As melhores fotografias da história do Benfica

pcssousa

Citação de: Ned Kelly em 19 de Setembro de 2014, 18:09
Citação de: pcssousa em 18 de Setembro de 2014, 22:44
Citação de: misteryeyes em 18 de Setembro de 2014, 22:37
Referem-se a este livro?



Exactamente.

O autor é o gajo do Topo Gigio, certo? Esse também não andou a escrever a história revisitada do fóculporco, com a fundação a recuar um ano por cada 10 páginas do livro?

Na parte final do livro há uma cronologia histórica do Benfica, onde estão também algumas datas históricas referentes aos primórdios do futebol português e mundial. Está lá a data de fundação do porto como sendo 1893.

Estou em crer que tudo partiu daí...


Theroux


pcssousa

Citação de: RedVC em 18 de Setembro de 2014, 22:20
Citação de: pablito77 em 18 de Setembro de 2014, 15:21
Terrenos do Desembargador 1904 - 1905


Atenção que muito provavelmente esta fotografia tem um valor simbólico tremendo.
Talvez esteja enganado mas é a primeira que ilustra um jogo - eventualmente treino - do Sport Lisboa. É a mais antiga de todas da nossa história.

As terras do Desembargador foram um terreno de fulcral importância para a popularização do jogo de "futebol association" no nosso país. De "futebol association" para futebol. Aparentemente foi em terrenos do Campo Pequeno, perto da praça de touros, que elementos de estratos mais "superiores" da juventude Portuguesa começaram a encontrar-se para praticar o futebol.




No entanto deixaram de estar disponíveis e assim essa juventude, esses grupos tiveram de encontar alternativas. E Belém tinha esses terrenos. As terras do Desembargador e o Campo das Salésias passaram assim a ser um ponto de confluência de jogadores.
Ora, ao se deslocarem para Belém terá acontecido que muito mais jovens, moradores em Belém começaram a entusiasmar-se e a organizar-se para praticarem o futebol. Essa juventude, fosse ela mais abonada (por exemplo o grupo dos Catataus) fossem os alunos da Casa Pia, cedo se tornaram o factor multiplicativo e entusiasta dessa modalidade desportiva. Tudo era precário e difícil mas também entusiasta e voluntarioso. Foi por isso um lugar em que de democratizou e por isso se expandiu o jogo de futebol. Foi por isso um local seminal. É pena que hoje nada exista que lembre e celebre essa importância. E mesmo que não seja exactamente no mesmo lugar, por exemplo o Campo das Salésias (onde o Belenenses jogou muitos anos até sair para o Restelo), hoje em completo abandono, seria esse local de homenagem e celebração desses tempos. É bem um indicador da nossa ocasional mediocridade e da nossa recorrente tendência para desprezar o nosso passado. 

Mas voltando à fotografia que me levou a fazer estes comentários. Presumo que fará parte do acervo fotográfico da Casa Pia. Presumo que se reporta a um treino entre elementos da Casa Pia e do Sport Lisboa. Desconheço - e é muito difícil identificar - quem aparece na fotografia. Mas... se repararem bem está lá um jogador negro. Um jogador negro com a gloriosa camisola vermelha do Sport Lisboa? Bem, com essa camisola e de raça negra só conheço uma pessoa: Marcolino de Bragança. Um figura breve mas decisiva da nossa história.

É claro que haveriam outros jogadores negros (por exemplo o CIF e o SCP tiveram) mas nesse período e jogando pelo Sport Lisboa... Estou convencido que seria:


Por falar em jogadores negros, o primeiro negro a representar a selecção nacional foi um Benfiquista, Espírito Santo. E o primeiro negro a capitanear uma selecção europeia foi igualmente um Benfiquista, Mário Coluna.

Fake Blood



Theroux

#1521
Citação de: Fake Blood em 20 de Setembro de 2014, 09:12
Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2014, 00:18
O que aconteceu a essa estátua?
Está dentro do estádio. Na porta 1 acho eu.



É pena não ter lá a placa.
_______________________

E qual é a história por trás da águia que está no exterior? Foi paga pelo clube? Em ano foi lá parar? É feita de que material? Alguém sabe?

Fake Blood

Penso que o Rodolfo postou algo do Diário de Lisboa sobre isso no tópico dos recortes.

pcssousa

Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2014, 17:22
Citação de: Fake Blood em 20 de Setembro de 2014, 09:12
Citação de: Theroux em 20 de Setembro de 2014, 00:18
O que aconteceu a essa estátua?
Está dentro do estádio. Na porta 1 acho eu.



É pena não ter lá a placa.
_______________________

E qual é a história por trás da águia que está no exterior? Foi paga pelo clube? Em ano foi lá parar? É feita de que material? Alguém sabe?

A da bronze? Sim. É dos anos 80.


RedVC

Estas são especialmente para o LOW.

Lisboa, Estádio do Lumiar, 1 de Junho de 1930.
Final IX Campeonato de Portugal. Sport Lisboa e Benfica 3 - Futebol Clube Barreirense 1.
Muito melhor resolução do que anteriormente coloquei aqui:




E um zoom de Aníbal José, avô do LOW.



Fonte: livro 100 anos de lenda de Carlos Perdigão.

L0W

Muito obrigado Red, nem sei como agradecer! :bow2:
Estas têm uma qualidade excelente!  O0

RedVC

Ainda bem que vão aparecendo essas fotografias.
Ficam os créditos para o excelente livro de Carlos Perdigão.
Seria um grande orgulho se um dos meus avós tivesse feito parte de equipas desse tempo.
Não devia ser fácil atendendo às condições.

Bem, está na hora de ir para o Estádio.  :slb2:

Ned Kelly


L0W

Acredita que tenho muito orgulho. Tenho pena é de ser de um período tão longínquo e que hajam poucos registos da equipa dessa altura. Aposto que teria grandes histórias para contar. O pouco que sei dele é o que me conta a minha mãe que o conheceu nova ainda. Era de Setúbal, tinha aquele sotaque acentuado, enquanto era jogador era estivador (naquela altura os jogadores tinham, para lá do Benfica ,emprego próprio), daí aquele cabedal como disse o Ned. Era muito respeitado em Alfama onde residia e quando a coisa dava para o torto era danado para a porrada e aviava uma data deles (especialmente naquelas rixas em tabernas) ;D um exemplo disso é a história que contei mais atrás.
Jogou no Setúbal, Benfica, Belenenses e na Selecção nacional.