Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Tiago1982

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:19
Não temos jogadores para jogar em 4-3-3.
Nem vale a pena pensar nisso.

Obviamente que não.

Com a falta de qualidade nas alas, para mim é 4-4-2 em losango.

Ramiro Lopes

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:15
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 12:13
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:08
Citação de: JUST4FUN em 02 de Setembro de 2015, 12:00
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 11:56
Citação de: JUST4FUN em 02 de Setembro de 2015, 11:55
   Pq nao isto :

 

             Djuricic
 

Samaris              Cristante




?????????
Onde metes Gaitán, Jonas e Mitroglou/Jimenez?

               Mitro   Jonas
Gaitan
                                 Djuricic
             Samaris
       
             Cristante

Assim ? :)
Assim

                        Samaris
             Cristante             Djuricic


                Jonas   Mitro/Jimenez     Gaitan
Samaris

             Cristante             Pizzi

                           Gaitán

             Jonas                  Mitro/Jimenez


Assim.

Diria que Fejsa no centro, Samaris a interior direito, Talisca a interior esquerdo.
Parece-me que neste momento é a melhor formula para equilibrar a equipa.
Também é uma opção.

Acho que o Cristante poderia acrescentar mais qualidade técnica ao jogo do Benfica. Ainda no último jogo foi confrangedor o número de passes falhados pelo Samaris.

Também acho que o Pizzi naquela posição pode ser mais decisivo que o Talisca por, apesar das falhas que tem, é um jogador mais interventivo que o brasileiro. Mas sim, o Talisca neste esquema pode ser importante. Pode jogar como segundo avançado, nas costas dos avançados ou interior esquerdo.

Parece ser o esquema que mais se adequa às necessidades da equipa e aos jogadores que ficaram.

jgbg91

Citação de: Pedro Nunes 28 em 02 de Setembro de 2015, 12:10
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:07
Podemos jogar em 4-3-3 ou noutro esquema qualquer.
O que não faz sentido é querer jogar pelo corredor central só com 2 homens.
Nem faz grande sentido face ao que foram as declarações iniciais do treinador.
Esse é um dos grandes erros do RV, estar a colar-se ao antigo sistema de jogo só porque sim !

ainda por cima quando não o sabe trabalhar. O RV que defina uma tactica que saiba trabalhar, e transmitir essas ideias aos jogadores

Vegetasg

Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:17
Citação de: Vegetasg em 02 de Setembro de 2015, 12:15
                                             julio cesar

                     n.semedo        luisao     jardel    eliseu

                                               
                                                 fejsa

                                            cristante\samaris

                                  djuricic\taarabt          gaitan

                                                     jonas

                                                  mitroglou\jimenez


Tecnicamente esta é o melhor 11 do Benfica.
Não pode ser.Com o Eliseu não pode

                                             julio cesar

                     n.semedo        luisao     jardel    silvio

                                               
                                                 fejsa

                                            cristante\samaris

                                  djuricic\taarabt          gaitan

                                                     jonas

                                                  mitroglou\jimenez


Se o Silvio estiver em boas condições físicas.

Almareado

Citação de: VALEBEM em 02 de Setembro de 2015, 11:03
Citação de: Almareado em 02 de Setembro de 2015, 10:52
Alguém acredita que este mesmo plantel com JJ não estaria a jogar o dobro?!

Claro que estaria... Aliás, nas últimas 3 épocas o Benfica começou as épocas a jogar um futebol estonteante...
Quem não se lembra dos jogos na Madeira e em casa com o Gil há 2 anos, ou das brilhantes exibições com Paços (se aquele penalty tem entrado não sei), Boavista e Moreirense na época passada...
Tenhamos memória!
Tens razão no que dizes. Exceptuando a primeira temporada, o Benfica começava sempre aquém do que produzia no final.

Mesmo nesse período inicial em que a equipa não jogava bem, havia uma ideia de jogo clara, haviam princípios defensivos, ofensivos visiveis.

Agora não há nada de palpável. Não se pode falar em entrosamento, não há uma identidade.

Ramiro Lopes

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:17
Por outro lado é preciso entender que tipo de soluções o Mitro poderá dar.
Em relação ao que mostrou no passado, actualmente não se vê qualquer tipo de mobilidade, o que é estranho.
Não concordo. No segundo e terceiro golos contra o Moreirense mostrou ter a mobilidade necessária para desempenhar o papel de jogador mais avançado no terreno.

nfgl

Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 12:20
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:15
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 12:13
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:08
Citação de: JUST4FUN em 02 de Setembro de 2015, 12:00
Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 11:56
Citação de: JUST4FUN em 02 de Setembro de 2015, 11:55
   Pq nao isto :

 

             Djuricic
 

Samaris              Cristante




?????????
Onde metes Gaitán, Jonas e Mitroglou/Jimenez?

               Mitro   Jonas
Gaitan
                                 Djuricic
             Samaris
       
             Cristante

Assim ? :)
Assim

                        Samaris
             Cristante             Djuricic


                Jonas   Mitro/Jimenez     Gaitan
Samaris

             Cristante             Pizzi

                           Gaitán

             Jonas                  Mitro/Jimenez


Assim.

Diria que Fejsa no centro, Samaris a interior direito, Talisca a interior esquerdo.
Parece-me que neste momento é a melhor formula para equilibrar a equipa.
Também é uma opção.

Acho que o Cristante poderia acrescentar mais qualidade técnica ao jogo do Benfica. Ainda no último jogo foi confrangedor o número de passes falhados pelo Samaris.

Também acho que o Pizzi naquela posição pode ser mais decisivo que o Talisca por, apesar das falhas que tem, é um jogador mais interventivo que o brasileiro. Mas sim, o Talisca neste esquema pode ser importante. Pode jogar como segundo avançado, nas costas dos avançados ou interior esquerdo.

Parece ser o esquema que mais se adequa às necessidades da equipa e aos jogadores que ficaram.

Eventualmente, mas para a posição do Servio.
Nunca em substituição do Samaris.
O grego oferece ao jogo um entendimento a nível de posicionamentos que permite que a equipa se equilibre melhor assim como permite outra liberdade ao lateral direito.

O-Rível

Citação de: Rikhart em 02 de Setembro de 2015, 12:05
Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 11:50
Citação de: Marado em 02 de Setembro de 2015, 11:10
Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 10:58
Citação de: Tongraça em 02 de Setembro de 2015, 09:53
Não acredito que o Lopetagui seja melhor que o RV.
Sinceramente...
Vocês acham que os porcos estão a jogar melhor do que nós?
Acham que há ali um fio de jogo melhor que o nosso?
Nota: Acho que no limite os dois estão no mesmo nível.

Estão.
Sim.

O Lopetegui não é um grande treinador, mas nota-se claramente quais são as suas ideias, e nota-se que trabalha diariamente baseando-se nelas. Claro que não deixa de ser uma figura patética, mas isso não faz dele mau treinador. Isto em termos de modelo de jogo, sobretudo. Em termos de gestão de grupo e sensibilidade para o perfil de jogador-tipo para esse modelo, penso que ele é fraco. No entanto, globalmente, é superior a Rui Vitória. Isso vê-se pela organização de uma equipa e outra. É que nem há comparação.
O Lopetegui é teimoso e a teimosia misturada com grandiosidade, obtém-se veneno. O sistema do Lopetegui a mim parece-me básico e é bastante defensivo, mesmo que tenham 60, 70% de posse de bola. Para além do facto que o Lopetegui é um queixinhas.

É fiel às suas ideias. É melhor ser-se fiel a algo em que se acredita, do que não acreditar em nada e morrer sem saber como e porquê. Naquilo que é o modelo, ele melhorou ao longo do ano passado alguns aspectos, sobretudo na transição defensiva. A evolução no posicionamento e nas funções dos extremos e dos médios-centro permitiu uma maior estabilidade nesse momento, por exemplo, permitindo aos laterais envolverem-se no processo ofensivo sem receio da equipa ser apanhada em contrapé.
Não acho o sistema dele básico, dada a qualidade da circulação da bola, e a mobilidade ofensiva que o Porto apresenta, mas mesmo que fosse, a realidade é que um modelo não precisa de ser muito complexo, as ideias não precisam de ser muito originais, simplesmente tem é de funcionar. Isso do funcionar é visto, em última instância, de duas maneiras: criação de oportunidades flagrantes de golo, impedimento que o adversário faça o mesmo.
O Lopetegui é uma figura anedótica, que se presta em muitos casos a guerras que não são dele, mas como treinador tem alguma qualidade. Sublinho que não é um grande treinador, nem nada que se pareça, mas os jogadores sabem o que fazer em campo. Isso tem algum mérito. Há que saber separar as duas coisas.
Isso tem a ver com uma coisa que há que reconhecer que a direcção do Porto tem sido superior à nossa: a escolha do treinador. Os tipos em cada 10 acertam 6/7. Nós, em cada 10 acertamos 1. Isso acontece porque eles parecem ter mais ou menos claro um perfil traçado, e têm alguma noção do que é mais importante. As nossas escolhas reflectem inclinações pessoais e feelings. Só isso. Depois tocam-nos treinadores como o que temos este ano. O tipo "que lança uns putos" e "tem uma classificação porreira".

Interessante como consegues elogiar um treinador que ganhou um redondo zero na carreira, contando com um ano de porto em que tinha o melhor plantel por boa margem, mas no entanto um treinador que já conquistou uma taça de Portugal a um grande e alcançou classificações muito interessantes com o que tinha á disposição, é lixo. Nem treinador é.

Contorcionismos...

Tu consegues deitar abaixo um jogador nosso que foi titular, e jogou bem, no campeão europeu de sub-21, enquanto bates pívias a outro que entretanto foi parar ao Desportivo das Aves. Ganha vergonha na cara antes de falares em contorcionismos.

O que disse, e repito, é que o Lopetegui tem alguma qualidade, e isso reflecte-se na organização da sua equipa, no seu modelo de jogo, que tendo alguns problemas, é muito melhor que o modelo (ou "cena", porque isto não é modelo nenhum) do RV. O Jesus também nem sempre foi campeão connosco, mas conseguiu lutar até ao fim do campeonato. Ser primeiro dos últimos não é grande coisa, sobretudo para os adeptos, mas quando a diferença para o campeão é pequena o mérito é um pouco diferente de acabar a 15 pontos do 1º lugar.

Vê se metes na cabeça que qualquer labrego neste campeonato de treta consegue sacar um 5º ou 6º lugar. Ainda ontem se falou aqui no José Mota, um gajo praticamente acéfalo, que levou o Paços à Taça Uefa. Difícil não é ganhar uns jogos. Difícil é ter que ganhar com muita frequência, sobretudo quando as diferenças entre Porto e Benfica decidem-se em detalhes. Para isso acontecer é preciso jogar à "equipa grande", para estar sempre mais próximo de ganhar.

Se não consegues ver a diferença na qualidade do modelo de um e de outro, é um problema teu, e não meu.

Velazquez

Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:17
Citação de: Velazquez em 02 de Setembro de 2015, 12:14
Citação de: Tiago1982 em 02 de Setembro de 2015, 12:11
Jonas a extremo?

E o Jorge Jesus é que era maluco por andar em constantes adaptações.

A meu ver, tem muito mais aptidão e características para jogar na ala um Djuricic do que o Jonas.

O Jonas, para mim, é obviamente jogador de corredor central, para jogar perto da baliza.

Poderia eventualmente resultar num esquema mais complexo e defensivo como usou a Grécia no Euro 2004 com o Charisteas na linha a derivar para o meio. Ou como joga o Muller no Bayern e na Selecção Alemã.

Mas isso falamos de processos tácticos que o Rui Vitória não me parece que consiga por em prática.

Com o actual plantel, para mim, é 4-4-2 mais losango do que outra coisa.


Quem meteu o Jonas a extremo?

Já li imensas vezes isso aqui.

E tu também o fizeste ao colocá-lo num dos vértices do ataque que não no centro. Gaitán pela esquerda, Jonas pela direita, e um dos pontas-de-lança ao meio.

Podes não lhe chamar extremo, podes-lhe chamar "avançado interior" ou outro qualquer preciosismo.

O Jonas, para mim, a partir de uma ala seria próximo de zero. Só não seria zero porque tem uma qualidade brutal e logo, acabaria por conseguir fazer também coisas boas. Mas não tem velocidade para isso, não tem explosão para isso, não tem grandes mudanças de velocidade. Não tem uma característica que me permita achar que ele pode ser um bom jogador de flanco, mesmo que seja para partir para o meio.

Como já disse, o Jonas é jogador de miolo. Tem de ser. É inteligente, sabe segurar a bola e é muito oportuno.


Pois, não disse para jogar na ala, não disse nenhuma vez extremo.Um 4-3-3 não tem que ser 2 extremos e um 9.Alias,se for é dificil ter presença na área

Como o Mourinho no Porto com o Derlei.O Jonas não tem essas caracteristicas mas é o que há.Seria um 4-3-3 assimetrico com o Gaitan com mais liberdade e movel na frente de ataque

nfgl

Citação de: Ramiro Lopes em 02 de Setembro de 2015, 12:21
Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:17
Por outro lado é preciso entender que tipo de soluções o Mitro poderá dar.
Em relação ao que mostrou no passado, actualmente não se vê qualquer tipo de mobilidade, o que é estranho.
Não concordo. No segundo e terceiro golos contra o Moreirense mostrou ter a mobilidade necessária para desempenhar o papel de jogador mais avançado no terreno.

Chegaste onde eu queria.
É que ele está mesmo a jogar como jogador mais avançado no terreno.
O que na prática significa que não estamos a jogar com 2 avançados mas sim como 1+1.
Isto retira o Jonas do espaço onde consegue ser decisivo.

Johnny|SLB

Com a saída de Ola John, o 4-4-2 losango começa a ser, de forma gritante, a melhor opção para espremer este plantel.

Com um Gaitán 'solto' no apoio aos 2 pontas de lança e com um meio campo reforçado, que permita ter posse de bola e 'soltar' mais os laterais (particularmente o Nelsinho, visto que do outro lado não há pernas nem qualidade..)


nfgl

Citação de: Johnny|SLB em 02 de Setembro de 2015, 12:24
Com a saída de Ola John, o 4-4-2 losango começa a ser, de forma gritante, a melhor opção para espremer este plantel.

Com um Gaitán 'solto' no apoio aos 2 pontas de lança e com um meio campo reforçado, que permita ter posse de bola e 'soltar' mais os laterais (particularmente o Nelsinho, visto que do outro lado não há pernas nem qualidade..)



Daí a necessidade de ter um Talísca a ocupar o espaço à frente do lateral.

VitorPaneira7

Citação de: nfgl em 02 de Setembro de 2015, 12:19
Não temos jogadores para jogar em 4-3-3.
Nem vale a pena pensar nisso.
Não temos um extremo direito de qualidade para o 4-3-3 enquanto no 4-4-2 clássico falta-nos isso e um médio nº 8 mais físico.
Por um lado temos para o meio campo Fejsa, Cristante, Samaris, Talisca, Pizzi, Djuricic, Taarabt , Teixeira e Gaitan joga bem atrás dos avançados e ainda temos 3 opções de qualidade para avançados. Mesmo Guedes já foi dito que rende mais a avançado, assim como Andrade.

O losango , tendo um meio campo preenchido e vaga para dois avançados, parece o melhor e Gaitan pode ser o que Simão era. Lembrar que jogavamos bem com o losango o problema foi no final ficarmos sem Luisão e simão e claro a forma de pensar a partir do banco de Fernando Santos (além de um banco fraco).

Temos laterais ofensivos, apesar de Eliseu e também Semedo terem problemas a defender ,várias opções para o centro do meio campo e ataque, a solução pode passar pelo losango como ele fez contra o PSG na primeira parte .

nfgl

Agora, jogar em losango não é uma coisa que se consiga do dia para a noite.

Marado

Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 11:50
Citação de: Marado em 02 de Setembro de 2015, 11:10
Citação de: O-Rível em 02 de Setembro de 2015, 10:58
Citação de: Tongraça em 02 de Setembro de 2015, 09:53
Não acredito que o Lopetagui seja melhor que o RV.
Sinceramente...
Vocês acham que os porcos estão a jogar melhor do que nós?
Acham que há ali um fio de jogo melhor que o nosso?
Nota: Acho que no limite os dois estão no mesmo nível.

Estão.
Sim.

O Lopetegui não é um grande treinador, mas nota-se claramente quais são as suas ideias, e nota-se que trabalha diariamente baseando-se nelas. Claro que não deixa de ser uma figura patética, mas isso não faz dele mau treinador. Isto em termos de modelo de jogo, sobretudo. Em termos de gestão de grupo e sensibilidade para o perfil de jogador-tipo para esse modelo, penso que ele é fraco. No entanto, globalmente, é superior a Rui Vitória. Isso vê-se pela organização de uma equipa e outra. É que nem há comparação.
O Lopetegui é teimoso e a teimosia misturada com grandiosidade, obtém-se veneno. O sistema do Lopetegui a mim parece-me básico e é bastante defensivo, mesmo que tenham 60, 70% de posse de bola. Para além do facto que o Lopetegui é um queixinhas.

É fiel às suas ideias. É melhor ser-se fiel a algo em que se acredita, do que não acreditar em nada e morrer sem saber como e porquê. Naquilo que é o modelo, ele melhorou ao longo do ano passado alguns aspectos, sobretudo na transição defensiva. A evolução no posicionamento e nas funções dos extremos e dos médios-centro permitiu uma maior estabilidade nesse momento, por exemplo, permitindo aos laterais envolverem-se no processo ofensivo sem receio da equipa ser apanhada em contrapé.



O Benfica o ano passado com 1 trinco e um buraco no meio-campo (depois da saída do Enzo) fazia o mesmo, o Porto com 3 médios agora consegue. Eu pessoalmente considero que o RV ganhou mais em comparação com o Lopetegui, uma subida de divisão e uma taça de portugal é mais difícil do que a conquista de um europeu de s19 e outro de s21.