Pêpê (Equipa B)

Médio, 26 anos,
Portugal
Equipa B: 2 épocas, 53 jogos, 6 golos

André Sousa

Citação de: J_PN em 19 de Dezembro de 2016, 20:42
Lá está, são as coisas que tu valorizas num jogador, não é uma verdade universal.

Como dizia o outro, o mundo são bué de cenas. O Guedes tem outras coisas que fazem dele um dos melhores jogadores a sair da formação, que tu não aprecies é outra história.

Quais coisas? Eu limitei-me a ironizar com o Renato porque, supostamente, também não faz parte do meu estilo de jogador e, como sempre o afirmei, é/foi dos melhores prospects a sair da nossa formação.

Ninguém disse que não era dos melhores. Disse-se que não tinha o nível dos melhores. "Os melhores" podem ser vários. Desde 2, a 5, a 10 ou a 20. Convém quantificar. Mas nem é preciso ir por aí. Se tu achas que o Guedes tem a qualidade daqueles que eu enunciei atrás... tudo bem.

Eterno Benfica

Citação de: poliban em 19 de Dezembro de 2016, 20:06
Citação de: André Sousa em 19 de Dezembro de 2016, 19:29
O Pedro tem mais criatividade numa unha do pé do que o André Gomes.

O André Gomes é criticado porque não tem conseguido adicionar criatividade ao seu jogo. Não sai daquele estilo mais seguro, não varia o seu jogo. O Pedro fá-lo com uma facilidade que não se viu em ninguém desde que o CFC foi inaugurado.

O Pedro tem La Masia escrito na testa. O André Gomes.

O Pedro joga devagar... está bonito.

O Busquets para muita gente não presta porque não tem intensidade.
No Benfica era suplente eheheh.

Mas estas a tentar comparar o busquets com o Pedro?

Quem disse que o busquets não tinha intensidade?
É só um medio que além de ser excelente com bola é muito forte nos processos defensivos da equipa.

PB

Neste momento, vejo-lhe grande margem de crescimento. Falta perceber se isso se efetiva.

MTrigueiros

Citação de: André Sousa em 19 de Dezembro de 2016, 18:57
Citação de: MTrigueiros em 19 de Dezembro de 2016, 18:46
Para mim, é tudo uma questão de características.

Hoje em dia, olha-se de lado para os jogadores como o Guedes. São "burros, só jogam de cabeça colada ao chão, só correm" e bla bla bla. São fases. Já houve fases em que se valorizava muito mais o jogador físico que o técnico. E também já houve fases em que o jogador táctico era mais valorizado que os outros dois.

Um jogador que, com 20 anos, já leva época e meia a titular do Benfica, com várias assistências e golos, grandes exibições (inclusive na maior competição de clubes do Mundo)... Só está ao alcance de um craque.

Posso aceitar que esteja um degrau abaixo do Renato e talvez do Bernardo, porque esses dois vão ser muito grandes mesmo. Mas em relação aos outros, não vejo tanta diferença. Posso assumir que o Cancelo e o Nelsinho vão ser dos melhores laterais da Europa e o Guedes vai ter dificuldades em assumir-se como um dos melhores avançados da Europa, mas isso tem mais a ver com a concorrência do que a qualidade em si.

Exato. É uma questão de características. Hoje em dia o espaço escasseia cada vez mais. Por isso é que os grandes, os melhores, são os que executam melhor com pouco espaço. Isto não faz deles nabos a jogar com espaço. Entende isto como um levantamento de pesos, ou algo do género. Um tipo que levanta 50kg consegue levantar 25. Um tipo que levanta 25 pode não conseguir levantar 50, isto é, não é por jogadores como o Bernardo, o Nelsinho, o Cancelo, o Joãozinho e outros, conseguirem jogar muito bem em espaços curtos, que terão de ser mais fracos quando o espaço abunda.

Ah! E fiz questão de incluir o Renato, como sempre fiz, que é um jogador que também tem algumas dificuldades em jogar dentro do bloco.

O que é um jogador tático? Quando é que foi mais valorizado que os outros?

O Guedes não leva época e meia a titular no Benfica. Foi titular no princípio da época passada numa altura em que o RV andava claramente aos papéis, mas quando o Pizzi apareceu à direita a diferença foi mais do que óbvia. Nunca mais foi opção para o 11 inicial. À direita havia Pizzi e na frente do ataque havia o melhor jogador do campeonato. Ainda fez alguns jogos pela equipa B, o que para um titular da equipa A seria algo impensável.

Um degrau abaixo, talvez, do Bernardo? Talvez?

O Guedes vai ter dificuldade em assumir-se como um dos melhores porque tem vários que são melhores que ele. A diferença é tão simples quanto isso. Metes o Guedes num Barcelona, num Real Madrid, e o que não faltará são nomes superiores a ele. Metes um Cancelo ou um Nelsinho num clube desses e facilmente ganharão o seu lugar (não com tanta segurança em relação ao Cancelo pelo aspeto mental, mas em termos de qualidade a diferença é óbvia). O mesmo para todos os jogadores que enunciei lá atrás.

Percebo o que dizes, mas não fazia a comparação com os pesos. Para mim, é como o decatlo. O Bernardo pode ser excelente no salto em altura e bom nos 400m, mas o Guedes pode ser razoável no salto em altura e excelente nos 400m. É assim que eu vejo as coisas. São jogadores de características muito diferentes, mas acima da média. Para mim é um pouco como Ronaldo e Messi. Assumo que o Messi seja melhor que o Ronaldo (assim como assumo a superioridade do Bernardo em relação ao Guedes) mas não posso fechar os olhos à qualidade do Ronaldo. Faz coisas que o Messi não faz. São diferentes.

Falas aí no Barcelona e no Real Madrid... o Nelsinho e o Cancelo só entravam de caras na equipa porque não há concorrência ou então a que há é banal. O Guedes para entrar no Barcelona tinha de sentar Benzema, Bale, Ronaldo, Messi, Suaréz ou Neymar. Arrisco-me a dizer que praticamente nenhum jogador do Mundo conseguiria fazer isso. E é por isso que digo que o Guedes não vai ser uma referência na posição a nível europeu. O Bernardo talvez chegue a esse nível por ter características muito especiais. E mesmo assim, para entrar no lote dos melhores da Europa vai ter de penar muito.

poliban

Citação de: SempreaGanhar em 19 de Dezembro de 2016, 21:11
Citação de: poliban em 19 de Dezembro de 2016, 20:06
Citação de: André Sousa em 19 de Dezembro de 2016, 19:29
O Pedro tem mais criatividade numa unha do pé do que o André Gomes.

O André Gomes é criticado porque não tem conseguido adicionar criatividade ao seu jogo. Não sai daquele estilo mais seguro, não varia o seu jogo. O Pedro fá-lo com uma facilidade que não se viu em ninguém desde que o CFC foi inaugurado.

O Pedro tem La Masia escrito na testa. O André Gomes.

O Pedro joga devagar... está bonito.

O Busquets para muita gente não presta porque não tem intensidade.
No Benfica era suplente eheheh.

Mas estas a tentar comparar o busquets com o Pedro?

Quem disse que o busquets não tinha intensidade?
É só um medio que além de ser excelente com bola é muito forte nos processos defensivos da equipa.

Estou.
Se há jogador que o Pedro é parecido a jogar é o Sergio.
Isto é o que eu vejo!

Eterno Benfica

Citação de: poliban em 20 de Dezembro de 2016, 17:56
Citação de: SempreaGanhar em 19 de Dezembro de 2016, 21:11
Citação de: poliban em 19 de Dezembro de 2016, 20:06
Citação de: André Sousa em 19 de Dezembro de 2016, 19:29
O Pedro tem mais criatividade numa unha do pé do que o André Gomes.

O André Gomes é criticado porque não tem conseguido adicionar criatividade ao seu jogo. Não sai daquele estilo mais seguro, não varia o seu jogo. O Pedro fá-lo com uma facilidade que não se viu em ninguém desde que o CFC foi inaugurado.

O Pedro tem La Masia escrito na testa. O André Gomes.

O Pedro joga devagar... está bonito.

O Busquets para muita gente não presta porque não tem intensidade.
No Benfica era suplente eheheh.

Mas estas a tentar comparar o busquets com o Pedro?

Quem disse que o busquets não tinha intensidade?
É só um medio que além de ser excelente com bola é muito forte nos processos defensivos da equipa.

Estou.
Se há jogador que o Pedro é parecido a jogar é o Sergio.
Isto é o que eu vejo!

Com bola é parecido o estilo de jogo. Sem bola não tem nada a ver.

O que eu mais quero é que tenhas razão, e  que venha a ser um monstro no meio campo como busquets foi e ainda é.

Rik77

#906
Este, o J. Carvalho, o Kalaica, o Dias, o Zé, o Floentino e quiçá o Buta, o D. Gonçalves, o Gonçalo e o Dálcio serão jogadores e equipa A! Os outros já não sei (Jovic, Saponijc, Ferro, Gilson, A. Ferreira, Yuri, João Filipe...).

daniel.gomes

Citação de: Rik77 em 28 de Dezembro de 2016, 11:57
Este, o J. Carvalho, o Kalaica, o Dias, o Zé e quiçá o Buta e o Dálcio serão jogadores e equipa A!

Os dois últimos acho que não.

Glorioso indomável

Citação de: Rik77 em 28 de Dezembro de 2016, 11:57
Este, o J. Carvalho, o Kalaica, o Dias, o Zé e quiçá o Buta e o Dálcio serão jogadores e equipa A!
juntava o Diogo e o Heriberto, mas o Buta não concordo.

daniel.gomes

Só faria sentido o Samaris sair,  juntamente com o Celis, se for para dar espaço ao Pedro... e ao Rubén (com o Samaris no plantel há mais uma opção para defesa central)

Elpimba

Citação de: André Sousa em 19 de Dezembro de 2016, 19:29
O Pedro tem mais criatividade numa unha do pé do que o André Gomes.

O André Gomes é criticado porque não tem conseguido adicionar criatividade ao seu jogo. Não sai daquele estilo mais seguro, não varia o seu jogo. O Pedro fá-lo com uma facilidade que não se viu em ninguém desde que o CFC foi inaugurado.

O Pedro tem La Masia escrito na testa. O André Gomes.

O Pedro joga devagar... está bonito.

Em relação ao que pus a negrito... Já comentei aqui uma vez sobre este jogador que vou mencionar, em comparação ao Pedro... O David Simão, na minha opinião e gosto, era superior no que mencionas...

Saudações

André Sousa

Citação de: Elpimba em 28 de Dezembro de 2016, 18:32
Em relação ao que pus a negrito... Já comentei aqui uma vez sobre este jogador que vou mencionar, em comparação ao Pedro... O David Simão, na minha opinião e gosto, era superior no que mencionas...

Saudações

Eu disse por aí, numa altura em que o David tinha sido emprestado ao Paços, que numa equipa grande, se evoluísse bem noutros aspetos do seu jogo, podia dar um 6 de grande qualidade. Mesmo assim, em termos técnicos até acredito que se superiorizasse. Tinha um pé esquerdo de grande qualidade. A questão é que não era tão rápido nem tão criativo como o Pedro. O Pedro parece que faz tudo com uma intenção. Não passa para a frente apenas por passar, não lateriza apenas por lateralizar. Deixa sempre o coletivo numa posição mais favorável. O David Simão não conseguia fazer isso.

Elpimba

Citação de: André Sousa em 28 de Dezembro de 2016, 22:48
Citação de: Elpimba em 28 de Dezembro de 2016, 18:32
Em relação ao que pus a negrito... Já comentei aqui uma vez sobre este jogador que vou mencionar, em comparação ao Pedro... O David Simão, na minha opinião e gosto, era superior no que mencionas...

Saudações

Eu disse por aí, numa altura em que o David tinha sido emprestado ao Paços, que numa equipa grande, se evoluísse bem noutros aspetos do seu jogo, podia dar um 6 de grande qualidade. Mesmo assim, em termos técnicos até acredito que se superiorizasse. Tinha um pé esquerdo de grande qualidade. A questão é que não era tão rápido nem tão criativo como o Pedro. O Pedro parece que faz tudo com uma intenção. Não passa para a frente apenas por passar, não lateriza apenas por lateralizar. Deixa sempre o coletivo numa posição mais favorável. O David Simão não conseguia fazer isso.

Aceito a justificação, mas não concordo... E atenção que eu não gostava do David Simão como 6 (Tal como o Rúben Pinto). Tinha muito futebol nos pés e inteligência para jogar a 6... mas faltava-lhe a tal intensidade/"Velocidade qb"... para ser um jogador top (até numa outra posição). Estava na linha do Bernardo, na minha opinião... só que o Bernardo é rápido com e sem bola... e o David Simão não... mas de resto, tinha tudo...

É o que acontece com o Pedro... e tem que melhorar nesse aspecto... e sendo a sua posição de eleição (6)... interfere e muito, com o seu jogo defensivo...

Saudações

Red_Fraction

Mandar embora o Cellis e o Danilo e subir o Pedro Rodrigues.


Benfiquista15

Citação de: Red_Fraction em 29 de Dezembro de 2016, 11:01
Mandar embora o Cellis e o Danilo e subir o Pedro Rodrigues.

Não vale a pena subir o miúdo só por subir... Nesta idade precisa de tempo de jogo.