Luka Jović

Avançado, 27 anos,
Sérvia
Equipa Principal: 2 épocas (2016-2017), 4 jogos (39 minutos), 0 golos

Equipa B: 2 épocas, 18 jogos, 4 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2)

LECN

Florentino.             Gedson

João Félix

Jota.                                Embalo

Jovic

lobotomizado

Citação de: nightcrowler em 20 de Outubro de 2018, 08:02
Citação de: _JonasThern_ em 20 de Outubro de 2018, 02:36
Desperdiçar talentos acontece a todos os clubes. Mas ao Benfica acontece vezes demais. E não é só de agora...

Há uns meses discutia-se esse tema aqui no fórum. Lembro-me bem de discutir isso com o lonstrup.

Deveria fazer refletir, e tentar chegar ao cerne da questão:o Benfica tem uma grande capacidade ao nível de scouting, em várias dimensões, tanto para a equipa principal como para as camadas jovens. Contudo, sistematicamente assistimos ao não aproveitamento desse mesmo talento.
E as questões são muito mais profundas que "treinador" ou "adaptação". Parece-me que o principal ponto é ESPAÇO. Se estes miúdos que agarramos atempadamente não tiverem espaço para crescer, é uma mão cheia de nada. O jovic só veio para o Benfica com a promessa da equipa A. Apanha Jonas Raul e mitroglu. Difícil.
E isto estende-se a várias situações. O Carmo da seleção campeã europeia sub19 foi dispensado do Benfica nos juvenis, e está um senhor jogador. O chirocles que está na Nápoles esteve nos juniores Benfica e não medrou. É sobre isto que temos de reflectir. Quer-me parecer que a política de manter direitos de preferência sobre os miúdos e percentagens significativas sobre futuras transferências ajudem a mitigar o risco, mas mesmo assim, deve ser analisado e estudado pelo scouting e direção técnica.
Não é só no Benfica que isso acontece. Olhe-se para o Real ou Barcelona, para o Chelsea, para o Milan, etc. Até o sporting.
Acho que em clubes desta dimensão, há muita pressão sore os jogadores. E muitas vezes eles não estão preparados para isso. Por isso é que eu acho que o RV nesse capítulo tem sido sensato. Eles até podem estar com um nível de jogo de grande qualidade, mas mentalmente têm que ser protegidos. Tem que ser gradual (excepto em alguns com uma mentalidade diferente). Porque basta um erro para se sentirem inseguros, começam as críticas, o jogador desce de rendimento, passa a ser merda. O Guedes passou um pouco por isso. Até o Ruben ainda há 2 semanas era uma merda, nunca ia ser ninguém, bla bla.

Não estou a dizer com isto que não haja problemas, decerto que há. Há uma falta de visao e organização global. Em que tendo um jogador mto promissor pronto para ser lançado, não passe de repente a ter 3 gajos à frente e depois nunca joga.
Mas olhando para a big picture parece-me que lentamente temos melhorado.
Há 15 anos não havia um puto a subir para a A.
Há 10 iam mil à pré-época, ficava 1 ou dois a marinar no plantel, mas nunca jogavam.
Há 5 começávamos a ter grandes jogadores consistentemente a sair. Eram lançados às feras (ex: Roderick, etc.), emprestavam-se, nunca mais voltavam.
Nos últimos 5 anos, isso tem mudado. Já entram vários na equipa principal, com alguns já a serem pedras fundamentais na equipa.
Estou optimista que em pouco tempo, se crie essa tradição de ter vários putos formados cá a construir a equipa, a jogar vários anos.
E nus 5-10 anos, a termos condições para manter as pérolas durante muito tempo.

Há claramente um trabalho muito bem feito no scouting e formação. A formação, entºao, vemos jogadores formados cá a brilhar em todo o lado. Há trabalho técnico mas também mental.
Estas mudanças têm que ser graduais. Não se pode mudar um paradigma de um momento para o outro, porque assim falha.

O LFV tme muitos defeitos. Negociatas esquisitas, etc. Mas acho que neste capítulo, poucos clubes existem, com um crescimento tão sólido quanto o nosso.
O que torna também difícil o nosso trabalho, pois os putos são assediados por grandes clubes. Os que queremos comprar rapidamente terão outros à perna. Porque o selo Benfica é um selo de qualidade.

Acho que os adeptos também têm que crescer um bocado. Perceber que os putos precisam de tempo e não podem ser cilindrados à primeira falha. Acho que isso também tem acontecido.

nuno16577

Também foi o JJ que dispensou este? E o Horta? Vão começar a cair mitos.

nightcrowler

Citação de: iloy em 20 de Outubro de 2018, 10:34
Citação de: Rikhart em 20 de Outubro de 2018, 10:20
Citação de: iloy em 20 de Outubro de 2018, 10:08
O exemplo tipo que demostra o nível do treinador

Tens noção que o treinador estava a prepara-lo para titular, pouco antes de ter sido apanhado ás tantas da noite numa disco?

Se querem criticar, ao menos informem-se, nem que seja só um bocadinho.

E tens noção do teu comentário ridículo? Portanto passou de quase titular a dispensado porque saiu à noite ?
Sorte è o RV nao ter tudo no seu plantel Ronaldinhos, Neymar e companhia.
O RV è Um péssimo treinador o resto è treta.
Foi apanhado. Foi castigado. Em vez de baixar as orelhas e lutar novamente, amuou. Foi para a B fazer fretes. Ele próprio diz que a culpa foi dele, quando poderia dizer que o Benfica isto ou o treinador aquilo.

Vocês querem regras ou não?

Maka

Citação de: Fearless em 20 de Outubro de 2018, 10:00
Citação de: Red skin em 20 de Outubro de 2018, 09:55
Não foi só o 1º golo que mostra que é um jogador de grande nível.... todos os golos dele contra o Dusseldorf o mostram.

Sempre me pareceu um erro a falta de paciência que tiveram com este e outros jogadores que o Benfica contratou muito jovens... para ter uma política destas é preciso saber cuidar e ter paciência com o jogador... em alguns casos mostram valor noutro lado, noutros casos acabam por passar ao lado de uma carreira... Ola John, Sidnei, Urreta, Jovic, Cristante, Talisca, Cancelo, Bernardo Silva, etc... e receio que façam o mesmo com Zivkovic, Willock, Svilar e Keaton Parks.

Acho que precisamos de ter outra eficiência neste campo... um clube como o Benfica não se pode dar ao luxo de mandar para o lixo fillet mignon...

Aquilo que precisamos mesmo é de um Diretor Desportivo com verdadeira autoridade e responsabilidade para levar a pasta "futebol" e de um treinador capaz de potenciar todo este talento e que seja capaz de despachar o verdadeiro entulho.

O Vieira não dá essa autoridade a ninguém, quer ter os dedos em tudo.

Cob92

Citação de: LECN em 20 de Outubro de 2018, 10:50

João Félix

Jovic

Jovic ja nao volta

Maka

Citação de: nightcrowler em 20 de Outubro de 2018, 11:10

Tens noção que o treinador estava a prepara-lo para titular, pouco antes de ter sido apanhado ás tantas da noite numa disco?

E tens noção do teu comentário ridículo? Portanto passou de quase titular a dispensado porque saiu à noite ?
Foi apanhado. Foi castigado. Em vez de baixar as orelhas e lutar novamente, amuou. Foi para a B fazer fretes. Ele próprio diz que a culpa foi dele, quando poderia dizer que o Benfica isto ou o treinador aquilo.

O Renato saía semana sim, semana sim, muitas vezes perto dos jogos. Isto cheguei eu a ver, fora as que me contaram. Mas como era fulcral para o Professor, não se fazia caso disso.

Vocês querem regras para todos ou não?

Bekambol

Citação de: lobotomizado em 20 de Outubro de 2018, 10:46
O pessoal vive de pequenos ódios de estimação, e a saída do Jovic tem que ser culpa desses pequenos ódios.
Ou LFV, ou RV. Antes era o JJ.
Nunca páram para pensar. O óido é irracional e tolda o juízo.

Depois também há quem fique toldado pelo motivo contrário.
Acho que no caso do Jovic só houve um erro, que foi a cláusula baixa.
O rapaz não tinha espaço (convém lembrar que foi emprestado há 1 ano e meio) e não demonstrava nada de especial na B (é só recuar e muitos dos que agora exigem cabeças andavam aqui a mandá-lo abaixo).
O empréstimo foi bom, tanto que ele está a crescer e a demonstrar o potencial que lhe foi reconhecido e motivou o pagamento do que se pagou.
Será que o RV com Mitroglou, Jonas e Jimenez fez mal em (se assim foi decisão dele, que nao sabemos) concordar com o empréstimo?
O empréstimo é para isto mesmo, para os jogadores que não têm espaço, crescerem com outras exigências. Por vezes o ambiente, a cultura e tudo o mais tb tem muita influência.
O rapaz era um puto, ele próprio admitiu que não esteve à melhor altura. Claramente corria o risco de se perder.

Por isso, mesmo face ao que aconteceu, o empréstimo foi boa decisão.
12M (ou 10M) é pouco, mas acho que (pelo menos segundo o que disseram aqui), o Frankfurt nunca gastou tanto num jogador, por isso não é necessariamente pouco. E acautelaram 30% de uma futura venda, por isso, não foi descabido completamente de visão.

Na minha óptica, as virgens ofendidas que correm para o insulto, para o linchamento, para o pedir cabeças, deviam parar para pensar. Esse comportamento não faz bem a ninguém e só diz pouco de vocês. Respirem tentem compreender o outro lado. E se ainda assim acharem que foi mau, critiquem. Mas critiquem sem recorrer ao insulto básico.
Não somos macacos.

Dito isto, sonho que o Jovic volte e juntamente com uma data de pérolas que temos, cosntrua uma geração para ficar na história, de encarnado.

Certo, não podemos alimentar nem viver de "Ódios" no nosso Glorioso,
Podemos Criticar,
E se o fazemos. è nos momentos que julgamos, Que cada um julga acertados, segundo a sua maneira de pensar.
Sabemos que os Nossos Dirigentes São incompetentes,
Mas, também sabemos que há momentos em que têm de tomar decisões, Que podem ser Certas ou Não,
Assim como os Treinadores e Os Jogadores,
Mas, como quis dizer, Todos Podemos até Criticar, "Mesmo na base do Ódio"Somos humanos e Racionais e isso pode realmente acontecer" Mas é muito negativo.

No entanto, Devemos de "Controlar os Nossos Ódios"

Mas Devemos de Expressar as nossas Opiniões.

No empenho de Servirmos, com elas,  o Nosso Glorioso.

Bekambol

Quanto aos Ódios de estimações...isso é errado.

Bekambol

Citação de: Maka em 20 de Outubro de 2018, 11:26

O Renato saía semana sim, semana sim, muitas vezes perto dos jogos. Isto cheguei eu a ver, fora as que me contaram. Mas como era fulcral para o Professor, não se fazia caso disso.

Vocês querem regras para todos ou não?

O Renato, Foi uma estupidez dele e da Direcção deixa-lo sair, Mas tudo bem, ele se ficasse, Não ficaria contente.

Bekambol

Citação de: Cob92 em 20 de Outubro de 2018, 11:23
Citação de: LECN em 20 de Outubro de 2018, 10:50

João Félix

Jovic

Jovic ja nao volta

Naturalmente amigo, nenhum jogador volta depois de sair.

Rikhart

Ridículo mesmo é andar a criticar sem ter a ponta de um corno de noção do que se está a falar.

Já vi que não percebes nada de dinâmicas de grupo, mas sim, quebra as regras, é castigado severamente, senão o balneário entra em queda livre.

Homem_misterio

Citação de: |OnE| em 19 de Outubro de 2018, 22:33
Mais um que a culpa não é do treinador.

https://www.noticiasaominuto.com/desporto/941118/ir-para-a-equipa-b-do-benfica-foi-culpa-minha

"Contra o Arouca, tive uma possibilidade de jogar, pois os outros três avançados [Jonas, Jiménez e Mitroglou] estavam lesionados. Mas pisei um azulejo partido na piscina e tive de levar pontos num dedo... não joguei durante 40 dias", afirmou Jovic, em declarações ao jornal Bild.

https://www.zerozero.pt/news.php?id=222201

Não correu da melhor maneira a aventura de Luka Jovic no Benfica. Contratado pelos encarnados ao Estrela Vermelha no início da temporada 2015/16, o avançado chegou a Portugal rotulado como uma das maiores promessas do futebol sérvio, mas acabou por apenas participar em quatro jogos pela equipa principal do clube da Luz. Após uma boa época ao serviço do Eintracht Frankfurt, o jogador de 20 anos reconheceu que não esteve ao seu melhor nível em Portugal, cometendo alguns erros fora dos relvados.

"Não era profissional. Tinha um problema na cabeça, sofri com as saudades e cometi erros graves. Houve uma altura em que Mitroglou estava em má forma e Jiménez lesionado, enquanto eu comecei a marcar pela equipa B. Foi a minha melhor semana de treinos no Benfica... Tudo me saía bem. Marcava à esquerda, à direita, batia o Ederson. Tudo o que tentava, marcava. Colocava a bola entre as pernas de todos. Na quinta-feira, dois dias antes de um jogo, o treinador colocou-me a treinar com a equipa principal. Mitroglou estava nervoso, ouvi-o a dizer palavrões em grego. Parece que sentia que eu iria ser titular. Rui Costa veio ter comigo depois do treino e disse-me 'Vês que consegues, isto és tu, está tudo na tua cabeça. É isto que quero que demonstres constantemente'. No entanto, saí nessa noite. Fiquei até depois da meia-noite e eles viram-me. Claro que nem estive entre os 18 convocados"

"Havia forte competição, pois estavam lá Mitroglou, Jonas e Jiménez, mas a verdade é que não tive hipóteses por causa dos meus próprios erros. Esse foi o principal e único motivo."

Memória curta

Red skin

Quando se contrata muita juventude, é normal situações como essas acontecerem... isto não implica que o clube deva ser rígido a um tal ponto que se prejudique no investimento que fez... é preciso adaptar a estrutura a responder a este tipo de situações, ter paciência e recompensar os bons comportamento sem desistir quando acontecem os maus...mesmo um caso tão extremo como o de Bilal Ould-Chickh devia ter um mecanismo previsto de resposta da estrutura...

Os jovens são jovens...

f.melo

Citação de: Red skin em 20 de Outubro de 2018, 11:52

Quando se contrata muita juventude, é normal situações como essas acontecerem... isto não implica que o clube deva ser rígido a um tal ponto que se prejudique no investimento que fez... é preciso adaptar a estrutura a responder a este tipo de situações, ter paciência e recompensar os bons comportamento sem desistir quando acontecem os maus...mesmo um caso tão extremo como o de Bilal Ould-Chickh devia ter um mecanismo previsto de resposta da estrutura...

Os jovens são jovens...
Pois e deve-de encarar isto como uma situação "normal" no futebol.

Não é preciso arranjar bodes expiatórios, o jogador tem a sua culpa, o clube também.

Até parece que o Jovic o ano passado brilhou com tem brilhado este ano.

Deve-se sim aprender com os erros, no caso do Benfica principlamente a duração do empréstimo.

Se houver a mínima hipótese de ele voltar ao Benfica também acho que o clube deve tentar fazer o esforço, remediando a situação. Caso contrário recuperar o investimento, continuar com um bom scouting nestes mercados e toda a sorte para a carreira do Jovic ( que a mim me faz lembrar o Falcao )