Museu Benfica: Cosme Damião

Di_SLB

Já eu tenho tantas, tantas ideias que não vou dizer aqui! Quero que eles me contratem e depois logo terão conhecimento :tonge:

(kidding)

pcssousa

Citação de: van33 em 12 de Outubro de 2011, 22:18
Citação de: pcssousa em 12 de Outubro de 2011, 20:58
Duvido que sejam lá expostos todos os troféus que o estavam na sede histórica na Rua Jardim do Regedor... ora bem, os tais 12 mil (sendo que na sala do antigo estádio passaram a estar mais ou menos 1200, ou seja 10%) mais os conquistados de lá para cá, que devem andar à volta dos quase 2 mil daria um nº próximo dos 14 mil... seria viável colocar isso no museu?
Sei ainda que algumas secções têm expostos os seus troféus nas suas salas, e se bem me recordo tal já acontecia no antigo Estádio... onde andarão os troféus de Rugby? e os da extinta secção de hóquei em campo?
Sei que amiúde expresso as minhas preocupações em relação a isto, mas para mim  com a história do Benfica não se brinca e a verdade é que já se anda a brincar com ela há muito tempo, demasiado até.
embora o teu post tenha muita verdade e de certa forma penso o mesmo, tb não custa nada admitir que a parte do restauro demonstra querer mudar essa historia do "andar a brincar" com os trofeus do Benfica, além do mais sem certezas claro duvido que haja algum clube do mundo em  qq modalidade a fazer e a investir o que o Benfica (ou para alguns o vieira) tem feito e continua a fazer, esse museu como é obvio não pode nem deve ter todos os trofeus, nenhum museu "tem tudo", espero é que o museu faça "justiça" ao Benfica, espero que cada trofeu, cada medalha ou outra coisa qq que conte a historia deste clube transmita e espelhe o orgulho, paixão e amor que sentimos por este enorme clube.
Como já disse, na csala de troféu na Rua Jardim do Regedor estavam lá todos ou quase todos os troféus.
Espero voltar a vê-los a todos e mais aqueles que conquistámos de lá para cá... claro que os principais deverão estar expostos de forma individualizada e outros poderão estar em estantes corridas e expostos ao lado uns dos outros...
Recordo-me do museu do Real Madrid, que já não pratica há muito despostos como andebol, vólei, hóquei, pugilismo ou ténis mas ter lá os troféus referentes a essa modalidade e não só os de cam,peão, mas também outros menos relevantes referentes a torneios.

O_Glorioso

Nunca lá estarão todos, até porque muitos já devem ter ido para o galheiro. Os da secção de ginástica, e se calhar outros, ficaram no meio dos escombros do antigo Estádio da Luz (ou resgatados por quem quis).

Já agora, alguém conhece o projecto do museu, se é que já existe?

pcssousa

Citação de: O_Glorioso em 13 de Outubro de 2011, 12:37
Nunca lá estarão todos, até porque muitos já devem ter ido para o galheiro. Os da secção de ginástica, e se calhar outros, ficaram no meio dos escombros do antigo Estádio da Luz (ou resgatados por quem quis).

Situação perfeitamente deplorável... enfim... que falta de respeito pelo clube, pela sua história, pelas suas conquistas e feitos...

Trezeguet

Citação de: pcssousa em 13 de Outubro de 2011, 12:52

Situação perfeitamente deplorável... enfim... que falta de respeito pelo clube, pela sua história, pelas suas conquistas e feitos...
esses troféus foram todos recuperados

pcssousa

Citação de: Trezeguet em 13 de Outubro de 2011, 12:53

Foram?

E alguém se lembra de no antigo estádio haverem salas cheias de caixotes onde durante mais de uma década estiveram encaixotados mais de 10 mil dos nossos troféus, alguns em muito más condições em especial por causa da humidade?

Trezeguet

Citação de: pcssousa em 13 de Outubro de 2011, 12:56

Foram?

E alguém se lembra de no antigo estádio haverem salas cheias de caixotes onde durante mais de uma década estiveram encaixotados mais de 10 mil dos nossos troféus, alguns em muito más condições em especial por causa da humidade?
sim isso posso confirmar-te foram.

Lembro sim

pcssousa

Então isso são óptimas noticias.
Obrigado.

VodkaBoy

Citação de: O_Glorioso em 12 de Outubro de 2011, 22:20
Eu queria era saber da área total disponível para o projecto. Parece-me ter mais de 3000 m2, nos dois pisos.

Aquilo não dará para construir na cobertura, ainda que parcialmente?
O director do Record, num artigo de opiniao, afirma que sao 2000 m2

VodkaBoy

Citação de: Sharapova em 13 de Outubro de 2011, 01:41
Citação de: ASroma em 13 de Outubro de 2011, 01:33
Citação de: Sharapova em 13 de Outubro de 2011, 01:30
Citação de: ASroma em 13 de Outubro de 2011, 01:23
ah e o museu do barça tem Exposições Temporarias. O Benfica deveria pensar no mesmo !

Excelente forma de atrair um mesmo público.

Pinturas Fotografia exposições diferentes sei lá... :)

Acho uma excelente ideia mesmo, é uma boa estratégia para não ir perdendo visitantes. É bom que um museu tenha sempre uma parte fixa mas também uma ou várias partes com exposições temporárias para aguçar principalmente a curiosidade das pessoas que já visitaram o museu numa outra altura.

retirado do site oficial do Benfica
Citação de: slbenfica.pt
O Museu do Benfica, a glória da nossa história
Ostenta a dimensão do longo e rico historial do Sport Lisboa e Benfica com todo o orgulho e incluirá uma sala polivalente para albergar exposições temporárias. O novo Museu do Benfica será um espaço de pura interactividade entre o passado e o presente da história do clube e de todos os benfiquistas.

Zak

Se for no minimo 2000 m2 já nao é nada mau.

Pela fotos que vi por ai parece que vai ocupar 2 andares, o que pode ser interessante no aspecto de design.

O_Glorioso

Se foram, boas notícias. Não acredito que tudo, tudo, tenha sido recuperado, mas se os troféus foram já é muito bom.

Citação de: VodkaBoy em 13 de Outubro de 2011, 13:04
O director do Record, num artigo de opiniao, afirma que sao 2000 m2

Aquele espaço parece ter mais de 2000 m2, a não ser que tenha lá coisas que não esteja a ver.

O museu deveria ter mais de 2000 m2, contando com sala de exposições temporárias, sala de projecções, arquivo, salas de conservação, bar, etc.  Se não há espaço, poderiam alargar para a cobertura, que era onde devia ficar a sala de exposições temporárias e sala de projecções, dado que lá até colocavam automóveis e tem acessos verticais.

Megaphone

mas o museu vai ficar no sitio do stand da seat? pensava que ia ficar na porta 18

VodkaBoy

Citação de: Megaphone em 13 de Outubro de 2011, 16:25
mas o museu vai ficar no sitio do stand da seat? pensava que ia ficar na porta 18
acho que a ideia original era ser ai.
Pessoalmente gosto mais desta opcao. Permite que em dias de jogo se visite o museu, mesmo que nao se va ao jogo.

pcssousa

Atenção que alguns dos nosso mais antigos troféus acabaram por ser perdidos há muitos anos, numa altura que o clube teve que os penhorar.

Mesmo assim mantemos em nossa posse o mais antigo troféu conquistado pelo clube, que pode ser contemplado nesta foto: 

Refiro-me ao  TROFÉU BERNARDINO COSTA conquistado no dia 19 de Janeiro de 1911, tendo-se comemorado este ano o centenário da sua conquista.
Realizou-se nesse dia um encontro entre o Benfica e os "Ingleses do Cabo Submarino", Carcavelos Club, que tinham jogadores Ingleses, país pioneiro no jogo de futebol no mundo inteiro, sendo que o associado associado Bernardino Costa se propôs a oferecer um "troféu de Bronze" ao vencedor da partida. O seu filho , António Costa alinhava no Benfica e curiosamente foi ele o autor do golo que selou a nossa vitória em Carcavelos por 1-0 e que acabou por valer o mais antigo troféu no Museu do Clube.
Foi a 3.ª vez que vencemos os Ingleses e a única equipa em Portugal a conseguir ganhar aos Ingleses do Carcavelos Club, um enorme feito para a época.

Assim sendo e nessa foto temos por ordem:
- Troféu Ramon Carranza de 1971
- Troféu Teresa Herrera, 1987
- Taça Ramos Pinto
- Taça Amizade
- Taça Antas ou General Craveiro Lopes (inauguração do Estádio das Antas, vitória 8-2)
- Troféu Ramon Carranza de 1963
- (Troféu) Bronze Bernardino Costa

Acerca do RAMÓN DE CARRANZA o Benfica conquistou-o pela 1ª vez em 1963 numa final contra a Fiorentina que ganhámos por 7-2 no prolongamento, participaram também nesse ano Valência e Barcelona. Fomos a 1ª equipa não Espanhola a ganhá-lo, e até aconteceu o episódio engraçado de na fronteira os guardas não deixarem o troféu passar uma vez que este jamais tinha saído do país.
Já o Ramon Carranza de 1971 foi conquistado numa final contra o Peñarol de Montevideu, numa edição em que também participaram Valência e Atlético de Madrid.
Imagem do troféu ganho em 1971, onde se vislumbram Artur Correia, Néné e Simões entre outros.

O TERESA HERRERA foi conquistado por nós em 1987, em que derrotamos, no desempate por penalties sucessivamente Everton e Deportivo da Corunha, conta-se que foi graças a ter assistido a estes desempates que Van Breukelen "adivinhou" para que lado Veloso bateria o penalty na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1988 em Estugarda.

A TAÇA ANTAS, ou taça General Craveiro Lopes, é referente à inauguração do Estádio das Antas, em 28 de Maio de 1952, jogo que vencemos por 8-2. Troféu de 18 quilos de peso, feito de propósito e à medida para ser exposto na tribuna de honra do estádio recém construido, já com vitrine para a sua colocação nesse local.

video acerca da inauguração do estádio: http://www.youtube.com/watch?v=SO1vP_DeQqU (SEM imagens do jogo)