Filip Djuricić

Médio, 32 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 2 épocas (2013-2014, 2015-2016), 24 jogos (1157 minutos), 2 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (2)

marcomacedo

Ele na sua entrevista disse que costumava jogar muitas vezes a segundo avançado na selecção e no heerenveen, mas que a sua posição preferida era médio ofensivo.

Posições que ele pode desempenhar segundo o transfermarket:

Main position:   Attacking Midfield
Secondary positions: Left Wing; Centre Forward

http://www.transfermarkt.co.uk/en/filip-djuricic/profil/spieler_94307.html

BrunoP

Acho que o Markovic consegue ser mais segundo avançado que o Djuricic.

JG10

Citação de: BrunoP em 05 de Julho de 2013, 14:22
Acho que o Markovic consegue ser mais segundo avançado que o Djuricic.
e o Suljmani tambem!

JotaL

Citação de: Redskin em 05 de Julho de 2013, 13:58
Citação de: JotaL em 05 de Julho de 2013, 12:58
O jogador que mais me faz lembrar o Djuricic, e creio que à maioria dos que o analisaram, é claramente o Káká.

E o Káká também não é um número 10, e creio que a análise do JJ está bem feita. Um número 10 clássico é um jogador que mais que definir jogadas, define o jogo. O Káká é um jogador que define jogadas, tanto com passe ou remate, daí ser um jogador que marca(va) bastantes golos, mas mais que um organizador é um transportador. Mais que os passes uma pessoa associa ao Kaká os arranques com a bola controlada, que são a sua principal arma para desequilibrar. Um número 10 também define jogadas, mas para além disso ainda dita o ritmo de jogo duma equipa, como faziam Rui Costa, Riquelme, Deco, Aimar, D'Alessandro, Valdo, etc. Daí que se diz que é uma espécie em extinção, pois os jogadores que fazem isso são cada vez mais jogadores mais recuados, como Xavi, Pirlo, Moutinho,...

Aliás, o mal do Quique com o Aimar foi sempre uma percepção errada desta diferença, pois sempre o considerou um jogador para definir jogadas, para jogar no último terço e receber as bolas sobretudo nessa zona, daí ter tido as piores épocas no Valência com o Quique e uma primeira época em Portugal igualmente difícil.

Pelo que eu vejo do Djuricic, ele joga de uma forma muito similar ao Káká, embora entenda a comparação feita por Jesus, face à forma como Saviola jogou no primeiro ano cá. Contudo, Saviola preferia jogar como avançado, como fez por exemplo no Mundial de Juniores que arrasou, ou como fez no último ano em Barcelona, em que foi titular.
Mas isto que tu dizes, costuma fazer partindo de posições mais recuadas no terreno. Nos últimos 25/30 metros é difícil fazer o tipo de jogada que mencionas.

Concordo em parte, até porque são arrancadas em passada larga e não arrancadas à Messi.

Mas se nos lembrarmos, o maior momento do Saviola no Benfica, foi o golo contra o Belenenses. Uma arrancada desde o Meio Campo, em velocidade, que eu revejo no Djuricic.
O Benfica joga sobretudo em transição rápida, e estou certo que o Djuricic será um dos beneficiados com isso.
O facto dele jogar como "9,5" não impede que ele venha buscar jogo atrás como o Saviola fazia tantas vezes.

Se o Benfica jogasse como o Barcelona (ou o Porto), em posse de bola, creio que teria menos hipóteses para brilhar.



|OnE|

O Aimar também marcou um golo ao Paços de uma arrancada do meio campo.
O Aimar é um Saviola?

Apollo_22

Citação de: JG10 em 05 de Julho de 2013, 14:33
Citação de: BrunoP em 05 de Julho de 2013, 14:22
Acho que o Markovic consegue ser mais segundo avançado que o Djuricic.
e o Suljmani tambem!

Claramente... mas na táctica actual... q ele diz querer manter (estúpido!) não há 10... há 8... que ele não é, pq n defende como Enzo... e há Lima e Rodrigo que vão jogar mais na frente... este e o Sulejmani e o Markovic podem jogar nas costas assim como nas alas

JotaL

O maior exemplo actual do "9,5" chama-se Messi. E jogar assim não o impede de aparecer atrás tantas vezes, a organizar jogo, e a fazer arrancadas como ninguém até hoje fez, mesmo sem ter um 9 típico à sua frente.

Mas pelo que vi do Djuricic, não o vejo a marcar ritmos, mas a acelera-lo.

MiguelPalma92

Oh agora e que vi que me esqueci do Salvio..  :disgust:

Era mais assim

09/10 mas invertido

-----------------Matic---------
-------------------------Enzo
---Salvio------Gaitan----------
----------------------Djuricic----
--------------Lima/Rodrigo


Redskin

Citação de: JotaL em 05 de Julho de 2013, 14:37
Citação de: Redskin em 05 de Julho de 2013, 13:58
Citação de: JotaL em 05 de Julho de 2013, 12:58
O jogador que mais me faz lembrar o Djuricic, e creio que à maioria dos que o analisaram, é claramente o Káká.

E o Káká também não é um número 10, e creio que a análise do JJ está bem feita. Um número 10 clássico é um jogador que mais que definir jogadas, define o jogo. O Káká é um jogador que define jogadas, tanto com passe ou remate, daí ser um jogador que marca(va) bastantes golos, mas mais que um organizador é um transportador. Mais que os passes uma pessoa associa ao Kaká os arranques com a bola controlada, que são a sua principal arma para desequilibrar. Um número 10 também define jogadas, mas para além disso ainda dita o ritmo de jogo duma equipa, como faziam Rui Costa, Riquelme, Deco, Aimar, D'Alessandro, Valdo, etc. Daí que se diz que é uma espécie em extinção, pois os jogadores que fazem isso são cada vez mais jogadores mais recuados, como Xavi, Pirlo, Moutinho,...

Aliás, o mal do Quique com o Aimar foi sempre uma percepção errada desta diferença, pois sempre o considerou um jogador para definir jogadas, para jogar no último terço e receber as bolas sobretudo nessa zona, daí ter tido as piores épocas no Valência com o Quique e uma primeira época em Portugal igualmente difícil.

Pelo que eu vejo do Djuricic, ele joga de uma forma muito similar ao Káká, embora entenda a comparação feita por Jesus, face à forma como Saviola jogou no primeiro ano cá. Contudo, Saviola preferia jogar como avançado, como fez por exemplo no Mundial de Juniores que arrasou, ou como fez no último ano em Barcelona, em que foi titular.
Mas isto que tu dizes, costuma fazer partindo de posições mais recuadas no terreno. Nos últimos 25/30 metros é difícil fazer o tipo de jogada que mencionas.

Concordo em parte, até porque são arrancadas em passada larga e não arrancadas à Messi.

Mas se nos lembrarmos, o maior momento do Saviola no Benfica, foi o golo contra o Belenenses. Uma arrancada desde o Meio Campo, em velocidade, que eu revejo no Djuricic.
O Benfica joga sobretudo em transição rápida, e estou certo que o Djuricic será um dos beneficiados com isso.
O facto dele jogar como "9,5" não impede que ele venha buscar jogo atrás como o Saviola fazia tantas vezes.

Se o Benfica jogasse como o Barcelona (ou o Porto), em posse de bola, creio que teria menos hipóteses para brilhar.
Talvez tenhas razão na questão que se pode dar bem por jogarmos em transição rápida, só que o Saviola não vinha assim tantas vezes buscar o jogo, para essa tarefa tínhamos o Pablito que na época do título era um 10 puro. Não acredito que se jogar como 9,5 venha pegar no jogo atrás, a construção ficará a cargo dos extremos ou do Enzo caso consiga espaço para progredir com bola, espero estar enganado e que o Djuricic possa vir pegar no jogo ao meio campo e a partir daí defina o jogo da equipa, quer com arrancadas, quer com passes em desmarcação ou em tabelas com o avançado e com os extremos.

Red skin

O Mestre vai adaptá-lo a 2º avançado... já que temos poucos!

VascoPaneira

Fdx. 9,5 arredondada para dez e está feito

MiguelPalma92

Seja ele 10, 9 ou ou o que for eu quero e ser campeao

sazuke

who cares?

tudo lá pra dentro e chutem

johncleese

Um 10 é um jogador que vem buscar a bola ao meio campo defensivo, que marca o ritmo de jogo, que distribui e dá linhas de passe. Quem conhece o Djuricic sabe que ele não faz isso. É um jogador de último terço do campo, que acelera o jogo, que gosta de jogar na zona de decisão, de romper e aparecer em zonas de finalização...

maninga

Citação de: Red skin em 05 de Julho de 2013, 14:52
O Mestre vai adaptá-lo a 2º avançado... já que temos poucos!
Ainda não se lembrou de o adaptar a defesa-esquerdo...