Fernando Martins (Presidente)

Presidente, (1917-05-25 - 2013-07-28),
Portugal

Dudek

Bonitas homenagens da Abola e do Record.

cipri_slb

A este senhor só faltava um bocado de João Santos no que toca a fazer frente aos corruptos, de resto sempre fez tudo pelo Benfica e ajudou o nosso clube a crescer com a construção do 3º anel mas aquela amizade com o corrupto lá de cima,, foi muito ingénuo...
Que descanse em paz  :slb2:

Kunstler

Blitzer

Blitzer

Trezeguet

como é que o Damásio é tão aldrabão? que nojo desse homem

pcssousa

Citação de: luis.live em 28 de Julho de 2013, 23:12
mais uma vez não concordo contigo, é verdade que o fc porko venceu a taça dos campeões europeus em 87 porque no ano anterior perdemos o campeonato nacional , a duas jornadas do fim tínhamos 2 pontos de vantagem sobre eles, e nessa jornada perdemos 1-2 na luz com o sportém com golos de Manuel fernandes e morato e golo do SL BENFICA maniche na 2 parte, e só nos podemos queixar de nós próprios. Alias nessa altura não me venhas com histórias que eramos prejudicados, porque é mentira. o fc porko só começa a dominar a arbitragem portuguesa quando o antonio garrido vai trabalhar para eles, e os roubos á séria até acontecem mais nos anos 90 do que no final dos anos 80. Sim porque o clube que era mais beneficiado com erros de arbitragem no inicio e meados dos anos 80 não era certamente o fc porko, e não me faças escrever quem era, porque conheço bem o sr julio Borges e o sr gaspar ramos. óbvio que nem de perto  nem de longe se compara ao fc porko de garrido, Lourenço pinto, adriano pinto, calheiros e outros que tais, mas também agora não vamos entrar no choradinho e enterrar a cabeça na areia a fingir que inacio de almeida nunca existiu e que o SL BENFICA -sportém da época 81/82 não aconteceu...

tu podes saber muito de SL BENFICA que sabes e em termos de pormenores até sabes mais do que eu, porque nunca liguei a relatórios e contas e também nunca li livro algum sobre o SL BENFICA o que sei é do que os mais antigos me contavam em frente ao ponto vermelho por baixo do acesso ao antigo terceiro anel, e dos jogos que vi ao vivo, desde finais dos anos 70 que frequento a luz são mais de 30 anos a ver jogos com muita regularidade na luz e não me venhas falar que os outros é que eram beneficiados (anos 80- principio e meados) , e nós não porque me lembro de "muita coisa" tipo estar a perder 0-1 a 5 min do fim e no final do jogo estar lá 2-1 falo do jogo contra o leixoes e do penalty fantasma sobre o pacheco, e tb sou do tempo em que se gritava penalty no antigo terceiro anel, ao mesmo tempo que batiamos com os pés na pedra nos jogos mais complicados, enfim...   óbvio que o que falo nada tem a ver com os roubos que houve para o fc porko bem ilustrativo no golo anulado ao amaral nas antas, mas tb não eramos santinhos nenhuns...  e o sportém a mesma coisa ainda me lembro do 1-0 da final da taça de Portugal em que venceram o fc porko no jamor e no dia seguinte estava na comitiva leonina o arbitro mario lino, lagarto assumido que foi de visita á china, e do golo do manaca em guimaraes tb me lembro, que foi um verdadeiro escândalo, marcou um golo na própria baliza para o sportem vencer o campeonato de 79/80...

o fernando martins não era anjinho nenhum.  Anjinhos são estes que falam falam mas o beneficiado é sempre o mesmo.
É de facto mentira que seja mentira que o Benfica tenha sido prejudicado pelo simples facto de que o porto foi beneficiado e sem esses beneficios jamais teria ganho o campeonato de 1985/86 mesmo sabendo que perdemos os dois últimos jogos, em casa ante sporting e no Bessa.
A mim, que assisti ao vivo ao mais escandaloso penalty da história do futebol português, num Académica 0 - Porto 1, teria eu na altura uns 8 anos, só me desmentem acerca disso mostrando provas do contrário.
Mas até posso mostrar que há Benfiqusitas que sabem bem que o porto já há muito era beneficiado, veremos o que diz Alberto Miguéns acerca de um empate caseiro do Benfica ante o porto em 78/79, que permitiria ao porto ser campeão:

Citação
Esse dia de invernia em 21 de Janeiro de 1979 tem muito que se lhe diga. Que não cabe nesta evocação. No entanto quatro notas:
(...)
3.  Nas bancadas confirmei aquilo que se dizia de Pinto da Costa e Pedroto, desde a época anterior. Gente sem qualidades;
4. Depois de presenciar o golo do empate (1-1) do FCP, aos 77 minutos, por Duda com um "fora-de-jogo escandaloso de dois metros encostado ao guarda-redes Bento" deixado passar pelo árbitro de Leiria, Porém Luís (golo decisivo para o FCP conquistar o bicampeonato...  40 anos depois do "outro": 38/39-39/40!) disse "cá para os meus botões molhados": «É mesmo verdade aquilo que se diz do FC Porto ganhar sempre, nem que seja a roubar!»

Penso que isto é... sintomático.

Mais umas notas:

- Esse tal Benfica - Sporting de 80/81, foi disputado no consuladfo de Ferreira Queimado (grande Presidente com P grande), nada tendo a ver com Fernando Martins ou com 85/86, sendo que de facto, muitos Benfiquistas se queixavam que os roubos portistas já vinham de longe.
- De facto, a minha estreia na Luz só ocorreu a 20 de abril de 1988 (tinha eu 10 anos), pelo que não tenho, infelizmente, a tua experiência em jogos nossos. Mas, assim como referes as tuas conversas com outros associados mais antigos, muito do que sei acerca do Benfica (e de outros clubes também) foi por conversas com protagonistas que suaram as camisolas em campo e outros simples adeptos. Por exemplo, com o meu avô João, que em 1962 largou tudo para ir a Amesterdão assistir à nossa final da TCCE, ou com Pinto Machado, nosso guarda-redes no final dos anos 40, ou com Manuel Maria, nosso antigo defesa-central, ou com Álvaro (Magalhães) nosso antigo defesa-esquerdo, ou com António Oliveira, mais conhecido por Toni, ou até com quem defrontou o nosso clube, o meu avô Carlos, que até foi campeão nacional pelo Sporting, ou os ex-portistas Manuel António Silva e Jacques, ambos ex-bolas de prata e sendo que o último já me transmitiu bastante bem o que se passava no porto daqueles tempos... É que conversar com quem observou atentamente o que se foi passando dá-nos uma tarimba que nenhum livro pode dar, mas em relação a isso, até posso aconselhar uns quantos à malta, pese embora a minha maior referência até seja a imprensa da época, que teimo em consultar.

PS: que fique claro a todos que lá por divergir nestes pontos da opinião do luis isso signifique que tenho algo contra ele, bem pelo contrário. Nutro estima e admiração em relação ao luis.live

Denim

Citação de: Elvis the Pelvis em 29 de Julho de 2013, 13:27
Também tenho a opinião do Trezeguet e do Valebem. É politicamente correcto falar bem das pessoas quando estas nos deixam, mas a verdade é que o Fernando Martins fez muita coisa bastante discutível nos seus anos como Presidente do Benfica. A amizade com Pinto da Costa foi apenas a cereja no topo do bolo.
Sinceramente, prefiro focar-me nos títulos! Este senhor contribuíu para enriquecer o nosso museu como o Bieira, Vilarinho, Damásio, por ex. não contribuíram!
A verdade é que hoje em dia o ódio, o sentimento anti-porco, está cada vez mais enraizado nos benfiquistas e por isso o presidente Fernando Martins para alguns será sempre recordado como o amigo do PdC e não pelo que conquistou à frente do clube. Não é que ache normal essa amizade, mas de facto a questão do fócul naqueles anos ser bem menos incómodo que o suporte ajuda a explicar a aproximação do FM a PdC.

Trezeguet

Citação de: Denim em 29 de Julho de 2013, 20:20
Citação de: Elvis the Pelvis em 29 de Julho de 2013, 13:27
Também tenho a opinião do Trezeguet e do Valebem. É politicamente correcto falar bem das pessoas quando estas nos deixam, mas a verdade é que o Fernando Martins fez muita coisa bastante discutível nos seus anos como Presidente do Benfica. A amizade com Pinto da Costa foi apenas a cereja no topo do bolo.
Sinceramente, prefiro focar-me nos títulos! Este senhor contribuíu para enriquecer o nosso museu como o Bieira, Vilarinho, Damásio, por ex. não contribuíram!
A verdade é que hoje em dia o ódio, o sentimento anti-porco, está cada vez mais enraizado nos benfiquistas e por isso o presidente Fernando Martins para alguns será sempre recordado como o amigo do PdC e não pelo que conquistou à frente do clube. Não é que ache normal essa amizade, mas de facto a questão do fócul naqueles anos ser bem menos incómodo que o suporte ajuda a explicar a aproximação do FM a PdC.
a verdade é que essa relação com o FCP foi prejudicial para o futebol temos e anos 90 etc. mas o pior dele fosse só esse foi mesmo como financeiramente deixou o clube

Mortimore

Foi um erro colossal a construção do Terceiro Anel. Levou a um desinvestimento na equipa principal, a que levou, em última consequência, à vitória na Taça dos Campões Europeus do FC Porto em 87. Foi por esse desinvestimento que perdeu as eleições. Depois, João Santos teve de gastar muito dinheiro para voltar a ter uma equipa forte e começaram os problemas de tesouraria.

Shoky

A santificação que está a ser feita após a sua morte mete-me impressão.
Fernando Martins foi provavelmente o maior banana da história do Benfica.
Se o Porto é o Monstro que é hoje...muito o deve a Fernando Martins e Manuel Damásio.

Para mim é obsceno sequer ele estar nos Imortais.

Trezeguet

Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:49
Se o Porto é o Monstro que é hoje...muito o deve a Fernando Martins e Manuel Damásio.

e vai continuar assim. quem manda diz estes disparates

josantiago

Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:49

Normalmente, depois de morto, a pessoa se torna um santo.

Trezeguet

no dia que o Soares e Cavaco morrerem vai ser tudo chorar

brankinho_gaspar

Citação de: Trezeguet em 29 de Julho de 2013, 21:53
no dia que o Soares e Cavaco morrerem vai ser tudo chorar
Ainda vamos ter minuto de silencio na Luz quando o Porco da Costa morrer.