Museu Benfica: Cosme Damião


Endless

Citação de: Luís_1904 em 22 de Setembro de 2012, 02:47
Quanto vai custar? É mesmo necessário?

É necessário desde da década de 90, quando se começou as obras na altura do que ia ser o museu do clube (uma obra inacabada junto ao túnel de acesso vindo do Colombo, no antigo complexo desportivo da Luz).

pcssousa

Citação de: Luís_1904 em 22 de Setembro de 2012, 02:47
Quanto vai custar? É mesmo necessário?
Custa menos do que custa o passe de um jogador que ainda no ano passado emprestámos para um clube do fundo da tabela da II liga...
Para mim é tão necessário como comer quando tenho fome, se calhar para alguns deve-o ser tanto como um nódoa na camisa... prioridades.

A história do clube o é o seu bem mais precioso, o património que a testemunha deveria ser orgulho de todos os benfiquistas, mas isso sou eu que sou uma besta quadrada, acredito que quem não o é possa pensar de outra forma.

piratas15

Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2012, 18:22
Citação de: Luís_1904 em 22 de Setembro de 2012, 02:47
Quanto vai custar? É mesmo necessário?
Custa menos do que custa o passe de um jogador que ainda no ano passado emprestámos para um clube do fundo da tabela da II liga...
Para mim é tão necessário como comer quando tenho fome, se calhar para alguns deve-o ser tanto como um nódoa na camisa... prioridades.

A história do clube o é o seu bem mais precioso, o património que a testemunha deveria ser orgulho de todos os benfiquistas, mas isso sou eu que sou uma besta quadrada, acredito que quem não o é possa pensar de outra forma.
completamente de acordo!!!!

pcssousa

Citação de: TacuaraCardoso em 21 de Setembro de 2012, 20:46
isso era uma foto do nosso antigo museu certo??  :D

Tenho ideia desse troféu onde aparece uma pessoa em cima de uma animal ter sido o primeiro troféu do clube.
O troféu mais antigo do Benfica é o (TROFÉU)  BRONZE BERNARDINO COSTA.
Numa explicação muito rápida, foi o associado Bernardino Costa que oferecia um bronze ao vencedor da partida, tinha o filho a jogar pelo Sport Lisboa e Benfica, de seu nome António Costa, o filho marcou o único golo que ditou o vencedor do jogo que valia um trofeu, o mais antigo troféu no Museu do Clube.
O Sport Lisboa e Benfica, no dia 19 de Janeiro de 1911, venceu os "Ingleses do Cabo Submarino", Carcavelos Club, que tinham jogadores Ingleses, país pioneiro no jogo de futebol no mundo inteiro, fomos a carcavelos e vencemos por 1-0 fora.
Foi a 3.ª vez que vencemos os Ingleses e a única equipa em Portugal a conseguir ganhar aos Ingleses do Carcavelos Club, um enorme feito para a época.
Há quem defenda que foi tipo uma aposta, "apostou" que o Benfica, que tinha já batido os britânicos não o conseguiria voltar a fazer e se o fizesse ofereceria o troféu.

Pode ser contemplado nesta foto:





Assim sendo e nessa foto temos por ordem:
- Troféu Ramon Carranza de 1971
- Troféu Teresa Herrera, 1987
- Taça Ramos Pinto
- Taça Amizade
- Taça Antas ou General Craveiro Lopes (inauguração do Estádio das Antas, vitória 8-2)
- Troféu Ramon Carranza de 1963
- (Troféu) Bronze Bernardino Costa


Acerca do RAMÓN DE CARRANZA o Benfica conquistou-o pela 1ª vez em 1963 numa final contra a Fiorentina que ganhámos por 7-2 no prolongamento, participaram também nesse ano Valência e Barcelona. Fomos a 1ª equipa não Espanhola a ganhá-lo, e até aconteceu o episódio engraçado de na fronteira os guardas não deixarem o troféu passar uma vez que este jamais tinha saído do país.
Já o Ramon Carranza de 1971 foi conquistado numa final contra o Peñarol de Montevideu, numa edição em que também participaram Valência e Atlético de Madrid.
Imagem do troféu ganho em 1971, onde se vislumbram Artur Correia, Néné e Simões entre outros.



O TERESA HERRERA foi conquistado por nós em 1987, em que derrotamos, no desempate por penalties sucessivamente Everton e Deportivo da Corunha, conta-se que foi graças a ter assistido a estes desempates que Van Breukelen "adivinhou" para que lado Veloso bateria o penalty na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1988 em Estugarda.

A TAÇA ANTAS, ou taça General Craveiro Lopes, é referente à inauguração do Estádio das Antas, em 28 de Maio de 1952, jogo que vencemos por 8-2. Troféu de 18 quilos de peso, feito de propósito e à medida para ser exposto na tribuna de honra do estádio recém construido, já com vitrine para a sua colocação nesse local.



video acerca da inauguração do estádio: http://www.youtube.com/watch?v=SO1vP_DeQqU (SEM imagens do jogo)

Atenção que alguns dos nosso mais antigos troféus acabaram por ser perdidos há muitos anos, numa altura que um funcionário do clube os penhorou, mesmo assim o mais antigo de todos aí está.

TacuaraCardoso

pcssousa, muito obrigado pela informação!

cachecolglorioso

Citação de: pcssousa em 21 de Setembro de 2012, 16:20
Citação de: cachecolglorioso em 21 de Setembro de 2012, 16:15
Essa questão de estarem em exposição os 20.000 troféus (existem até mais) é um pouco ridícula... Vamos imaginar que cada troféu ocupa em média 25 cm, todos alinhados são 5 km !!! Mesmo que agrupassem em filas, por exemplo 10 troféus por fila, ainda assim teríamos um corredor com 500 metros, 250 metros se estivessem expostos de ambos os lados.

É que depois para além dos troféus o Benfica possui centenas de equipamentos, para não falar do arquivo fotográfico, etc. etc.

Pessoalmente penso que o essencial seria o acesso de qualquer visitante a todo o espolio que tem sido digitalizado.
Já estiveram mais de 10 mil expostos na sede do jardim do Regedor. O Benfica deve "esmagar" pela sua grandeza.
Se não estiverem expostos, têm que estar em algum lado... eles não desparecem. Assim teriamos a certeza que não se encontravam amontoados.

Nunca estiveram expostos 10mil troféus...

cachecolglorioso


pcssousa

#893
Citação de: cachecolglorioso em 22 de Setembro de 2012, 20:17
Citação de: pcssousa em 21 de Setembro de 2012, 16:20
Citação de: cachecolglorioso em 21 de Setembro de 2012, 16:15
Essa questão de estarem em exposição os 20.000 troféus (existem até mais) é um pouco ridícula... Vamos imaginar que cada troféu ocupa em média 25 cm, todos alinhados são 5 km !!! Mesmo que agrupassem em filas, por exemplo 10 troféus por fila, ainda assim teríamos um corredor com 500 metros, 250 metros se estivessem expostos de ambos os lados.

É que depois para além dos troféus o Benfica possui centenas de equipamentos, para não falar do arquivo fotográfico, etc. etc.

Pessoalmente penso que o essencial seria o acesso de qualquer visitante a todo o espolio que tem sido digitalizado.
Já estiveram mais de 10 mil expostos na sede do jardim do Regedor. O Benfica deve "esmagar" pela sua grandeza.
Se não estiverem expostos, têm que estar em algum lado... eles não desparecem. Assim teriamos a certeza que não se encontravam amontoados.

Nunca estiveram expostos 10mil troféus...
Estiveram ligeiramente mais que isso. na sala de troféus na Rua Jardim do Regedor na sede histórica. Eu vi-os. Há provas disso em livros acerca do Benfica e na imprensa do clube, de 1989 e 1990 no Benfica Ilustrado, por exemplo. É consultar o nº8 da série III. Isto numa altura em que a sala já tinha sido mudada para o Estádio e estavam expostos cerca de 1.200.
Até há uma bela fotoreportagem dos anos 80, publicada no record, creio, de uma visita guiada à sala de troféus da Rua Jardim do Regedor...

Cumprimentos.

Flipclicatos

Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2012, 18:33
O troféu mais antigo do Benfica é o (TROFÉU)  BRONZE BERNARDINO COSTA.

Já foram descobertos troféus mais antigos que o de Bernardino Costa 1911, ora o Sport Lisboa foi fundado em 1904 e entretanto outros troféus foram descobertos, creio que 1906/7, isto foi-me dito por quem trabalha no departamento de Conservação e Restauro.

O Troféu Bernardino Costa foi oferta de um adepto que trouxe o "Cavaleiro" de sua casa, seria o centro de mesa de sua casa, e o ofereceu ao Benfica para desagrado de sua mulher!

Aka

Citação de: Flipclicatos em 22 de Setembro de 2012, 21:56
Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2012, 18:33
O troféu mais antigo do Benfica é o (TROFÉU)  BRONZE BERNARDINO COSTA.

Já foram descobertos troféus mais antigos que o de Bernardino Costa 1911, ora o Sport Lisboa foi fundado em 1904 e entretanto outros troféus foram descobertos, creio que 1906/7, isto foi-me dito por quem trabalha no departamento de Conservação e Restauro.

O Troféu Bernardino Costa foi oferta de um adepto que trouxe o "Cavaleiro" de sua casa, seria o centro de mesa de sua casa, e o ofereceu ao Benfica para desagrado de sua mulher!

Não sei se isso é verdade. O Porto não conquistou nenhum troféu entre 1893 e 1906.

Flipclicatos

Citação de: Aka em 22 de Setembro de 2012, 21:58
Citação de: Flipclicatos em 22 de Setembro de 2012, 21:56
Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2012, 18:33
O troféu mais antigo do Benfica é o (TROFÉU)  BRONZE BERNARDINO COSTA.

Já foram descobertos troféus mais antigos que o de Bernardino Costa 1911, ora o Sport Lisboa foi fundado em 1904 e entretanto outros troféus foram descobertos, creio que 1906/7, isto foi-me dito por quem trabalha no departamento de Conservação e Restauro.

O Troféu Bernardino Costa foi oferta de um adepto que trouxe o "Cavaleiro" de sua casa, seria o centro de mesa de sua casa, e o ofereceu ao Benfica para desagrado de sua mulher!

Não sei se isso é verdade. O Porto não conquistou nenhum troféu entre 1893 e 1906.

Até à bem pouco tempo o Bernardino Costa era o troféu mais antigo ( do conhecimento geral), após a criação do Departamento de Reserva Conservação e Restauro já foi descoberto um outro ainda mais antigo! Pormenores não sei, pois foi algo falado entre pessoal do Restauro.

Aka

Citação de: Flipclicatos em 22 de Setembro de 2012, 22:15
Citação de: Aka em 22 de Setembro de 2012, 21:58
Citação de: Flipclicatos em 22 de Setembro de 2012, 21:56
Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2012, 18:33
O troféu mais antigo do Benfica é o (TROFÉU)  BRONZE BERNARDINO COSTA.

Já foram descobertos troféus mais antigos que o de Bernardino Costa 1911, ora o Sport Lisboa foi fundado em 1904 e entretanto outros troféus foram descobertos, creio que 1906/7, isto foi-me dito por quem trabalha no departamento de Conservação e Restauro.

O Troféu Bernardino Costa foi oferta de um adepto que trouxe o "Cavaleiro" de sua casa, seria o centro de mesa de sua casa, e o ofereceu ao Benfica para desagrado de sua mulher!

Não sei se isso é verdade. O Porto não conquistou nenhum troféu entre 1893 e 1906.

Até à bem pouco tempo o Bernardino Costa era o troféu mais antigo ( do conhecimento geral), após a criação do Departamento de Reserva Conservação e Restauro já foi descoberto um outro ainda mais antigo! Pormenores não sei, pois foi algo falado entre pessoal do Restauro.

E ainda te deste ao trabalho de me responder seriamente...  :smokin:

Endless

Citação de: Aka em 22 de Setembro de 2012, 22:19
E ainda te deste ao trabalho de me responder seriamente...  :smokin:

Não te percebeu... :smokin:

pcssousa

Citação de: Flipclicatos em 22 de Setembro de 2012, 21:56
Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2012, 18:33
O troféu mais antigo do Benfica é o (TROFÉU)  BRONZE BERNARDINO COSTA.

Já foram descobertos troféus mais antigos que o de Bernardino Costa 1911, ora o Sport Lisboa foi fundado em 1904 e entretanto outros troféus foram descobertos, creio que 1906/7, isto foi-me dito por quem trabalha no departamento de Conservação e Restauro.

O Troféu Bernardino Costa foi oferta de um adepto que trouxe o "Cavaleiro" de sua casa, seria o centro de mesa de sua casa, e o ofereceu ao Benfica para desagrado de sua mulher!
É possível que sim.
Durante décadas e décadas o que foi dito é que aquele não só era o mais antigo em posse do clube, como o 1º a ser conquistado... Mas é óbvio que ao mexer nas coisas se vão descobrindo outras e o que hoje é verdade amanhã passa a ser mentira.
Até anunciarem oficialmente o contrário, será aquele o mais antigo, mas claro, quem trabalha com as coisas há-de saber mais que eu.