Luís Filipe Vieira (Presidente)

Presidente, 75 anos,
Portugal

Stanic

Citação de: N1c0 em 30 de Janeiro de 2018, 17:43
Spoiler
Exclusivo: Dívida de IRS de filho de Luís Filipe Vieira na base de suspeitas de tráfico de influência

Luís Filipe Vieira foi hoje constituído arguido no processo que investiga Rui Rangel. Em causa estão suspeitas de tráfico de influências relacionadas com um processo fiscal que envolve o filho do presidente do Benfica. Na mira da Justiça está uma dívida de IRS superior a um milhão de euros e a tentativa do juiz Rui Rangel exercer a sua influência para obter uma decisão favorável dos tribunais.

Uma dívida de IRS superior a um milhão de euros de Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, levou a um contencioso judicial nos tribunais e a uma tentativa de obtenção de uma decisão favorável através da influência do juiz Rui Rangel. São estas as suspeitas de tráfico de influência que estão a ser investigadas no âmbito da "Operação Lex", que tem o juiz desembargador como um dos principais alvos, e que levou hoje à constituição de arguido do presidente do Benfica.

O Jornal Económico sabe que este é um dos factos que está na mira da investigação do Ministério Público (MP), que tem o juiz desembargador como um dos principais alvos, num inquérito dirigido pelo MP junto do Supremo Tribunal de Justiça, com a coadjuvação de magistrados do Departamento de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que investiga os crimes económicos e financeiros de elevada complexidade.

Em causa está a suspeita do crime de tráfico de influência, punível com pena de prisão até cinco anos, que levou hoje o presidente do Sport Lisboa e Benfica (SLB) a ser constituído arguido, no âmbito desta investigação que resultou de uma certidão extraída da designada operação "Rota do Atlântico" e que investiga Rui Rangel desde 2016, apurou o Jornal Económico.

O Benfica confirmou nesta terça-feira, 30 de janeiro, a realização de buscas por parte da Polícia Judiciária, sem especificar o local, mas assinalou que a investigação em curso "não tem por objeto" o clube lisboeta.

"O Sport Lisboa e Benfica confirma a realização de buscas no âmbito de uma investigação que não tem por objeto o clube e que se encontra em segredo de justiça", avança o clube numa nota publicada no sítio oficial na Internet.

A "Operação Lex" levou nesta terça-feira, 30 de janeiro, à realização de 33 buscas, sendo vinte domiciliárias, três a escritórios de advogados, sete a empresas e três a postos de trabalho. Entre os alvos estiveram as casas de Rui Rangel e de Luís Filipe Vieira, a SAD do Benfica (onde Rui Rangel mantém uma relação de proximidade com o líder do Benfica, depois de ter concorrido com ele à presidência do clube) e o Tribunal da Relação de Lisboa, onde o juiz exerce funções e tomou as decisões em causa.

O inquérito dirigido pelo Ministério Público junto do Supremo Tribunal de Justiça, que tem Rui Rangel como um dos principais alvos, já levou a cinco detenções, entre as quais a mulher do juiz desembargador – Rita Oliveira Figueira, mãe da filha mais nova de Rui Rangel, que é jurista na Câmara Municipal de Lisboa.

Foram ainda detidos um oficial de justiça, dois advogados, um dos quais José Bernardo Santos Martins e também o seu filho, amigos do juiz com suspeitas de branqueamento. Estes dois últimos terão servido de 'testas de ferro'  no esquema que as autoridades suspeitam que Rangel teria.

A PJ descobriu que milhares de euros terão sido depositados por José Veiga nas contas do filho de Santos Martins que é amigo de Rui Rangel. Autoridades suspeitam que o destinatário seria o juiz desembargador.

A mega operação judicial, hoje desencadeada, conta com 150  inspectores no terreno da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciárias.

Rui Rangel e a ex-mulher Fátima Galante, ambos juízes desembargadores, são os principais alvos de uma megaoperação da PJ que está hoje no terreno e que levou a dezenas de buscas a nível nacional. Em causa estão suspeitas de corrupção em decisões que tomaram, nos últimos anos, em tribunais superiores, havendo indícios de que, em acórdãos que proferiram, terão vendido decisões judiciais em favor das partes. Sobre estes juízes recaem ainda suspeitas por branqueamento de capitais e fraude fiscal.

A Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou a realização de buscas nesta terça-feira, dando conta que estão em causa suspeitas de crimes de recebimento indevido de vantagem, corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influência e de fraude fiscal qualificada.

A operação "Rota do Atlântico" foi desencadeada a 3 de fevereiro de 2016, tendo sido constituídos, entre outros,  José Veiga, Paulo Santana Lopes, Manuel Damásio e a advogada Maria de Jesus Barbosa.  Este inquérito investiga vantagens indevidas a titulares de cargos políticos do Congo Brazzaville para obtenção de contratos de obras públicas e de construção civil para a holding americana da multinacional brasileira Asperbras. Estará em causa o crime de corrupção no comércio internacional.

Rui Rangel foi o juiz escolhido para analisar um dos recursos de José Sócrates na "Operação Marquês", sendo que o Ministério Público avançou com um pedido de escusa. No comunicado de 2016, a PGR explicou que o requerimento foi feito por "considerar existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial".

O Supremo Tribunal de Justiça acabou por decidir afastar o juiz Rui Rangel da apreciação do recurso de José Sócrates, apresentado no âmbito da "Operação Marquês".

inJornalEconómico
[fechar]
Se as suspeitas do vieira são essas dificilmente não será ilibado, isto se houver acusação.

Schuldiner

Começo a acreditar que ele já sabia de antemão tudo o que tem acontecido e como tal, os seus dias no Benfica estavam contados.

Se calhar por isso é que a prioridade nesta época foram negociatas, mais umas obras de betão para sócios e adeptos pagarem e a renegociação da sua dívida, - esta parte, vindo do mesmo indivíduo que dizia que para sermos cumpridores ou bons pagadores não podíamos renegociar a dívida do Benfica - o Penta nunca esteve em cima da mesa.

Dá-me a ideia que viu a mão que tinha e fez cash out.

Monstro_SLB

Citação de: FAGL_BEN em 30 de Janeiro de 2018, 18:00
Citação de: Tiago Trindade em 30 de Janeiro de 2018, 17:46
O próximo presidente não vai ser o Rui Costa. Vai ser o Nuno Gomes. Anotem.

Pelo menos o Nuno Gomes mostra mais dignidade, não se vendendo, e atitude crítica em relação à direção do Benfica do que Rui Costa.

Isto. Muito bem dito. Pura verdade.

Aceflint

Citação de: Rikurveojmal em 30 de Janeiro de 2018, 18:01
Citação de: Aceflint em 30 de Janeiro de 2018, 17:59
Citação de: franciscoafonso em 30 de Janeiro de 2018, 17:56
Citação de: Aceflint em 30 de Janeiro de 2018, 17:55
O Luís Filipe Vieira atingiu mais poder que o Jorge Nuno Pinto da Costa?

Eh lá. Eu detesto o Vieira, mas não digam valentes disparates, por favor.
Isto. O gajo que no meio de uma acusação de corrupção desportiva nunca antes vista em Portugal é recebido com pompa e circunstância no Parlamento.

Parece que têm memória curta.

O Pinto da Costa nos anos 90 fazia tudo à descarada, até trazia as televisões para mostrar tudo e não se passava nada.

Quem dera ao Vieira ter um percentil desse poder que o Pinto da Costa teve.

Basta ver o Sporting actual?
Ninguém se preocupa em investigar de onde vem o dinheiro deles? É que nem disfarçam caralho!

O Sporting actual não vale nem 0.0001% do Porto dos anos 90. Nem tem comparação possível.

Maka

Citação de: Bailey em 30 de Janeiro de 2018, 17:55
Citação de: filcei em 30 de Janeiro de 2018, 17:53
Citação de: Bailey em 30 de Janeiro de 2018, 17:51
Citação de: francisco em 30 de Janeiro de 2018, 17:49
Citação de: francisco em 30 de Janeiro de 2018, 17:45
O humorista Ricardo Araújo Pereira lamentou hoje, enquanto adepto benfiquista, ver o nome do Benfica envolvido em casos judiciais, afirmando que "é uma mancha mais difícil de tirar" do que os maus resultados desportivos.
As cores do Benfica são o vermelho e o branco porque transmitem a vivacidade e a alegria, e o símbolo do Benfica é uma águia porque é um animal que simboliza a elevação de princípios. Ora, um clube que foi fundado sob esse signo não merece estar envolvido em problemas como este", acrescentou Ricardo Araújo Pereira.
Muito bem o RAP. Quando quer falar a serio e sempre eloquente e inteligente

É benfiquista, mas também tem umas tiradas parvas. Como quando o judas saiu
De parvas nao teve nada. O dar certo ou errado depois e diferente de no momento fazeres criticas. Fe lo de modo educado e inteligente.
Por acaso "erro histórico" foi um bocado parvo.

|OnE|

Citação de: Bailey em 30 de Janeiro de 2018, 18:02
Citação de: |OnE| em 30 de Janeiro de 2018, 18:00
Citação de: Bailey em 30 de Janeiro de 2018, 17:59
Ainda n percebi se foi mesmo constituido arguido ou nao
Desde que não envolva o Benfica, é igual ao litro.
Se for constituido arguido pode ser efectivamente pressionado a sair. Nem que seja pela mulher
Aí é que não sai de certeza.
Vai ficar escondidinho atrás do emblema.

Myngos

Vergonhas atrás de vergonhas. Humilhações dentro e, pior de tudo, fora de campo. Benfica enxovalhado na praça publica e tu, nem um ai. Vai-se percebendo o porquê de teres vendido o penta...

Triste e revoltado por ver o nome do meu Benfica associado a tanta porcaria. Triste.

daniel.gomes

O Sempre Fidelis está mais activo hoje, que em 15 anos de fórum

Fabiuh21

Citação de: Tiago Trindade em 30 de Janeiro de 2018, 17:46
O próximo presidente não vai ser o Rui Costa. Vai ser o Nuno Gomes. Anotem.
Primeiro precisa de cumprir os estatutos, se for sócio desde os 18 anos tem de perfazer 25 sem interrupções, ou seja só aos 43 se puderá candidatar, e ele não tem perfil para presidente, ele devia sim estar ligado ao futebol do Benfica, tava muito bem na academia.

Alves86

O Vieira agora tb é o maior bandalho do Pais.

Deve ser para canonizar o velho corrupto. Pó crl.

A forma como o FJM goza com as buscas.
Têm mesmo as costas quentes. Sabem o que está por trás disto. Ataque concertado e gigantesco. Sentem-se intocáveis. Filhos da Puta.

|OnE|

Citação de: Maka em 30 de Janeiro de 2018, 18:03
O humorista Ricardo Araújo Pereira lamentou hoje, enquanto adepto benfiquista, ver o nome do Benfica envolvido em casos judiciais, afirmando que "é uma mancha mais difícil de tirar" do que os maus resultados desportivos.
As cores do Benfica são o vermelho e o branco porque transmitem a vivacidade e a alegria, e o símbolo do Benfica é uma águia porque é um animal que simboliza a elevação de princípios. Ora, um clube que foi fundado sob esse signo não merece estar envolvido em problemas como este", acrescentou Ricardo Araújo Pereira.

De parvas nao teve nada. O dar certo ou errado depois e diferente de no momento fazeres criticas. Fe lo de modo educado e inteligente.
Foi a opinião dele.
Não é suposto ser um expert de futebol.

Rikurveojmal

Citação de: Aceflint em 30 de Janeiro de 2018, 18:03
Citação de: Rikurveojmal em 30 de Janeiro de 2018, 18:01
Citação de: Aceflint em 30 de Janeiro de 2018, 17:59
Citação de: franciscoafonso em 30 de Janeiro de 2018, 17:56
Citação de: Aceflint em 30 de Janeiro de 2018, 17:55
O Luís Filipe Vieira atingiu mais poder que o Jorge Nuno Pinto da Costa?

Eh lá. Eu detesto o Vieira, mas não digam valentes disparates, por favor.
Isto. O gajo que no meio de uma acusação de corrupção desportiva nunca antes vista em Portugal é recebido com pompa e circunstância no Parlamento.

Parece que têm memória curta.

O Pinto da Costa nos anos 90 fazia tudo à descarada, até trazia as televisões para mostrar tudo e não se passava nada.

Quem dera ao Vieira ter um percentil desse poder que o Pinto da Costa teve.

Basta ver o Sporting actual?
Ninguém se preocupa em investigar de onde vem o dinheiro deles? É que nem disfarçam caralho!

O Sporting actual não vale nem 0.0001% do Porto dos anos 90. Nem tem comparação possível.

Falo de dinheiros apenas.
O Porto é outra área.

Nunivs

Citação de: Semper Fidelis em 30 de Janeiro de 2018, 17:57
Citação de: Livrinhos em 30 de Janeiro de 2018, 17:46
Citação de: Semper Fidelis em 30 de Janeiro de 2018, 17:41
Citação de: Slbttotosalvio em 30 de Janeiro de 2018, 17:38
Citação de: Semper Fidelis em 30 de Janeiro de 2018, 17:22
Citação de: Slbttotosalvio em 30 de Janeiro de 2018, 17:19
Citação de: Semper Fidelis em 30 de Janeiro de 2018, 17:15
Citação de: Guutman em 30 de Janeiro de 2018, 17:12
Citação de: Napster03 em 30 de Janeiro de 2018, 17:11
Neste momento ficava mais contente se o LFV fosse condenado e preso do que se fossem um ou ambos dos outros presidentes dos 3 grandes.

Isso diz muito de ti ...

é o que eu tenho dito há muito!

serantivieirista.com
Disto é que tu gostas não é

desde que sou tetra não quero eu outra coisa!

e hei-de ser penta ao contrário de 95% dos users deste fórum!
Só é Benfiquista quem é vieirista, tá certo, festeja muito

eu pergunto-me é como é que os 95% deste fórum conseguiram festejar os campeonatos ganhos com este senhor como presidente

é preciso não terem mesmo vergonha na cara

sejam coerentes!

enquanto este senhor lá estiver não festejem nem mais um golito!

Que figurinha deprimente.

Já paravas não?

O pessoal aqui (os tais 95% que não sei muito bem em que te baseais para o afirmar) é do Benfica. Percebes? DO BENFICA!

Não é do Vieira.
Não é do Domingos Soares Oliveira
Não é das pedras da calçada
Não é da BTV.
etc...

É do Benfica!

Que falta de vergonha de algumas merdas que aqui se vão escrevendo. É uma falta de tudo. Colocar pessoas acima do Benfica, que é supostamente aquilo que nos devia unir.

Uma tarde inteira nisto.

vai insultar quem te conhecer para lhe dizeres cara a cara

a mim não me insultas mais

Nao tens mesmo vergonha na cara, pois nao ?

filcei

Citação de: |OnE| em 30 de Janeiro de 2018, 18:04
Citação de: Maka em 30 de Janeiro de 2018, 18:03

Foi a opinião dele.
Não é suposto ser um expert de futebol.

Certo mas podemos achar uma opinião um bocado parva.

Semper Fidelis

Citação de: Aceflint em 30 de Janeiro de 2018, 17:47
Citação de: Semper Fidelis em 30 de Janeiro de 2018, 17:41
Citação de: Slbttotosalvio em 30 de Janeiro de 2018, 17:38
Citação de: Slbttotosalvio em 30 de Janeiro de 2018, 17:19
Citação de: Semper Fidelis em 30 de Janeiro de 2018, 17:15
Citação de: Guutman em 30 de Janeiro de 2018, 17:12
Citação de: Napster03 em 30 de Janeiro de 2018, 17:11
Neste momento ficava mais contente se o LFV fosse condenado e preso do que se fossem um ou ambos dos outros presidentes dos 3 grandes.

Isso diz muito de ti ...

é o que eu tenho dito há muito!

serantivieirista.com
Disto é que tu gostas não é

desde que sou tetra não quero eu outra coisa!

e hei-de ser penta ao contrário de 95% dos users deste fórum!
Só é Benfiquista quem é vieirista, tá certo, festeja muito

eu pergunto-me é como é que os 95% deste fórum conseguiram festejar os campeonatos ganhos com este senhor como presidente

é preciso não terem mesmo vergonha na cara

sejam coerentes!

enquanto este senhor lá estiver não festejem nem mais um golito!

Mas o que é isto?! Eu festejo os títulos do Benfica! Quero lá saber do Luís Filipe Vieira.

E não foi o próprio Luís Filipe Vieira que disse publicamente quando o Benfica conquistou o TRI ou o TETRA (não tenho a certeza de qual deles foi) que ele não se sentia eufórico? Pois, mas para vender tudo o que se mexe até entra em euforia, vai de avião a jacto até Paris e tira fotografias com os compradores do Gonçalo Guedes.

O homem nessa foto até transbordava de euforia!

E não é ele mesmo que diz que ele não dá chutos na bola quando o Benfica perde? Então quando o Benfica ganha ele já passa a dar chutos na bola?

E não é ele que diz que o Benfica já não precisa de vender, que o Benfica está um portento financeiro, que vamos ganhar a Liga dos Campeões?

Quem é que disse há pouco tempo que o Benfica não iria mais vender jovens do Seixal? Ops... Parece que afinal o Úmaro Embaló já foi!

E com estas centenas de milhões de euros das vendas do Benfica para onde vai o dinheiro? É que eu só vejo a dívida e o passivo do Benfica a manterem-se virtualmente na mesma mas a dívida pessoal do Luís Filipe Vieira ao BES já desce dos 600 milhões para os 400 milhões!

MAGIA ESPLENDOROSA!!!

eu a mim interessa-me é títulos
ainda hão-de chorar muito
vai tudo voltar ao antigamente
preparem-se!
este fórum depois deixa de ter anti-vieiristas e passa a ser um bando de chorões!