Fernando Martins (Presidente)

Presidente, (1917-05-25 - 2013-07-28),
Portugal

JJ SLB

Citação de: Strata em 29 de Julho de 2013, 22:38
...
O que vejo aqui é muita malta sem saber do que fala. (...) Cada vez estamos mais parecidos aos andrades. Só menos nas vitórias.
Desculpa eu repetir mas não é de mais: mais uma vez escreveste uma grande verdade.

Ontem e hoje, ao ver, ouvir e ler o que muitas personalidades e pessoas comuns de diversas cores clubistas disseram sobre Fernando Martins e o Benfica daqueles tempos, tive mais uma vez orgulho no nosso SL Benfica.
Infelizmente, este tópico está cheio de poluição mas Fernando Martins foi, é e será muito superior a esterilidade que por aqui escrevem.

luis.live

Citação de: Elvis the Pelvis em 30 de Julho de 2013, 00:31
No meu post está lá bem explícito o que disse. "... começou a entrar em colapso financeiro, algo que atingiria o seu auge, no célebre verão quente de 1993." Isto é um facto histórico.

O verão quente aconteceria sempre, com ou sem contratação do Paulo Futre. O Benfica já estava muito mal financeiramente, essa contratação foi apenas a machadada final. E esse foi o grande erro do Jorge de Brito. Mas que o clube já estava na corda bamba em termos financeiros, isso toda a gente sabe.

peço desculpa mas isso não é verdade, Jorge de brito nunca deixou o SL BENFICA entrar em colapso financeiro. o Jorge de brito financiou o SL BENFICA durante anos e anos, só na presidência de fernando martins ele se afastou porque os dois não se davam com as divergências (listas) a virem desde a altura de ferreira queimado, sim quem estava por detrás de ferreira queimado era Jorge de brito, assim, como nós estamos aqui a falar de joao santos, e tal, mas quem mandava e quem dispunha se me faço entender era o Jorge de brito , continuando, acho que depois mais tarde fizeram as pazes...
tu podes pensar que o que aconteceu em 1993 teve a ver, ou começou em 1985 com o fecho do 3 anel, mas eu , pronto é a minha opinião , cada um tem a sua , posso dizer-te que uma coisa nada tem a ver com a outra... entre 85 e 93 , muita coisa se passou, e digo-te mais se calhar as contas do SL BENFICA estavam equilibradas nessa altura muito por "culpa" do fecho do 3 anel que proporcionava enormes receitas...

o verão quente teve de facto a ver com os 800 000 mil contos do futre e com a retirada do dinheiro exigida pela família do Jorge de brito, tb aqui para os mais curiosos é só ir pesquisar na imprensa da época...

p.s. não pretendo mudar a tua opinião, isto que escrevi foi de facto o que vivi nessa altura e do que os sócios falavam..

Cyb3rNeo

Descanse em Paz Presidente e obrigado por tudo o que fez no Benfica.

Strata

Citação de: Shoky em 30 de Julho de 2013, 00:04
Citação de: Strata em 29 de Julho de 2013, 22:38
Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:59
Ver Fernando Martins nos Imortais é como daqui a 30 anos ver o Vieira nos Imortais...impensável.

A profunda amizade com o Porco Mor pura e simplesmente lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos.
Damásio deu o remate final.

Essa está boa. Gostava de saber no que te baseias para dizer isso. É o diz que disse, é o quê? Eu também acho infeliz essa amizade com Pinto da Costa, mas daí a misturar isso com a corrupção, como que quase se dando a entender que Fernando Martins engendrou o "sistema" com o Padrinho, é no mínimo caricato, para não dizer outra coisa. E colocar Fernando Martins no mesmo patamar que Vieira....epá....nem no plano pessoal, nem no plano desportivo. Neste aspecto, em 6 anos, Fernando Martins conquistou aquilo que Vieira nem em 20 anos de Presidência conquistará.

O que vejo aqui é muita malta sem saber do que fala. Tenho ouvido com agrado algumas pessoas por quem tenho estima a pronunciarem-se sobre Fernando Martins de ontem para hoje, algumas delas que não dizem o que dizem só para agradar e ficar bem, e depois chego aqui e só se fala na amizade com Pinto da Costa quase que fazendo de Fernando Martins um Pedroto, um dos arquitectos do sistema. Que complexo do crl que anda para aqui. Cada vez estamos mais parecidos aos andrades. Só menos nas vitórias.

Extrapolaste imenso do que eu disse...e tiraste conclusões extremamente erradas e que eu não penso de todo.
Não sei porque o fizeste.

Fernando Martins foi banana. Foi enganado por Pinto da Costa até ao dia da sua morte.
Tinha bom coração e carácter mas por ter sido banana...lançou as bases para a desgraça do Benfica e o crescimento imundo do Porto...nomeadamente ao apoiar todas as decisões que o Pinto da Costa tomava para os cargos da FPF, disciplina, arbitragem...tudo...

Não queria cá vir outra vez mas é mais forte que eu, e é também por seres tu, Shoky, que aqui vim para não te deixar a falar sozinho, pois mereces-me consideração.

Se achas que extrapolei, peço-te desculpa, pois não foi com essa intenção ou qualquer maldade, foi a minha interpretação. Mas quando dizes que a amizade que tinha com o Padrinho é que lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos, a mim custa-me imenso ler isso, por muito que reprovasse essa amizade, porque todos sabemos que quem lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos foi o Pinto da Costa mais os seus capangas, e por muito banana que aches que era o Fernando Martins, nunca lhe pode ser imputada a responsabilidade dessa gente ser como é.

Por outro lado, compreendo perfeitamente e até sou da mesma opinião que essa amizade não caísse bem a nós, benfiquistas, mas daí a dizer-se o que se diz vai uma grande distância. E muito menos colocá-lo no mesmo patamar que Vieira, ainda que ambos tenham tido uma relação de amizade com o Padrinho, mas em circunstâncias totalmente diferentes. O Fernando Martins começou essa amizade enquanto Presidente do Benfica em que éramos nós que ganhávamos mais títulos; já o Vieira andou lá uns anos a fazer escola ao lado do Padrinho enquanto o Benfica enfardava forte e feio, e a cheirar para ver o que lhe podia calhar. Fez-se sócio dos 3 e calhou-nos a nós a fava.

Só para acabar, Fernando Martins era uma boa pessoa. Não é por pessoas como ele que o mundo está como está. As más é que se aproveitam da bondade ou ingenuidade de pessoas assim. Mas Fernando Martins não era assim tão banana quanto se quer fazer crer. Como Presidente, foi com ele que começou a querer fazer-se obra e que nos saiu bem caro. Mas conseguiu conciliar a obra com títulos em 6 anos que nunca o Vieira conseguirá em 20 anos. A obra deu-nos muito prejuízo, que outros mais tarde tiveram que arcar, mas ao mesmo tempo também nos deu imenso prestígio e orgulho. Foi um pau de dois bicos mal gerido.

Elvis the Pelvis

Lamento, mas não entendeste o que disse. Eu repito. O Benfica já estava em grave crise financeira, mesmo antes da contratação do Paulo Futre. Essa contratação foi apenas a passo final rumo ao abismo. E é aqui que entra a questão do fecho do 3º anel. Foi também em consequência disso, que o Benfica começou a ter dificuldades financeiras, dificuldades que foram aumentando nos anos seguintes, e que resultaram no verão de 93. Isto não significa que tenha sido a única razão, mas foi de facto uma das principais.

E um pequeno aparte. Já chega de dizerem que só quem fala bem do Sr. Fernando Martins é que percebe do assunto, ou viveu o Benfica na altura. Fica mal. Aliás, devem ser muito poucos os que aqui escrevem que devem ter vivido aqueles anos, a não ser que tenham actualmente 40/50 anos.

Eu acho que o Sr. Fernando Martins fez coisas boas, mas também menos boas. É assim com toda a gente. E tendo sido um Presidente marcante, considero outros mais marcantes, entre eles Borges Coutinho e Ferreira Queimado.

luis.live

#350
 edit...

Mercurio_10

Citação de: brankinho_gaspar em 29 de Julho de 2013, 21:54
Citação de: Trezeguet em 29 de Julho de 2013, 21:53
no dia que o Soares e Cavaco morrerem vai ser tudo chorar
Ainda vamos ter minuto de silencio na Luz quando o Porco da Costa morrer.

Como é óbvio não vai haver, mas se houvesse adoraria lá estar. Até garrafas de champanhe se iam abrir no Estádio...

Huntelaar


Sequel

Citação de: Mercurio_10 em 30 de Julho de 2013, 01:52
Citação de: brankinho_gaspar em 29 de Julho de 2013, 21:54
Citação de: Trezeguet em 29 de Julho de 2013, 21:53
no dia que o Soares e Cavaco morrerem vai ser tudo chorar
Ainda vamos ter minuto de silencio na Luz quando o Porco da Costa morrer.

Como é óbvio não vai haver, mas se houvesse adoraria lá estar. Até garrafas de champanhe se iam abrir no Estádio...

Eu não tinha tanta certeza disso do "não vai haver".

Shoky

Citação de: Strata em 30 de Julho de 2013, 00:55
Citação de: Shoky em 30 de Julho de 2013, 00:04
Citação de: Strata em 29 de Julho de 2013, 22:38
Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:59
Ver Fernando Martins nos Imortais é como daqui a 30 anos ver o Vieira nos Imortais...impensável.

A profunda amizade com o Porco Mor pura e simplesmente lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos.
Damásio deu o remate final.

Essa está boa. Gostava de saber no que te baseias para dizer isso. É o diz que disse, é o quê? Eu também acho infeliz essa amizade com Pinto da Costa, mas daí a misturar isso com a corrupção, como que quase se dando a entender que Fernando Martins engendrou o "sistema" com o Padrinho, é no mínimo caricato, para não dizer outra coisa. E colocar Fernando Martins no mesmo patamar que Vieira....epá....nem no plano pessoal, nem no plano desportivo. Neste aspecto, em 6 anos, Fernando Martins conquistou aquilo que Vieira nem em 20 anos de Presidência conquistará.

O que vejo aqui é muita malta sem saber do que fala. Tenho ouvido com agrado algumas pessoas por quem tenho estima a pronunciarem-se sobre Fernando Martins de ontem para hoje, algumas delas que não dizem o que dizem só para agradar e ficar bem, e depois chego aqui e só se fala na amizade com Pinto da Costa quase que fazendo de Fernando Martins um Pedroto, um dos arquitectos do sistema. Que complexo do crl que anda para aqui. Cada vez estamos mais parecidos aos andrades. Só menos nas vitórias.

Extrapolaste imenso do que eu disse...e tiraste conclusões extremamente erradas e que eu não penso de todo.
Não sei porque o fizeste.

Fernando Martins foi banana. Foi enganado por Pinto da Costa até ao dia da sua morte.
Tinha bom coração e carácter mas por ter sido banana...lançou as bases para a desgraça do Benfica e o crescimento imundo do Porto...nomeadamente ao apoiar todas as decisões que o Pinto da Costa tomava para os cargos da FPF, disciplina, arbitragem...tudo...

Não queria cá vir outra vez mas é mais forte que eu, e é também por seres tu, Shoky, que aqui vim para não te deixar a falar sozinho, pois mereces-me consideração.

Se achas que extrapolei, peço-te desculpa, pois não foi com essa intenção ou qualquer maldade, foi a minha interpretação. Mas quando dizes que a amizade que tinha com o Padrinho é que lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos, a mim custa-me imenso ler isso, por muito que reprovasse essa amizade, porque todos sabemos que quem lançou as bases para o tugão que hoje conhecemos foi o Pinto da Costa mais os seus capangas, e por muito banana que aches que era o Fernando Martins, nunca lhe pode ser imputada a responsabilidade dessa gente ser como é.

Por outro lado, compreendo perfeitamente e até sou da mesma opinião que essa amizade não caísse bem a nós, benfiquistas, mas daí a dizer-se o que se diz vai uma grande distância. E muito menos colocá-lo no mesmo patamar que Vieira, ainda que ambos tenham tido uma relação de amizade com o Padrinho, mas em circunstâncias totalmente diferentes. O Fernando Martins começou essa amizade enquanto Presidente do Benfica em que éramos nós que ganhávamos mais títulos; já o Vieira andou lá uns anos a fazer escola ao lado do Padrinho enquanto o Benfica enfardava forte e feio, e a cheirar para ver o que lhe podia calhar. Fez-se sócio dos 3 e calhou-nos a nós a fava.

Só para acabar, Fernando Martins era uma boa pessoa. Não é por pessoas como ele que o mundo está como está. As más é que se aproveitam da bondade ou ingenuidade de pessoas assim. Mas Fernando Martins não era assim tão banana quanto se quer fazer crer. Como Presidente, foi com ele que começou a querer fazer-se obra e que nos saiu bem caro. Mas conseguiu conciliar a obra com títulos em 6 anos que nunca o Vieira conseguirá em 20 anos. A obra deu-nos muito prejuízo, que outros mais tarde tiveram que arcar, mas ao mesmo tempo também nos deu imenso prestígio e orgulho. Foi um pau de dois bicos mal gerido.

Obrigado pela resposta.
Respeito naturalmente o teu ponto de vista.
Em relação aos titulos conquistados...pudera, Fernando Martins apanhou um Ferrari pelas mãos e Vieira apanhou um Renault Clio.
Não consigo valorizar em demasia os titulos de Fernando Martins porque o Benfica era um clube ganhador nessa altura...e com ele apenas conseguiu dividi-los com o recém aparecido Porto.

Tem muitos méritos o Fernando Martins, mas infelizmente a sua ingenuidade e bom carácter ajudaram a comprometer o futebol português e por isso por mim estaria em Saudade.

Vieira é um Ex-Funcionário claro e evidente. Mas não faltará gente a defender a Imortalidade do tipo daqui a uns anos. É a obra feita. Estamos condenados a levar com ele ad eternum.

Virus

Que descanse em paz, o Benfica precisa de mais homens assim, com a sua integridade.

hugo1904

#356
Até sempre. Obrigado por tudo Presidente!

Para que não restem dúvidas:
Fernando Martins foi o 27º Presidente do Sport Lisboa e Benfica. Eleito em 29/5/1981, saiu em 3/4/1987.
Durante os 3 mandatos, o Sport Lisboa e Benfica conquistou 2 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 1 Supertaça e foi finalista da Taça UEFA 1982/83.

"Sobre o "currículo" de Fernando Martins no futebol benfiquista, o site do SLB informa erradamente e a malta, desconhecedora, repete alegremente...
Em 80/81, fomos campeões após uma vitória ante o Setúbal, a da invasão de campo e carga policial disparatada que se lhe seguiu. O presidente era o Ferreira Queimado.O Fernando Martins foi eleito antes da última jornada, em que já éramos campeões.
Em 86/87, o João Santos foi eleito no início de Março. Tínhamos levado 7-1 do sporting, empatámos em casa com o Chaves na jornada anterior às eleições, o campeonato parecia que estava a ser perdido. O entusiasmo gerado com a eleição de um novo presidente, pareceu ter sido transportado para dentro do campo, catapultando-nos para aquela que foi a última dobradinha conquistada.
Ou seja, com Fernando Martins na presidência, conquistámos dois campeonatos nacionais e quatro taças de Portugal e fomos à final da taça UEFA. Foi bom, no contexto actual, mas não tanto assim na altura.
Nada disto põe em causa que o Fernando Martins tenha sido um grande benfiquista ou sequer um bom presidente... O que me chateia verdadeiramente é a falta de rigor na informação prestada pelo site oficial do nosso clube."

fudim flan

Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:49
A santificação que está a ser feita após a sua morte mete-me impressão.
Fernando Martins foi provavelmente o maior banana da história do Benfica.
Se o Porto é o Monstro que é hoje...muito o deve a Fernando Martins e Manuel Damásio.

Para mim é obsceno sequer ele estar nos Imortais.
devias ter vergonha de estar a chamar banana a uma pessoa que acabou de falecer,e ainda por cima ex presidente do benfica.
estás sempre a apregoar a moral,e foste do mais baixo que se pode ser.
como benfiquista exijo respeito por este homem,gostem dele ou nao.

Zlatan

#358
Como já foi dito, é um presidente que deixa sentimentos mistos. Teve coisas boas, mas muitas más.

Para finalizar, foi interessante ver tantos "adversários" no funeral. Interessante em vários aspectos. Mas não vale a pena desenvolver.

Mas enfim, obrigado por tudo e que descanse em paz.

Shoky

Citação de: fudim flan em 30 de Julho de 2013, 14:51
Citação de: Shoky em 29 de Julho de 2013, 21:49
A santificação que está a ser feita após a sua morte mete-me impressão.
Fernando Martins foi provavelmente o maior banana da história do Benfica.
Se o Porto é o Monstro que é hoje...muito o deve a Fernando Martins e Manuel Damásio.

Para mim é obsceno sequer ele estar nos Imortais.
devias ter vergonha de estar a chamar banana a uma pessoa que acabou de falecer,e ainda por cima ex presidente do benfica.
estás sempre a apregoar a moral,e foste do mais baixo que se pode ser.
como benfiquista exijo respeito por este homem,gostem dele ou nao.

Por acabar de morrer não posso dar a minha opinião sobre o homem?
Só se pode glorificar? Que mania tão tuga.

Não insultei o homem. Na minha terra dizer-se "és um banana" quer dizer que deixas que te passem por cima sem reagir, como o F.Martins fez com o peidoso...
Se isto é motivo para ficares indignado, indignas-te com pouco.