 19:10

Por acaso acho que o David Luiz jogou a defesa esquerdo porque o Quique ficou descalço de lateral esquerdo ao abdicar do Leo que dava perfeitamente conta do recado. Mas o espanhol putanheiro decidiu encontrar um bode expiatório para a derrota em Nápoles e decidiu culpar o Leo.
Mas o Leo a defender também enterrava um bocado.

nogueira

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 18:39
«E não está a mais, porque nós fomos palermas. E digo apenas dois jogos. Arouca e Belenenses em casa.

Tivéssemos ganho esses dois jogos, que seria super natural e pronto. Ninguém falava do Sporting.»

Ainda estou parvo por ter lido estas afirmações num post do Nogueira. Não julgava possível ler isto da parte dele.

Esperemos que no final da época ele não tenha de desdizer o que aqui escreveu neste dia.
Estás parvo porquê? Não percebo.

PAslb

Isso é verdade.

Mas referiram que é fácil potenciar o que é potenciável, então o David Luiz mesmo jogando a DE tinha obrigação de se tornar um grande DE e ser vendido por 25M! Aí é que está a diferênça, o JJ pegou nele, colocou-o a titular, fê-lo evoluir na sua posição de raiz e aí sim, potenciou-o...

Com o Quique nunca seria potenciado.

lonstrup

Citação de: PAslb em 27 de Janeiro de 2014, 19:16

Isso é verdade.

Mas referiram que é fácil potenciar o que é potenciável, então o David Luiz mesmo jogando a DE tinha obrigação de se tornar um grande DE e ser vendido por 25M! Aí é que está a diferênça, o JJ pegou nele, colocou-o a titular, fê-lo evoluir na sua posição de raiz e aí sim, potenciou-o...

Com o Quique nunca seria potenciado.
Não seria...porque o Sidnei estava a ser potenciado, o Sidnei estava a ser melhor que o David Luiz.

David Luiz não jogava porque o Benfica tinha melhor.

PAslb

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:09

Isso é normal em todas as equipas. Há alturas onde os jogadores estão melhor fisicamente, há situações que devido à saída de jogadores importantes a equipa demora a entrosar-se, há situações em que a baixa de forma de um ou outro jogador influencia o desempenho global da equipa, etc. etc. etc.

mrfalcon

Citação de: lonstrup em 27 de Janeiro de 2014, 19:15
Citação de: mrfalcon em 27 de Janeiro de 2014, 19:10

Mas o Leo a defender também enterrava um bocado.

Eh pah... sim. Mas isso também o Coentrão e afins. Era laterais de propensão mais atacante e depois abrem buraco. O problema é que metendo um DL a defesa esquerdo, nem tinhamos um bom defesa esquerdo, e estavamos a desperdiçar um grande central.