Bruno Cortez

Defesa, 37 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (2013-2013), 7 jogos (586 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

Arbuckle

O Sílvio não deve ter ritmo nenhum. Nem no atlético deve ter jogado. Mas vai ficar com o lado esquerdo da defesa.

quinjeajero

Citação de: O-Rível em 16 de Julho de 2013, 22:54
Citação de: quinjeajero em 16 de Julho de 2013, 22:46
Citação de: O-Rível em 16 de Julho de 2013, 22:41
Citação de: quinjeajero em 16 de Julho de 2013, 22:37
Citação de: O-Rível em 16 de Julho de 2013, 22:32
Citação de: quinjeajero em 16 de Julho de 2013, 22:26
Citação de: Rigters em 16 de Julho de 2013, 22:19
Citação de: Far(away) em 16 de Julho de 2013, 22:16
Vejo um pouco de exagero nas avaliações feitas, mas é tal o recalcamento com os laterais anteriores que acaba por ser normal.

x2

Acho sinceramente e já o disse, que mais de 50% das críticas ao Bruno advém do facto de estarmos farto de não ter um jogador top nesta posição...

O meu nível de exigência já está bastante reduzido, eu só quero um lateral esquerdo sólido que não seja uma fonte constante de desequilíbrios defensivos. Já agora uma equipa que joga praticamente com 4 atacantes. Precisa de laterais muito ofensivos para quê? Só na cabeça demente do catedrático é que neste sistema de jogo faz sentido privilegiar a componente ofensiva dos laterais.

Só mesmo alguém que não tem a mínima noção do que é o jogo pode dizer uma coisa dessas e presumir que o Jesus é demente por, neste caso, estar certo. É óbvio que o Benfica, como qualquer grande clube , precisa de laterais que desequilibrem e que subam, porque a maioria dos jogos são realizados contra equipas que jogam fechadas, onde o espaço é reduzido, e onde é fundamental haver movimentos de ruptura por parte de um conjunto maior de jogadores. Isso não invalida que esses mesmos laterais ofensivos desconheçam o que é defender. Mas isso, como disse anteriormente, é um problema deste jogador e que poderá - ou não - ser corrigido a tempo de evitar grandes problemas.

Recomendo que leias o que escrevi outra vez. Podes perceber muito "do jogo" mas essa capacidade de interpretação de textos está fraca.

Não, nem por isso. Dei-me ao trabalho de reler, e acho que apenas foste infeliz na afirmação que fizeste. Quiseste criticar o JJ por uma coisa que é normal, apenas isso. É óbvio que a componente ofensiva é fundamental, mas também te digo, não acredites que o JJ não vê o buraco que ali está e que sabe que tem que corrigir. A questão de um lateral equilibrado, para mim, é um mito. Há quase sempre um processo do jogo em que um jogador se destaca, agora isso não significa que não seja pelo menos competente defensivamente.

E onde é que eu escrevi que a componente ofensiva não é fundamental? Mostra-me lá. Simplesmente disse que tendo em conta o modelo de jogo adoptado pelo Benfica e o principal problema deste Benfica ser de há anos para cá a debilidade defensiva. Que faria sentido apostar em laterais sólidos defensivamente que possam acrescentar algo ofensivamente do que em laterais muito ofensivos que são autênticos buracos a defender.

Até sublinhei e pus a negrito. O nosso problema não é com o perfil de jogador, é com a qualidade dos jogadores que temos. O Maxi é péssimo, burro como as casas. O Melga até não é muito incompetente defensivamente, mas perde demasiadas bolas. O André Almeida é um bom lateral. O Sílvio é um bom lateral. O Cortez é uma incógnita, que tanto se pode vir a tornar num Léo ou num Maxi.

O que sublinhaste a negrito... foi muito ofensivos, percebes a diferença? Quanto ao resto discordo, o perfil dos jogadores que temos é consequência das escolhas do catedrático e não acho o tipo de laterais mais ajustado para a nossas necessidades. Não são fortes defensivamente, nem dão um contributo significativo nas bolas paradas. Isto é devido ao tipo de lateral que o JJ aprecia. Juntas a isto a um meio campo pouco povoado e que joga quase sempre em inferioridade numérica e tens os ingredientes para o desastre que foram as 3 últimas temporadas.

paulomaia1972

Esperemos que JJ não seja asno.

Diavolo Rosso

Citação de: VALEBEM em 16 de Julho de 2013, 22:57
Claro que os 2 golos de hoje foram por culpa dele... nem estava em campo! Com o Bordéus também foram claramente dele, tanto que as jogadas foram do outro lado...
Há uma imensa má vontade, que eu já esperava, em cima dele.
x2

quinjeajero

Citação de: paulomaia1972 em 16 de Julho de 2013, 23:02
Esperemos que JJ não seja asno.

Espero na próxima sexta ganhar o euromilhões.

PAslb

#4850
Citação de: VALEBEM em 16 de Julho de 2013, 22:57
Claro que os 2 golos de hoje foram por culpa dele... nem estava em campo! Com o Bordéus também foram claramente dele, tanto que as jogadas foram do outro lado...
Há uma imensa má vontade, que eu já esperava, em cima dele.
Amigo, eu não tenho nada contra o jogador, mas é muito curto para aquilo que precisamos.
Ele comete erros inaceitáveis para um jogador de 26 anos. Vai ser muito difícil resolver esses erros. O Benfica não pode esperar que ele esteja preparado.

Vai ser um fiasco de todo o tamanho!

rocky

Citação de: PAslb em 16 de Julho de 2013, 23:00
Citação de: rocky em 16 de Julho de 2013, 22:58
Citação de: PAslb em 16 de Julho de 2013, 22:55
O Cortez engana um bocado, faz os passes curtos bem feitos, joga simples e joga muito à frente dando a entender que ataca bem! O problema dele é a defender, é um buraco autentico...
Mas o JJ vai insistir nele, só espero que continue a meter água como tem metido, que o Benfica continue a sobrer golos em todos os jogos na pré-época (média de 2 golos por jogo), para que abram os olhos e o encostem.
sim sim , quando o campeonato jà era talvez o encostem , està visto que é o novo fetiche do mestre
Vocês tanto procuraram, até que encontraram!  :2funny:

E foi rápido, nem precisaram de 3 jogos...
muitos anos a virar Jorjuadas  :smokin:

rocky


VALEBEM

O Silvio jogou toda a 2ª volta como titular no Depor, e é um jogador que me agrada, mas nestes 3 jogos a meu ver esteve num plano bem inferior ao Cortez.

rotepa

Citação de: PAslb em 16 de Julho de 2013, 23:04
Citação de: VALEBEM em 16 de Julho de 2013, 22:57
Claro que os 2 golos de hoje foram por culpa dele... nem estava em campo! Com o Bordéus também foram claramente dele, tanto que as jogadas foram do outro lado...
Há uma imensa má vontade, que eu já esperava, em cima dele.
Amigo, eu não tenho nada contra o jogador, mas é muito curto para aquilo que precisamos.
Ele comete erros inaceitáveis para um jogador de 26 anos. Vai sem muito difícil resolver esses erros. O Benfica não pode esperar que ele esteja preparado.

Vai ser um fiasco de todo o tamanho!
Acho que a ideia é que o Melga é dono do lugar, vai continuar a evoluir neste posto.
O Cortez como opção d erecurso, pelo que vi, oferece coisas intéressantes, e destaco a sua mobilidade. Defender melhor e com mais entrosamento com os seus colegas isso vai vir com treinos e jogos de preparação.

bootscity

vi pouco deste jogador, mas do que vi não gostei. Espero mesmo estar enganado. Pode ser que seja uma questão de adaptação, mas neste momento metia o melga neste lugar em vez deste.

Espero sinceramente, enganar-me, seria uma boa surpresa

redfox1904

Há malta que só vai perceber quando por causa destas experiências já tivermos arredados do título.

Não percebem que vai ser mais um ano de tentativas e ensinamentos do catedrático e no fim desiste. Foi assim com o Emerson e com o Melga.

rocky

é evidente que a culpa nao é do rapaz , a mulher mais bonita do mundo so te pode dar aquilo que ela tem


BernardoS10

Citação de: PAslb em 16 de Julho de 2013, 22:58
Citação de: BernardoS10 em 16 de Julho de 2013, 22:56
Estive a rever a 1ª parte, ele cometeu 1 erro grave durante a 1ª parte por volta dos 17 minutos, é verdade que podia ter custado caro (bola no poste), lance em que está mal posicionado e em que está a olhar para a bola, e a bola foi metida no jogador que já estava uns metros bem à frente dele, lance semelhante ao do 1º jogo que fez e deu golo. É um claro problema de posicionamento e de concentração no adversário que está a marcar e não na bola. Cometeu outro pequeno erro esse por demora na recuperação, mas tinha acabado de fazer um sprint até à linha de fundo. O problema não é ele ser ultrapassado, é não estar lá, ou partir sempre atrás do extremo que cai para o seu lado.
A atacar esteve regular, tirou 2 bons cruzamentos, e ataca claramente melhor que o Melgarejo, aliás atacar não é de certeza o seu problema.
Na minha opinião, é mais difícil ensinar movimentos ofensivos a um lateral que não sabe atacar, tem problemas no controlo de bola etc, do que ensinar movimentos defensivos a um lateral com as características físicas/técnicas que tem o Cortez,  que se aprender a abordar melhor os lances e melhorar posicionalmente, tem tudo para ser um lateral competente.
O problema é que quando tiver mais preocupações defensivas, irá perder fulgor no ataque!
É o tal problema de não ter pulmão, nem velocidade.
Não me parece nada que sejam problemas de velocidade ou pulmão, é uma questão de posicionamento.
Se apanha um extremo rápido e que parte sempre com uns bons metros à frente dele, dá a impressão que é lento, mas a questão é observar onde é que ele estava no inicio do lance, ele parte normalmente atrás do extremo. Claro que isto é um erro grave seu.
Obviamente que não deve estar com o ritmo de jogo ideal, teve bastante tempo parado nos últimos meses.

BlankFile

#4859
Deixa muito espaço no lado esquerdo para o adversário aproveitar. Defensivamente dá muitas casas. Tem muito que trabalhar nesse aspecto. Ofensivamente nota-se que tem qualidade e sabe aparecer bem a cruzar e tem boa técnica e toque de bola, mas a um defesa pede-se essencialmente que saiba defender. E isso não se viu.