Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

andoaleme

Citação de: OclassicoNº10 em 22 de Setembro de 2017, 15:06
Citação de: Semper_SLB em 22 de Setembro de 2017, 15:03
Citação de: OclassicoNº10 em 22 de Setembro de 2017, 15:02
A troca de bola foi muito bem feita por parte da nossa equipa.

Começou a ficar apressada após os assobios do público. Daí o passe do Grimaldo já ter sido em desespero de a tirar dali.

A pressão é muita actualmente, o publico quer é golos e borrifa-se para estas jogadas, passando de fantásticas a sofrimento. Mas eu percebo porquê... A equipa não produz isto de forma frequente, é a espaços largos.

E os nossos jogadores tem medo de ter a bola nos pés: Samaris, Felipe Augusto, Eliseu, André Almeida, Jardel, Rúben Dias, Rafa. Já os restantes não tem esse medo, mesmo o Gabriel.
Com jogadores a ter medo de a ter nos pés, é fácil anularem-nos.
Facílimo mesmo.

O medo de ter a bola é ainda maior quando não estão bem treinados para saber o que fazer com ela, como se posicionar com e sem ela, etc...

Para além da capacidade do treinador, isso também é culpa da capacidade do jogador.
O Samaris nunca se soube posicionar, assim como o Felipe Augusto.

Nas linhas mais atrasadas, Eliseu e André Almeida de igual forma. São jogadores que nunca podem jogar no Benfica a meu ver.

Não sendo eu um defensor de Samaris, contudo recordo que ele na sua 1ª época foi bem adaptado a 6, Fejsa estava em recuperação de lesão contraída na época anterior.

O grego não apenas teve de se adaptar a uma nova posição em campo, mas a outra realidade futebolística e conseguiu superar, desde então é o marasmo que se assiste, com culpa repartida entre ele e RV, as percentagens fica ao critério de cada um.

É evidente que jogando sempre, cimenta a confiança no jogador e as rotinas que a posição exige, mas como tu afirmas o sentido posicional falha e o RV parece não conseguir observar essa lacuna que, ele próprio revela ao organizar a equipa.

Estamos de acordo que estes 4 jogadores não têm lugar no Benfica, deveriam estar gratos pela enormidade da benesse, mas infelizmente não se fica por estes, há mais jogadores sem qualidade para estarem cá e falham igualmente o posicionamento.

Toronto_SLB

extravoyager

Citação de: Flirt4ever em 22 de Setembro de 2017, 14:47
Citação de: extravoyager em 22 de Setembro de 2017, 13:17
Citação de: Flirt4ever em 22 de Setembro de 2017, 12:48

Não consigo por mais frames (PhotoShop não me deixe :/ ) mas ainda variámos o flanco, quase sempre ao primeiro toque.

Coloco aqui este GIF porque ainda à uns dias alguém pôs aqui um video do Napoles, em que era muito parecido com este. Na altura teve direito a mil e um elogios e que era um grande trabalho do treinador e tal.

Quando estava a ver o jogo, apesar da frustração pelo resultado, lembrei-me disso e pensei, será que essas mesmas pessoas diriam o mesmo sobre o Rui Vitória ? Ou viram com a mesma "desculpa" do "ai que é só pela qualidade individual dos jogadores" ? Bem, como continuo curioso, fiz o GIF....

Digam de vossa justiça.  O0

EDIT:lembrei de uma forma de mostar mais, mas não fica à velocidade "normal" de jogo:

Spoiler
[fechar]
Óptima saída de bola sem dúvida.

O problema é que é esporádica, não faz parte da forma de jogar do Benfica. Nos jogamos lento, sem mudanças de ritmo com a bola sempre a rodar da mesma forma. Se vires o Nápoles a saída em toque curto é constante, raramente há chutão. Na frente mudam de velocidade e de flanco de formas diferentes, muito mais imprevisível do que as nossas transições.

Fizemos até agora 9 jogos. E desses 9 jogos só 2 (eventualmente 3) é que não jogaram com a merda do autocarro. Assim é impossível fazer transições do que quer que seja.

Esta jogada que mostrei (e que já se arranja "desculpas" para ela) só foi possível porque a equipa do Braga subiu no terreno.
Sim, mas isso nao explica a falta de fio de jogo, em que o jogo do Rio Ave foi o mais notorio.

Nao digo que contra equipas pequenas e fechadas e facil de fazer, mas nao e dificil de lutar mais pela bola, de trocar melhor a bola, de mudar o ritmo de jogo, de criar confusao nos adversarios.

Com a nossa forma de jogar a este ritmo, basta um bloco baixo e pressao no Pizzi. Somos previsiveis e parece que so treinamos uma jogada.

E isso que me irrita no Rui Vitoria, como me irrita o nao saber controlar o ritmo com o Jesus. Acho que o Jesus elevou a qualidade da equipa, que vindo do patamar Quique nao seria dificil, mas o Rui Vitoria ainda nao fez isso, porque jogar bem nao e so qualidade dos jogadores e trabalho no treino. Ve o Hull do Marco Silva, tinha os principios certos de jogo, mas tinha cepos a interpreta-los.

Flirt4ever

Citação de: extravoyager em 22 de Setembro de 2017, 15:27

Não consigo por mais frames (PhotoShop não me deixe :/ ) mas ainda variámos o flanco, quase sempre ao primeiro toque.

Coloco aqui este GIF porque ainda à uns dias alguém pôs aqui um video do Napoles, em que era muito parecido com este. Na altura teve direito a mil e um elogios e que era um grande trabalho do treinador e tal.

Quando estava a ver o jogo, apesar da frustração pelo resultado, lembrei-me disso e pensei, será que essas mesmas pessoas diriam o mesmo sobre o Rui Vitória ? Ou viram com a mesma "desculpa" do "ai que é só pela qualidade individual dos jogadores" ? Bem, como continuo curioso, fiz o GIF....

EDIT:lembrei de uma forma de mostar mais, mas não fica à velocidade "normal" de jogo:

Spoiler
[fechar]

O problema é que é esporádica, não faz parte da forma de jogar do Benfica. Nos jogamos lento, sem mudanças de ritmo com a bola sempre a rodar da mesma forma. Se vires o Nápoles a saída em toque curto é constante, raramente há chutão. Na frente mudam de velocidade e de flanco de formas diferentes, muito mais imprevisível do que as nossas transições.

Fizemos até agora 9 jogos. E desses 9 jogos só 2 (eventualmente 3) é que não jogaram com a merda do autocarro. Assim é impossível fazer transições do que quer que seja.

Esta jogada que mostrei (e que já se arranja "desculpas" para ela) só foi possível porque a equipa do Braga subiu no terreno.
Sim, mas isso nao explica a falta de fio de jogo, em que o jogo do Rio Ave foi o mais notorio.

Nao digo que contra equipas pequenas e fechadas e facil de fazer, mas nao e dificil de lutar mais pela bola, de trocar melhor a bola, de mudar o ritmo de jogo, de criar confusao nos adversarios.

Com a nossa forma de jogar a este ritmo, basta um bloco baixo e pressao no Pizzi. Somos previsiveis e parece que so treinamos uma jogada.

E isso que me irrita no Rui Vitoria, como me irrita o nao saber controlar o ritmo com o Jesus. Acho que o Jesus elevou a qualidade da equipa, que vindo do patamar Quique nao seria dificil, mas o Rui Vitoria ainda nao fez isso, porque jogar bem nao e so qualidade dos jogadores e trabalho no treino. Ve o Hull do Marco Silva, tinha os principios certos de jogo, mas tinha cepos a interpreta-los.
Eu acho, honestamente, o maior problema deste ano é mesmo a falta de qualidade da nossa defesa.

Falamos muito em pressão e em controlo de jogo ou em controlo de ritmo de jogo. Mas qualquer uma delas se faz com a globalidade da equipa e não com apenas um ou outro jogador. Naturalmente que há sempre quem "comande" isso, mas refiro-me a outra questão. Por exemplo, quando tempos uma defesa com um Nelson, Lindelof, Jardel, Grimaldo e Ederson, podemos dar-nos ao luxo de ter a defesa bem alta e diminuir, em muito, os espaços de jogo do adversário. Quando essa qualidade não existe e os jogadores são mais lentos ou até mesmo sem confiança nas suas capacidades, o bloco defensivo baixa (demasiado), o que faz com que exista demasiado espaço entra a defesa e o meio campo, proporcionando ao adversário até uma troca de bola mais "folgada".

Está tudo relacionado. Até o simples facto de quem joga na baliza faz muita diferença para a auto-confiança dos defesa (mais subidos ou menos subidos, trocar a bola ou chutar para a frente, atrasar para o Guarda-Redes ou meter a bola fora, etc...).

Acho que, conscientemente ou não, toda a equipa se está a ressentir do enorme decréscimo de qualidade que tivemos no nosso setor defensivo.

Flirt4ever

he he he. Rir, é mesmo o melhor a fazer. Estrada da Beira com a beira da estrada. He he he.

Javi Garcia

andoaleme

Citação de: minimix em 22 de Setembro de 2017, 15:19
Citação de: Trezeguet em 22 de Setembro de 2017, 15:05
o Almeida tem medo de ter bola porque nem sabe ter bola, que é diferente
Eu vejo o Almeida a fazer isto num futuro muito próximo

Muito bom! Na imagem vejo o Eliseu e o Almeida envolvidos na linha de fundo, é muito isso o retrato do nosso jogo.

|OnE|

Não há grande diferença entre beira da estrada e estrada da Beira porque no fim acaba por jogar o Augusto.

Livrinhos

Citação de: Flirt4ever em 22 de Setembro de 2017, 14:51
Citação de: vermelhoftw em 22 de Setembro de 2017, 14:27
Citação de: Livrinhos em 22 de Setembro de 2017, 14:09

Spoiler
[fechar]

Estás a confundir trademark do Nápoles com o que esporadicamente aparece no Benfica.

Assim é fácil.

Há uma razão para um ser elogiado e o outro não.

Um joga dessa mesma maneira contra qualquer adversário, seja o Benevento o Benfica ou o Real Madrid, o outro nem por isso.

A partir daqui, é fazer os bonecos que bem quiserem, quando acabarem já o Benfica começou o jogo com o Paços com mais um barrote para a frente, isso sim trademark Rui Vitória.

Obvio, isso parece obvio fizeste uma vez em 6 meses, a Nápoles faz sempre, e essa pressão nada tem a ver com aquela que o benevento fez
Acho notável vocês verem todos os jogos do Nápoles, é de fato notável e saudar que tenham tempo para isso.....

Adiante.

A questão aqui é sempre a mesma. Quando são outros a fazer, é só elogios, quando é o Benfica a fazer é porque é a qualidade individual dos jogadores.

O Benfica já fez esse tipo de saídas mais que uma vez esta época, já o referi aqui. Agora simplesmente pus em GIF.

Temos jogados quase sempre contra equipas com a merda de um autocarro parado em frente à grande área. Até na Liga dos campeões foi assim. Querem fazer saídas destas quanto se tem 11 adversários no último terço do campo ? Vão fazer muitas, vão.....

Com este tipo de argumentação é mesmo o melhor a fazer.

Adiante será.

Semper Fidelis

FAZ MUDANÇAS NA EQUIPA, PÁ!
SEMPRE ARROZ COM FEIJÃO NÃO DÁ!

extravoyager

Citação de: Flirt4ever em 22 de Setembro de 2017, 15:52
Citação de: extravoyager em 22 de Setembro de 2017, 15:27

Spoiler
[fechar]

Eu acho, honestamente, o maior problema deste ano é mesmo a falta de qualidade da nossa defesa.

Falamos muito em pressão e em controlo de jogo ou em controlo de ritmo de jogo. Mas qualquer uma delas se faz com a globalidade da equipa e não com apenas um ou outro jogador. Naturalmente que há sempre quem "comande" isso, mas refiro-me a outra questão. Por exemplo, quando tempos uma defesa com um Nelson, Lindelof, Jardel, Grimaldo e Ederson, podemos dar-nos ao luxo de ter a defesa bem alta e diminuir, em muito, os espaços de jogo do adversário. Quando essa qualidade não existe e os jogadores são mais lentos ou até mesmo sem confiança nas suas capacidades, o bloco defensivo baixa (demasiado), o que faz com que exista demasiado espaço entra a defesa e o meio campo, proporcionando ao adversário até uma troca de bola mais "folgada".

Está tudo relacionado. Até o simples facto de quem joga na baliza faz muita diferença para a auto-confiança dos defesa (mais subidos ou menos subidos, trocar a bola ou chutar para a frente, atrasar para o Guarda-Redes ou meter a bola fora, etc...).

Acho que, conscientemente ou não, toda a equipa se está a ressentir do enorme decréscimo de qualidade que tivemos no nosso setor defensivo.
Claro que sim, mas ele tem de tirar o Luisão.
O André Almeida consegue jogar em defesa alta, fê-lo no primeiro ano do Rui Vitória. Seja com o Ruben na direita ou com o Lisandro tem de mudar.

Isso apostar num dos trincos da equipa B para substituir o Fejsa e ensinar a equipa a fazer pressão alta o jogo todo.

Livrinhos

Citação de: |OnE| em 22 de Setembro de 2017, 15:23
Citação de: Almeida92 em 22 de Setembro de 2017, 15:22
E aquela saída de bola no início dos jogos também só a fazemos porque jogamos contra autocarros.

Mesmo assim, conseguimos perder o jogo contra o autocarro do Boavista, estando a ganhar...não se percebe.
Pelos vistos o Benfica sabe trocar a bola.
Mas prefere mandar um chutão p'a ganhar jardas ;D

A desculpa dos autocarros, só come quem quer.

4 jogos esta época em que perdemos pontos que contrariam logo esta teoria.

Um jogo de merda contra o Rio Ave.
3 jogos consecutivos com CSKA, Boavista e Braga em que conseguimos não ganhar estando em vantagem.

Os autocarros deviam de estar para a oficina.

Acontece.

Tifosi

Citação de: Edu em 22 de Setembro de 2017, 00:09
O que eu dava para ver isto no Benfica:

https://vimeo.com/234327445?ref=fb-share&1

Em vez disto, temos o chutão para a frente.
Alguma vez viste o Luisão a trocar bola assim???