SuperLiga Europeia


N1c0

Champions: retaliação à Superliga poderá condenar convites por coeficiente histórico

Apesar de a UEFA dar a entender que não há alterações ao modelo de Liga dos Campeões para 2024, as pressões internas para retaliar contra os promotores da Superliga fazem-se sentir

Segundo o jornal inglês The Guardian, a UEFA estará a ponderar uma alteração no novo modelo de Liga dos Campeões, conforme apresentado no início da semana, o que pode ser visto como uma retaliação aos emblemas mais poderosos, especificamente os 12 que tentaram promover uma competição elitista, que apelidaram de Superliga.

Estará em curso, nos comités do organismo, uma proposta de alteração dos critérios de atribuição de dois convites ("green cards") por desempenho histórico nas competições europeias. O que, obviamente, serviria para chamar à competição equipas de maior dimensão que não se tivessem qualificado pela via desportiva nos campeonatos de cada país.

Esta reconsideração surge na sequência dos planos falhados dos 12 emblemas rebeldes, liderados por Florentino Perez (Real Madrid) e Andrea Agnelli (Juventus), o que motivou muitos outros clubes, que ficariam de fora da prova de elite, a questionar ainda mais a UEFA sobre uma medida que, precisamente, iria beneficiar os mais fortes e aqueles que, afinal, estariam capazes de abandonar o organismo.

Assim, poderá estar condenado o critério que definia duas entradas para os clubes excluídos com melhor coeficiente histórico nas últimas cinco temporadas (desde que qualificados para Liga Europa ou Liga Conferência), que praticamente garantia mais duas equipas das cinco ligas de maior dimensão.

Refira-se a UEFA considera, na sua última comunicação, que não há planos para modificar o modelo apresentado para o triénio além de 2024. Porém, conforme o próprio comunicado, "outras decisões sobre o equilíbrio da lista de acesso, datas, formato, coeficientes e redistribuição financeira serão feitos até final do ano e potenciais ajustes ao modelo aprovado poderão ser efetuados, se necessário".

Pontix

A atitude de Florentino representa muito do que esta mal no futebol e sociedade. Considera que o seu poder actual é suficiente para se eternizar no trono, reforçar a sua posição, de forma a poder escolher até quem com ele compete. Em troca, tem mais trocos para ser caridoso.

Para quem defende o dinamismo do futebol onde um clube grande pode cair e outro surgir, isto é reacionário. Não é nenhuma evolução.

MxPxFx

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 21 de Abril de 2021, 10:17
A lógica do Florentino é: eu ganho mil, mas, tenho direito a ganhar mais porque quero gastar 3000. Não é sustentável eu continuar a ganhar mil. Não se questiona se não deveria começar por adequar os seus gastos à realidade económica que tem. O mundo tem que servir o que eu quero. É todo um egocentrismo inacreditável.

essa malta esquece-se que chegou lá graças à sorte, azar de outros e muitas outras coisas que tornam isto bonito... assim como hoje o Real tem 13 Champions, daqui a uns 20/30 anos, se calhar o Benfica tem 20 e é essa a beleza do futebol... ou melhor era...

porque já está muito desajustado, essa Super Liga era uma ode ao desiquilíbrio.

Num mundo cada vez mais podre, em que tudo se está a tornar insustentável, estes FDPs conseguem tentar criar formas que aumentar ainda mais essa insustentabilidade.

Eu bania não os clubes mas esses supostos presidentes... ou melhor boicotava-os!

Pedro Nunes 28

Citação de: Pontix em 22 de Abril de 2021, 10:14
A atitude de Florentino representa muito do que esta mal no futebol e sociedade. Considera que o seu poder actual é suficiente para se eternizar no trono, reforçar a sua posição, de forma a poder escolher até quem com ele compete. Em troca, tem mais trocos para ser caridoso.

Para quem defende o dinamismo do futebol onde um clube grande pode cair e outro surgir, isto é reacionário. Não é nenhuma evolução.
O Florentino é um grande FDP.
A empresa onde estou já foi propriedade dele e foram os piores tempos que aqui passámos!

Schweisen Tiger

A UEFA tem que marcar uma posição forte contra Real Madrid, Barcelona e Juventus e, tambem, contra os restantes 9, embora de forma diferente. Não dá para fazer de conta que nada aconteceu. Seria um pessimo sinal para os restantes membros, que estiveram do lado da UEFA.

Neste momento, nas palavras do Florentino, Real Madrid, Barcelona e Juventus, continuam dentro do projecto.

20COMER

Então mas esta série vai ter a segunda temporada?

Pelo que diz o ator principal, ainda ninguem pagou a rescisão do contrato por isso ainda estão os 12 dentro....

Cheira-me que a segunda temporada não vai ser tão espetacular como a primeira mas por sua vez vai ser mais longa...

Ru10

A ideia de uma pré-eliminatória especial entre eles na próxima pré-época para só um ser 'supercampeão pré-eliminatórip de acesso à Champions' seria o castigo ideal.

mojo_j0jo

Citação de: rdr10 em 22 de Abril de 2021, 09:30
Citação de: Tomahawk em 22 de Abril de 2021, 09:26
Citação de: Maldini em 22 de Abril de 2021, 08:55
Está conseguido o objetivo da Superliga ... fazer pressão na UEFA para restruturar e aumentar os prémios...

Teremos uma superliga encapotada na UEFA, não tenho dúvidas disso.
Sim , não tendo sido conseguida uma vitória no imediato, isto representou uma vitória a prazo para os grandes clubes, os quais vão conseguir gradualmente impor uma NBA do futebol europeu.

Mal foi o Benfica não se ter posicionado como clube relevante na Europa (em termos de resultados) para ser inquestionável a sua presença nesta futura Super Liga.

Podem chorar o que quiserem mas o Mundo andou para a frente e não para trás... há demasiados jogos, 80% deles sem o mínimo de interesse, o jogo é demasiado longo e sem interesse, salvam-se 3 a 4 lances espectaculares (incluíndo golos) por jogo, e as novas gerações estão a ligar cada vez menos ao futebol,  e os que ligam é numa lógica de apostas desportivas e não de espectadores puros.

Cada vez mais vamos ter preferências, não apenas pelo nosso clube local (à medida que as gerações mais velhas morrerem), mas sobretudo vamos torcer por um mega clube global de futebol, tal como acontece a nível do Basquete (onde até o maluco do ditador da Coreia do Norte tem uma equipa favorita: os Chicago Bulls, por sinal também a minha).

Em suma, não concordando com os lugares permanentes na Super Liga, deveria haver entradas e saídas anuais em função dos seus resultados, concordo em absoluto com um Campeonato Europeu com os melhores clubes (onde desejo que o Benfica entre), e poder todas as semanas ver um Benfica-Real Madrid, um Benfica - Barcelona, um Benfica- Bayern, do que um Benfica - Gil Vicente ou um Portimonense-Benfica, como logo à noite.

E as comparações com a NBA continuam quando o futebol factualmente todos os anos ganha adeptos e a NBA os perde, faz sentido.

A evolução nem sempre é algo positivo, e felizmente o futebol terá sempre a componente cultural, terá sempre a paixão regional e principalmente terá sempre algo que os outros desportos nunca terão, que é a doença intrínseca a milhões de adeptos.

Eu leio certos pontos de vista, e depois fico meio confuso.

As pessoas querem ver uma nba do futebol... depois o Benfica vai a uma meia final da LE contra a Juventus e nem enche o estádio, ou na champions para encher é uma vez a por ano.

Depois ao fim de semana temos estádio com os bilhetes todos vendidos a cada 15 dias para ver os jogos contra o tondela e moreirense. E o Benfica é daqueles, que cresceu bastante em termos de adeptos no estádio, e não foi em nada graças às competições europeias. Foi sim e em muito graças (e nisso o vieira fez bem) a lógica de facilitar a venda de bilhetes nas casas e fomentar uma organização a nivel local para virem sempre pessoas ver os jogos de todo o Portugal, a somar com horário mais apelativos que em tempos anteriores, casa sempre cheia.

A Bundesliga tem o mesmo campeão faz anos a fio e ganha adeptos todas as temporadas, o ultimo classificado tem sempre aquilo à pinha.

A França também tem os estádios sempre bem compostos.

EPL nem vale a pena falar.

Onde é que as pessoas se estão afastar do futebol? Isso é conversa dos patetas do sul da europa porque o resto da tendencia europeia demonstra que há muita gente a querer consumir futebol.


Depois sem falar sequer na America Latina que aquilo é visto como religião.

St_John Chrysostom

Citação de: MxPxFx em 22 de Abril de 2021, 10:19
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 21 de Abril de 2021, 10:17
A lógica do Florentino é: eu ganho mil, mas, tenho direito a ganhar mais porque quero gastar 3000. Não é sustentável eu continuar a ganhar mil. Não se questiona se não deveria começar por adequar os seus gastos à realidade económica que tem. O mundo tem que servir o que eu quero. É todo um egocentrismo inacreditável.

essa malta esquece-se que chegou lá graças à sorte, azar de outros e muitas outras coisas que tornam isto bonito... assim como hoje o Real tem 13 Champions, daqui a uns 20/30 anos, se calhar o Benfica tem 20 e é essa a beleza do futebol... ou melhor era...

porque já está muito desajustado, essa Super Liga era uma ode ao desiquilíbrio.

Num mundo cada vez mais podre, em que tudo se está a tornar insustentável, estes FDPs conseguem tentar criar formas que aumentar ainda mais essa insustentabilidade.

Eu bania não os clubes mas esses supostos presidentes... ou melhor boicotava-os!

Real madrid ter ganho mais de não sei quantas Champions desde que o Don Florentino assumiu ter sido sorte é uma piada de mal gosto.

Não fosse a UEFA ser do Farsa nos anos do Mourinho e tinham ganho mais Champions.

Transformer

Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Abril de 2021, 10:23
A UEFA tem que marcar uma posição forte contra Real Madrid, Barcelona e Juventus e, tambem, contra os restantes 9, embora de forma diferente. Não dá para fazer de conta que nada aconteceu. Seria um pessimo sinal para os restantes membros, que estiveram do lado da UEFA.

Neste momento, nas palavras do Florentino, Real Madrid, Barcelona e Juventus, continuam dentro do projecto.

Depois da Taça Latina, preparem-se para a Liga Latina.

A História a repetir-se.

mojo_j0jo

Citação de: MxPxFx em 22 de Abril de 2021, 10:19
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 21 de Abril de 2021, 10:17
A lógica do Florentino é: eu ganho mil, mas, tenho direito a ganhar mais porque quero gastar 3000. Não é sustentável eu continuar a ganhar mil. Não se questiona se não deveria começar por adequar os seus gastos à realidade económica que tem. O mundo tem que servir o que eu quero. É todo um egocentrismo inacreditável.

essa malta esquece-se que chegou lá graças à sorte, azar de outros e muitas outras coisas que tornam isto bonito... assim como hoje o Real tem 13 Champions, daqui a uns 20/30 anos, se calhar o Benfica tem 20 e é essa a beleza do futebol... ou melhor era...

porque já está muito desajustado, essa Super Liga era uma ode ao desiquilíbrio.

Num mundo cada vez mais podre, em que tudo se está a tornar insustentável, estes FDPs conseguem tentar criar formas que aumentar ainda mais essa insustentabilidade.

Eu bania não os clubes mas esses supostos presidentes... ou melhor boicotava-os!

O Florentino está com medo que daqui a 20 anos o PSG tenha é 10 champions e o gajo tenha 0... é mais por aí

O gajo que vá lá contar histórias de embalar os burro manolos arrogantes que acham que a espanha superior a tudo o resto.

N1c0



Presidente da UEFA refere que o organismo ainda vai discutir possíveis sanções relacionadas com a Superliga Europeia.

O projeto da Superliga Europeia, anunciado na noite de domingo, parece estar condenado ao fracasso, mas nem por isso Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, deixa de falar em consequências para os clubes envolvidos.

"Vamos ver o que acontece na próxima semana. Muita coisa aconteceu nas 24 horas que se seguiram ao congresso [da UEFA], mas espero ter mais notícias na sexta-feira. Penso que aqueles que dizem estar completamente tranquilos nesta situação não estão a dizer a verdade. A situação é muito complicada para eles e não para a UEFA, que tem 235 de 247 clubes do seu lado. Aliás, 244. Estão todos connosco. Agora, espero que todos reconheçam os seus erros e sofram as consequências. Falaremos sobre isto na próxima semana", afirmou Ceferin em entrevista ao canal esloveno 24ur, elogiando a postura dos clubes ingleses, os primeiros a abandonarem o grupo de fundação da Superliga:

"Se estes clubes quiserem fazer parte das nossas competições novamente, terá de existir uma reaproximação para avaliarmos o que aconteceu. Ainda estamos a falar com as nossas equipas judiciais. Diria que os clubes ingleses tomaram uma excelente decisão e vamos ter isso em conta. Admitiram o erro e perceberam que estavam todos errados. Todos cometemos erros. De certo modo, o clube que menos me desapontou foi o Barcelona. Laporta foi eleito presidente há pouco tempo e falei com ele duas ou três vezes. Está sob grande pressão devido à situação financeira do clube", prosseguiu o líder do organismo que rege o futebol europeu, antes de lançar alfinetadas a Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e falar num "calendário engraçado".

"O presidente do Real queria um presidente da UEFA que lhe obedecesse, que o ouvisse e fizesse as coisas que ele quer. Mas eu faço o que considero melhor para o futebol europeu e mundial. (...) Hoje [quarta-feira] recebi um calendário engraçado de um clube com um calendário competitivo em que só o Real Madrid e a Juventus jogavam todos os dias", rematou Ceferin, que não acredita num afastamento dos "merengues" das meias-finais da Liga dos Campeões ainda na presente temporada. "A época já começou e as televisões podem reclamar contra a UEFA se não se jogarem as meias-finais. Portanto, há uma probabilidade ínfima desse jogo [frente ao Chelsea] não se realizar na próxima semana. No futuro poderá ser diferente", assegurou.

Marcos dos Santos

Citação de: El Decano em 22 de Abril de 2021, 10:33
Citação de: MxPxFx em 22 de Abril de 2021, 10:19
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 21 de Abril de 2021, 10:17
A lógica do Florentino é: eu ganho mil, mas, tenho direito a ganhar mais porque quero gastar 3000. Não é sustentável eu continuar a ganhar mil. Não se questiona se não deveria começar por adequar os seus gastos à realidade económica que tem. O mundo tem que servir o que eu quero. É todo um egocentrismo inacreditável.

essa malta esquece-se que chegou lá graças à sorte, azar de outros e muitas outras coisas que tornam isto bonito... assim como hoje o Real tem 13 Champions, daqui a uns 20/30 anos, se calhar o Benfica tem 20 e é essa a beleza do futebol... ou melhor era...

porque já está muito desajustado, essa Super Liga era uma ode ao desiquilíbrio.

Num mundo cada vez mais podre, em que tudo se está a tornar insustentável, estes FDPs conseguem tentar criar formas que aumentar ainda mais essa insustentabilidade.

Eu bania não os clubes mas esses supostos presidentes... ou melhor boicotava-os!

Real madrid ter ganho mais de não sei quantas Champions desde que o Don Florentino assumiu ter sido sorte é uma piada de mal gosto.

Não fosse a UEFA ser do Farsa nos anos do Mourinho e tinham ganho mais Champions.
Vamos ser honestos, o Real tem várias Champions manchadas por favorecimentos escandalosos de arbitragem. Além de sorteios constantemente favoráveis, o que pode ser casualidade, claro, arbitragens tendenciosas a favor deles não faltaram em várias edições.

Aliás, o Real de Zidane campeão europeu é uma equipa que não será lembrada por ninguém porque jogavam 0. O ano em que devem ter jogado melhorzinho talvez tenha sido 16/17, mas mesmo assim não enchia o olho a ninguém. O Real joga constantemente muito pouco, a par do Barcelona nos últimos 3 ou 4 anos.

Trezeguet

a UEFA se quiser fazer um favor ao futebol que deixe de ter 4 equipas diretas na LC dos big5 enquanto campeões de outros países tem de fazer 4 prés