Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

SorcereR

Citação de: TJSF em 25 de Agosto de 2015, 22:01
O Fernando Valente se viesse para adjunto do RV, o que é que o Rui Carlos fazia?

Então metemos o Valente a treinador.. Acho que depois de ser despedido do Aves e em 8 meses ninguém lhe ter pegado, tem tudo para ter sucesso.

Godescalco

Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:00
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 21:58
Dá a ideia que as instruções do Rui Vitória são:
"Chutem à baliza donde calhar. Nunca passem aos colegas".

Estás enganado.. As instruções dele são "façam o que acharem melhor"

"Divirtam-se em campo.

Ou não [silêncio]."

Toribas

#42422
Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 21:48
Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 21:41
Lá está, quer num caso quer noutro, são (maus) comportamentos individuais a influenciar o comportamento coletivo.


Num caso é. O Naldo, provavelmente por não ter qualidade suficiente a esse nível, pelo menos atualmente, já que vem de um contexto completamente anárquico, seguiu o jogador e a bola. Um pouco como o Lisandro.

No caso do Luisão... são vários maus comportamentos. Calhou ele estar certo, como podia ser outro qualquer. Não há ideia nenhuma. Tens quatro jogadores, e todos eles em linhas diferentes. Qual é o comportamento que os 4 devem ter? Como é que é suposto, uma linha defensiva, e tanto pode ser de 3/4/5, saber onde deve estar? É suposto terem todos o mesmo entendimento do jogo? É suposto decorarem antes do jogo começar? Ou devem combinar durante a semana? Agora, repito, como é que "com o conhecimento do jogo que têm", consegues fazer uma linha defensiva com um comportamento correto?

É isto que não estás a perceber. O entendimento/a ideia do jogo deve ser igual por todos. Porque a referência, nunca pode ser entendida como o adversário, como lá atrás disseram. Pelo menos a este nível.

Quando um lateral não fecha o corredor central, e assim o devia fazer, é um erro individual. Quando a linha defensiva do Benfica se apresenta como está... é um problema coletivo, e não há grande solução para isso, da parte dos jogadores. Ou há (bom) treino, ou então iremos observar todas as semanas comportamentos aleatórios da parte dos jogadores em determinados contextos.

Se bem me lembro, esse lance em questão nasce de uma perda de bola junta à linha lateral e o Arouca, só com um passe, isolou o avançado. Neste caso, tenho dúvidas que o Luisão esteja bem posicionado e sejam os outros a estar mal. Mas adiante.

O comportamento individual, principalmente no aspeto defensivo, tem de estar sempre alicerçado no comportamento coletivo. Nunca disse o contrário. Nem nunca disse que o conhecimento do jogo é, por si só, suficiente para ter uma linha defensiva com o comportamento correto,. O que eu defendo é que o conhecimento do jogo é fundamental para que o comportamento coletivo seja bom.

Imaginemos que é o Luisão a estar bem posicionado nesse lance. Ele, ao ver que os outros companheiros estão mal e com isso mete os avançados em jogo, achas que deve manter a posição ou alinhar-se com os que estão à frente?

Eu tenho alguma dificuldade em entender como é que um jogador que está atrás do resto da linha defensiva seja o bem posicionado.

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: nfgl em 25 de Agosto de 2015, 21:55
Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 21:05
Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 21:02
Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 20:59
Com base no conhecimento do jogo, pelo menos.

Resposta sem qualquer fundamento.

Vou repetir. Tu, sendo defesa, alinhas-te... com quem? Com base em quê? Com que referência?

É que estamos a falar de um comportamento coletivo, não individual.

Falar em conhecimento do jogo, mesmo em comportamentos colectivos, não tem fundamento? Então, tá bem.

Se estão três alinhados e um não está, o problema está também num comportamento individual e não apenas num comportamento colectivo.

Errado!
Tendo em conta o nº de vezes que aconteceu é a estratégia defensiva que é assim montada.

ERRADO!

Tens o Luisão que não está bem fisicamente, tens um miúdo chamado Lindelöf que não está entrosado com os restantes colegas da defesa, pelo que já vimos na pré-época, daí que sejas obrigado a apostar no capitão. Depois, tens um meio-campo e ataque que não sabe pressionar direito e com isso ganhar o tempo necessário para a defesa reposicionar-se com tempo. E voilá tens aqui uma explicação mais credível para tudo o que se anda a passar em termos defensivos.

Red Eyes

Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 22:00
Citação de: Red Bullet em 25 de Agosto de 2015, 21:53
Citação de: Fenómeno em 25 de Agosto de 2015, 21:38
Iremos ter muitos críticos a ter que engolir a seco depois do Rui Vitória conseguir implementar as suas ideias.

Quem acha que um plantel moldado durante 6 anos por uma filosofia criada pelo JJ, poderia mudar para melhor a curto prazo com um novo treinador...  É um anjo.

Nem Vitória, nem Klopps, nem Mourinhos.

É uma filosofia entrenhada no Benfica, como a que o Barcelona tem atualmente. O Luís Enrique também demorou a implementar as suas ideias, porém já conseguiu juntar o melhor de antigamente com o melhor da filosofia existente no clube.

Basta ver o Manchester United, desde a saída do Fergie que o futebol dos Reds já não é o mesmo. Teve de ser um holandês experiente a tentar mudar o chip numa equipa que tenta ser como era antigamente por nostalgia dos exigentes adeptos.

Calma, por amor de deus... Foi só um jogo.
não, eu já contei oito...

E uma Supertaça que foi com o marsápio.
O que é isso? :huh:

JustMe

Epá... isso do Valente foi uma brincadeira que se lembraram de fazer ontem, certo?

BlankFile

É tudo à base de rasgos individuais. O colectivo nem entra na equação.

É como se fosse um pau de vassoura que estivesse no banco de suplentes a liderar a equipa. Cada jogador joga por si e para si. Que diferença abismal de qualidade de um ano para o outro.

Até fico doente. 

tsubasaslb

Citação de: Red Bullet em 25 de Agosto de 2015, 21:57
qdo acho q com o Santolas, q eu detesto, seria um grande upgrade face ao q lá está, tá tudo dito... mas abram alas para o "guardiola" do Benfica...

Até o Victor Oliveira seria um upgrade.

nfgl

Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 21:49
Citação de: Flirt4ever em 25 de Agosto de 2015, 18:37

26min. Pizzi.

Este gajo é burro que dói a jogar à bola.
Este lance é mais um exemplo...caga nas linhas de passe todas para mandar bujarda a 30 metros.

Sendo o 8 o cérebro da equipa, é natural que os problemas se acentuem com um Pizzi a levar a equipa para a frente.

Shoky, tendo em conta que vimos Nico, Jonas, Andrade, etc, etc a fazer o mesmo, não podes apontar o que quer que seja ao jogador, neste caso.
São as instruções que tem.

Godescalco

Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:02
Citação de: TJSF em 25 de Agosto de 2015, 22:01
O Fernando Valente se viesse para adjunto do RV, o que é que o Rui Carlos fazia?

Então metemos o Valente a treinador.. Acho que depois de ser despedido do Aves e em 8 meses ninguém lhe ter pegado, tem tudo para ter sucesso.

Essa história do Fernando Valente deve ser uma das coisas mais surreais que já passaram por este fórum.

É para verem o estado catatónico em que estamos quando um ex-treinador do Aves ser equacionado para adjunto do Vitória - para dar os treinos que o treinador principal não sabe se são ou não a parte mais importante - é uma opção que até pode fazer algum sentido.

"Fernando Valente" é um eufemismo para "pânico."

O.Guerreiro.Da.Luz

Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 21:59
Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 25 de Agosto de 2015, 21:46
(...)Ele fica lá atrás porque sabe que não está bem fisicamente para andar em correrias e protege-se.

Não lhe apetece correr, o malandro...

Pensava que já não falavas mais comigo...

:coolsmiley:

raymanzarek

Citação de: pinheiro3 em 25 de Agosto de 2015, 21:56


Não meti isto na análise ao jogo, não quis carregar muito no Lisandro porque já o tinha feito em anteriores. No entanto, guardei isto. Falem-me deste lance, já que ontem diziam que não tinha com que me defender e depois agradeçam ao jogar do Arouca não ter tido cérebro.
O Lisandro sai completamente de posição feito maluco. Ainda mais com o Semedo lá ao pé..  Enfim..

Eu prefiro mil vezes o Jardel

crls

se nao fossem os adversários ainda ganhávamos isto

SorcereR

Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 22:02
Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:00
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 21:58
Dá a ideia que as instruções do Rui Vitória são:
"Chutem à baliza donde calhar. Nunca passem aos colegas".

Estás enganado.. As instruções dele são "façam o que acharem melhor"

"Divirtam-se em campo.

Ou não [silêncio]."

"Joguem com alegria"

BlankFile

Citação de: Fenómeno em 25 de Agosto de 2015, 21:38
Iremos ter muitos críticos a ter que engolir a seco depois do Rui Vitória conseguir implementar as suas ideias.

Quem acha que um plantel moldado durante 6 anos por uma filosofia criada pelo JJ, poderia mudar para melhor a curto prazo com um novo treinador...  É um anjo.

Nem Vitória, nem Klopps, nem Mourinhos.

É uma filosofia entrenhada no Benfica, como a que o Barcelona tem atualmente. O Luís Enrique também demorou a implementar as suas ideias, porém já conseguiu juntar o melhor de antigamente com o melhor da filosofia existente no clube.

Basta ver o Manchester United, desde a saída do Fergie que o futebol dos Reds já não é o mesmo. Teve de ser um holandês experiente a tentar mudar o chip numa equipa que tenta ser como era antigamente por nostalgia dos exigentes adeptos.

Calma, por amor de deus... Foi só um jogo.

Estás completamente iludido. Não foi "só" um jogo.

Foram vários jogos medíocres na pré-época e mais 3 jogos oficiais para lá de medíocres. Por acaso tivemos a sorte de ganhar ao Estoril nos únicos 15 ou 20 minutos de qualidade que esta equipa produziu. Porque de resto tem sido uma miséria.

O Benfica não tem fio de jogo, a desorganização defensiva e ofensiva em campo é evidente. Não jogamos como equipa.