Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

SDarKN3SS

Citação de: Shoky em 02 de Maio de 2018, 01:46
Como ganhar no Jamor por Rui Vitória. Ele explica em livro, em pormenor, como trabalhou para dar a 1ª Taça ao Vitória de Guimarães:

"Preparámos um vídeo surpresa para os nossos jogadores com mensagens de ânimo enviadas pelos seus familiares. Montámos um ecrã na cabine, passámos o vídeo, sem eles estarem à espera, minutos antes de entrarem em campo. Os jogadores viram desfilar, uma a seguir à outra, mensagens de apoio e motivação, enviadas com carinho pelos seus filhos, as suas mulheres, os seus pais, os seus amigos. Claro que a emoção que ali se gerou foi poderosíssima. Alguns jogadores ficaram com lágrimas nos olhos, outros apenas excecionalmente motivados, orgulhosos de terem todos aqueles seres queridos a torcer por si, mas todos, absolutamente todos, tinham sido tocados por aquela onda fantástica de energia. Na verdade, a energia era tanta que se tivéssemos "soltado" os jogadores para o campo naquele momento provavelmente teriam destroçado o adversário, como touros enraivecidos, de forma pouco racional."  

Uma onda fantástica de energia vinda dos "seres" queridos.
Pareciam touros enraivecidos, pá. Uma ideia genial que ninguém faz, um videozinho com familiares. Que cena tão à frente, 20 anos no tempo pelo menos.
E resultou mesmo bem. Ao intervalo perdiam 1-0 e jogavam mal como a merda.
Mas calma. Sofrer um golo era algo que estava completamente previsto:

"Nem de propósito. De facto, assim aconteceu. Sofremos um golo muito esquisito na primeira parte e partimos para a segunda parte em desvantagem. Mas para os jogadores, o facto de terem sofrido um golo não foi um drama. Porque as várias hipóteses estavam traçadas, trabalhadas. Uma equipa poderá seguir mais tranquilamente em frente, mesmo em desvantagem, se tiver presente que essa era uma das hipóteses plausíveis e que, ainda assim, fazendo o seu jogo, mantendo o seu rumo, é possível dar a volta ao resultado e ganhar."

Eles tinham presente que podiam sofrer um golo e por isso ficaram muito calmos. Porque o Rui tinha previsto a hipótese de sofrerem um golo duma equipa muito melhor.

"Em seguida, sempre num tom de voz muito seguro e sereno, disse-lhes que para aquela segunda parte só exigiria que continuassem a fazer o mesmo porque o que tinham feito, tinham-no feito bem. Não era nada que não tivéssemos abordado, logo, havia que continuar porque ia tudo dar certo. Além disso eles sabiam que ainda havia 'cartadas para jogar'. Na segunda parte aconteceu isso tudo."

Façam o mesmo jogo de merda. Está a correr bem. Vai dar certo, porque eu falei que íamos sofrer um golo, lembram-se meninos? E há cartadas. Confiem no processo. O Artur ainda é o guarda redes deles e o Jesus vai fazer substituições de merda.

"Continuámos, sem perturbações, a fazer o nosso jogo, mas sem conseguir dar a volta ao resultado. O tempo passava e nada. Começámos a fazer a primeira alteração prevista e, passado pouco tempo, a segunda. Em três minutos conseguimos fazer dois golos e virar o resultado. Ainda acabámos por conseguir aplicar uma das seis soluções (estar a ganhar) já muito perto do final. Acabámos por ganhar. Foi tocar no céu. Indescritível."

Como é que ganharam afinal? Rui Vitória não conseguiu explicar, porque isso implicaria falar de futebol. Mas foram uns minutos bem gastos a ler palha. Adorei. Tanto que decidi partilhar.

O lugar de treinador motivacional está livre, é para o que serve só

ruibenfica80

Acho tudo isto muito estranho.

O que o homem escreve é uma enxurrada de coisa nenhuma. Isso não há dúvida.
A mim soa estranho porque conheci o RV quando era bem mais jovem. E não passava nada por ser um gajo de cabeça vazia. Mas não há dúvida nenhuma que a imagem que ele passa nos livros e nas conferências é muito essa.

Acho isto estranho.

Mesmo a postura dele no Benfica e a forma como vai aos jogos tem oscilado imenso.

Ele às vezes até muda coisas, mostra ideias. Este ano teve a coragem de mudar para o 433 e fez isso bem. Às vezes até sabe reagir nos jogos e faz substituições bem feitas. Mas depois vem muito com a história do "estava tudo planeado" e bla bla bla. Ou no início de época parece que tem medo ou dúvida de impor a sua versão da equipa.

Parece quase que há 2 faces da mesma pessoa.

Eu pergunto muito a sério:
Tem tomates para treinar o Benfica ou não? Já o perguntei no passado.
Professor (foi assim que o conheci), ou se faz homem ou vai sair daí completamente esturricado.

Gostava de ver o que vale realmente. Quais são mesmo as ideias dele.
Infelizmente, passa muito a sensação que se deixa engolir pela estrutura. Que alinha nos compadrios e prefere ter os amigalhaços à volta em vez de escolher competência. E nisso estará em sintonia com o outro mais acima......

Mas vai acabar tão mal......

Ainda acho que o verdadeiro problema está mais acima.
Mas o RV nesta conjuntura está condenado a sair totalmente queimado. E ele próprio é quem se deixa cozinhar em banho maria.

Se uns milhões pagam isso, não era a ideia que tinha. Fico desiludido.
Embora seja verdade que toda a gente tem um preço. É só uma questão de valor.

alsohugo

Citação de: Pedro Nunes 28 em 02 de Maio de 2018, 10:21
Citação de: Lopes1986 em 02 de Maio de 2018, 09:58
Citação de: Cor_rubrum em 02 de Maio de 2018, 09:54
"Agora tenta-se a todo o custo retirar o mérito ao homem no percurso que teve no Benfica."

Não há provas de tal mérito, lamento.

Quem disse essa barbaridade??
Alguém ponderado e que sabe analisar as coisas como ela são.
Não reconhecer mérito ao homem nas conquistas que tivemos é absurdo.
Assim como negar que ele este ano se espalhou ao comprido e tem que sair é igualmente absurdo !

O que interessa é escrever um texto mordaz e catita para se ter muitos likes e :2funny:

rohff

O Renato coitado foi embora de Portugal achando que o futebol era pegar na bola na nossa aérea e correr como um player da NHL até o touchdown. E o mais preocupante foi o RV achar que isto é futebol, isto era normal.

Nélson Semedo e Ederson são bons, não evoluíram nada com RV, apenas são jogadores diferenciados em relação aos seus companheiros.

Mérito do RV no Lindelof e Guedes.

De resto vejo o Horta, o Talisca, o Cristante, o Carillo até o Jovic a serem dispensado pelo prof de educação física , Krovinovic a não ser inscrito na Champions.
Vejo Augusto a ser titular no lugar do Krovi.
Vejo o Zivko a comer bancada.
Vejo a vaca sagrada Pizzi a não jogar um crl! Joga apenas por fé e superstição do coach.

O RV nos 3 anos que ficou não fez evoluir  jogadores, apenas aposto neles devido a acontecimentos alheios.

Fim da linha, devia ter ido embora logo após o tri.
Não tem qualidade para o Benfica.

cernache1

Citação de: thiagorosa84 em 02 de Maio de 2018, 09:46
Citação de: cernache1 em 02 de Maio de 2018, 09:05
Citação de: Trezeguet em 02 de Maio de 2018, 08:54
Se soube apostar no Renato devia ter tido a mesma coragem para abancar o 21 e apostar no Gedson

Apostou por não haver qualquer alternativa.

Tipo o Ruben Dias, que só entrou para a equipa quando o Luisão se lesionou em Vila do Conde para a Taça...

Isso mesmo...E a não acontecer, não era em abril qu se perdia o campeonato.

"Apostar" na formação. O mesmo que apostar nos sapatos quando se tem um furo a léguas de tudo e sem rede no telemovel.

cernache1

Citação de: rohff em 02 de Maio de 2018, 10:26
O Renato coitado foi embora de Portugal achando que o futebol era pegar na bola na nossa aérea e correr como um player da NHL até o touchdown. E o mais preocupante foi o RV achar que isto é futebol, isto era normal.

Nélson Semedo e Ederson são bons, não evoluíram nada com RV, apenas são jogadores diferenciados em relação aos seus companheiros.

Mérito do RV no Lindelof e Guedes.

De resto vejo o Horta, o Talisca, o Cristante, o Carillo até o Jovic a serem dispensado pelo prof de educação física , Krovinovic a não ser inscrito na Champions.
Vejo Augusto a ser titular no lugar do Krovi.
Vejo o Zivko a comer bancada.
Vejo a vaca sagrada Pizzi a não jogar um crl! Joga apenas por fé e superstição do coach.

O RV nos 3 anos que ficou não fez evoluir  jogadores, apenas aposto neles devido a acontecimentos alheios.

Fim da linha, devia ter ido embora logo após o tri.
Não tem qualidade para o Benfica.

Mesmo no caso Guedes, foi obrigado a "apostar" nele...

Strata

Até admito que as minhas intervenções neste tópico, por destoarem bastante do que aqui se escreve (e cospe), possa dar azo a que seja grande fã do Rui Vitória. Longe disso, sou mais admirador da sua pessoa do que do treinador Rui Vitória.  E os bananas, como aqui o chamam muitas vezes entre outras alcunhas, não chegam na vida onde ele chegou, e muito menos num mundo como o do futebol e num país como o nosso. Esses juízos de valor dizem mais de quem os escreve do que a quem são dirigidos.

A minha postura é mais por uma questão de respeito que é o que merece no mínimo, o que não invalida críticas ao seu trabalho como qualquer outro no Benfica, por muito boas pessoas que sejam.

Ghost.Of.Red

Citação de: Strata em 02 de Maio de 2018, 10:29
Até admito que as minhas intervenções neste tópico, por destoarem bastante do que aqui se escreve (e cospe), possa dar azo a que seja grande fã do Rui Vitória. Longe disso, sou mais admirador da sua pessoa do que do treinador Rui Vitória.  E os bananas, como aqui o chamam muitas vezes entre outras alcunhas, não chegam na vida onde ele chegou, e muito menos num mundo como o do futebol e num país como o nosso. Esses juízos de valor dizem mais de quem os escreve do que a quem são dirigidos.

A minha postura é mais por uma questão de respeito que é o que merece no mínimo, o que não invalida críticas ao seu trabalho como qualquer outro no Benfica, por muito boas pessoas que sejam.

óbvio.

Ele saltou do Guimarães para o Benfica depois de uma época em que na segunda volta deve ter ganho 2 jogos, porque espalhou classe e não foi porque o Vieira é amiguinho e o achou o homem certo para não levantar ondas...

é isso..é isso. Tudo mérito.

Cor_rubrum

Citação de: Strata em 02 de Maio de 2018, 10:18
Citação de: Cor_rubrum em 02 de Maio de 2018, 09:54
"Agora tenta-se a todo o custo retirar o mérito ao homem no percurso que teve no Benfica."

Não há provas de tal mérito, lamento.

Claro que não. Mas uma coisa é a tua sentença, outra é a realidade.

Aliás, não percebo porque os que sempre tiveram essa enorme dificuldade em reconhecer mérito ao homem nestes 2 anos, sendo mérito de tudo e de todos menos dele, vieram agora nestes dias a correr para aqui apressadamente já a colocar-lhe responsabilidades no que se passou. Lembraram-se agora que afinal o homem até tem responsabilidades nalguma coisa. Nas boas é que não pode ser!

Só lhe faltou ganhar 1 troféu de todos os que disputou como treinador no Benfica, que foi a Champions.

Eu vivi estes anos do tetra entre o encantamento e a perplexidade.
Na maioria dos jogos, em verdadeira e prolongada apneia.
Como num casamento que não deu certo, às vezes nem se percebe como foi possível ter-se sido tão feliz.
Lembrei-me muitas vezes do nosso saudoso Mário Wilson com o seu célebre axioma "no Benfica  qualquer um arrisca-se a ser campeão" e depois do que vi este ano sublinharia a bold o "qualquer um".
Para certas ideias sem defesa possível eu prefiro recorrer-me de outro grande treinador do "meu tempo", Jimmy Hagan, "No comments".

Strata

Para concluir, também acho que o melhor para o Benfica e para o Rui Vitória, seja o fim de ciclo entre ambos no final da época, fiquemos em 2º, 3º, o que seja. Subimos uns degraus em relação a um passado-recente, mas precisamos de subir ainda mais, mas para isso convém também o LFV ajudar, se não venha lá quem vier, será sempre complicado. Se bem que não tenho dúvidas que será com Rui Vitória que LFV vai começar a próxima época. Se a vai fazer toda é que já será outra conversa.

cernache1

Entendo e concordo mas por ser o homem que parecia ser, fiquei preocupado quando começou a ser figura de revistas cor de rosa...Perdeu a principal qualidade que era a humildade e noção do percurso que teve e acabou por ter impacto no discurso oco e repetitivo.

Hora de sair.

O'Brien

Citação de: Shoky em 02 de Maio de 2018, 02:27
Citação de: Andris em 02 de Maio de 2018, 01:51
Citação de: Shoky em 02 de Maio de 2018, 01:46
"Em seguida, sempre num tom de voz muito seguro e sereno, disse-lhes que para aquela segunda parte só exigiria que continuassem a fazer o mesmo porque o que tinham feito, tinham-no feito bem. Não era nada que não tivéssemos abordado, logo, havia que continuar porque ia tudo dar certo. Além disso eles sabiam que ainda havia 'cartadas para jogar'. Na segunda parte aconteceu isso tudo."

Façam o mesmo jogo de merda. Está a correr bem. Vai dar certo, porque eu falei que íamos sofrer um golo, lembram-se meninos? E há cartadas. Confiem no processo. O Artur ainda é o guarda redes deles e o Jesus vai fazer substituições de merda.
Ou seja, sempre se fica a saber que, ao intervalo, ele não faz puta ideia do que dizer. Ainda hoje deve dizer uma merda assim parecida, talvez tenha sido isso que deu merda frente ao Porto.

Meninos...estava tudo programado. Já sabiam que nos 4 cenários traçados um deles seria este: Nós marcarmos e eles não, eles marcarem e nós não, eles marcarem e nós também e ninguém marcar...e cumpriu-se.

Pensem nas vossas familias, vão como touros enraivecidos e lembrem-se que temos ainda cartadas para lançar, tipo o Seferovic e cenas. Continuem a jogar uma merda e vamos ganhar. Forssa malta!

Gostava mesmo de saber o que ele disse, durante o intervalo no jogo com o porto.

Aquela motivação inicial que os jogadores tinham foi logo à vida.

Deve ter sido: Vá meninos, o que importa é a saúde e a família. Independentemente do resultado, logo estaremos em casa. Não se preocupem. Bate umas palmadinhas nas costas dos jogadores e siga para dentro de campo. Quase como um professor nos torneios inter-turmas das escolas.

Opa que dor que sinto. Um verão que não vou conseguir esquecer na perdida de um penta que estava ao nosso alcance.

alsohugo

Citação de: Ghost.Of.Red em 02 de Maio de 2018, 10:31

óbvio.

Ele saltou do Guimarães para o Benfica depois de uma época em que na segunda volta deve ter ganho 2 jogos, porque espalhou classe e não foi porque o Vieira é amiguinho e o achou o homem certo para não levantar ondas...

é isso..é isso. Tudo mérito.

É isso, é isso.

Francescoli

Citação de: Strata em 02 de Maio de 2018, 10:35
Para concluir, também acho que o melhor para o Benfica e para o Rui Vitória, seja o fim de ciclo entre ambos no final da época, fiquemos em 2º, 3º, o que seja. Subimos uns degraus em relação a um passado-recente, mas precisamos de subir ainda mais, mas para isso convém também o LFV ajudar, se não venha lá quem vier, será sempre complicado. Se bem que não tenho dúvidas que será com Rui Vitória que LFV vai começar a próxima época. Se a vai fazer toda é que já será outra conversa.

Tenho quase a certeza que não começa a epoca. Sem fontes.

E digo já que acho a melhor solução para todos.

anselmoslb

Citação de: andoaleme em 01 de Maio de 2018, 21:35
Citação de: VitorPaneira7 em 01 de Maio de 2018, 20:34
Mesmo que consiga o 2º lugar, e espero que sim, não pode ficar.

A nível colectivo não se evoluiu como se esperava após aquela jornada dupla com o Guimarães em 2017 e foi piorando. E pior ficou quando se tira individualidades  a alguém cujo forte tem sido gerir egos e manter continuidade. Em época de apresentar algo novo falhou, tanto por culpa própria como de LFV.

Eu agradeço o bom que fez, mas os defeitos que demonstrou, o péssimo futebol sem um deslumbre de evolução e o facto de ser mais um problema que solução leva-me que era melhor sair.
Não houve evolução ou sequer continuidade da 1ª para a 2ª época.

Nem o considero forte na gestão de egos, considero mesmo excessivo essa designação em relação a RV, quando no plantel os egos existentes são maiores que a qualidade e rendimento em campo, as opções ao treinador tendem a diminuir e a facilitar a escolha ao treinador.

Óbvio. O que ele faz é permitir os egos, e não a gestão dos egos.