Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Godescalco

#3645
Já tivemos esta mesma discussão aqui há dias.

O 10º lugar a 5 pontos da Europa foi algo decepcionante mas convém relembrar que o Rio Ave foi a equipa em Portugal que fez mais jogos este ano: 57 ao todo! Mais 17 jogos, por exemplo, do que o Guimarães e mais 8 do que nós. O plantel ressentiu-se claramente da sobrecarga de jogos. O mesmo já tinha acontecido na 2ª época do NES com a equipa a acabar em 11º lugar em época europeia e das taças. Não houve manta para cobrir tudo.

Quanto à carreira meritória do Pedro Martins, já falei disso aqui com o Turco de 1ª ontem ou anteontem, e continuo sem encontrar substanciais diferenças entre o que ele conseguiu fazer num Marítimo em desinvestimento, em que o orçamento para o futebol basicamente serve para cobrir ordenados e os "reforços" vêm a custo zero do Sertão brasileiro, e o badalado trabalho do Rui Vitória em Guimarães. Há inclusive muitas semelhanças no bom aproveitamento de parcos recursos humanos.

Mas não vale a pena repisar o assunto.

jpcafe

Citação de: Soundwave em 13 de Junho de 2015, 15:16


Citação de: VALEBEM em 13 de Junho de 2015, 15:07
O que eu estranhei na época do Guimarães foi a 1ª volta, e não a 2ª.
Como aqui referi muitas vezes, na minha opinião havia no campeonato pelo menos 8 ou 9 equipas com melhor plantel do que o Guimarães.

No início do campeonato não. Tinham bom plantel. Mesmo depois das perdas nada pode justificar 4 vitórias em 17 jogos. Nada.

Quer dizer, o tipo vem para um clube que perde aos 4 e 5 em cada verão e ainda despacha outro em janeiro.

Falava-se do MS por um motivo importante. Ganhou no sporting. Apanhou um ano de clube grande com um ambiente de trabalho absurdo. E mesmo assim ganha a Taça. Faz muito melhor figura na LC que o Benfica de JJ, onde nunca tinha estado. Não passa aos oitavos por infelicidade e factores alheios. Pura verdade.

Já no Estoril pega no clube a meio da tabela, sobe e no ano seguinte, o primeiro de 1a Liga vai à Europa com um 5° lugar. Perde vários jogadores. Fica em 4° no ano seguinte com campeonato, taças e Europa.

Dava muito mais garantias, se era para ir ao mercado nacional. E por mim não íamos, precisávamos de um gajo experiente com troféus.


O Vitória a mais que o Pedro Martins, por exemplo, teve uma Taça que ganhou com um golo em fora de jogo contra um Benfica com 50 jogos nas pernas. E não vi ninguém pedir o Martins. Pelo menos sem uns quantos :D pelo meio.

Claro que não me entusiasmo nada.

Parece-me um bocado desonesto desvalorizares dessa maneira a taça ganha pelo Vitória no Guimarães.
Já o MS ganhou com uma borra descomunal e muito por culpa do braga. Não te vejo a falar disso :)

Soundwave

Citação de: jpcafe em 13 de Junho de 2015, 16:08
Citação de: Soundwave em 13 de Junho de 2015, 15:16


Citação de: VALEBEM em 13 de Junho de 2015, 15:07
O que eu estranhei na época do Guimarães foi a 1ª volta, e não a 2ª.
Como aqui referi muitas vezes, na minha opinião havia no campeonato pelo menos 8 ou 9 equipas com melhor plantel do que o Guimarães.

No início do campeonato não. Tinham bom plantel. Mesmo depois das perdas nada pode justificar 4 vitórias em 17 jogos. Nada.

Quer dizer, o tipo vem para um clube que perde aos 4 e 5 em cada verão e ainda despacha outro em janeiro.

Falava-se do MS por um motivo importante. Ganhou no sporting. Apanhou um ano de clube grande com um ambiente de trabalho absurdo. E mesmo assim ganha a Taça. Faz muito melhor figura na LC que o Benfica de JJ, onde nunca tinha estado. Não passa aos oitavos por infelicidade e factores alheios. Pura verdade.

Já no Estoril pega no clube a meio da tabela, sobe e no ano seguinte, o primeiro de 1a Liga vai à Europa com um 5° lugar. Perde vários jogadores. Fica em 4° no ano seguinte com campeonato, taças e Europa.

Dava muito mais garantias, se era para ir ao mercado nacional. E por mim não íamos, precisávamos de um gajo experiente com troféus.


O Vitória a mais que o Pedro Martins, por exemplo, teve uma Taça que ganhou com um golo em fora de jogo contra um Benfica com 50 jogos nas pernas. E não vi ninguém pedir o Martins. Pelo menos sem uns quantos :D pelo meio.

Claro que não me entusiasmo nada.

Parece-me um bocado desonesto desvalorizares dessa maneira a taça ganha pelo Vitória no Guimarães.
Já o MS ganhou com uma borra descomunal e muito por culpa do braga. Não te vejo a falar disso :)
Borra é uma coisa. Ilegalidade é outra.

Sent from my LG-D855 using Tapatalk


Godescalco

Citação de: jpcafe em 13 de Junho de 2015, 16:08
Parece-me um bocado desonesto desvalorizares dessa maneira a taça ganha pelo Vitória no Guimarães.
Já o MS ganhou com uma borra descomunal e muito por culpa do braga. Não te vejo a falar disso :)

Não acho que nenhuma das Taças em questão sirva para consubstanciar qualquer elogio ou crítica a ambos treinadores. A Taça é por natureza uma competição a eliminar onde o factor sorte não é esbatido como numa competição regular estilo campeonato. Não dá para tirar grandes conclusões. Já tivemos até casos de equipas, como o saudoso Beira-Mar, que a venceram e desceram de divisão no mesmo ano.

A Taça ganha pelo Sporting este ano caiu do céu com muito demérito do Braga. A Taça ganha pelo Guimarães caiu igualmente do céu em duas borras perto do fim (uma ilegal), frente a um Benfica e estado fantasmagórico. Não dá para destrinçar os treinadores com base nisto.

Soundwave

Citação de: Gottschalk em 13 de Junho de 2015, 16:06
Já tivemos esta mesma discussão aqui há dias.

O 10º lugar a 5 pontos da Europa foi algo decepcionante mas convém relembrar que o Rio Ave foi a equipa em Portugal que fez mais jogos este ano: 57 ao todo! Mais 17 jogos, por exemplo, do que o Guimarães e mais 8 do que nós. O plantel ressentiu-se claramente da sobrecarga de jogos. O mesmo já tinha acontecido na 2ª época do NES com a equipa a acabar em 11º lugar em época europeia e das taças. Não houve manta para cobrir tudo.

Quanto à carreira meritória do Pedro Martins, já falei disso aqui com o Turco de 1ª ontem ou anteontem, e continuo sem encontrar substanciais diferenças entre o que ele conseguiu fazer num Marítimo em desinvestimento, em que o orçamento para o futebol basicamente serve para cobrir ordenados e os "reforços" vêm a custo zero do Sertão brasileiro, e o badalado trabalho do Rui Vitória em Guimarães. Há inclusive muitas semelhanças no bom aproveitamento de parcos recursos humanos.

Mas não vale a pena repisar o assunto.
É o que digo. Perfil por perfil, é tudo bom até ao nivel abaixo do Benfica. Mais que isso tem de ter algo mais.

A defesa que vejo não é pela qualidade técnico táctica. É porque veio para o Benfica.

Isso por si só não me chega.

Sent from my LG-D855 using Tapatalk


aplane

Citação de: Maxi_14 em 13 de Junho de 2015, 15:36
Não acho que a vinda do Rui Vitória possa ser o início de uma má época para nós.
Não o achava uma boa aposta (nem ele nem ninguém, queria era o JJ) mas a verdade é que lendo e ouvindo opiniões de várias pessoas hoje acredito que poderá vingar.
O que o JJ fez com o Benfica foi fantástico mas claramente o projeto que a Direção tem para o Benfica não podia continuar com ele. 

Eu acho que deveria ter melhor..
Os 2 campeonatos perdidos para o Vitó não lembram a ninguém..

Mas isso sou eu...

Em ambos teve plantel para muito mais.. Mas nem tudo era perfeito nele..

Achor81


Francescoli


creative

Caso seja verdade que amanhã, na sua apresentação, trará consigo uma surpresa, espero que ela seja o Bernardo Silva.

Obg.

Di_Maria

Pelas contratações que vejo cheira-me a 4-3-3 com 3 gajos soltos na frente e o trio de meio campo a fechar e a fazer as compensações aos DD e DE

Estarei enganado?

Godescalco

"O futuro imediato dos encarnados passará mesmo por este professor de Educação Física, 45 anos, cuja reputação de potenciar jovens talentos foi determinante na escolha pessoal de Luís Filipe Vieira."

Eis a verdadeira razão pela qual o RV foi escolhido. Será esta a tentativa de LFV criar um Carlos Queiroz do Benfica?

BlackSuit

Inicialmente devíamos manter o 4-4-2 e só mais tarde mudar para o 4-3-3 ou então usar um esquema híbrido de 4-1-3-2 como o Barcelona durante os primeiros jogos e se resultasse bem era manter por toda a época, não podemos perder presença na área adversária.

Pedro Nunes 28

Citação de: Gottschalk em 13 de Junho de 2015, 16:55
"O futuro imediato dos encarnados passará mesmo por este professor de Educação Física, 45 anos, cuja reputação de potenciar jovens talentos foi determinante na escolha pessoal de Luís Filipe Vieira."

Eis a verdadeira razão pela qual o RV foi escolhido. Será esta a tentativa de LFV criar um Carlos Queiroz do Benfica?
Para isso tinha lá deixado o potenciador mor...

pedromrm2

Citação de: creative em 13 de Junho de 2015, 16:50
Caso seja verdade que amanhã, na sua apresentação, trará consigo uma surpresa, espero que ela seja o Bernardo Silva.

Obg.

O valor de mercado do Bernardo já está nos 25 milhões para cima.


O seu regresso, nos proximos anos, é irreal.

policeMAN

acho engraçado criticarem o Vitoria por obter bons resultados com ovos de 3ª categoria e por pensarem que não fará melhor com ovos de 1ª categoria!!

é muito engrassade mesme!!