Gaspar Ramos (Dirigente)

83 anos,
Portugal

Toque de calcanhar

 Ainda dá para Presidente? Que idade tem? Grande Gaspar...que saudades!


A conversa com a Pinhão a semana passada...   :smitten: :slb2:

Anti-Anti

Citação de: pcssousa em 20 de Outubro de 2013, 21:02
É que sabem lá as pessoas que o Benfica fez cair um Conselho de arbitragem (imaginem quem ultrapassou quem nesse campeonato), sabem lá as pessoas que mesmo com roubos de igreja (muito mais escandalosos que os de hoje) o Benfica conseguia equilibrar as contas dos títulos, sabem lá as pessoas que uma direcção do Benfica votou não entrar na corrupção...
Não sabem mas julgam que sabem.

E repito, a história traz-nos muitos ensinamentos, ou acham que é por acaso que somos muito mais bem sucedidos com treinadores estrangeiros que portugueses...

Quanto ao sr. que dá nome ao tópico, só o seu passado como atleta chega e sobra para imortal, enquanto dirigente, se tivessemos actualmente um como ele não tinhamos perdido 3 campeonatos seguidos. Cometeu erros? Sim, como cometeram os imortais Simões ou Borges Coutinho, Eusébio ou Ricardinho. Gaspar Ramos é imortalissimo do Benfica, isso é que conta para mim.


Abraço a todos.

Não me leves a mal, até porque costumo ler o que escreves por aqui e já percebi que dominas, e muito, a história deste clube.
Eu comecei a ver futebol com "olhos de ver" a partir dos anos 90, não tenho ninguém na família ou circulo de amigos ligado ao clube, sei portanto pouco ou nada sobre os bastidores do clube.
Mas a  imagem que guardo deste senhor é a sua presença no inicio de um dos momentos mais negros de que me recordo neste clube, corrige-me se estiver enganado, mas ele chegou ao clube como vice-presidente em 94, certo? Esteve por lá durante 3 anos com o Damásio, certo?...
Antes disso, pelo que vi na net, sujeito a fontes falsas obviamente, em 8 épocas no futebol do Benfica durante a década de 80 e inicio da década de 90, conquista 3 campeonatos, 1 taça e 2 supertaças, permite-me concluir que isto é um currículo fraco para a altura... Mérito para as 2 finais da Taça dos Campeões Europeias, ainda que perdendo as duas, foram momentos importantes para o clube.

Essa história que aqui transcreveram mostra também a forma como foi comido pelo... Sousa Cintra! Lembro-me vagamente do que acontecia na altura, e muito sinceramente não me parece que a sua luta contra a corrupção tenha obtido algum sucesso, tu próprio dizes que nessa altura os roubos eram muito maiores, portanto se agora são menores, não vejo onde está o mérito dele nesta luta contra a corrupção.

Mas lá está, conheço 0 do homem, acredito que possa ser um grande Benfiquista, mas concordas que a nível de resultados não foi propriamente um dirigente de sucesso?
Ou então ajuda-me por favor a tentar perceber melhor a história deste homem no Sport Lisboa e Benfica, o que me está a escapar?

Abraço e obrigado

SLB É O REI DO MUNDO

Não pode ter sido só 3 campeonatos e uma taça.

NunoDuarte

Citação de: Anti-Anti em 24 de Outubro de 2013, 12:00
Esteve por lá durante 3 anos com o Damásio, certo?...
Antes disso, pelo que vi na net, sujeito a fontes falsas obviamente, em 8 épocas no futebol do Benfica durante a década de 80 e inicio da década de 90, conquista 3 campeonatos, 1 taça e 2 supertaças, permite-me concluir que isto é um currículo fraco para a altura... Mérito para as 2 finais da Taça dos Campeões Europeias, ainda que perdendo as duas, foram momentos importantes para o clube.

Essa história que aqui transcreveram mostra também a forma como foi comido pelo... Sousa Cintra! Lembro-me vagamente do que acontecia na altura, e muito sinceramente não me parece que a sua luta contra a corrupção tenha obtido algum sucesso, tu próprio dizes que nessa altura os roubos eram muito maiores, portanto se agora são menores, não vejo onde está o mérito dele nesta luta contra a corrupção.

Mas lá está, conheço 0 do homem, acredito que possa ser um grande Benfiquista, mas concordas que a nível de resultados não foi propriamente um dirigente de sucesso?
Ou então ajuda-me por favor a tentar perceber melhor a história deste homem no Sport Lisboa e Benfica, o que me está a escapar?

Abraço e obrigado
Ora boa noite. A pergunta não foi feita a mim mas como fui eu que transcrevi a história sinto-me na obrigação de dizer uma coisinha ou outra.
Antes de mais, eu sou um puto charila. Eu não sou do tempo do Gaspar Ramos, portanto tudo aquilo que eu disser foi por li/ouvi.

Primeiro que tudo, Gaspar Ramos entra no futebol em 79/80.
Vamos a contas:
CN
1980/81 | 1982/83 | 1983/84 | 1986/87 | 1988/89 | 1990/91 | 1993/94
TP
1979/80 | 1980/81 | 1982/83 | 1984/85 | 1985/86 | 1986/87 | 1992/93 | 1995/96
SP
1979/80 | 1984/85 | 1988/89
Outros
Taça Ibérica 1983/84
Taça de Honra 1979/80 | 1981/82 | 1983/84 | 1985/86 | 1987/88 |
Mais as finais como referiste. (Se ele teve um periodo sem exercer funções não sei, dps confirmo)
Segundo: O episódio do Sousa Cintra foi 10 anos após Gaspar Ramos iniciar funções. Há mais trabalho para trás.
Terceiro: Não me parece que tenha sido comido pelo Sousa Cintra. A conversa ficou no ar, mas o Sousa Cintra nunca teve interesse.
Quarto: Isto foi apenas um episódio. Ele falou de mais, eu é que ainda não tive tempo para rever a gravação e fazer uma transcrição minimamente cuidada. Posso adiantar por exemplo que logo nesse ano em que ele chega ao futebol é avisado que na final da Taça vai ser nomeado um árbitro para prejudicar o Benfica. Depois conto a história de como é que alguém vindo do râguebi ganha contactos no futebol.

E é isto que para já tenho para dizer.
Até Domingo espero colocar aqui material. Um abraço.

pcssousa

78/79 - nada
79/80 - taça
80/81 - campeonato, taça e supertaça. Quando saiu tinha ganho já o campeonato, a supertaça e estava na final da taça.
86/87 entrou com campeonato e taça por decidir. Vencemos campeonato e taça
87/88 Final da Taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
88/89 - Campeão nacional
89/90 - supertaça, final da taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
90/91 - campeão nacional.
91/92 - mudamos de direcção a meio da epoca


Isto nas duas primeiras passagens, em que foi o grande responsável pela conquista do nacional de 91, fazendo cair um Conselho de arbitragem corrupto e, com isto, acabamos por ultrapassar o porto na tabela

A 3a passagem ficou marcada por um erro crasso presidencial, tendo ele estado contra. Ganhou ainda um campeonato (a meias) e uma taça.

AG

#80
Se me permitem a «colherada».
Por acaso eu tenho um colecionável das finais da Taça de Portugal feita pelo Diário de Notícias e lá é referido - a propósito da final da Taça de 80/81 - se não estou equivocado, que Gaspar Ramos esteve no Benfica entre 79 (ou 77?) e 1981. E que só regressou em 1987. Terei que confirmar. Depois saiu em 1992, ou seja, fez os dois mandatos do João Santos, e não permaneceu com a ascensão de Jorge de Brito.
Regressou em Janeiro de 1994, pela mão de Damásio. Depois não sei se saiu com o final do mandato de Damásio no final de 95/96 ou final de 96/97.
Resumindo, Gaspar Ramos foi Dirigente do Benfica em 3 períodos:
1977/79 - 1981 -> 1 CN, 2 TP, 1 ST
1987 - 1992 -> 3 CN, 1 TP, 1 ST
1994 - 1996/7 -> 1 CN, 1 TP

Por acaso, até gostava de ver a entrevista, se alguma alma caridosa pudesse colocar no Youtube ou para download ficava muito agrecido.

SLB É O REI DO MUNDO

Como se pode ver, é um dos responsáveis pela hegemonia do SLB nos anos 80. E por lutar contra o porto nos anos 90 quando começaram eles a dominar.

Meio_metro

O Sousa bem que pode ir pensando um dia dedicar algum tempo ao Benfica... uma coisa mesmo séria... espero que uma dia a vida profissional o permita.

Çula

Citação de: pcssousa em 24 de Outubro de 2013, 19:56
78/79 - nada
79/80 - taça
80/81 - campeonato, taça e supertaça. Quando saiu tinha ganho já o campeonato, a supertaça e estava na final da taça.
86/87 entrou com campeonato e taça por decidir. Vencemos campeonato e taça
87/88 Final da Taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
88/89 - Campeão nacional
89/90 - supertaça, final da taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
90/91 - campeão nacional.
91/92 - mudamos de direcção a meio da epoca


Isto nas duas primeiras passagens, em que foi o grande responsável pela conquista do nacional de 91, fazendo cair um Conselho de arbitragem corrupto e, com isto, acabamos por ultrapassar o porto na tabela

A 3a passagem ficou marcada por um erro crasso presidencial, tendo ele estado contra. Ganhou ainda um campeonato (a meias) e uma taça.

Ó Sousa os responsáveis pelo título de 91 foram o Ricardo e o Veloso, que "obrigaram" o Eriksson a meter o César Brito no jogo das Antas.  ;D

AG

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Outubro de 2013, 20:22
Como se pode ver, é um dos responsáveis pela hegemonia do SLB nos anos 80. E por lutar contra o porto nos anos 90 quando começaram eles a dominar.
Não concordo muito com hegemonia do SLB nos anos 80. Na realidade foi uma década de equilibrio entre Benfica e FC Porto (5 campeonatos com 4). Muito menos com Gaspar Ramos, que não esteve nas dobradinhas de 82-84, em que aí sim, sem margens para dúvidas, o Benfica dominou. Mesmo quando entrou no clube em 1978, o FCP estava a caminho do bis e o SCP foi campeão em 1980. O Benfica entre 1978 e 1981 - quando Gaspar Ramos lá esteve - só ganhou um campeonato...

NunoDuarte

José GASPAR RAMOS
Data de Nascimento: 18 de Outubro de 1940
Cargos: Vogal para as Actividades Desportivas (1975/1978);
Vice-presidente para o Futebol (1979/1981), (1987/1992), (1994/1996)

Modalidade praticada como atleta: Râguebi
Épocas: 1961 a 1974

pcssousa

#86
Citação de: Çula em 24 de Outubro de 2013, 22:11
Citação de: pcssousa em 24 de Outubro de 2013, 19:56
78/79 - nada
79/80 - taça
80/81 - campeonato, taça e supertaça. Quando saiu tinha ganho já o campeonato, a supertaça e estava na final da taça.
86/87 entrou com campeonato e taça por decidir. Vencemos campeonato e taça
87/88 Final da Taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
88/89 - Campeão nacional
89/90 - supertaça, final da taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
90/91 - campeão nacional.
91/92 - mudamos de direcção a meio da epoca


Isto nas duas primeiras passagens, em que foi o grande responsável pela conquista do nacional de 91, fazendo cair um Conselho de arbitragem corrupto e, com isto, acabamos por ultrapassar o porto na tabela

A 3a passagem ficou marcada por um erro crasso presidencial, tendo ele estado contra. Ganhou ainda um campeonato (a meias) e uma taça.

Ó Sousa os responsáveis pelo título de 91 foram o Ricardo e o Veloso, que "obrigaram" o Eriksson a meter o César Brito no jogo das Antas.  ;D
Lembras-te do roubo de igreja que foi o jogo para a taça lá contra eles, disputado uns dias antes?

Não fosse uma célebre conversa com um célebre fiscal de linha e logo queria ver se ganhávamos...

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Slb-Ag em 24 de Outubro de 2013, 22:23
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Outubro de 2013, 20:22
Como se pode ver, é um dos responsáveis pela hegemonia do SLB nos anos 80. E por lutar contra o porto nos anos 90 quando começaram eles a dominar.
Não concordo muito com hegemonia do SLB nos anos 80. Na realidade foi uma década de equilibrio entre Benfica e FC Porto (5 campeonatos com 4). Muito menos com Gaspar Ramos, que não esteve nas dobradinhas de 82-84, em que aí sim, sem margens para dúvidas, o Benfica dominou. Mesmo quando entrou no clube em 1978, o FCP estava a caminho do bis e o SCP foi campeão em 1980. O Benfica entre 1978 e 1981 - quando Gaspar Ramos lá esteve - só ganhou um campeonato...

Foi uma década de crescimento do porto, sem dúvida. Conseguiram equilibrar as coisas. Mas na altura quem ainda tinha a hegemonia era o BENFICA. Na minha opinião foi uma década que pendeu para nós.


E tenho ideia que o porto só ganhou 3 campeonatos nos anos 80  :confused:

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: NunoDuarte em 24 de Outubro de 2013, 19:43
Citação de: Anti-Anti em 24 de Outubro de 2013, 12:00
Esteve por lá durante 3 anos com o Damásio, certo?...
Antes disso, pelo que vi na net, sujeito a fontes falsas obviamente, em 8 épocas no futebol do Benfica durante a década de 80 e inicio da década de 90, conquista 3 campeonatos, 1 taça e 2 supertaças, permite-me concluir que isto é um currículo fraco para a altura... Mérito para as 2 finais da Taça dos Campeões Europeias, ainda que perdendo as duas, foram momentos importantes para o clube.

Essa história que aqui transcreveram mostra também a forma como foi comido pelo... Sousa Cintra! Lembro-me vagamente do que acontecia na altura, e muito sinceramente não me parece que a sua luta contra a corrupção tenha obtido algum sucesso, tu próprio dizes que nessa altura os roubos eram muito maiores, portanto se agora são menores, não vejo onde está o mérito dele nesta luta contra a corrupção.

Mas lá está, conheço 0 do homem, acredito que possa ser um grande Benfiquista, mas concordas que a nível de resultados não foi propriamente um dirigente de sucesso?
Ou então ajuda-me por favor a tentar perceber melhor a história deste homem no Sport Lisboa e Benfica, o que me está a escapar?

Abraço e obrigado
Ora boa noite. A pergunta não foi feita a mim mas como fui eu que transcrevi a história sinto-me na obrigação de dizer uma coisinha ou outra.
Antes de mais, eu sou um puto charila. Eu não sou do tempo do Gaspar Ramos, portanto tudo aquilo que eu disser foi por li/ouvi.

Primeiro que tudo, Gaspar Ramos entra no futebol em 79/80.
Vamos a contas:
CN
1980/81 | 1982/83 | 1983/84 | 1986/87 | 1988/89 | 1990/91 | 1993/94
TP
1979/80 | 1980/81 | 1982/83 | 1984/85 | 1985/86 | 1986/87 | 1992/93 | 1995/96
SP
1979/80 | 1984/85 | 1988/89
Outros
Taça Ibérica 1983/84
Taça de Honra 1979/80 | 1981/82 | 1983/84 | 1985/86 | 1987/88 |
Mais as finais como referiste. (Se ele teve um periodo sem exercer funções não sei, dps confirmo)
Segundo: O episódio do Sousa Cintra foi 10 anos após Gaspar Ramos iniciar funções. Há mais trabalho para trás.
Terceiro: Não me parece que tenha sido comido pelo Sousa Cintra. A conversa ficou no ar, mas o Sousa Cintra nunca teve interesse.
Quarto: Isto foi apenas um episódio. Ele falou de mais, eu é que ainda não tive tempo para rever a gravação e fazer uma transcrição minimamente cuidada. Posso adiantar por exemplo que logo nesse ano em que ele chega ao futebol é avisado que na final da Taça vai ser nomeado um árbitro para prejudicar o Benfica. Depois conto a história de como é que alguém vindo do râguebi ganha contactos no futebol.

E é isto que para já tenho para dizer.
Até Domingo espero colocar aqui material. Um abraço.




Citação de: pcssousa em 24 de Outubro de 2013, 22:54
Citação de: Çula em 24 de Outubro de 2013, 22:11
Citação de: pcssousa em 24 de Outubro de 2013, 19:56
78/79 - nada
79/80 - taça
80/81 - campeonato, taça e supertaça. Quando saiu tinha ganho já o campeonato, a supertaça e estava na final da taça.
86/87 entrou com campeonato e taça por decidir. Vencemos campeonato e taça
87/88 Final da Taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
88/89 - Campeão nacional
89/90 - supertaça, final da taça dos campeões europeus - vice campeão da europa
90/91 - campeão nacional.
91/92 - mudamos de direcção a meio da epoca


Isto nas duas primeiras passagens, em que foi o grande responsável pela conquista do nacional de 91, fazendo cair um Conselho de arbitragem corrupto e, com isto, acabamos por ultrapassar o porto na tabela

A 3a passagem ficou marcada por um erro crasso presidencial, tendo ele estado contra. Ganhou ainda um campeonato (a meias) e uma taça.

Ó Sousa os responsáveis pelo título de 91 foram o Ricardo e o Veloso, que "obrigaram" o Eriksson a meter o César Brito no jogo das Antas.  ;D
Lembras-te do roubo de igreja que foi o jogo para a taça lá contra eles, disputado uns dias antes?

Não fosse uma célebre conversa com um célebre fiscal de linha e logo queria ver se ganhávamos...





Não nos poupem. Contem tudo o que sabem  :drunk:  :)

pcssousa

O porto comprou um dos liners, que teve uma exibição vergonhosa. Gaspar Ramos ao saber disto descobriu onde o outro costumava treinar e fomos falar com o tipo, dizer-lhe para ter calma e que por ai... O homem garantiu que não se vendia e, quando vinham os gajos do porto falar com ele ainda viram os nossos sairem, ficaram fulos. Esse segundo liner foi o que acompanhou o ataque deles na 1a parte.
Logo a abrir, assinalou-lhes mal um fora de jogo. Pouco depois outro... Artur Jorge e PdC ficaram fulos da vida. A certa altura até maçãs lhe atiraram. O porto ficou nervoso, sentiram-se condicionados.
Ao verem que lhes perdoaram um penalty por falta sobre Pacheco, viram que não teriam mais abébias... Depois? Já sabemos o que se passou...
No final, ainda ameaçaram Carlos Valente, que nem sabia de nada. Disseram-lhe que não saia de lá com vida.
Nesse jogo, estrategicamente, fomos para o Porto de comboio e Valente foi no mesmo comboio.

Durante a época fizemos cair Lourenço Pinto e Fernando Marques foi para o seu lugar. No norte ganhámos todos os jogos, à excepção de Penafiel, em que Abel Silva, emprestado por nós, meteu o golo do empate.
Ao longo da época, estivemos atrás do porto, mas ultrapassa-mo-los, mas só depois de cair o Conselho de Arbitragem.


Muito mais ficou por contar, fica para outra altura.