Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Soundwave

Citação de: LMFPC em 26 de Fevereiro de 2015, 23:37
Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 23:35
Mais que potenciar talento ele detecta talento. E isso não é fácil.
Claro que não há ninguém que falhe. Podem-se apontar inúmeras falhas.

Mas se alguém um dia destes fizer umas contas vai ver que se calhar o Jesus e o Jesualdo são dos treinadores que mais jogadores lançaram e que chegaram a internacionais.

Ele que afine o sensor que só este ano descartou dois jogadores com talento muito acima da média. E outros bem talentosos, igualmente.

O Bernardo foi a fome que se juntou à vontade de comer.

Claro que se JJ dissesse que o queria no plantel o LFV não corria a vendê-lo. Mas é inegável que Jesus tinha alguma coisa contra o rapaz.

L@udrup

Citação de: 10Baggio em 26 de Fevereiro de 2015, 23:41

E se ele quisesse sair?

ps: duvido que queira, pk ninguem lhe paga o que ganha aqui e pela barreira comunicacional.

o ratio ordenado/títulos é de uma barbaridade tremenda, dificilmente alguém cai na esparrela a não ser que o M€nd€s lhe oriente um tacho no Brasil ou lá por Espanha...

De resto fala português, e mal, ia-se dar mal em Inglaterra onde poderia ter algum sucesso em equipas de meio da tabela claro...

Soundwave

Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 23:39
Citação de: 10Baggio em 26 de Fevereiro de 2015, 23:35
Caso seja Bi-campeâo e queira sair nâo vejo problema.

Pá, eu aí já vejo. Estamos a falar de um treinador que cumpriu o máximo objectivo mesmo À custa de outros objectivos importantes mas secundários.

E estamos a falar de um treinador que viu a sua equipa reduzida em 7 ou 8 titulares em 3 mercados consecutivos e que apesar de novo investimento de cerca de 30M poucos foram os com capacidade de substituir na hora os que saíram.

Frente a um porto com 70M de gastos salariais. Para mais, não se é bicampeão desde há 30 anos. Obviamente que assim Jesus teria de continuar e o Benfica não o poderia deixar sair de ânimo leve.

Rédea curta sempre, no entanto. E isso não se tem feito.

E se ele quisesse sair?

ps: duvido que queira, pk ninguem lhe paga o que ganha aqui e pela barreira comunicacional.

O Benfica já paga imenso e duvido que possa pagar mais. Se lhe oferecessem o mesmo mas com maior percentagem limpa o Benfica não poderia avançar para mais do que paga actualmente.

Fala-se é em baixar ordenados mas quem é que aceitaria isso? Ofereceram 4M duas vezes, o homem já não aceitaria ganhar muito menos.

nfgl

Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 23:41
Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 23:35
Mais que potenciar talento ele detecta talento. E isso não é fácil.
Claro que não há ninguém que falhe. Podem-se apontar inúmeras falhas.

Mas se alguém um dia destes fizer umas contas vai ver que se calhar o Jesus e o Jesualdo são dos treinadores que mais jogadores lançaram e que chegaram a internacionais.

Acredito que o detectar talento todos os treinadores detectam, depois conseguir trabalhá-lo é diferente.

Mas lá está, não é caso único.

Não, não é nenhum fenómeno do Entroncamento nesse aspecto.
Aliás, no que escrevi estava lá outro nome.

Theroux

Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 23:38
Citação de: Francescoli em 26 de Fevereiro de 2015, 23:34
Eu estava a falar da ascenção do próprio Benfica, não li o post todo do Çula quando citei.

Eu personalizo esta nossa retoma em 3 pessoas: Presidente, Rui Costa e Jorge Jesus. Em todos eles ha margem de melhoria.

Mas o Presi precisou do enquadramento dos processos que existem num clube mais profissional que o Benfica na altura, que foi o que o Rui lhe trouxe.

Eu creio que a chave foi efectivamente o Rui. A questão é que acabou por ficar demasiado exposto na primeira época em que assume funções.

A chave foi o JJ porque é ele o único responsável directo pelo rendimento dos jogadores.

O Rui tem o seu papel e acredito que daqui a 5, 10 ou 30 anos a sua influência será reconhecida (ele nunca reclama os louros para ele), mas 08/09 foi simplesmente horrível. Uma verdadeira cagada. Depois aparece JJ e há uma volta de 180º. Depois, quando era necessário meter um travão e pensar no bi (trabalho dos dirigentes porque era tudo novo para o JJ)... pumba outra vez cagada gigantesca. E mais cagadas se seguiram...

Os altos e baixos estão directamente ligados ao treinador que lá foi evoluíndo, o mérito do Rui tem sido a contribuição que tem dado para o JJ ter a matéria prima necessária para as vitórias. Não consigo identificar situações onde o Rui tenha sido fundamental para corrigir ou evoluir seja o que for, mas ele não é Deus, e acima dele LFV é claramente o grande responsável pelas maiores cagadas.

nfgl

Citação de: Francescoli em 26 de Fevereiro de 2015, 23:40
Eu estava a falar da ascenção do próprio Benfica, não li o post todo do Çula quando citei.

Eu personalizo esta nossa retoma em 3 pessoas: Presidente, Rui Costa e Jorge Jesus. Em todos eles ha margem de melhoria.

Mas o Presi precisou do enquadramento dos processos que existem num clube mais profissional que o Benfica na altura, que foi o que o Rui lhe trouxe.

Eu creio que a chave foi efectivamente o Rui. A questão é que acabou por ficar demasiado exposto na primeira época em que assume funções.

Isso eu também acho. Se tiver que nomear um mais importante, é ele.

Depois o que o Jesus trás foram hábitos de trabalho que não eram comuns no Benfica durante algum tempo.
Acabou por ser um casamento feliz.
Mas também concordo contigo que há muito espaço para crescimento no Benfica. Não tenho é a certeza se é com estes 3.

Red Eyes

Pá, eu aí já vejo. Estamos a falar de um treinador que cumpriu o máximo objectivo mesmo À custa de outros objectivos importantes mas secundários.

E estamos a falar de um treinador que viu a sua equipa reduzida em 7 ou 8 titulares em 3 mercados consecutivos e que apesar de novo investimento de cerca de 30M poucos foram os com capacidade de substituir na hora os que saíram.

Frente a um porto com 70M de gastos salariais. Para mais, não se é bicampeão desde há 30 anos. Obviamente que assim Jesus teria de continuar e o Benfica não o poderia deixar sair de ânimo leve.

E se ele quisesse sair?

Por acaso até acho que o único motivo que o poderá levar a querer sair é o seu ego. Mais que o dinheiro, mais que as barreiras linguísticas, acredito muito sinceramente que um dia próximo o Jesus vai querer mostrar que consegue vencer noutros clubes, quiçá noutros campeonatos.

Francescoli

Não percebo como é que o treinador com 60 anos vai evoluindo, mas o dirigente com 40 não.

Francescoli

Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 23:47
Citação de: Francescoli em 26 de Fevereiro de 2015, 23:40

Isso eu também acho. Se tiver que nomear um mais importante, é ele.

Depois o que o Jesus trás foram hábitos de trabalho que não eram comuns no Benfica durante algum tempo.
Acabou por ser um casamento feliz.
Mas também concordo contigo que há muito espaço para crescimento no Benfica. Não tenho é a certeza se é com estes 3.

Nem eu, meu caro.

10Baggio

Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 23:44

E se ele quisesse sair?

O Benfica já paga imenso e duvido que possa pagar mais. Se lhe oferecessem o mesmo mas com maior percentagem limpa o Benfica não poderia avançar para mais do que paga actualmente.

Fala-se é em baixar ordenados mas quem é que aceitaria isso? Ofereceram 4M duas vezes, o homem já não aceitaria ganhar muito menos.

Se o nucleo duro da equipa se mantiver (mesmo com a saida de Gaitan) e com o crescimento de jogadores como Guedes e outros miudos e com a excelente prospeçâo que temos, acredito que é possível ganhar mais títulos nos próximos anos. Também por isso é fundamental ganhar este, até pk seria um enorme tiro no porta-aviões do adversário.

Çula

Soundwave, há aí uma coisa que não entendo no teu discurso.
Mas tu achas que há algum treinador no mundo que pegue num Edcarlos e o transforme num Gamarra?

Quando se fala de potencialização de um jogador fala-se em conseguir espremer ao máximo o potencial desse jogador.
Um treinador treina em média uns 300 jogadores durante toda a sua carreira, se conseguir mudar o paradigma de 20 jogadores e conseguir que eles evoluam do ponto A ao ponto B é simplesmente fantástico.

o Jesus é sem qualquer duvida dos melhores nesse aspecto, que não hajam duvidas nenhumas.

Eu vi com estes dois olhinhos aquilo que ele fez com o Jorge Andrade, quando decidiu tirá-lo do meio campo e metê-lo em definitivo a DC, e posso-te dizer sem qualquer problema que deveria ser objecto de estudo e análise em todo e qualquer trabalho que ao desenvolvimento de um jogador diga respeito. Poucos conseguiriam fazer aquilo que o homem fez no espaço de 4 ou 5 meses.

Depois é claro, a qualidade do jogador fez o resto.

10Baggio

Citação de: Francescoli em 26 de Fevereiro de 2015, 23:48
Não percebo como é que o treinador com 60 anos vai evoluindo, mas o dirigente com 40 não.

Acho que o unico que pode evoluir é mesmo o Rui.

nfgl

Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 23:46

A chave foi o JJ porque é ele o único responsável directo pelo rendimento dos jogadores.

O Rui tem o seu papel e acredito que daqui a 5, 10 ou 30 anos a sua influência será reconhecida (ele nunca reclama os louros para ele), mas 08/09 foi simplesmente horrível. Uma verdadeira cagada. Depois aparece JJ e há uma volta de 180º. Depois, quando era necessário meter um travão e pensar no bi (trabalho dos dirigentes porque era tudo novo para o JJ)... pumba outra vez cagada gigantesca. E mais cagadas se seguiram...

Os altos e baixos estão directamente ligados ao treinador que lá foi evoluíndo, o mérito do Rui tem sido a contribuição que tem dado para o JJ ter a matéria prima necessária para as vitórias. Não consigo identificar situações onde o Rui tenha sido fundamental para corrigir ou evoluir seja o que for, mas ele não é Deus, e acima dele LFV é claramente o maior responsável pelas maiores cagadas.

Não é totalmente verdade que o Jesus seja o único responsável pelo rendimento dos jogadores.

Aliás, provavelmente algumas das condições que permitiu ao Jesus fazer o trabalho que faz hoje foram introduzidas no Benfica pelo Rui Costa. E não é só a questão dos jogadores que se contratam.

Convém entender que a equipa técnica tem mais de 10 elementos, todos a trabalhar para o mesmo objectivo e que o Jesus só trouxe 3 ou 4 para o Benfica.

10Baggio

Citação de: Çula em 26 de Fevereiro de 2015, 23:49
Soundwave, há aí uma coisa que não entendo no teu discurso.
Mas tu achas que há algum treinador no mundo que pegue num Edcarlos e o transforme num Gamarra?

Quando se fala de potencialização de um jogador fala-se em conseguir espremer ao máximo o potencial desse jogador.
Um treinador treina em média uns 300 jogadores durante toda a sua carreira, se conseguir mudar o paradigma de 20 jogadores e conseguir que eles evoluam do ponto A ao ponto B é simplesmente fantástico.

o Jesus é sem qualquer duvida dos melhores nesse aspecto, que não hajam duvidas nenhumas.

Eu vi com estes dois olhinhos aquilo que ele fez com o Jorge Andrade, quando decidiu tirá-lo do meio campo e metê-lo em definitivo a DC, e posso-te dizer sem qualquer problema que deveria ser objecto de estudo e análise em todo e qualquer trabalho que ao desenvolvimento de um jogador diga respeito. Poucos conseguiriam fazer aquilo que o homem fez no espaço de 4 ou 5 meses.

Depois é claro, a qualidade do jogador fez o resto.

Essa é uma qualidade dele, mas depois tem aquele enorme defeito de quando embirra com um jogador, simplesmente coloca-o de lado, mesmo que tenha mais qualidade que outros a quem dá minutos...

nfgl

Citação de: 10Baggio em 26 de Fevereiro de 2015, 23:39
Citação de: Bailey em 26 de Fevereiro de 2015, 23:36

o problema ou nao, será sempre de quem o substituir, e aí vejo um problema porque nao confio no homem (vieira) que vai escolher o sucessor. Imagino que ele esteja a pensar no Paulo Bento e arrepio me logo

Marco Silva. Já mostrou que tem estofo, não é qualquer um que aguenta aquilo...

Vou-te dizer o que me deixa de pé atrás relativamente ao Marco Silva e isto é muito sincero.
Não entendo como é que um profissional aceita deixar-se condicionar naquilo que é a sua área de trabalho logo no momento em que assina o contrato. Isto deixa-me um pouco renitente quanto ao perfil dele.