Gonçalo Guedes

Avançado, 28 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (2014-2017, 2023-2024), 97 jogos (4482 minutos), 13 golos

Equipa B: 3 épocas, 38 jogos, 11 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (2)

pipi

Citação de: Jerominho em 24 de Abril de 2014, 18:41
Citação de: Velazquez em 24 de Abril de 2014, 18:07
Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 17:58
Citação de: Velazquez em 24 de Abril de 2014, 17:54
E dizer que não podemos ter mais que 4 ou 5 da formação para fazerem muitos jogos é outra.Porquê?Temos menos qualidade que os outros?Os portugueses não se equiparam aos melhores do Mundo?
Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 17:33
E volto a dizer, o Benfica tem 5 jogadores para entrarem na equipa A no futuro, Varela, Cancelo, João Nunes, Renato Sanches e Bernardo Silva, os restantes podem servir para compôr o plantel ou então o Benfica vai descer e bastante o nível da sua equipa A.
Nós não somos piores que ninguém, somos isso sim um pais pequeno e como tal com uma base de recrutamento curta.
Temos uma base de recrutamento curta o que não nos impede de produzir muitos mas mesmo muitos jogadores de qualidade que poucos Paises conseguem produzir
é como a Holanda, em 98 e 2000 tinham uma das melhores seleções do mundo e é um país quase tão pequeno como Portugal ou até mais. não impediu de dar baile ao Brasil em 98 na meia final e à outras equipas. Portugal tem qualidade para formar jogadores e o Benfica tem mostrado muita qualidade ultimamente, basta ver o resultado dos júniores na Youth league. Temos é fazer tudo para dar verdadeiras hipóteses aos nossos jovens portugueses. A equipa de júniores é 90% portugueses e conseguimos ir à final.Agora se formamos mas não damos hipóteses aos jovens mais vale fechar o CFC.

Nós não formamos porque a formação de um jogador não se encerra no ultimo ano de juniores.
O problema e que nós não finalizamos a formação ou seja após o ultimo ano de Juniores tem que haver uma seleção natural daqueles que realmente podem e devem transitar para a equipa senior , e finalizar então ai a formação deles.

Vamos ver nesta proxima epoca qual sera o destino de alguns deles.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Çula em 24 de Abril de 2014, 15:58
Citação de: Conception em 24 de Abril de 2014, 12:51
Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 12:42
Citação de: Conception em 24 de Abril de 2014, 12:38
Do ponto de vista meramente financeiro percebo, do ponto de vista de negócio no se sentido mais abrangente, não faz sentido e compensa o risco de recusar os 7 milhões.
Do ponto de vista mais abrangente tens de perceber que o Benfica não vai apostar em todos, tem de fazer uma seleção.

É utópico pensar que o Benfica vai ter no seu plantel mais do que 4/5 jogadores oriundos da formação.

E porque é que queres reduzir esse leque antes mesmo de chegarem e competirem no escalão senior? Quantas e quantas vezes não vês jogadores que pareciam estar mais atrás no processo de desenvolvimento e de repente começam a evoluir inesperadamente. Quantos miudos não vês que não sendo craques no escalão junior, conseguem estar mentalmente mais preparados para as dificuldades do escalão sénior.

O Benfica tem capacidade para formar uma equipa principal com jogadores da formação, complementada com craques. Tem essa capacidade porque tem recorrentemente dos melhores jogadores nacionais no seus escolões de formação e joga num campeonato mediano.

O principal entrave é a cultura, e organização, do clube que neste momento não aponta para que se construa esta base.

É mais ao contrário. O caminho deve passar por ter uma equipa principal com craques, complementada com jogadores da formação.
Eu diria que o caminho é ter (manter) uma equipa principal de craques, sejam da formação ou não.

Fyssas

Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 17:33
Citação de: Fyssas em 24 de Abril de 2014, 15:50
É utópico pensar que o Benfica vai ter no seu plantel mais do que 4/5 jogadores oriundos da formação.

Utópico? Escapa-me o porquê. E ao presidente do Benfica parece que também tendo em conta as suas declarações.
O Presidente do Benfica pode dizer o que quiser, para ele a champions era um objetivo, iamos ter a espinha dorsal da seleção :blah: :blah: :blah:

Eu quando falo ser utópico ter mais que 4/5 jogadores da formação refiro-me a termos jogadores que estejam no plantel para jogar, não apenas para fazer número tipo Paulo Lopes. E sim mais do que 4/5 jogadores formados no Benfica a serem opções regulares na equipa A é utópico por uma questão de tradição, porque os nossos jovens saem pouco preparados das camadas jovens e porque temos um plantel de top onde entrar é bastante complicado.

E volto a dizer, o Benfica tem 5 jogadores para entrarem na equipa A no futuro, Varela, Cancelo, João Nunes, Renato Sanches e Bernardo Silva, os restantes podem servir para compôr o plantel ou então o Benfica vai descer e bastante o nível da sua equipa A.

E se para se conseguir segurar estes jovens ou uma das referências da equipa A for necessário vender um bom jogador da formação (não falo dos excelentes) eu não me oponho.

Olhando para o João Teixeira, por exemplo, não consigo ver como já dá para prever que não vai dar mais do que uma solução de recurso. Ou como se olha para um central inexperiente como o Fábio Cardoso e se põem logo um rótulo de "não dá para mais". Há um ano atrás podia jurar que, por exemplo, ninguém dizia que o William Carvalho ia dar craque. E também me lembro de ler que o Ivan Cavaleiro nem para a B ia dar.
Mas, é claro, não sou um perito em futurologia como muita gente deste fórum. Como tal, evito fazer afirmações tão definitivas sobre jogadores de 20 anos para baixo.

É só utópico se as coisas continuarem como estão. Se o Partizan consegue na Sérvia formar tantos jogadores como podes dizer que o Benfica em Portugal, a pouca distância do formador de Ronaldo e Moutinho, só consegue formar 5 jogadores de jeito no futuro próximo?

Fyssas

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 24 de Abril de 2014, 18:53
Citação de: Çula em 24 de Abril de 2014, 15:58
Citação de: Conception em 24 de Abril de 2014, 12:51
Do ponto de vista meramente financeiro percebo, do ponto de vista de negócio no se sentido mais abrangente, não faz sentido e compensa o risco de recusar os 7 milhões.
Do ponto de vista mais abrangente tens de perceber que o Benfica não vai apostar em todos, tem de fazer uma seleção.

E porque é que queres reduzir esse leque antes mesmo de chegarem e competirem no escalão senior? Quantas e quantas vezes não vês jogadores que pareciam estar mais atrás no processo de desenvolvimento e de repente começam a evoluir inesperadamente. Quantos miudos não vês que não sendo craques no escalão junior, conseguem estar mentalmente mais preparados para as dificuldades do escalão sénior.

O Benfica tem capacidade para formar uma equipa principal com jogadores da formação, complementada com craques. Tem essa capacidade porque tem recorrentemente dos melhores jogadores nacionais no seus escolões de formação e joga num campeonato mediano.

O principal entrave é a cultura, e organização, do clube que neste momento não aponta para que se construa esta base.

É mais ao contrário. O caminho deve passar por ter uma equipa principal com craques, complementada com jogadores da formação.
Eu diria que o caminho é ter (manter) uma equipa principal de craques, sejam da formação ou não.

Óbvio. Ninguém defende o contrário. Mas é indispensável virares-te para a formação num futuro próximo. A dívida não pode continuar a aumentar a este ritmo e eventualmente não vais poder contratar craques (pelo menos na quantidade actual).

ICraPBullets

Uma coisa que não entendo é porque é que as melhores equipas do Mundo ou equipas fortes dos melhores campeonatos do Mundo conseguem integrar jovens nos seus planteis, e nós não o podemos fazer porque temos uma equipa A muito forte num campeonato mediano.

Depois olho para o plantel, e até vejo que existem muito jovens na equipa principal do Benfica nos últimos anos a serem aposta. A diferença é que não vêm da formação. Parece-me que existe uma espécie de preconceito em relação a eles, ou porque são inexperientes, ou porque ainda não estão maduros o suficiente, ou porque não têm qualidade suficiente, ou porque têm jogadores melhores a tapar o lugar, ou porque têm "comissões" a tapar o lugar, ..., no fundo são jovens formados por nós, previsivelmente à nossa imagem, que ainda não colocaram dinheiro a mexer.

O plantel principal não é construído para existir uma sinergia com a equipa B, a equipa B não está contruída para potenciar os melhores jogadores da nossa formação antes de terem idade de sénior. Parece-me existir uma certa falta de organização neste âmbito.
Por exemplo, não conhecia o João Nunes antes destes dois jogos da Champions dos miudos, mas pelo que li esta tem sido a sua bitola habitual. Como é que não tem tido oportunidade na equipa B quando a posição de central tem sido o nosso maior problema desde a formação da equipa B?

Falam em vender o Guedes por 7 milhões, nem foi dos jogadores que mais me impressionou nestes dois jogos recentes da Champions, mas vender um miudo de 17 anos, com potencial, que tem o Benfica nas veias, não me parece boa decisão a médio/longo prazo. 7 Milhões é dinheiro, mas não é muito dinheiro, e facilmente estoiramos isso em duas "promessas" sul americanas  que quer se queira quer não, têm o mesmo problema dos nossos miudos e não têm a vantagem do que é saber e sentir o clube à anos e anos.

Li algures, creio que dito pelo David Simão, que os jovens de 18,19,20 anos estrangeiros se tiverem a jogar mal é porque estão em fase de adaptação
Se os de 18, 19, 20 portugueses estiverem a jogar mal é porque não são bons o suficiente

E, infelizmente, tudo isto, é verdade.  :disgust:

Conception

Citação de: Çula em 24 de Abril de 2014, 17:51
Quando escrevi craques foi sustentado no post do user que citei.
É lógico que podem sair craques na nossa formação, se sairam no passado porque é que não poderiam sair agora?

O meu ponto é que se nos quisermos manter com esta bitola competitiva temos que continuar a dar continuidade à politica que temos actualmente.

Ou seja, se sair o Garay achas que a resposta vai estar na formação?
Se sair o Gaitan achas que a resposta vai estar na formação?
Se sair o sair o Rodrigo achas que a resposta vai estar na formação?

A formação tem que ter o seu papel no nosso plantel, mas os próprios jogadores têm que ter a noção que é um processo dificil. Futebol profissional é isto mesmo, um mundo muito dificil.

Acho é que tem que haver abertura de espirito para premiar os que mostrem realmente aptidões para serem mais valias e não apenas peças de "composição", e nesse sentido só consigo ver o Bernardo nesse patamar.

Acho que tocaste num ponto fundamental, a questão da competitividade que hoje apresentamos. Se olharmos para o Sporting, eles lançam bastantes miúdos, muitos com bastante potencial, mas são lançados sem bases, porque existe essa necessidade a nível de estrutura. Eles chegam e não existe tempo de maturação na equipa A porque são logo chamados para titulares, e quando não o são, os titulares são jogadores que praticamente não têm anos de clube e não permitem um processo de integração tranquilo e progressivo.

O Benfica não pode fazer o mesmo, o Benfica tem sim de ir construindo uma base de jogadores capazes. A base de um plantel é composta por jogadores com o perfil do Luisão, do Sílvio, do Maxi, do Amorim, do Lima, do Jardel, do Fejsa, jogadores que facilmente fariam carreira de vários anos no clube, que dariam ao mesmo tempo qualidade e continuidade ao plantel.
Esta base, a formação a médio prazo tem todas as condições de dar, repito, nós temos o TOP de jovens a nível nacional.
Mas para isso é necessário um trabalho de anos para criar esta estrutura na equipa A, é necessário também ao nível do jogador tempo de maturação primeiro na equipa B, e posteriormente na equipa A. É impensável construir esta base de um ano para o outro, estes miúdos, salvo raras excepções, dificilmente entram directos no 11, ou com participação muito activa neste. Eu acho que até é desejável que assim seja por norma, para evitar quebras acentuadas de rendimento durante os processos de transição.
Como é óbvio não temos organização nesse sentido, daí que a maioria dos adeptos tudo o que são jogadores que não têm potencial de craque, descarta quase que imediatamente.

Pegando no exemplo que deste, se o Garay, o Gaitan ou o Rodrigo saírem não tens ninguém da formação para assegurar essa substituição. Mas não tens, também, porque não tens ninguém a ser preparado nesse sentido, não tens ninguém neste momento na equipa A num processo de maturação e de integração vindo da formação tendo em vista essa substituição. Mas nem sequer seria obrigatório ter, repara, falaste precisamente de 3 craques, 3 jogadores que ao saírem, é aí que tens de gastar o teu dinheiro. É sobretudo aí e não em jogadores para formarem a base do plantel, porque essa deveria ser assegurada não só, mas também, pela formação. Mas isto é uma cultura e organização de clube que demora anos a implementar, e que eu, particularmente, gostaria imenso de ver no clube.

Slb23

Citação de: Fyssas em 24 de Abril de 2014, 19:03
Olhando para o João Teixeira, por exemplo, não consigo ver como já dá para prever que não vai dar mais do que uma solução de recurso. Ou como se olha para um central inexperiente como o Fábio Cardoso e se põem logo um rótulo de "não dá para mais". Há um ano atrás podia jurar que, por exemplo, ninguém dizia que o William Carvalho ia dar craque. E também me lembro de ler que o Ivan Cavaleiro nem para a B ia dar.
Mas, é claro, não sou um perito em futurologia como muita gente deste fórum. Como tal, evito fazer afirmações tão definitivas sobre jogadores de 20 anos para baixo.

É só utópico se as coisas continuarem como estão. Se o Partizan consegue na Sérvia formar tantos jogadores como podes dizer que o Benfica em Portugal, a pouca distância do formador de Ronaldo e Moutinho, só consegue formar 5 jogadores de jeito no futuro próximo?
Olhas para o João Teixeira e achas que pode atingir o nível do Enzo? Eu não me acredito e como quero manter este nível acho que será uma solução de recurso. Oxalá esteja enganado...

Quais os desempenhos europeus do Partizan nas últimas épocas? É por aí que temos de comparar...

O Benfica pode formar, mas o Benfica tem obrigação de estar a um nível elevadissimo na Europa, pelo menos o Benfica que eu quero...

E sim temos jogado na Liga dos pequenos na europa mas o Partizan nem aí.

Fyssas

Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 19:12
Olhas para o João Teixeira e achas que pode atingir o nível do Enzo? Eu não me acredito e como quero manter este nível acho que será uma solução de recurso. Oxalá esteja enganado...

São jogadores diferentes. Assim de repente muito do que é o Enzo vem da agressividade e do poder físico que têm. Algo que é normal um miúdo de 19 anos não ter. Relembra-te do Manuel Fernandes antes e pós empréstimo para Inglaterra, por exemplo. E como disse, não sei, não adivinho. Vejo-lhe pormenores interessantes e quero ver como se desenvolve antes de lhe por um rótulo de suplente eterno.

Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 19:12Quais os desempenhos europeus do Partizan nas últimas épocas? É por aí que temos de comparar...

E se eu agora te disser Barcelona já me dizes que não serve porque o Barça isto e aquilo... Assim não dá para discutir um assunto.
O Partizan não tem dinheiro. Nós temos. Eles não podem suprir o que lhes falta da formação com jogadores de qualidade. Nós podemos. É essa a diferença. O problema é que a mentalidade actual não é essa.

Citação de: Slb23 em 24 de Abril de 2014, 19:12O Benfica pode formar, mas o Benfica tem obrigação de estar a um nível elevadissimo na Europa, pelo menos o Benfica que eu quero...

E sim temos jogado na Liga dos pequenos na europa mas o Partizan nem aí.

Se em vez de um Djuricic tivesses um Bernardo Silva a ganhar calo e experiência para mais tarde assumir a titularidade o que se perdia do Benfica europeu? O que se perdeu este ano tendo um jogador da formação chamado Sílvio a ter o tempo de jogo que teve? O que se perdeu com o ex-júnior André Gomes este ano a fazer exactamente o que sugeri com o Bernardo Silva (ignorando que entretanto já foi vendido)?
Ninguém sugere que se tenha um plantel com 100% ex-júniores. Sugere-se é uma abordagem comedida a aproveitar talentos do Benfica. Porque a verdade é que se o Bernardo Silva estivesse agora no Partizan certamente seria um jogador cuja contratação era indispensável e já podia jogar à vontade na A, com os mesmos que defendem que os da formação não servem a dizer que ele era craque e tinha de jogar.

Velazquez

Porque não?

Jerominho

Citação de: Velazquez em 24 de Abril de 2014, 19:27

Porque não?
Quando o Enzo chegou, também prevíamos ele atingir o nível que hoje tem? o João pode atingir o mesmo nível, se não lhe dermos uma hipótese nunca se saberá.

diableimage

Citação de: Jerominho em 25 de Abril de 2014, 08:15
Citação de: Velazquez em 24 de Abril de 2014, 19:27

Porque não?
Quando o Enzo chegou, também prevíamos ele atingir o nível que hoje tem? o João pode atingir o mesmo nível, se não lhe dermos uma hipótese nunca se saberá.

Sem dúvida que sim

Kyoto

passou por mim junto a megastore ( no lado de fora) no dia do jogo com a Juventus. estava com outros juniores entre os quais o Romario e o Joao Nunes. pareceu-me ser bastante franzino. precisa de ir encher para o Lord

LA Lakers

Citação de: Kyoto em 26 de Abril de 2014, 13:51
passou por mim junto a megastore ( no lado de fora) no dia do jogo com a Juventus. estava com outros juniores entre os quais o Romario e o Joao Nunes. pareceu-me ser bastante franzino. precisa de ir encher para o Lord

Tem 18 anos, calma!

tecoteco

QUANDO É QUE O GONÇALO GUEDES E O ROMÁRIO BALDÉ RENOVAM CONTRATOS???? :)

Tiago1982

Peço desde já desculpas por ajudar neste off-topic criado pelo alegado interesse do Arsenal no Gonçalo Guedes, mas creio que é interessante discutir-se e falar-se do papel actual e futuro da formação no clube.

Fyssas, peço desculpa, mas tenho de discordar de ti em 2 pontos dos 3 que focas a tua argumentação.

O Enzo é um jogador agressivo e de raça? Certo, claro que é, mas aquilo que ele trás à equipa é mais que isso. É a capacidade posicional, é a inteligência com que joga futebol, é a força física que tem, é a capacidade de drible, a capacidade de ser um verdadeiro box-to-box que ajuda e muito bem a defender e depois aparece, e muito bem, a atacar.

Tecnicamente é muito forte, tacticamente também é muito bom, tem uma força física interessante.

Em suma, é um jogador bastante completo.

O Manuel Fernandes lembro-me bem dele nas camadas jovens e vi o seu primeiro jogo pela Selecção Sub-17 no Mundial da categoria, quando lhe foi atribuída a nacionalidade portuguesa.

E digo-te, baseado na minha opinião pessoal, que o Manuel Fernandes era muito mais incisivo e "dominador" no miolo do que o João Teixeira o é.

O João Teixeira é um jogador interessante, mas tem que ganhar muita coisa para ver o seu futebol ser suficiente para a Equipa A.

Obviamente que dizes, e bem, que é difícil prever se vai ganhar o que lhe falta ou não. Mas é legítimo ter-se uma opinião. Teria que crescer fisicamente, teria que ganhar nervo e agressividade competitiva que ainda lhe falta, teria que saber ler melhor o jogo.

Quanto ao Djuricic, é fácil falar agora... mas por esta altura na época passada preferir um júnior que ainda nem 1 jogo sénior tinha feito a um jovem sérvio que tinha sido eleito um dos melhores jogadores do campeonato holandês... parecia-me exagerado.

Tu preferias?