Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

ruibenfica80


Porra que chegamos ao final deste fim semana e parece que ficou tudo maluco.

Sim, perdemos com o Porto. Sim, nenhum de nós gostou.
Mas e daí? Perder com o Porto é algo assim tão surreal? Não é propriamente o Arouca.
O jogo foi mau? Não, não foi. Enquanto tivemos pulmão na 1ª parte construímos várias ocasiões de golo.

Então?

Falam por aí que o Benfica defende mal.
Porra....também querem o quê? Já vos bateu na cabeça que jogamos com uma defesa quase toda de recurso? Já repararam que o Porto também defende mal? Não há milagres!

Nós estamos com um plantel onde já foi à vida o patrão da defesa. Depois foi à vida o melhor lateral. Depois quando estávamos a atinar vai à vida mais 1 central. Entretanto vem e vai o melhor médio defensivo.

Acham que é fácil ter coesão? Quantos jogos seguidos já conseguimos fazer com os mesmos 5 jogadores (4 defesas + médio defensivo)? E quantos já fizemos com os melhores todos juntos?

A verdade é que tirando os jogos com o Sporting, esta época tem sido razoável para o plantel que tem estado disponível. Se fosse o Jesus ao comando muitos já andavam por ai a dizer que era um milagre estarmos na luta pelo título. E a verdade é que estamos!

E não só estamos na luta como temos um bom futebol de ataque. Temos revelado força com as equipas pequenas. É preciso talvez mais humildade, até da parte dos adeptos. Há ainda muito campeonato e muito trabalho pela frente.

Mas o 35 está ali ao alcance. Não é nenhuma miragem. E o conjunto plantel + treinador que temos são totalmente capazes de lá chegar.

Ao trabalho e continuamos juntos!

Edu

Citação de: Benfica hoje e sempre em 15 de Fevereiro de 2016, 01:26
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:09
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:07
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:06
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:03
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 00:54
Citação de: 10Baggio em 15 de Fevereiro de 2016, 00:50
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 00:48
Vocês acham o Marco Silva assim tão mais evoluído tacticamente que o Rui Vitória? Olhem que se enganam. Não é.

Basta comparar a forma como jogava o Estoril e o Vitoria...
Mas isso é uma questão de abordagem e mentalidade. Na mentalidade de jogo, também me identificava muito mais com a do Marco que com a que o Rui Vitória incutia no Guimarães, claro. Mas o modelo de jogo do Guimarães e o do Benfica, com o mesmo treinador, não é o mesmo. Eu falei de conhecimento táctico.
O Marco Silva apresenta melhor trabalho.
Ganharam praticamente a mesma coisa.
Um vai no 5 ano de carreira o outro com mais 9.
Eu acredito que o Marco Silva será top. Mas, presentemente, o nível táctico de um e de outro não é assim tão diferente. Em termos de forma de ver o jogo, eu identifico-me bastante com o Marco Silva. Sempre o disse. Mas um Vitor Pereira ou um Jesus, são muito mais evoluídos tacticamente. Não tenham dúvidas disso.
Têm mais anos da coisa.
O problema é que mais anos... mais vícios.
Os do Jorge então dá para vê-los a milhas.
Mas esse nunca quis evoluir. E tem sempre a ideia que não há melhor que ele. Nem os outros ouve, sequer.
Já o Rui Vitória nisso, é completamente diferente e dá ouvidos, mesmo quando não concorda. Sabe escutar.


O Rui Vitória sabe escutar? Porreiro, e o que é que isso está relacionado com o evoluir?

Tem feito uma gestão de ativos do mais amadora que se viu. Teve tempo, oportunidades e possibilidades de melhorar, perceber timings de inclusão/exclusão de jogadores e até agora não se viu nada.

Basta analisar a época.

Começou Ola John, passou para Vitor Andrade que nem à pré época tinha dito, passou a Guedes e o Vitor Andrade foi arrumado na prateleira até ser emprestado. Agora desapareceu o Guedes. Espantem-se apareceu o Salvio sem qualquer ritmo para estas andanças. Não esquecendo Clesio e tão pouco questionar o porquê Nelson Semedo não foi preparado desde que regressou para já está a jogar.

Se anda a ouvir, anda a ouvir mal ou as pessoas erradas.

É que se a coisa começou mal, e depois melhorou bastante, não se pode queixar de pressão nem dos resultados, teve mais do que condições para preparar a equipa para o terço final da época.

Portanto como é que ficamos? Nelson Semedo vai ficar abancado? Ou vai aparecer contra o Zenit para ir à Champions ganhar ritmo? O Salvio vai continuar a sua recuperação deste modo?

Nem vou falar do processo defensivo, que isso de evolução foi uma nulidade.
O Rui Vitória soube escutar e soube evoluir a forma como jogávamos. Não percebo a dúvida, a organização ofensiva do Benfica evoluiu significativamente. Passámos a ter mais dinâmica e os processos estão mais interiorizados nos jogadores. As goleadas, o mês de janeiro, não sucedeu por milagre.

No entanto, não digo com isto que tudo são rosas que não são. A derrota com o Porto, ainda que injusta na minha perspectiva, também não se deveu a um milagre. Entre várias situações que contribuíram para a mesma, desde logo destaco o facto de várias vezes termos sido apanhados em inferioridade numérica a defender e isso é um indicador da forma medíocre como defendemos.

São factos. O que peço é que se analisem as coisas de uma forma equilibrada, coerente e justa, sem embirrações pessoais para com o técnico ou a necessidade de se ter razão. Contentes, nenhum de nós estará, evidentemente.

|OnE|

Curiosamente quem ficou sem rins no 1-2 foi o mais experiente.

10Baggio

Rui...5 derrotas seguidas...por alguma razao o pessoal perdeu a paciencia...

Chuck

Temos muita derrota foda-se, sei que não passa de um exemplo mas o Arouca apenas tem mais uma. Isto com 12 jogos para jogar, com uma ida a Alvalade, já tanta coisa foi escrita que estou numa de back to the basics.

Edu

Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:30
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:27
Relativamente ao Eliseu, também não acho que tenha sido por culpa dele que se perdeu neste último jogo. Pelo contrário, até acho que jogou bem.
Não confundir jogar bem com não fez asneiras.
O Eliseu escondeu-se do jogo.
Não acho. Mas também vi o jogo com o coração nas mãos e não me atrevo a repeti-lo, pelo que posso ter visto muita coisa mal.

10Baggio


Endless

Que não tenha medo das vacas sagradas...
Aliás se ele não tivesse esse medo não tinha lançado Sálvio ao deus-dará e mantido o Gaitan o tempo todo, quando andou o jogo todo em modo "maria não te rales". Espero que não faça a mesma merda quando o Luisão tiver em forma...

|OnE|

#130973
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:34
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:30
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:27
Relativamente ao Eliseu, também não acho que tenha sido por culpa dele que se perdeu neste último jogo. Pelo contrário, até acho que jogou bem.
Não confundir jogar bem com não fez asneiras.
O Eliseu escondeu-se do jogo.
Não acho. Mas também vi o jogo com o coração nas mãos e não me atrevo a repeti-lo, pelo que posso ter visto muita coisa mal.
Independentemente disso, o Benfica não pode ter 2 laterais com inúmeras dificuldades a  atacar.


E já agora, que tens a dizer da insistência no Talisca no meio campo?

Edu

Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:37
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:34
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:30
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:27
Relativamente ao Eliseu, também não acho que tenha sido por culpa dele que se perdeu neste último jogo. Pelo contrário, até acho que jogou bem.
Não confundir jogar bem com não fez asneiras.
O Eliseu escondeu-se do jogo.
Não acho. Mas também vi o jogo com o coração nas mãos e não me atrevo a repeti-lo, pelo que posso ter visto muita coisa mal.
Independentemente disso, o Benfica não pode ter 2 laterais com inúmeras dificuldades a  atacar.
Concordo. E estou ansioso que Grimaldo e Nelson entrem na equipa.

MoreThanRed

Citação de: ruibenfica80 em 15 de Fevereiro de 2016, 01:32

Porra que chegamos ao final deste fim semana e parece que ficou tudo maluco.

Sim, perdemos com o Porto. Sim, nenhum de nós gostou.
Mas e daí? Perder com o Porto é algo assim tão surreal? Não é propriamente o Arouca.
O jogo foi mau? Não, não foi. Enquanto tivemos pulmão na 1ª parte construímos várias ocasiões de golo.

Então?

Falam por aí que o Benfica defende mal.
Porra....também querem o quê? Já vos bateu na cabeça que jogamos com uma defesa quase toda de recurso? Já repararam que o Porto também defende mal? Não há milagres!

Nós estamos com um plantel onde já foi à vida o patrão da defesa. Depois foi à vida o melhor lateral. Depois quando estávamos a atinar vai à vida mais 1 central. Entretanto vem e vai o melhor médio defensivo.

Acham que é fácil ter coesão? Quantos jogos seguidos já conseguimos fazer com os mesmos 5 jogadores (4 defesas + médio defensivo)? E quantos já fizemos com os melhores todos juntos?

A verdade é que tirando os jogos com o Sporting, esta época tem sido razoável para o plantel que tem estado disponível. Se fosse o Jesus ao comando muitos já andavam por ai a dizer que era um milagre estarmos na luta pelo título. E a verdade é que estamos!

E não só estamos na luta como temos um bom futebol de ataque. Temos revelado força com as equipas pequenas. É preciso talvez mais humildade, até da parte dos adeptos. Há ainda muito campeonato e muito trabalho pela frente.

Mas o 35 está ali ao alcance. Não é nenhuma miragem. E o conjunto plantel + treinador que temos são totalmente capazes de lá chegar.

Ao trabalho e continuamos juntos!

Essa conversa toda faria sentido se os erros defensivos de sexta-feira, com a tal defesa de recurso, não fossem exatamente os mesmos que cometemos ao longo de toda a época, mesmo quando jogavam Luisão e Semedo, ou quando jogou Lisandro. Portanto, não têm necessariamente a ver com os jogadores que jogam determinado jogo, mas com os processos defensivos implantados por quem é responsável por isso - o treinador.

Continuar a repetir essa ideia de que os erros defensivos de sexta aconteceram por conta de termos tido necessidade de jogar com o jogador X em lugar do Y é tentar mandar areia para os olhos dos outros, lamento.

sammer

Vai também muito do que o treinador pede ao lateral para fazer. Se calhar, as indicações do Rui Vitória, conhecendo o que Eliseu pode ou não fazer, são para que não se aventure tanto em termos atacantes, optando por dar ao Nico todo esse papel pelo corredor esquerdo, sendo o Eliseu um jogador apenas de apoio.

É necessário avaliar também por aí.

Livrinhos

Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:33
Citação de: Benfica hoje e sempre em 15 de Fevereiro de 2016, 01:26
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:09
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:07
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:06
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:03
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 00:54
Citação de: 10Baggio em 15 de Fevereiro de 2016, 00:50
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 00:48
Vocês acham o Marco Silva assim tão mais evoluído tacticamente que o Rui Vitória? Olhem que se enganam. Não é.

Basta comparar a forma como jogava o Estoril e o Vitoria...
Mas isso é uma questão de abordagem e mentalidade. Na mentalidade de jogo, também me identificava muito mais com a do Marco que com a que o Rui Vitória incutia no Guimarães, claro. Mas o modelo de jogo do Guimarães e o do Benfica, com o mesmo treinador, não é o mesmo. Eu falei de conhecimento táctico.
O Marco Silva apresenta melhor trabalho.
Ganharam praticamente a mesma coisa.
Um vai no 5 ano de carreira o outro com mais 9.
Eu acredito que o Marco Silva será top. Mas, presentemente, o nível táctico de um e de outro não é assim tão diferente. Em termos de forma de ver o jogo, eu identifico-me bastante com o Marco Silva. Sempre o disse. Mas um Vitor Pereira ou um Jesus, são muito mais evoluídos tacticamente. Não tenham dúvidas disso.
Têm mais anos da coisa.
O problema é que mais anos... mais vícios.
Os do Jorge então dá para vê-los a milhas.
Mas esse nunca quis evoluir. E tem sempre a ideia que não há melhor que ele. Nem os outros ouve, sequer.
Já o Rui Vitória nisso, é completamente diferente e dá ouvidos, mesmo quando não concorda. Sabe escutar.


O Rui Vitória sabe escutar? Porreiro, e o que é que isso está relacionado com o evoluir?

Tem feito uma gestão de ativos do mais amadora que se viu. Teve tempo, oportunidades e possibilidades de melhorar, perceber timings de inclusão/exclusão de jogadores e até agora não se viu nada.

Basta analisar a época.

Começou Ola John, passou para Vitor Andrade que nem à pré época tinha dito, passou a Guedes e o Vitor Andrade foi arrumado na prateleira até ser emprestado. Agora desapareceu o Guedes. Espantem-se apareceu o Salvio sem qualquer ritmo para estas andanças. Não esquecendo Clesio e tão pouco questionar o porquê Nelson Semedo não foi preparado desde que regressou para já está a jogar.

Se anda a ouvir, anda a ouvir mal ou as pessoas erradas.

É que se a coisa começou mal, e depois melhorou bastante, não se pode queixar de pressão nem dos resultados, teve mais do que condições para preparar a equipa para o terço final da época.

Portanto como é que ficamos? Nelson Semedo vai ficar abancado? Ou vai aparecer contra o Zenit para ir à Champions ganhar ritmo? O Salvio vai continuar a sua recuperação deste modo?

Nem vou falar do processo defensivo, que isso de evolução foi uma nulidade.
O Rui Vitória soube escutar e soube evoluir a forma como jogávamos. Não percebo a dúvida, a organização ofensiva do Benfica evoluiu significativamente. Passámos a ter mais dinâmica e os processos estão mais interiorizados nos jogadores. As goleadas, o mês de janeiro, não sucedeu por milagre.

No entanto, não digo com isto que tudo são rosas que não são. A derrota com o Porto, ainda que injusta na minha perspectiva, também não se deveu a um milagre. Entre várias situações que contribuíram para a mesma, desde logo destaco o facto de várias vezes termos sido apanhados em inferioridade numérica a defender e isso é um indicador da forma medíocre como defendemos.

São factos. O que peço é que se analisem as coisas de uma forma equilibrada, coerente e justa, sem embirrações pessoais para com o técnico ou a necessidade de se ter razão. Contentes, nenhum de nós estará, evidentemente.

No primeiro golo do porto, temos OITO jogadores atrás da bola. Não são 4, nem 5, são 8!

A passividade com que se marca e pressiona com os olhos, tem sido uma constante durante a época. Há é melhores jogadores a ocupar esses lugares (Lisandro, Fejsa e Renato por exemplo), mas termos melhores jogadores em campo não significa que as melhorias vão surgir sozinhas.

É muito porreiro falar do aspecto ofensivo do jogo, pessoalmente sou dá opinião que ganhará quem melhor defender, e até ao momento em 3 clássicos no campeonato, sofremos 6 golos e marcamos apenas 1. Se podíamos ter marcado mais? Sim, podíamos, mas também os podíamos ter sofrido.

Já agora, estivemos a ganhar 1-0, não tirámos qualquer proveito do mesmo, foram eles que tiraram, e isso dá que pensar.


Shoplifter20

Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:40
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:37
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:34
Citação de: |OnE| em 15 de Fevereiro de 2016, 01:30
Citação de: Edu em 15 de Fevereiro de 2016, 01:27
Relativamente ao Eliseu, também não acho que tenha sido por culpa dele que se perdeu neste último jogo. Pelo contrário, até acho que jogou bem.
Não confundir jogar bem com não fez asneiras.
O Eliseu escondeu-se do jogo.
Não acho. Mas também vi o jogo com o coração nas mãos e não me atrevo a repeti-lo, pelo que posso ter visto muita coisa mal.
Independentemente disso, o Benfica não pode ter 2 laterais com inúmeras dificuldades a  atacar.
Concordo. E estou ansioso que Grimaldo e Nelson entrem na equipa.

Quanto ao Grimaldo podes esperar sentado, infelizmente

Andris

Citação de: Gottschalk em 15 de Fevereiro de 2016, 01:31
A equipa tem de reagir já contra o Zenit e contra o Paços.

É fundamental mostrar que temos Benfica até ao final do ano. Caso contrário...será penoso.
Eu nem quero pensar sequer na possibilidade de perdermos pontos na Mata Real. E estou com receio, sinceramente.

Não peço goleadas, 0-1 chega. Não podemos mesmo perder até Alvalade. E aí é esperar por um milagre.