Sport Lisboa e Benfica - Equipa B

Marco Morais

Deixaste claro? A única coisa que me pareceu claro foi dizeres que não se pode meter o Matic no lugar no Javi e o Enzo no lugar do Witsel. Foste tu que disseste. Limitei-me a comentar.

Bem, whatever. Já vi que não se chega lado nenhum. Entende o esquema como tu quiseres.

Android1974

Citação de: andre_04_SLB em 12 de Junho de 2013, 02:06
Já tentei. Lembraste quando discutimos o sistema que a equipa B jogava, que eu te fiz print screen dos jogos, para veres a equipa distribuída em campo, nos diferentes momentos do jogo, e tu ateimavas que não era assim? Desisti.

Queres ser correcto a falar de futebol? O 4-2-3-1 não existe porque o futebol só tem 3 sectores: defesa, meio-campo e ataque. É uma nuance do 4-3-3 como já te disseram. Mas não vale a pena continuar, porque me vais dizer que os jornalistas, os treinadores, bla bla. Se todos dizem que o céu é azul, mas tu tiveres problemas de vista, e disseres que é verde, não vais ao oftalmologista ver se está tudo bem? Ou ficaste pelo azul porque todos dizem então tu é que não sabes as cores?
Então não me lembro do 4-3-3 imaginário com lasers azuis? :buck2: E viste a época toda da equipa B a pensar o mesmo? Que L.Pimenta e Luciano são jogadores diferentes, é bastante claro, e que cumprem funções diferentes também. Mas isso não quer dizer que, posicionando-se lado a lado defensivamente e tendo um lado do campo bem definido, isso faça um 4-3-3, quando o médio-criativo joga à frente deles. Ok, é o triângulo invertido que é uma variante do 4-3-3... :blah: Mas não explica o que se vê em campo, é uma abstracção de sabichões.

Essa do futebol só ter três sectores está escrita em que Bíblia? E não pode mudar, não há evoluções ao nível do jogo, como a ocupação do espaço entre linhas, que compliquem essas distinções?
Mas tens razão, se os jornalistas e os treinadores de topo o descrevem assim, como verde, porque raio é que se há de confiar nas autoridades de esquina que dizem que é azul? :huh:

Ah, e quanto a "sistemas ou modelos" não acrescentaste um cu, né? :bah2:

Android1974

Citação de: Marco Morais em 12 de Junho de 2013, 02:13
Deixaste claro? A única coisa que me pareceu claro foi dizeres que não se pode meter o Matic no lugar no Javi e o Enzo no lugar do Witsel. Foste tu que disseste. Limitei-me a comentar.

Bem, whatever. Já vi que não se chega lado nenhum. Entende o esquema como tu quiseres.
Citação de: Android1974 em 12 de Junho de 2013, 01:07
Claro que não estão pregados, mas movimentam-se mais em determinadas zonas que noutras. Por exemplo, Witsel à frente de J.García, quase alinhado pelos alas, é um 4-1-3-2; já E.Pérez sobretudo à direita, ainda que um pouco mais adiantado do que o Matić, é um 4-2-3-1, se o segundo-avançado/médio-criativo jogar recuado, ou um 4-4-2, se jogar mais avançado.
Para a próxima tens de ler com mais atenção, para isto ficar mais interessante. :bah2:

andre_04_SLB

Um esquema é sempre diferente de acordo com os sistemas de jogo, nos diversos momentos, com diferentes jogadores, com diferentes modelos, com diferentes estratégias. Não me vou alongar mais.

Em relação aos sectores.

https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/19/1/59%20-%20Futebol%20-%20refer%C3%AAncias%20sobre%20a%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20jogo.pdf

Tens aqui uma leitura, só teoria, como gostas. Sector defensivo, sector do meio campo, sector ofensivo.

Android1974

Citação de: andre_04_SLB em 12 de Junho de 2013, 02:19
Um esquema é sempre diferente de acordo com os sistemas de jogo, nos diversos momentos, com diferentes jogadores, com diferentes modelos, com diferentes estratégias. Não me vou alongar mais.

Em relação aos sectores.

https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/19/1/59%20-%20Futebol%20-%20refer%C3%AAncias%20sobre%20a%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20jogo.pdf

Tens aqui uma leitura, só teoria, como gostas. Sector defensivo, sector do meio campo, sector ofensivo.
Obrigado pela referência teórica, sinceramente. O0 Mas confesso que acredito mais, como disse, nos jornalistas e treinadores de topo do que neste tipo de manuais.
Não leves a mal, estamos só a discutir e eu estou a tentar perceber aquilo que me dizes. Mas não percebo, porque me parecem preconceitos que não se ajustam ao que se vê em campo.

andre_04_SLB

Como te hei-de explicar... As pessoas estão a dizer-te que o 4-2-3-1 é uma variante do 4-3-3, que é apenas e só a diferença entre um triângulo invertido, e um normal. Porque na teoria, e como o jogo só tem 3 sectores, o 4-2-3-1 não existe. Agora isto são apenas números e se houver um esquema táctico transversal a todas as equipas da liga portuguesa, será diferente em todas, pelo modelo, pelas exigências, pelas características dos jogadores, pela estratégia, etc. Percebeste?

Android1974

Citação de: andre_04_SLB em 12 de Junho de 2013, 02:25
Como te hei-de explicar... As pessoas estão a dizer-te que o 4-2-3-1 é uma variante do 4-3-3, que é apenas e só a diferença entre um triângulo invertido, e um normal. Porque na teoria, e como o jogo só tem 3 sectores, o 4-2-3-1 não existe. Agora isto são apenas números e se houver um esquema táctico transversal a todas as equipas da liga portuguesa, será diferente em todas, pelo modelo, pelas exigências, pelas características dos jogadores, pela estratégia, etc. Percebeste?
Mas não percebes que isso é um raciocínio completamente circular? Primeiro, dizes que só há três sectores (mas porque raio?); depois, dizes que, como só há três, logicamente não pode haver 4-2-3-1, já que seriam quatro sectores. Que este seja uma variante do 4-3-3, admito que sim, que possa ter acontecido em termos históricos. Mas a diferença entre um triângulo invertido e um normal é absolutamente brutal para descrever as dinâmicas em jogo. Poderia o tiki-taka do Barcelona funcionar de igual modo com dois médios mais recuados, com Busquets à esquerda e Xavi à direita, por exemplo? São diferenças suficientemente importantes para deverem aparecer numa descrição numérica do que se passa em campo.

Que o modelo, as exigências, as características dos jogadores, a estratégia, etc., alteram tudo, percebo bem. Mas que a essa complicação toda ainda se tenha de acrescentar previamente uma representação numérica que é errada, tendo em conta o que se passa em campo, ultrapassa-me.

J Pinto

Para mim, o Benfica deveria jogar como fazem a maioria das grandes equipas europeias: 4x3x3 (4x2x3x1). E não me venham falar que é defensivo. O Bayer é defensivo???

EM 2009/2010, o Benfica jogava numa espécie de 4x4x2:

Quim
           Maxi  Luisão  David Luiz Fábio Coentrão

Ramires  Javi  Aimar  Di Maria

Saviola

Cardozo

Em ataque, Maxi era quase extremo, Fábio também

Ficava mais ou menos isto:

Luisão  Javi David Luiz

Ramires

Maxi  Aimar  Fábio

Saviola Cardozo

Uma equipa ofensiva e equilibrada a defender.

Nos últimos anos, jogamos mais um 4x4x2 puro (com dois alas e Matic um pouco mais recuado que Enzo) e demo-nos mal.

Para mim deveríamos jogar em 4x2x3x1:
A defender

Almeida (Cancelo) Luisão Garay (Lisandro/S. Vitória)  Coentrão (Carole/ Byran)

Enzo Pérez (Manuel Fernandes)   Matic (André Gomes)

Sujemani (John)  Djuricic (Gaitán)  Markovic (John/Gaitán)

Cardozo (Lima, Bony ou Zapata)

A atacar:

Luisão Garay

Almeida  Matic   Enzo Coentrão

Sujemani  Djuricic   Markovic

Cardozo

Claro que, nalguns jogos, poderíamos jogar em 4x4x2 puro e, neste caso, eu jogaria com Enzo à direita (a fazer de Ramires) e Djuricic ou Lima a fazer de Saviola, com Gomes ou Djuricic ao lado de Matic ou outro

andre_04_SLB

Android, sinceramente, e não leves a mal, eu nem leio para não me baralhar. É facto, e toda a gente aprende o mesmo: o futebol tem 3 sectores. Se quiseres assimilar isto para ti, óptimo, já aprendes algo hoje. Se quiseres continuar a achar que não, é contigo.

André Sousa

3 sectores e 3 corredores.

É dividir o campo em três, vertical e horizontalmente.

Isto aprende-se antes de chegar aos iniciados.

Marco Morais

Essa evolução de que falas, é o que te dão a entender os interpretes. Mas, no fundo, e tirando o Benfica de 2009/10, tem vindo a ser, basicamente, o mesmo.

Consideras o Benfica do ano passado em 4x1x3x2? Normal. E o deste ano é 4x4x2? Normal. Sabes porquê? Porque vai dar tudo ao mesmo.

Já dei a minha versão da coisa. Nem uma nem outra leitura estão mal. São apenas modos de ver diferentes. Mau era se visses num 4x1x3x2, um 4x3x3.

J Pinto

Citação de: André Sousa em 12 de Junho de 2013, 02:34

É assim mesmo. O 4x2x3x1 é, de facto, uma variante do 4x3x3 porque, na prática, é um 4x3x3.

andre_04_SLB

É por coisas como a que estou a dizer que gosto do Jesus. Quando foi à FMH e lhe perguntaram como planeava os mesociclos da equipa e ele disse: "Mesociclos? Não utilizo disso". Ficou tudo parvo a olhar.  :rir:

Android1974

E se os não-iniciados jogarem entre sectores e entre corredores e vos ganharem, eles é que estão errados. Percebi. O0

André Sousa

Citação de: Android1974 em 12 de Junho de 2013, 02:36
E se os não-iniciados jogarem entre sectores e entre corredores e vos ganharem, eles é que estão errados. Percebi. O0

Exacto.