Bernardo Silva

Médio, 30 anos,
Portugal
Equipa Principal: 1 época (2013-2014), 3 jogos (31 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 38 jogos, 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (1)

SuperBalo

Citação de: André Sousa em 27 de Novembro de 2014, 23:55
O caso do Cancelo não é devido ao mérito. É devido ao potencial e à ausência de laterais direitos na equipa A para além do Maxi.
Potencial? Se o não demonstrou na equipa B porque deve ter oportunidade na A onde a exigência é muito superior? Sim, eu lembro-me relativamente bem desse início de época 12/13, mas tendo em conta o tempo passado desde aí, diria que foi a exceção.

Se o Maxi estiver indisponível, o André Almeida dá muito mais garantias.

J_PN

Que palhaço do caralho esse judas desse Montinho

Cloughie

Citação de: X-Blazer em 28 de Novembro de 2014, 00:09
O Cancelo de 2012/2013 prometia muito. Devia ter dado o salto na época seguinte (equipa A ou empréstimo adequado). Desde então não tem evoluido nada. Antes pelo contrário, anda sem a confiança daquele ano...

E ainda desceu aos juniores só para dar o campeonato, num ano que lhe foi muito penoso, pelos motivos que todos sabemos.

Só por isso merecia ter levado um "mimo" e ter subido ao plantel principal. Mas gestão de recursos humanos é algo que não existe no Benfica.

MTrigueiros

O Moutinho só diz "tudo a saltar" certo? Se ouvi bem, não me parece nada de mais. Aliás, acredito que todos os portugueses do grupo (quer do Mónaco, quer do Zenit) gostavam que o Benfica passasse com eles.

André Sousa

Citação de: SuperBalo em 28 de Novembro de 2014, 00:17
Potencial? Se o não demonstrou na equipa B porque deve ter oportunidade na A onde a exigência é muito superior? Sim, eu lembro-me relativamente bem desse início de época 12/13, mas tendo em conta o tempo passado desde aí, diria que foi a exceção.

Se o Maxi estiver indisponível, o André Almeida dá muito mais garantias.

Não mostrou?

Memória curta.

https://www.youtube.com/watch?v=OVUojs4Hmdg

Já para não falar na evolução notória que apresentou na pré-época. Via-se à distância que estava a tentar fazer as coisas como deve ser. Muito mais concentrado. Foi-se abaixo, como aconteceu em alguns lances, mas apareceu muito mais comprometido com o colectivo.

Mas isso é um reflexo daquilo que é a mentalidade em Portugal. Esperam que apareçam jogadores feitos e depois despreza-se um miúdo com um potencial absurdo como o Cancelo.

takeshiSLB


SuperBalo

#23061
Citação de: André Sousa em 28 de Novembro de 2014, 00:28
Citação de: SuperBalo em 28 de Novembro de 2014, 00:17
Potencial? Se o não demonstrou na equipa B porque deve ter oportunidade na A onde a exigência é muito superior? Sim, eu lembro-me relativamente bem desse início de época 12/13, mas tendo em conta o tempo passado desde aí, diria que foi a exceção.

Se o Maxi estiver indisponível, o André Almeida dá muito mais garantias.

Não mostrou?

Memória curta.

Já para não falar na evolução notória que apresentou na pré-época. Via-se à distância que estava a tentar fazer as coisas como deve ser. Muito mais concentrado. Foi-se abaixo, como aconteceu em alguns lances, mas apareceu muito mais comprometido com o colectivo.

Mas isso é um reflexo daquilo que é a mentalidade em Portugal. Esperam que apareçam jogadores feitos e depois despreza-se um miúdo com um potencial absurdo como o Cancelo.
Não mostrou o ano passado, era esse o seguimento. E nessa época, após o trágico acidente, nunca mais se viram essas arrancadas.

Mas diz-me, estavas descansado se esta época o Cancelo fosse o 2º lateral direito? Eu pessoalmente prefiro o André.

André Sousa

Não vou, sequer, considerar a última frase do primeiro parágrafo, porque só pode ser uma piada de mau gosto. Faleceu-lhe a mãe. Momento esse onde ele esteve presente.

Contra os Aroucas, em casa? Estava. Estavas descansado quando o André Almeida apareceu no Benfica? Eu não. E recordo que nem contra o Santa Clara estava a dar certo. Evoluiu. Teve tempo, paciência e minutos de jogo.

SuperBalo

#23063
Citação de: André Sousa em 28 de Novembro de 2014, 00:41
Não vou, sequer, considerar a última frase do primeiro parágrafo, porque só pode ser uma piada de mau gosto. Faleceu-lhe a mãe. Momento esse onde ele esteve presente.

Contra os Aroucas, em casa? Estava. Estavas descansado quando o André Almeida apareceu no Benfica? Eu não. E recordo que nem contra o Santa Clara estava a dar certo. Evoluiu. Teve tempo, paciência e minutos de jogo.
O André Almeida apareceu como alternativa sólida após esse tal inicio de época na equipa B. Na altura, acho que sim, teria feito mais sentido apostar no Cancelo para lateral em vez do André que vinha jogando no meio-campo.

A aposta, no meu entender, tem de ser um seguimento do bom trabalho realizado antes. Claro que existem bons e maus momentos de forma, nem sequer discuto isso, mas a época passada foi um desastre tendo em conta o que se esperava dele. Já para não falar deste "empréstimo", mas aqui a culpa é da direção e de quem coordena esta área. 

X-Blazer

Citação de: André Sousa em 28 de Novembro de 2014, 00:28
Citação de: SuperBalo em 28 de Novembro de 2014, 00:17
Potencial? Se o não demonstrou na equipa B porque deve ter oportunidade na A onde a exigência é muito superior? Sim, eu lembro-me relativamente bem desse início de época 12/13, mas tendo em conta o tempo passado desde aí, diria que foi a exceção.

Se o Maxi estiver indisponível, o André Almeida dá muito mais garantias.

Não mostrou?

Memória curta.

https://www.youtube.com/watch?v=OVUojs4Hmdg

Já para não falar na evolução notória que apresentou na pré-época. Via-se à distância que estava a tentar fazer as coisas como deve ser. Muito mais concentrado. Foi-se abaixo, como aconteceu em alguns lances, mas apareceu muito mais comprometido com o colectivo.

Mas isso é um reflexo daquilo que é a mentalidade em Portugal. Esperam que apareçam jogadores feitos e depois despreza-se um miúdo com um potencial absurdo como o Cancelo.

Mais um fenómeno atrofiado pela Empresa de Exp. e Imp. Luis & Jorge & Cª, Lda.

Oxalá ainda vá a tempo de evoluir e chegar um nível relativamente próximo do seu potencial.

André Sousa

Pronto. Isto tudo para se mostrar que defender é uma coisa que se pode adquirir com o tempo. Mesmo precisando de características inatas, é muito diferente da capacidade ofensiva. Essa está muito mais dependente da capacidade individual do jogador do que a capacidade defensiva.

O Cancelo é muito mais que capacidade técnica e drible. O Cancelo oferecia coisas ao jogo do Benfica que mais nenhum lateral oferece. Jogo interior. O último que era capaz de o fazer saiu daqui por 30 milhões. Além disso, tinha uma capacidade de passe muito acima da média.





E tem passes onde parece um qualquer médio ofensivo, nesse vídeo que aí meti.

O talento era, e continua a ser, evidente. Onde partia atrás, era na capacidade mental. Era um jogador fraco. Mas isso faz-se com o tempo e, muitas vezes, é do dia para a noite. Basta imaginar o próprio Coentrão.

Hölderlin

Citação de: André Sousa em 28 de Novembro de 2014, 01:08
Pronto. Isto tudo para se mostrar que defender é uma coisa que se pode adquirir com o tempo. Mesmo precisando de características inatas, é muito diferente da capacidade ofensiva. Essa está muito mais dependente da capacidade individual do jogador do que a capacidade defensiva.

O Cancelo é muito mais que capacidade técnica e drible. O Cancelo oferecia coisas ao jogo do Benfica que mais nenhum lateral oferece. Jogo interior. O último que era capaz de o fazer saiu daqui por 30 milhões. Além disso, tinha uma capacidade de passe muito acima da média.





E tem passes onde parece um qualquer médio ofensivo, nesse vídeo que aí meti.

O talento era, e continua a ser, evidente. Onde partia atrás, era na capacidade mental. Era um jogador fraco. Mas isso faz-se com o tempo e, muitas vezes, é do dia para a noite. Basta imaginar o próprio Coentrão.

Que o Valência não o queira, e o mesmo para o Bernardo.

Cloughie

110% de acordo com a análise do André Sousa.
Aliás, acrescento que tenho o "sonho" de ver as duas alas ocupadas pelo Coentrão e pelo Cancelo. Depois defender é que era o caraças, mas "prontos". :D

SuperBalo

Aqui estamos de acordo, o Cancelo ofensivamente tem pormenores que o diferenciam do lateral normal, mas falta-lhe o tal estofo mental que falas.

Para mim a melhor solução teria sido um empréstimo a uma equipa onde jogasse com regularidade e onde fosse acompanhado devidamente. Até continuar na equipa B teria sido melhor do que o Valência.

Cloughie

Citação de: SuperBalo em 28 de Novembro de 2014, 01:20
Aqui estamos de acordo, o Cancelo ofensivamente tem pormenores que o diferenciam do lateral normal, mas falta-lhe o tal estofo mental que falas.

Para mim a melhor solução teria sido um empréstimo a uma equipa onde jogasse com regularidade e onde fosse acompanhado devidamente. Até continuar na equipa B teria sido melhor do que o Valência.

Um miúdo de 18 anos a quem lhe falece a mãe em Janeiro e que faz a 2ª volta excelente que fez na 2ª Liga com o bónus de "descer" aos juniores para lhes dar o campeonato, tem de ter capacidade mental.