Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Bailey

Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:15
Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:12
Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:08
Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:07
por acaso eu já tou bem mais que fartinho de ouvir que o 4 3 3 é a ultima coca cola do deserto

Se fores jogar a liga dos campeões num 4-2-4... as coisas tendem a correr mal.

Se fores jogar num 4-3-3, existe uma maior harmonia entre os sectores. Não é a ultima coca cola do deserto, mas é uma boa opção. Existem outras obviamente. Variantes do mesmo.

mais harmonia entre os sectores pq. para já nao jogamos em 4 2 4, jogamos em 4 4 2. Tanto um sistema (4 4 2) como o outro (4 3 3) sao perfeitamente válidos, e o seu sucesso depende só da sua melhor ou pior implementação. Se querem discutir que o Jesus o anda a implementar mal é uma coisa (mesmo que discorde à mesma), outra  é estar a discutir tácticas no plano abstracto e considerar uma melhor que a outra. Grandes equipas já tiveram sucesso com uma ou com outra.

o 4-4-2 e o 4-2-4 fazem parte do sistema de Jesus, um sem bola e outro com. Pensava que isso era mais do que sabido Bailey.

Indo além disso, o que me parece óbvio, é que ficamos muito expostos quando o nosso meio campo está quase sempre em inferioridade numérica. Basta uma pressão eficaz sobre a nossa saída de bola a construir, que ficamos desequilibrados. Face à qualdidade dos adversários, acho muito pouco inteligente persistir nesse erro. Pode resultar aqui e ali, mas a tendência será sermos engolidos e não conseguirmos trocar a bola e fazermos o nosso jogo habitual.

se vamos discutir momentos do jogo tb podemos dizer que na saída para o ataque até jogamos no 3 5 2. A nossa táctica é 4-4-2, isso do 4-2-4, é só boca pro jesus a dizer que temos o tal "buraco" no meio campo. Logo por inerência lógica faliciosa, diz se que precisamos de jogar em 4-3-3, para adicionar um médio aos tais "dois".
Isso é tudo uma falácia. O "problema" que vocês analisam é os médios alas subirem mais do que deviam. Coisa com a qual nem sequer concordo. O ano passado naqueles 6 meses, o 4-4-2 estava no ponto ideal, nao havia buraco, sofríamos pouquíssimos golos (se me veem dizer que era por causa só do oblak entao discutam sozinhos), e tínhamos qualidade de jogo. Prova se logo aí que o problema nao está no 4-4-2 em si.

Nao estamos no ponto agora? pois nao, pode se dizer que nao estamos porque estamos no inicio da época/mudaram muitos jogadores/ mais nao  sei o que.
O que me parece evidente é que para já estamos em 1º, com qualidade de jogo ainda bastante baixa, e  há muito a melhorar. Nao me parece que o caminho para a melhora seja mudar o sistema táctico, mas sim assimilar melhorar processos.

PAslb

Portugal jogou claramente em 4-4-2 losango, com um trinco (WC), com 2 médios interiores (Moutinho e Tiago) e com um 10 solto (Danny). Não tenho a mínima dúvida disso.

Maka

Citação de: Slb23 em 14 de Outubro de 2014, 19:04
Malham no Vieira porque vendeu o Bernardo mas depois malham no JJ porque não ficou com ele, decidam-se ;D

Esta frase não faz o mínimo de sentido.

Far(away)

Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:20
Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:15
Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:12
Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:08
Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:07
por acaso eu já tou bem mais que fartinho de ouvir que o 4 3 3 é a ultima coca cola do deserto

Se fores jogar a liga dos campeões num 4-2-4... as coisas tendem a correr mal.

Se fores jogar num 4-3-3, existe uma maior harmonia entre os sectores. Não é a ultima coca cola do deserto, mas é uma boa opção. Existem outras obviamente. Variantes do mesmo.

mais harmonia entre os sectores pq. para já nao jogamos em 4 2 4, jogamos em 4 4 2. Tanto um sistema (4 4 2) como o outro (4 3 3) sao perfeitamente válidos, e o seu sucesso depende só da sua melhor ou pior implementação. Se querem discutir que o Jesus o anda a implementar mal é uma coisa (mesmo que discorde à mesma), outra  é estar a discutir tácticas no plano abstracto e considerar uma melhor que a outra. Grandes equipas já tiveram sucesso com uma ou com outra.

o 4-4-2 e o 4-2-4 fazem parte do sistema de Jesus, um sem bola e outro com. Pensava que isso era mais do que sabido Bailey.

Indo além disso, o que me parece óbvio, é que ficamos muito expostos quando o nosso meio campo está quase sempre em inferioridade numérica. Basta uma pressão eficaz sobre a nossa saída de bola a construir, que ficamos desequilibrados. Face à qualdidade dos adversários, acho muito pouco inteligente persistir nesse erro. Pode resultar aqui e ali, mas a tendência será sermos engolidos e não conseguirmos trocar a bola e fazermos o nosso jogo habitual.

se vamos discutir momentos do jogo tb podemos dizer que na saída para o ataque até jogamos no 3 5 2. A nossa táctica é 4-4-2, isso do 4-2-4, é só boca pro jesus a dizer que temos o tal "buraco" no meio campo. Logo por inerência lógica faliciosa, diz se que precisamos de jogar em 4-3-3, para adicionar um médio aos tais "dois".
Isso é tudo uma falácia. O "problema" que vocês analisam é os médios alas subirem mais do que deviam. Coisa com a qual nem sequer concordo. O ano passado naqueles 6 meses, o 4-4-2 estava no ponto ideal, nao havia buraco, sofríamos pouquíssimos golos (se me veem dizer que era por causa só do oblak entao discutam sozinhos), e tínhamos qualidade de jogo. Prova se logo aí que o problema nao está no 4-4-2 em si.

Nao estamos no ponto agora? pois nao, pode se dizer que nao estamos porque estamos no inicio da época/mudaram muitos jogadores/ mais nao  sei o que.
O que me parece evidente é que para já estamos em 1º, com qualidade de jogo ainda bastante baixa, e  há muito a melhorar. Nao me parece que o caminho para a melhora seja mudar o sistema táctico, mas sim assimilar melhorar processos.

Pronto é uma falácia, o que quiseres.

Nada muda em relação ao jogarmos em constante inferioridade no meio campo.

Bailey

Citação de: PAslb em 14 de Outubro de 2014, 23:20
Portugal jogou claramente em 4-4-2 losango, com um trinco (WC), com 2 médios interiores (Moutinho e Tiago) e com um 10 solto (Danny). Não tenho a mínima dúvida disso.

nem há que ter dúvidas, era como questionar que o céu é azul.

Far(away)

E Bailey quando falo em inferioridade no meio campo, estou obviamente a falar na liga dos campeões onde as debilidades na nossa forma de jogar são mais sentidas. Internamente, na esmagadora maioria dos jogos, o sistema de Jesus resulta.

Maka

E o que é que isso tem a ver com o Jesus?

Far(away)

Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:21

nem há que ter dúvidas, era como questionar que o céu é azul.

Volto a referir que o Danny fez de 10 apenas no papel.

Não vi o Danny a pegar no jogo, antes quase sempre em movimentos de ruptura com bola, imprimindo velocidade, explorando o seu repentismo.

220373

não concordo que a desgraça da champions tenha a ver com a forma como a equipa joga

na liga europa apanhamos equipas de champions - juventus, chelsea - e ganhando ou perdendo não é esta desgraça da fase de grupos (da champions)

acho que tem muito mais a ver com a altura da época e o pico de forma (falta dele, no caso)

o jesus, sabendo que em setembro/outubro/novembro não tem as coisas afinadas, devia jogar de forma a resguardar um pouco mais a equipa; para isso não é necessário mudar a ideia base da forma como ele quer que o Benfica jogue

PAslb

O facto de se jogar com 2 avançados não é sinónimo de inferioridade numérica no meio campo, a prova é que hoje Portugal nunca perdeu o meio campo, tinha 3 jogadores com capacidade defensiva (WC, Moutinho e Tiago). Este esquema tem vantagens porque preenche melhor o meio campo central, mas tem a desvantagem de perder a superioridade numérica nas alas. Por outro lado, jogar assim é um risco contra equipas com alas rápidos e que criem muitos problemas ao laterais. Não há sistemas táticos perfeitos, há sim sistemas táticos se se adequam melhor aos jogadores disponíveis no plantel.

Bailey

Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:22
E Bailey quando falo em inferioridade no meio campo, estou obviamente a falar na liga dos campeões onde as debilidades na nossa forma de jogar são mais sentidas. Internamente, na esmagadora maioria dos jogos, o sistema de Jesus resulta.

na liga dos campeões temos estado tão mediocres que temos debilidades a defesa, meio campo e ataque. Bom seria que o problema estivesse em por um 3º homem no meio campo. Daí eu estar a dizer que o 4-3-3 nao ser solução para nada. E eu até gosto do 4-3-3, mas falam como se se jogasse em 4 3 3 resolvia se algum problema. No plano meramente teórico sao os dois igualmente válidos, por alguma razao sao os sistemas mais comuns do mundo.

Eu meti me na conversa porque muitas vezes se diz que a culpa de termos jogado uma bosta foi o Jesus ter jogado no 4 4 2. Isso para mim é errado. O problema nao é esse. O problema é para esses jogos ter preparado mal a equipa, o jogador x ter jogado mal, ou o que for. Acho uma maneira mais objectiva de se analisar um problema, do que elevar um sistema táctico a um outro, quando para mim não há vantagem nenhum de um em relaçao ao outro, desde que bem aplicados.
Se os médios ala recuarem quando a equipa defende, e fizerem o seu papel, não há a velha história do "buraco" a meio campo. Se os médios não estiverem a recuar, entao das duas uma, a culpa é do treinador que nao está a dar instruçoes como deve ser, ou a culpa é do jogador que nao está a cumprir o seu papel.
Falando da champions, para mim o problema é muito mais complexo do que simplesmente haver menos jogadores que devia a meio campo. O problema é falta de qualidade global actual (nao de capacidade) de jogo para enfrentar um leverkusen fora. E isso tem vários culpados entre os quais o treinador. Simplesmente discordo na culpa ser do sistema táctico. Trata se sim de problema de solidez de processos.

Far(away)

Paslb, tu atenta a forma como não conseguimos trocar a bola com o Zenit, embora aqui tivemos em inferioridade numerica, mas sobretudo com o Leverkusen. E atenta o posicionamento do segundo avançado quando não tem a bola e observa onde estao os dois centro campistas. Ao mesmo tempo observa a pressão do adversário sobre os jogadores, poucos, que têm a capacidade de transportar a bola no Benfica.

O resultado foi um sufoco, não conseguiamos respirar, trocar a bola, construir jogo, sair em contra-ataque. Estávamos amarrados numa teia.

Far(away)

Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:32

na liga dos campeões temos estado tão mediocres que temos debilidades a defesa, meio campo e ataque. Bom seria que o problema estivesse em por um 3º homem no meio campo. Daí eu estar a dizer que o 4-3-3 nao ser solução para nada. E eu até gosto do 4-3-3, mas falam como se se jogasse em 4 3 3 resolvia se algum problema. No plano meramente teórico sao os dois igualmente válidos, por alguma razao sao os sistemas mais comuns do mundo.

Eu meti me na conversa porque muitas vezes se diz que a culpa de termos jogado uma bosta foi o Jesus ter jogado no 4 4 2. Isso para mim é errado. O problema nao é esse. O problema é para esses jogos ter preparado mal a equipa, o jogador x ter jogado mal, ou o que for. Acho uma maneira mais objectiva de se analisar um problema, do que elevar um sistema táctico a um outro, quando para mim não há vantagem nenhum de um em relaçao ao outro, desde que bem aplicados.
Se os médios ala recuarem quando a equipa defende, e fizerem o seu papel, não há a velha história do "buraco" a meio campo. Se os médios não estiverem a recuar, entao das duas uma, a culpa é do treinador que nao está a dar instruçoes como deve ser, ou a culpa é do jogador que nao está a cumprir o seu papel.
Falando da champions, para mim o problema é muito mais complexo do que simplesmente haver menos jogadores que devia a meio campo. O problema é falta de qualidade global actual (nao de capacidade) de jogo para enfrentar um leverkusen fora. E isso tem vários culpados entre os quais o treinador. Simplesmente discordo na culpa ser do sistema táctico. Trata se sim de problema de solidez de processos.

Mas eu nem sequer estou a defender o 4-3-3, estou mais a focar-me na forma como jogamos habitualmente. Existem várias de forma de se conquistar o castelo.

As debilidades na defesa não ajudam, isso é evidente. São logo 3 jogadores na defesa que nao deveriam ser titulares. Tendo boas opçoes nesses lugares, obviamente que o sistema de jogo da equipa sairia mais reforçado. Mas eu vou além disso. Observa a maneira de jogar do Benfica sem bola, quando encaramos um adversário que saiba fazer pressão ao espaço.

PAslb

Aí concordo com as críticas ao JJ, nos jogos mais complicados da Champions, o Benfica devia reforçar a zona central do meio campo, o 4-2-3-1 seria o esquema tático ideal. Preencher os espaços no meio campo, dar mais apoio ao laterais, recuar a equipa e aproveitar os contra-ataques. Estou à vontade porque critiquei muito o JJ por ter escolhido aquela equipa contra o Leverkusen.

Bailey

Citação de: Far(away) em 14 de Outubro de 2014, 23:36
Citação de: Bailey em 14 de Outubro de 2014, 23:32

Mas eu nem sequer estou a defender o 4-3-3, estou mais a focar-me na forma como jogamos habitualmente. Existem várias de forma de se conquistar o castelo.

As debilidades na defesa não ajudam, isso é evidente. São logo jogadores na defesa que nao deveriam ser titulares. Tendo boa opçoes nesses lugares, obviamente que o sistema de jogo da equipa sairia mais reforçado. Mas eu vou além disso. Observa a maneira de jogar do Benfica sem bola, quando encaramos um adversário que saiba fazer pressão ao espaço.

não estou a discordar disso. Aliás eu até acho que há outro grave problema no Benfica que é precisamente quando temos bola, mais especificamente na saída da bola com a defesa. Equipas mais fortes que nos fazem pressão causam um grande problema, porque nos amarram na saída da bola. O que não faz com que a nossa fase de construção seja por si errada. É somente previsível porque é sempre a mesma e não há plano B, saímos sempre da mesma maneira. Impôe-se um plano B na saída para o ataque, o tal 3 5 2 momentaneo, que permita baralhar a equipa contrária quanto à nossa fase de construção