Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Slb23

Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:07
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:04
Citação de: nfgl em 08 de Julho de 2015, 12:00
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 11:58
Citação de: nfgl em 08 de Julho de 2015, 11:56
Todos os jogadores do plantel, sejam 20, 25 ou 30, quando chamados a jogar têm que ser alternativas efectivas.

Essa coisa do 20+5 não me diz nada.
Para isso ser como dizes e eu concordo o Presidente não pode dar um número mínimo de jogadores oriundos da formação.

Pode sim, se a qualidade média do plantel assim o permitir.
A questão é que para mim, neste momento, não permite.
Então vens de encontro ao que digo, o plantel de ser equilibrado e ter jogadores fisicamente fiáveis.

Os jovens depois quando têm as suas oportunidades que as agarrem, agora se tens um núcleo de 20 com 3/4 lesionados crónicos fodeu porque vais obrigar os putos a crescer sobre pressão.

Isto é o Benfica tens de lidar com a pressão... se estão no plantel são validos... se não que sigam para clubes de 2ª linha apanhar nervo
Vou voltar a explicar, os jovens devem crescer sem ter o peso da pressão.

franciscoafonso

Isso é muito bonito se esquecermos que Lima e Pizzi são curtos para titulares do Benfica. Sendo que faltam ainda dois laterais, ficam por preencher 4 posições no onze. Coisa pouca.

blog benficaatemorrer


zefo

Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:08
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:07
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:04
Citação de: nfgl em 08 de Julho de 2015, 12:00
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 11:58
Citação de: nfgl em 08 de Julho de 2015, 11:56
Todos os jogadores do plantel, sejam 20, 25 ou 30, quando chamados a jogar têm que ser alternativas efectivas.

Essa coisa do 20+5 não me diz nada.
Para isso ser como dizes e eu concordo o Presidente não pode dar um número mínimo de jogadores oriundos da formação.

Pode sim, se a qualidade média do plantel assim o permitir.
A questão é que para mim, neste momento, não permite.
Então vens de encontro ao que digo, o plantel de ser equilibrado e ter jogadores fisicamente fiáveis.

Os jovens depois quando têm as suas oportunidades que as agarrem, agora se tens um núcleo de 20 com 3/4 lesionados crónicos fodeu porque vais obrigar os putos a crescer sobre pressão.

Isto é o Benfica tens de lidar com a pressão... se estão no plantel são validos... se não que sigam para clubes de 2ª linha apanhar nervo
Vou voltar a explicar, os jovens devem crescer sem ter o peso da pressão.
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas

Slb23

Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:11
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas
Lá está, mas eles não tem de ser estrelas nenhumas.

Estrelas são o Júlio, o Luisão, o Jonas, o Salvio, os putos são mais uns para ajudar e no futuro sim serem as estrelas.

Rik77

#10295
Citação de: Ramiro Lopes em 08 de Julho de 2015, 11:48
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 11:45
Citação de: Ramiro Lopes em 08 de Julho de 2015, 11:43
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 11:15
Eu gosto do Mayke, preferia o Meunier mas não acho o Mayke uma má escolha. Em termos ofensivos dará muito daquilo que o Maxi dava...
Não podia discordar mais...
Então?
Citação de: Ramiro Lopes em 01 de Julho de 2015, 15:28
Estive a ver 5 jogos do Mayke, lateral direito nascido em 92, do Cruzeiro:

Oitavos da Libertadores | 2015
São Paulo 1-0 Cruzeiro
Cruzeiro 1-0 São Paulo

Quartos da Libertadores | 2015
River Plate 0-1 Cruzeiro
Cruzeiro 0-3 River Plate

Brasileirão | 2015
Atlético-MG 1-3 Cruzeiro




Defensivamente:
Spoiler
Não é o típico lateral brasileiro que descura a defesa. Procura estar sempre atrás do extremo adversário para não ser apanhado em contrapé. É agressivo qb e gosta de atacar forte o portador da bola mas falhando o timing do desarme pode ser desastroso:


É o jogador que ataca a bola e depois vê um adversário aparecer-lhe nas costas.


É o último jogador do Cruzeiro e sai à queima ao Gonzalo Martínez que acaba por ficar isolado e forçou o Gabriel Xavier a fazer uma falta que lhe valeu o vermelho.

Por norma acerta neste tipo de desarmes mas apanhando um jogador mais tecnicista é um problema.

Fica aqui outro lance:


É o jogador que está mais perto do primeiro jogador a fazer o passe e que depois despeja a bola para a entrada da área. Lento a acompanhar o adversário e depois comete um erro básico...

Não tem medo de disputar os duelos aéreos mas, até pela compleição física (1,78m e 72 kg) não é algo em que seja forte. Também não é propriamente eficaz em evitar os cruzamentos mas por norma são situações em que os extremos levam a melhor.

Apesar do André Almeida defender melhor acho que, pela preocupação que o Mayke tem em defender e pela sua idade, não seria um factor muito alarmante caso viesse. Mas, pelos valores que são falados, devia defender muito melhor.
[fechar]

Ofensivamente:
Spoiler

Quando vi falar num lateral brasileiro que custa 8 milhões, o mínimo que estava à espera era de um jogador pujante a atacar. Forte na chegada ao último terço do terreno quer na progressão com bola quer no envolvimento em jogadas ofensivas... mas nada. Nestes 5 jogos não progrediu uma única vez com bola 10 metros no meio campo ofensivo. E mesmo com a bola no seu meio campo raramente tentou levar a equipa para a frente com a bola controlada. Prefere sempre jogar curto se tiver uma linha de passe ou bater longo, muitas vezes sem qualidade, para o extremo. O seu jogo ofensivo resume-se a dar profundidade à equipa (embora o faça apenas pontualmente) e esperar por um passe em desmarcação que lhe permita cruzar, coisa que faz com qualidade. Fica aqui um lance em que mostra o que estou a tentar dizer:


O central tem a bola e ele em vez dar largura e uma linha de passe, prefere o sprint à espera de uma bola longa. No gif não se vê mas acabariam por perder a bola naquele instante.

Ficam aqui os 2 únicos lances dos 5 jogos em que conseguiu desequilibrar e atacar com real qualidade. No segundo faz uma assistência para golo:





É francamente pouco para o que se quer de um lateral no Benfica.
Fica aqui outro exemplo da sua maneira agressiva de atacar os duelos divididos e daquela que para mim foi uma surpresa a nível de mentalidade atacante:


Cruzeiro a perder em casa 0-3, ele ganha bem a bola que vem alta e em vez de tentar dar largura e levar o jogo para a frente... preocupa-se em recuperar a posição.

Nestes 5 jogos, mesmo havendo períodos em que o Cruzeiro estava em desvantagem, nunca vi aquela vontade e raça a atacar. Aliás, apesar de não ser um requisito num lateral, em momento algum apareceu em zona de finalização e com possibilidade de rematar, tirando quando fez a assistência que mostrei.
[fechar]

Fisicamente:
Spoiler
Como disse antes, não é um jogador forte no contacto físico e apesar de ser ágil e rápido, não é nada de especial. Estava na esperança de encontrar um lateral mais "potente", à imagem do Danilo mas também não correspondeu às expectativas.
[fechar]

Tecnicamente:
Spoiler
O que eu disse da sua maneira de atacar também ajuda a perceber como é tecnicamente. Não o acho talentoso. Não consegue desequilibrar no 1 para 1, quando está apertado prefere o chutão para a frente, raramente utiliza o pé esquerdo....Também esperava outra coisa.
[fechar]

Resumindo:
Spoiler
Numa palavra: não. Até posso ter apanhado jogos menos conseguidos dele (e do próprio Cruzeiro) mas não vejo ali nada que justifique o investimento de 8 milhões. Nem metade, diga-se...

O André Almeida é mais forte defensiva e fisicamente. Tecnicamente é ela por ela. Mesmo a nível ofensivo acho mais útil o André Almeida no processo de construção de jogo do que o Mayke. E nesse capítulo prefiro o perfil do Nelson Semedo que é um jogador que progride bem com a bola e desequilibra mais. Isto mesmo tendo em conta que esteve a jogar num nível inferior. É-lhe inato.

Sinceramente, acho mais arriscado dar 5 milhões por ele do que começar a época com André Almeida e Nelson Semedo...
[fechar]

Do que vi, não tem nada a ver com o envolvimento ofensivo do Maxi. Nem de perto...

Dizes aquilo que também eu já tinha visto. Por mim é NÃO também!

zefo

Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:12
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:11
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas
Lá está, mas eles não tem de ser estrelas nenhumas.

Estrelas são o Júlio, o Luisão, o Jonas, o Salvio, os putos são mais uns para ajudar e no futuro sim serem as estrelas.

Nessa devo reconhecer que estás correcto

abar85

Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:08
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:07
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:04
Citação de: nfgl em 08 de Julho de 2015, 12:00
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 11:58
Citação de: nfgl em 08 de Julho de 2015, 11:56
Todos os jogadores do plantel, sejam 20, 25 ou 30, quando chamados a jogar têm que ser alternativas efectivas.

Essa coisa do 20+5 não me diz nada.
Para isso ser como dizes e eu concordo o Presidente não pode dar um número mínimo de jogadores oriundos da formação.

Pode sim, se a qualidade média do plantel assim o permitir.
A questão é que para mim, neste momento, não permite.
Então vens de encontro ao que digo, o plantel de ser equilibrado e ter jogadores fisicamente fiáveis.

Os jovens depois quando têm as suas oportunidades que as agarrem, agora se tens um núcleo de 20 com 3/4 lesionados crónicos fodeu porque vais obrigar os putos a crescer sobre pressão.

Isto é o Benfica tens de lidar com a pressão... se estão no plantel são validos... se não que sigam para clubes de 2ª linha apanhar nervo
Vou voltar a explicar, os jovens devem crescer sem ter o peso da pressão.

Mas també não devem ser só 3as ou 4as escolhas sem perspectivas de jogar.

Slb23

Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:16
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:12
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:11
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas
Lá está, mas eles não tem de ser estrelas nenhumas.

Estrelas são o Júlio, o Luisão, o Jonas, o Salvio, os putos são mais uns para ajudar e no futuro sim serem as estrelas.

Nessa devo reconhecer que estás correcto
Nesta e nas outras, men eu nunca me engano :smokin:

blog benficaatemorrer

Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:16
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:12
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:11
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas
Lá está, mas eles não tem de ser estrelas nenhumas.

Estrelas são o Júlio, o Luisão, o Jonas, o Salvio, os putos são mais uns para ajudar e no futuro sim serem as estrelas.

Nessa devo reconhecer que estás correcto
há uns anos, no fifa que era feito para os mundiais, os jogadores mais cotados tinham uma estrela em cima da cabeça... era brutal porque dava para chutar de qualquer lado e marcar... desses aí em cima, tirando o Jonas e talvez o Sálvio, todos se fartam de chutar e pouco marcam...

nfgl

Citação de: franciscoafonso em 08 de Julho de 2015, 12:10
Isso é muito bonito se esquecermos que Lima e Pizzi são curtos para titulares do Benfica. Sendo que faltam ainda dois laterais, ficam por preencher 4 posições no onze. Coisa pouca.

Pelo menos os laterais e o médio deviam vir.
O avançado é um nice to have.

zefo

Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:17
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:16
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:12
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:11
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas
Lá está, mas eles não tem de ser estrelas nenhumas.

Estrelas são o Júlio, o Luisão, o Jonas, o Salvio, os putos são mais uns para ajudar e no futuro sim serem as estrelas.

Nessa devo reconhecer que estás correcto
Nesta e nas outras, men eu nunca me engano :smokin:
Não sejas cagão  pah ;D

Slb23

Citação de: abar85 em 08 de Julho de 2015, 12:17
Mas també não devem ser só 3as ou 4as escolhas sem perspectivas de jogar.
Também não disse isso.

Mas é diferente o João Teixeira andar a disputar o lugar com o Amorim ou com um jogador de igual valia ao Amorim mas fisicamente fiável. Não concordas?

zefo

Citação de: blog benficaatemorrer em 08 de Julho de 2015, 12:17
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:16
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:12
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:11
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas
Lá está, mas eles não tem de ser estrelas nenhumas.

Estrelas são o Júlio, o Luisão, o Jonas, o Salvio, os putos são mais uns para ajudar e no futuro sim serem as estrelas.

Nessa devo reconhecer que estás correcto
há uns anos, no fifa que era feito para os mundiais, os jogadores mais cotados tinham uma estrela em cima da cabeça... era brutal porque dava para chutar de qualquer lado e marcar... desses aí em cima, tirando o Jonas e talvez o Sálvio, todos se fartam de chutar e pouco marcam...

No fifa dava para marcar golos de saida a meio campo ... esta tudo dito

blog benficaatemorrer

Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:21
Citação de: blog benficaatemorrer em 08 de Julho de 2015, 12:17
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:16
Citação de: Slb23 em 08 de Julho de 2015, 12:12
Citação de: zefo em 08 de Julho de 2015, 12:11
Compreendo... mas se passam da B para a A devem estar preparados para essa pressão de serem estrelas
Lá está, mas eles não tem de ser estrelas nenhumas.

Estrelas são o Júlio, o Luisão, o Jonas, o Salvio, os putos são mais uns para ajudar e no futuro sim serem as estrelas.

Nessa devo reconhecer que estás correcto
há uns anos, no fifa que era feito para os mundiais, os jogadores mais cotados tinham uma estrela em cima da cabeça... era brutal porque dava para chutar de qualquer lado e marcar... desses aí em cima, tirando o Jonas e talvez o Sálvio, todos se fartam de chutar e pouco marcam...

No fifa dava para marcar golos de saida a meio campo ... esta tudo dito
e a estrela em cima da cabeça?