Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

TJSF

Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:02
Citação de: TJSF em 25 de Agosto de 2015, 22:01
O Fernando Valente se viesse para adjunto do RV, o que é que o Rui Carlos fazia?

Então metemos o Valente a treinador.. Acho que depois de ser despedido do Aves e em 8 meses ninguém lhe ter pegado, tem tudo para ter sucesso.
Não conheço o Valente para saber, li aqui que se falava dele. Mas para mim também me parecia um remendo. Um treinador principal que não sabe dar treinos, pedir a um adjunto, tem que ser alguem muito carismático, tipo o Fergunson fazia em Manchester.

SorcereR

Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 22:05
Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:02
Citação de: TJSF em 25 de Agosto de 2015, 22:01
O Fernando Valente se viesse para adjunto do RV, o que é que o Rui Carlos fazia?

Então metemos o Valente a treinador.. Acho que depois de ser despedido do Aves e em 8 meses ninguém lhe ter pegado, tem tudo para ter sucesso.

Essa história do Fernando Valente deve ser uma das coisas mais surreais que já passaram por este fórum.

É para verem o estado catatónico em que estamos quando um ex-treinador do Aves ser equacionado para adjunto do Vitória - para dar os treinos que o treinador principal não sabe se são ou não a parte mais importante - é uma opção que até pode fazer algum sentido.

"Fernando Valente" é um eufemismo para "pânico."

Ao menos não deve mandar os meninos fazer o pino e rodas, como fazia o Stôr Armando.

São ambos fracos, mas pode ser que juntos sejam algo menos mau.

Godescalco

Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:08
Citação de: Gottschalk em 25 de Agosto de 2015, 22:05
Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:02
Citação de: TJSF em 25 de Agosto de 2015, 22:01
O Fernando Valente se viesse para adjunto do RV, o que é que o Rui Carlos fazia?

Então metemos o Valente a treinador.. Acho que depois de ser despedido do Aves e em 8 meses ninguém lhe ter pegado, tem tudo para ter sucesso.

Essa história do Fernando Valente deve ser uma das coisas mais surreais que já passaram por este fórum.

É para verem o estado catatónico em que estamos quando um ex-treinador do Aves ser equacionado para adjunto do Vitória - para dar os treinos que o treinador principal não sabe se são ou não a parte mais importante - é uma opção que até pode fazer algum sentido.

"Fernando Valente" é um eufemismo para "pânico."

Ao menos não deve mandar os meninos fazer o pino e rodas, como fazia o Stôr Armando.

São ambos fracos, mas pode ser que juntos sejam algo menos mau.

Exacto.


tsubasaslb

Citação de: Fenómeno em 25 de Agosto de 2015, 21:38
Iremos ter muitos críticos a ter que engolir a seco depois do Rui Vitória conseguir implementar as suas ideias.

Quem acha que um plantel moldado durante 6 anos por uma filosofia criada pelo JJ, poderia mudar para melhor a curto prazo com um novo treinador...  É um anjo.

Nem Vitória, nem Klopps, nem Mourinhos.

É uma filosofia entrenhada no Benfica, como a que o Barcelona tem atualmente. O Luís Enrique também demorou a implementar as suas ideias, porém já conseguiu juntar o melhor de antigamente com o melhor da filosofia existente no clube.

Basta ver o Manchester United, desde a saída do Fergie que o futebol dos Reds já não é o mesmo. Teve de ser um holandês experiente a tentar mudar o chip numa equipa que tenta ser como era antigamente por nostalgia dos exigentes adeptos.

Calma, por amor de deus... Foi só um jogo.

Parece-me que tu acreditas nisso só porque isso aconteceu no Barcelona.

Aqui a realidade é outra.

André Sousa

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 25 de Agosto de 2015, 22:06
Pensava que já não falavas mais comigo...

:coolsmiley:

Além do futebol, a língua portuguesa também parece ser de dificuldade elevada.

newhcl

Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 20:05
O Rui Vitória não é o pior treinador da liga. A questão, como também deixei aqui há uns tempos quando se abordou a saída do JJ, ainda ele era nosso treinador, é que encontrar um treinador para uma equipa como o Benfica (grandeza e contexto) é muito, muito complicado. Não só pela dimensão de treinador que tem de ser, mas também por alguns casos que fracassaram, que já adianto a seguir.

No Vitória não há grande pressão. Um 5º lugar é um 5º lugar, a jogar bem ou a jogar mal. Apostar em putos é tranquilo, porque é natural que eles mostrem algumas capacidades para outros voos, apenas, ou na sua maioria, pelo estímulo que encontram (1ª liga). Um pouco como a nossa equipa B, onde muita gente vê um trabalho fabuloso do Hélder.

Ninguém vai ao campo do Vitória para jogar em 30/40 metros e tentar sair no contra-ataque, ou esperar por uma bola parada para fazer uma gracinha. As equipas disputam os jogos, há mais espaço para jogar, por isso é que se explica facilmente que faça uma primeira volta com x vitórias, e a seguir faça uma segunda volta com x/4 vitórias.

O Benfica é diferente. Tem uma dimensão completamente diferente, tem competições europeias, apenas o 1º lugar interessa, tudo abaixo disso é negativo, tem Taça de Portugal, tem a formação para apostar, tem milhões espetados em jogadores que têm de gerir mais valias... é complicado.

Sobre os treinadores... Paulo Fonseca e Marco Silva. E, outrora, Rui Vitória. O Rui Vitória, e foi a coisa a que mais me agarrei para ver algum futuro nisto tudo, fez um excelente trabalho no Paços. Futebol bem trabalhado, de equipa grande. Aposta num perfil de jogador de equipa grande, como o David Simão, muito mias técnico, invés de um tanque no meio campo. Mesmo a aposta no Caetano, demonstrava alguma personalidade, porque demonstrava ser um treinador que valorizava a qualidade técnica e/ou a inteligência em detrimento do físico. Isso era um excelente indicador. Chega ao Vitória, e baixa a qualidade de jogo. Chega ao Benfica e é isto.

O Paços do Paulo Fonseca, 3º classificado, com 4 derrotas apenas contra o Benfica e Porto, com um modelo de jogo muito personalizado, uma qualidade em todos os momentos de jogo bastante assinalável, chega ao Porto e... chapéu. Apesar de não ter sido o único culpado, já que também não teve grande qualidade individual do seu lado, falhou.

O Marco Silva... grande evolução com o Estoril (embora não fosse um simples recém-promovido, pela qualidade que a Traffic lhe colocava nas mãos), grandes épocas, resultados muito bons, boa campanha europeia com um plantel muito diferente do anterior, um jogo que eu embora não fosse propriamente fã, que podia encaixar numa equipa grande e, mais importante, que fazia sentido para os jogadores que tinha, um discurso muito forte... chega ao Sporting e falha.

Por isso é que digo. Encontrar um treinador, para o nível do Benfica, não é fácil. E aqui, quem se dá mal, também parece pior do que o que realmente é. É o que está a acontecer com o Rui Vitória.
Nao creio que Marco Silva tenha falhado. Simplesmente não tinha plantel para lutar pela Liga.
Vamos ver lá na Grécia.

Ricardo Maia

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 25 de Agosto de 2015, 22:03
Citação de: nfgl em 25 de Agosto de 2015, 21:55
Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 21:05
Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 21:02
Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 20:59
Com base no conhecimento do jogo, pelo menos.

Resposta sem qualquer fundamento.

Vou repetir. Tu, sendo defesa, alinhas-te... com quem? Com base em quê? Com que referência?

É que estamos a falar de um comportamento coletivo, não individual.

Falar em conhecimento do jogo, mesmo em comportamentos colectivos, não tem fundamento? Então, tá bem.

Se estão três alinhados e um não está, o problema está também num comportamento individual e não apenas num comportamento colectivo.

Errado!
Tendo em conta o nº de vezes que aconteceu é a estratégia defensiva que é assim montada.

ERRADO!

Tens o Luisão que não está bem fisicamente, tens um miúdo chamado Lindelöf que não está entrosado com os restantes colegas da defesa, pelo que já vimos na pré-época, daí que sejas obrigado a apostar no capitão. Depois, tens um meio-campo e ataque que não sabe pressionar direito e com isso ganhar o tempo necessário para a defesa reposicionar-se com tempo. E voilá tens aqui uma explicação mais credível para tudo o que se anda a passar em termos defensivos.
Só acrescentar que o Ola John não defende,ficando o Nelsinho em apuros!

SorcereR

Citação de: TJSF em 25 de Agosto de 2015, 22:08
Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:02
Citação de: TJSF em 25 de Agosto de 2015, 22:01
O Fernando Valente se viesse para adjunto do RV, o que é que o Rui Carlos fazia?

Então metemos o Valente a treinador.. Acho que depois de ser despedido do Aves e em 8 meses ninguém lhe ter pegado, tem tudo para ter sucesso.
Não conheço o Valente para saber, li aqui que se falava dele. Mas para mim também me parecia um remendo. Um treinador principal que não sabe dar treinos, pedir a um adjunto, tem que ser alguem muito carismático, tipo o Fergunson fazia em Manchester.

Todos os treinadores têm adjuntos, o que cada um faz depende de dupla para dupla.. RV precise de alguém que o ajude nos seus defeitos, que parecem-me ser onde o Fernando Valente tem as suas maiores qualidades. Poderia ser uma dupla que resultasse..

Francescoli

A minha capacidade de acompanhar este tópico é semelhante à do treinador que lhe dá nome em pôr a equipa a jogar futebol.

nfgl

Citação de: O.Guerreiro.Da.Luz em 25 de Agosto de 2015, 22:03
Citação de: nfgl em 25 de Agosto de 2015, 21:55
Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 21:05
Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 21:02
Citação de: Toribas em 25 de Agosto de 2015, 20:59
Com base no conhecimento do jogo, pelo menos.

Resposta sem qualquer fundamento.

Vou repetir. Tu, sendo defesa, alinhas-te... com quem? Com base em quê? Com que referência?

É que estamos a falar de um comportamento coletivo, não individual.

Falar em conhecimento do jogo, mesmo em comportamentos colectivos, não tem fundamento? Então, tá bem.

Se estão três alinhados e um não está, o problema está também num comportamento individual e não apenas num comportamento colectivo.

Errado!
Tendo em conta o nº de vezes que aconteceu é a estratégia defensiva que é assim montada.

ERRADO!

Tens o Luisão que não está bem fisicamente, tens um miúdo chamado Lindelöf que não está entrosado com os restantes colegas da defesa, pelo que já vimos na pré-época, daí que sejas obrigado a apostar no capitão. Depois, tens um meio-campo e ataque que não sabe pressionar direito e com isso ganhar o tempo necessário para a defesa reposicionar-se com tempo. E voilá tens aqui uma explicação mais credível para tudo o que se anda a passar em termos defensivos.

Então como é que justificas que consecutivamente tens 1 dos centrais mais recuados e o outro a sair ao portador feito maluco?

Se fossem jogadas ocasionais, se visse movimentos de subida de linha defensiva, e por aí em diante ia na conversa do fora de forma.

Assim sendo, peço imensa desculpa, mas não vou em conversas de diabolizar um jogador que já mostrou o seu nível.

Godescalco

O que é que "Fernando Valente" realmente significa neste contexto:


Ramiro Lopes

Ontem alguém lembrou-se de falar do Fernando Valente para adjunto e ainda não se saiu disso ;D

Aquilo que ele sabe de futebol não se incute a outro treinador. Ou se sabe construir uma equipa que privilegia sempre o colectivo e a posse com os olhos postos na baliza ou não se sabe. Não é esse o papel do adjunto.

André Sousa

Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:11
Todos os treinadores têm adjuntos, o que cada um faz depende de dupla para dupla.. RV precise de alguém que o ajude nos seus defeitos, que parecem-me ser onde o Fernando Valente tem as suas maiores qualidades. Poderia ser uma dupla que resultasse..

Quais é que são as virtudes do RV, já agora?

fjorge

Citação de: André Sousa em 25 de Agosto de 2015, 22:13
Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:11
Todos os treinadores têm adjuntos, o que cada um faz depende de dupla para dupla.. RV precise de alguém que o ajude nos seus defeitos, que parecem-me ser onde o Fernando Valente tem as suas maiores qualidades. Poderia ser uma dupla que resultasse..

Quais é que são as virtudes do RV, já agora?

É benfiquista e bom rapaz

André Sousa

Citação de: SorcereR em 25 de Agosto de 2015, 22:02
Então metemos o Valente a treinador.. Acho que depois de ser despedido do Aves e em 8 meses ninguém lhe ter pegado, tem tudo para ter sucesso.

Isso não quer dizer muito.

Geralmente, treinadores com aqueles princípios, dão-se muito melhor quando têm mais qualidade individual ao seu dispor, porque o seu modelo de jogo pede jogadores de outro nível técnico e intelectual.