A Taça Latina foi criada pela FIFA!

IPASLB

#90
Oficial e oficioso não é a mesma coisa, oficial é o inverso de oficioso.

Pelo documento que li, parece que pelo menos a federação russa foi uma das entidades organizadoras, logo, se foi assim, foi oficial, ao estilo de uns palops portugueses, mas foi de facto uma prova europeia oficial de clubes campeões da antiga URSS, mas uma prova menor.

RedVC

#91
Citação de: Goldberg em 30 de Abril de 2019, 15:24
nimguém conta isto deixem se disso agora também é verdade que no outro dia encontrei uma competição para clubes do leste que segundo o wikipedia é oficiosa para a fifa.
CIS CUP alguem sabe se isso é mesmo oficial ou é erro do wiki?










Fontes:

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/06/taca-latina-resposta-um-leitor.html


https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/09/no-dia-em-que-passei-por-jules-rimet.html



A leitura atenta é um acto essencial para a formação de opinião.

Os Benfiquistas não podem ser os primeiros a encolher os ombros e a alhearem-se da sua História. No SL Benfica não se inventam datas de fundação nem títulos. No SL Benfica respeitam-se os pioneiros e honram-se os vencedores.

Queremos ou não saber quem nós somos ou o que nós conquistamos?
O que nos distingue dos outros?

Eu procuro saber. Eu leio. Eu procuro fontes originais. Eu divulgo.
Eu sou do Sport Lisboa e Benfica.





IPASLB

Citação de: RedVC em 30 de Abril de 2019, 18:11
Citação de: Goldberg em 30 de Abril de 2019, 15:24
nimguém conta isto deixem se disso agora também é verdade que no outro dia encontrei uma competição para clubes do leste que segundo o wikipedia é oficiosa para a fifa.
CIS CUP alguem sabe se isso é mesmo oficial ou é erro do wiki?










Fontes:

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/06/taca-latina-resposta-um-leitor.html


https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/09/no-dia-em-que-passei-por-jules-rimet.html



A leitura atenta é um acto essencial para a formação de opinião.

Os Benfiquistas não podem ser os primeiros a encolher os ombros e a alhearem-se da sua História. No SL Benfica não se inventam datas de fundação nem títulos. No SL Benfica respeitam-se os pioneiros e honram-se os vencedores.

Queremos ou não saber quem nós somos ou o que nós conquistamos?
O que nos distingue dos outros?

Eu procuro saber. Eu leio. Eu procuro fontes originais. Eu divulgo.
Eu sou do Sport Lisboa e Benfica.





O pior é quando os próprios Benfiquistas se deixam andar a reboque das falsidades dos antis.

XineloBranco

tenho o "poster" desta grande vitória

BORA BENFICA!!!!

Goldberg

Citação de: IPASLB em 30 de Abril de 2019, 18:18
Citação de: RedVC em 30 de Abril de 2019, 18:11
Citação de: Goldberg em 30 de Abril de 2019, 15:24
nimguém conta isto deixem se disso agora também é verdade que no outro dia encontrei uma competição para clubes do leste que segundo o wikipedia é oficiosa para a fifa.
CIS CUP alguem sabe se isso é mesmo oficial ou é erro do wiki?










Fontes:

https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2017/06/taca-latina-resposta-um-leitor.html


https://em-defesa-do-benfica.blogspot.com/2016/09/no-dia-em-que-passei-por-jules-rimet.html



A leitura atenta é um acto essencial para a formação de opinião.

Os Benfiquistas não podem ser os primeiros a encolher os ombros e a alhearem-se da sua História. No SL Benfica não se inventam datas de fundação nem títulos. No SL Benfica respeitam-se os pioneiros e honram-se os vencedores.

Queremos ou não saber quem nós somos ou o que nós conquistamos?
O que nos distingue dos outros?

Eu procuro saber. Eu leio. Eu procuro fontes originais. Eu divulgo.
Eu sou do Sport Lisboa e Benfica.





O pior é quando os próprios Benfiquistas se deixam andar a reboque das falsidades dos antis.
:rir:

Mas sobre a tal competicao do leste a fifa realmente reconhece?

IPASLB

Goldberg, pelo documento a FIFA reconhece a prova mas não foi nem criada nem organizada pela mesma, reconhece no sentido que foi organizada pelas federações da antiga URSS, como já te expliquei anteriormente, qualquer prova que seja criada ou organizada por uma federação nacional ou uma associação regional/estadual/distrital, é sempre oficial.

Por exemplo, se a FPF ou a Associação de Futebol do Porto criar ou organizar um torneio, seja ele por convite, por mérito desportivo, por eliminatórias, em formato de Liga, de carácter internacional, nacional ou regional, é SEMPRE oficial.

No caso da Taça da Europa Latina que o SLB venceu é diferente, porque além de ser organizada pelas 4 federações Latinas, foi CRIADA pela FIFA, ou seja, já era uma prova oficial, mas porque foi criada pela FIFA, foi uma prova oficial FIFA.

Espero ter ajudado.

Trezeguet



Na fotografia, a equipa do Benfica que conquistou a Taça Latina na final com o Bordéus (2-1).

Em cima: Moreira, Félix, Fernandes, Contreiras, José da Costa, Jacinto e Bastos;

Em baixo: Corona, Arsénio, Julinho, Rogério e Rosário.

andre_diogo

#97
No site fifa museum existe mais uma referencia a taca latina:

http://www.fifamuseum.com/stories/blog/the-unlikely-origins-of-the-uefa-champions-league-2610986

With hindsight, yes. But the launch of the European Cup was somewhat overshadowed by Real Madrid's victory over Stade de Reims in the Final of the 1955 Latin Cup, a competition reserved for the champions of Spain, Portugal, Italy, and France. Oh, and before the first game in the European Cup, another pan-European tournament kicked-off...


O primeiro vencedor da Taca dos Clubes Campeoes Europeus acabou ofuscado pelo vencedor da Taca Latina. So por ai da para enteder a importancia disto...

IPASLB

Citação de: andre_diogo em 06 de Junho de 2019, 13:54
No site fifa museum existe mais uma referencia a taca latina:

http://www.fifamuseum.com/stories/blog/the-unlikely-origins-of-the-uefa-champions-league-2610986

With hindsight, yes. But the launch of the European Cup was somewhat overshadowed by Real Madrid's victory over Stade de Reims in the Final of the 1955 Latin Cup, a competition reserved for the champions of Spain, Portugal, Italy, and France. Oh, and before the first game in the European Cup, another pan-European tournament kicked-off...




O primeiro vencedor da Taca dos Clubes Campeoes Europeus acabou ofuscado pelo vencedor da Taca Latina. So por ai da para enteder a importancia disto...
Óbvio, porque a Taça Latina era uma prova oficial criada pela FIFA e a primeira edição da TCCE foi organizada pelo jornal francês L'Equipe e não pela UEFA, logo e apesar de importante, não era nessa época oficial, só mais tarde é que a UEFA reconheceu essa edição como oficial.

Bom post o teu.

Dandy

Citação de: IPASLB em 01 de Maio de 2019, 00:05
Goldberg, pelo documento a FIFA reconhece a prova mas não foi nem criada nem organizada pela mesma, reconhece no sentido que foi organizada pelas federações da antiga URSS, como já te expliquei anteriormente, qualquer prova que seja criada ou organizada por uma federação nacional ou uma associação regional/estadual/distrital, é sempre oficial.

Por exemplo, se a FPF ou a Associação de Futebol do Porto criar ou organizar um torneio, seja ele por convite, por mérito desportivo, por eliminatórias, em formato de Liga, de carácter internacional, nacional ou regional, é SEMPRE oficial.

No caso da Taça da Europa Latina que o SLB venceu é diferente, porque além de ser organizada pelas 4 federações Latinas, foi CRIADA pela FIFA, ou seja, já era uma prova oficial, mas porque foi criada pela FIFA, foi uma prova oficial FIFA.

Espero ter ajudado.





   Que alteração no nome foi essa? ...

   Isso foi intencional ou tratou-se de um lapso?

   Faço a pergunta porque li e ouvi, sempre, "Taça Latina" ...





IPASLB

Citação de: Dandy em 07 de Agosto de 2019, 16:46
Citação de: IPASLB em 01 de Maio de 2019, 00:05
Goldberg, pelo documento a FIFA reconhece a prova mas não foi nem criada nem organizada pela mesma, reconhece no sentido que foi organizada pelas federações da antiga URSS, como já te expliquei anteriormente, qualquer prova que seja criada ou organizada por uma federação nacional ou uma associação regional/estadual/distrital, é sempre oficial.

Por exemplo, se a FPF ou a Associação de Futebol do Porto criar ou organizar um torneio, seja ele por convite, por mérito desportivo, por eliminatórias, em formato de Liga, de carácter internacional, nacional ou regional, é SEMPRE oficial.

No caso da Taça da Europa Latina que o SLB venceu é diferente, porque além de ser organizada pelas 4 federações Latinas, foi CRIADA pela FIFA, ou seja, já era uma prova oficial, mas porque foi criada pela FIFA, foi uma prova oficial FIFA.

Espero ter ajudado.





   Que alteração no nome foi essa? ...

   Isso foi intencional ou tratou-se de um lapso?

   Faço a pergunta porque li e ouvi, sempre, "Taça Latina" ...





O nome oficial era - Taça da Europa Latina, tal como o nome oficial da Taça Mitropa era- Taça da Europa Central.

Roy Kent

Nunca entendi qual o problema de reconhecer esta prova como oficial.


IPASLB

Esta competição internacional oficial era na altura, a principal (e única) prova europeia de clubes, tal como a UEFA Champions League é a principal prova que existe, logo, em termos de Principais "Títulos", o SLB tem 3 e o FCP 2 .

Este Troféu é muito mais que importantíssimo no palmarés do SLB, foi e é fundamental, dando vantagem ao SLB quando comparado ao palmarés do FCP.

pirolito1

#103
Citação de: J Pinto em 29 de Outubro de 2017, 14:23
Temos de fazer "barulho" e ver, como porkos fizeram, reconhecida a Taça Latina e, para mim, também a Taça Ibérica!

Provas bem mais oficiais que a Taça Toyota...
A "Taça Toyota" era "bem" oficial. Era uma competição organizada pela UEFA e pela CONMEBOL, os jogos até contam como jogos oficiais da UEFA. O nome oficial da competição era Taça Europeia-Sul Americana, Toyota era o patrocinador, assim como é agora o Santander da Taça Libertadores.

A Taça Latina era uma prova oficial de 4 Federações nacionais, nem adianta andar a perguntar a FIFA e UEFA se as consideram oficiais, porque não têm de o fazer, são provas fora do seu âmbito. A UEFA nem sequer existia e a FIFA na altura só organizava competições de selecções, só em 2000 organizou o primeiro campeonato do mundo de clubes. Eu até já enviei um email à FIFA e eles responderam mesmo que não lhes dizia respeito, ao contrário do que certa comunicação social diz, querendo fazer passar que não é oficial. Quem pode dizer se era uma competição oficial são as 4 Federações que a organizavam, mas nem precisam, porque isso é indiscutível, está registado.

Isto só é tema porque temos órgãos de comunicação social fracos que não se interessam pelos factos e preferem lançar a confusão. A quem convém vai atrás.

A Taça Ibérica igual, mas esse tema confesso que ainda estudei pouco.

pirolito1

Citação de: IPASLB em 30 de Abril de 2019, 14:30
Todos os Campeões das principais competições Europeias oficiais cronológicamente até ao ano que começou a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA;

Taça da Europa Central, criada e organizada pelas várias federações respectivas, vulgarmente conhecida por- Taça Mitropa;

1927- AC Sparta Praga
1928- Ferencváros TC
1929- Újpest TE
1930- SK Rapid Viena
1931- First Viena
1932- Bolonha AC
1933- FK Áustria Viena
1934- Bolonha AC
1935- AC Sparta Praga
1936- FK Áustria Viena
1937- Ferencváros TC
1938- SK Slavia Praga
1939- Újpest TE

1940- Não houve Campeão por causa da Segunda guerra Mundial, a prova voltaria a ser realizada em 1955 mas já sem a importância que teve porque a FIFA e as 4 Federações Latinas criaram a Taça da Europa Latina em 1949, passando esta a ser a principal prova europeia de clubes;

Taça da Europa Latina FIFA;

1949- FC Barcelona
1950- SL Benfica
1951- AC Milão
1952- FC Barcelona
1953- Stade Reims FC
1955- Real Madrid CF

Depois da edição de Junho de 1955 da Taça Latina, a Taça dos Clubes Campeões Europeus da UEFA passou a ser a principal prova europeia, sendo que nas primeiras 11 ÉPOCAS, apenas conseguiram ser Campeões clubes Latinos, também por aí se percebe claramente a importância que tinha de facto a Taça Latina criada pela FIFA, só na Décima Segunda edição é que um clube não Latino foi campeão, o Celtic da Escócia em 1967 e em Lisboa!
A cronologia, por mais correcta que esteja, não deve ser apresentada assim. São provas de cariz diferente. A Taça Latina dizia respeito aos 4 países latinos, a TCCE diz respeito a toda a Europa, não são provas equiparáveis. A Taça Mitropa foi variando quanto aos países participantes.