Época 2017/2018

Eterno Benfica

Citação de: miguelsousamartins em 04 de Dezembro de 2017, 00:31
Citação de: SempreaGanhar em 03 de Dezembro de 2017, 15:40
Citação de: Covenant em 03 de Dezembro de 2017, 13:30
Da maneira que o Miguel nos odiava na escola duvido que venha algum dia para nós.

O Nuno Oliveira supostamente também era doente e anda cá... O Soares e o Silva em níveis diferentes mas também cá estão...

Quando se chega a profissional as coisas mudam de figura
Que dizes ? Nuno oliveira é do Benfica lol

Não sou amigo pessoal dele, mas do que me contaram é portista doente.

Mas no caso do Nuno escrevi o "supostamente" porque não tinha a certeza absoluta ao contrário do Soares e do Silva que é público

joao tavares

Da maneira que o Miguel nos odiava na escola duvido que venha algum dia para nós.

O Nuno Oliveira supostamente também era doente e anda cá... O Soares e o Silva em níveis diferentes mas também cá estão...

O João Soares era o pior dos 3. De muito longe.

Universo Benfica

FIBA Europe Cup 2017/18 | Fase de Grupos | 6ª Jornada

Grupo A

KK Bosna-Royal 66-86 ESSM Le Portel

Donar Groningen 84-82 Antwerp Giants

Grupo B

Avtodor Saratov 110-71 Benfica

José Silva (6), Nuno Oliveira (12), Cláudio Fonseca (4), João Soares (2), Tomás Barroso (3), Carlos Andrade (10), Antywane Robinson (9), Jesse Sanders (3), Raven Barber (10) e Nicolas dos Santos (12)

Bakken Bears 64-90 BC Nevezis

Grupo C

Kapfenberg Bulls 61-71 Porto

KK Mornar Bar 76-71 Kataja BC

Grupo D

BC Balkan 89-84 Brussels Basketball

Keravnos BC 75-65 Egis Körmend

Grupo E

Dinamo Tbilisi 70-97 Istanbul BBSK

Univ. Cluj Napoca 83-70 Lukoil Academic

Grupo F

BC Tsmoki-Minsk 87-82 Alba Fehérvár

Bnei Herzliya 87-83 Proximus Spirou

Grupo G

BC Khimik 78-75 Belfius Mons-Hainaut

Sigal Prishtina 66-84 Demir Insaat

Grupo H

Nizhny Novgorod 78-70 Szolnoki Olaj

Karposh Sokoli 43-104 Falco-Vulcano

Classificação Geral

Trezeguet

Reza a lenda, pelas terras de Ovar, que outrora passou por Portugal um homem vestido de negro, com o número 6 nas costas, que eletrizou todos os pavilhões por onde passou, portugueses e muitos outros pelo mundo fora. Deixando um extraordinário legado, este jogador partiu para a "terra prometida", onde todos ansiavam e anseiam chegar – a NBA.

O seu nome era Mario Elie e chegou à equipa da Associação Desportiva Ovarense em meados da década de 1980, sendo já previsível que grandes conquistas estariam no seu caminho. A jogar numa cidade de basquetebol, Elie ganhou progressivamente mais admiradores e fãs, não só em Ovar mas também recebendo o reconhecimento dos amantes da modalidade em todo o país.

O seu destaque dentro do campo era inquestionável, mas a humildade era também um dos seus traços principais e por isso foi adorado e respeitado por todos, tanto dentro como fora do campo. Ambicioso e apaixonado pela modalidade, jogava cada jogo como de uma final da NBA se tratasse. Era claro que a sua liderança se estendia para lá daquilo que eram as suas qualidades técnico-táticas. Nos dois anos que passou por Portugal, o #6 da Ovarense criou uma verdadeira ligação à terra de Ovar e ao longo do tempo, juntou ao seu arsenal técnico basquetebolístico à raça "vareira" tão característica da equipa e do povo que representava. O seu legado cresceu ainda mais quando deu à Ovarense o seu primeiro título nacional, no primeiro ano que aí jogou, bem com uma Supertaça e uma Taça de Portugal, no ano seguinte.

Principais marcas pontuais pela A.D.Ovarense:

Taça dos Clubes Campeões Europeus (1988/89) – média de 34 pontos por jogo

Campeonato Nacional 1ªDivisão (1987/88) – média de 31 pontos por jogo

Campeonato Nacional 1ªDivisão (1988/89) – média de 31 pontos por jogo

Era de facto um vencedor sem igual, mas Elie sempre quis mais e tinha como meta ganhar experiência e maturidade em Portugal e na Europa, para concretizar aquele que era o seu sonho. Foi então que, na época de 1990-1991, teve a sua grande oportunidade e assinou contrato com os Philadelphia 76ers. Depois de passagens pelos Golden State Warriors e Portland Trail Blazers, Elie tem finalmente o seu período áureo no topo do basquetebol mundial.

A jogar pelos Houston Rockets, em tempos onde Michael Jordan era rei, Mario Elie ganhou dois campeonatos da NBA consecutivos ao lado de alguns dos melhores jogadores de basquetebol de todos os tempos, como por exemplo Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler. O seu espírito e raça de campeão, que tinha trazido dos momentos que viveu em Ovar, eram uma das características do seu estilo de jogo. Considerado no seu tempo como um dos melhores defensores da liga, brilhava em praticamente todos os aspetos do jogo.

Assim se explica que, no jogo 7 da semifinais da Conferência Oeste, contra os Phoenix Suns de Charles Barkley, o "Super" Mario tenha marcado o triplo da vitória que colocou os Rockets na tão desejada final da NBA, que acabariam por vencer. Nessa final, Elie postou números soberbos, tendo sido uma peça vital nas conquistas da equipa de Houston.

Como era de esperar, a lenda não ficou por aqui. E, antes de pendurar as "botas", teve ainda espaço para arrecadar mais um título da NBA, desta feita novamente de preto e branco, mas ao serviço dos San Antonio Spurs.

Estatísticas na NBA:

8.6 pontos, 2.8 ressaltos, 2.6 assistências por jogo, em cerca de 25 minutos de média por jogo

Finda a sua carreira de jogador (11 temporadas jogadas na NBA), trabalhou até à época transata com treinador adjunto de diversas equipas da NBA (a última, os Orlando Magic) partilhando todo o seu saber e paixão com muitos outros atletas.

Apesar de todas as suas conquistas, Mario Elie não esquece a sua gloriosa passagem por Portugal. Um enorme talento, cuja marca se continua a sentir por todos os pavilhões onde jogou e que continua a ser uma referência para os jovens de todo o país. O seu impacto é sentido não só por cá, mas também nos Estados Unidos, deixando um legado importante.

Nascido em Nova Iorque, com um palmarés que reúne conquistas por todo o mundo, viu o seu trabalho reconhecido em todos esses lugares. Campeonatos, prémios individuais (inclusão no "New York Basketball Hall of Fame", 2007; nomeado um dos 10 melhores jogadores da história dos Houston Rockets, 2007), esta é uma história de sucesso, por parte de um verdadeiro "português".

Universo Benfica

Liga Portuguesa de Basquetebol 2017/18 | 1ª Fase | 10ª Jornada

Terceira Basket 90-82 V. Guimarães

Lusitânia 97-100 CAB Madeira

08 Dez (Sexta-Feira)

UD Oliveirense - Illiabum Clube 21h00

09 Dez (Sábado)

Galitos - Ovarense 18h00

Porto - Eléctrico FC 21h00

10 Dez (Domingo)

Benfica - Barreirense 15h00

Universo Benfica

Liga Portuguesa de Basquetebol 2017/18 | 1ª Fase | 11ª Jornada

09 Dez (Sábado)

Lusitânia - Terceira Basket 16h00

13 Dez (Quarta-Feira)

Illiabum Clube - Benfica 20h30

Eléctrico FC - Galitos 21h00

Ovarense - CAB Madeira 21h00

V. Guimarães - UD Oliveirense 21h00

Barreirense - Porto 21h15

Coach_Gouveia

Citação de: joao tavares em 04 de Dezembro de 2017, 18:15

O Soares só era pior porque é daqueles gajos que metem sempre nojo quando estão do outro lado. Havia um bem pior no seu portismo, mas isso pouco importa desde que sejam profissionais.

joao tavares

Citação de: Coach_Gouveia em 08 de Dezembro de 2017, 18:05

O Soares só era pior porque é daqueles gajos que metem sempre nojo quando estão do outro lado. Havia um bem pior no seu portismo, mas isso pouco importa desde que sejam profissionais.
O Soares era gajo de vir nos Super Dragões para a Luz.

Coach_Gouveia

Citação de: joao tavares em 08 de Dezembro de 2017, 18:08
Citação de: Coach_Gouveia em 08 de Dezembro de 2017, 18:05

O Soares era gajo de vir nos Super Dragões para a Luz.
Tinha companhia então  O0

Coach_Gouveia

Juro que não me lembrava do quão mau o Belo é... Até me doem os olhos...

Miguelito22

Citação de: Coach_Gouveia em 08 de Dezembro de 2017, 21:24
O Pedro Belo so é jogador de basquetebol pela altura porque de resto é dos piores que eu já vi na minha vida.

O gajo é mais lento que um caracol...tentou perder peso e não sei o que mais para de alguma forma ser mais móvel mas nada de nada. Ele tem um problema motor(no sentido desportivo) que simplesmente não dá mesmo. Em tudo o resto é igualmente fraco.

Eu já ouvi dizer que ele tem a mania tal como já ouvi dizer que é bastante humilde e um gajo 5*...não sei nem pouco interessa isso mas enquanto jogador é dos piores que alguma vez vi.

Coach_Gouveia

Citação de: Miguelito22 em 08 de Dezembro de 2017, 21:35
Citação de: Coach_Gouveia em 08 de Dezembro de 2017, 21:24
O Pedro Belo so é jogador de basquetebol pela altura porque de resto é dos piores que eu já vi na minha vida.

O gajo é mais lento que um caracol...tentou perder peso e não sei o que mais para de alguma forma ser mais móvel mas nada de nada. Ele tem um problema motor(no sentido desportivo) que simplesmente não dá mesmo. Em tudo o resto é igualmente fraco.

Eu já ouvi dizer que ele tem a mania tal como já ouvi dizer que é bastante humilde e um gajo 5*...não sei nem pouco interessa isso mas enquanto jogador é dos piores que alguma vez vi.
Ele está bem mais magro que o "normal" dele.

O problema honestamente nem é a fraca mobilidade ou o que quer que seja fisicamente. Simplesmente tecnicamente é um cepo todo o tamanho... Não tem mãos nenhumas, nem força...

Como pessoa é 5*, mas isso não interessa nada mesmo.

quinjeajero

Que cesto agora do gajo do Iliabum, quase que partia o tornozelo, rotação muito bem executada.

Coach_Gouveia

Citação de: quinjeajero em 08 de Dezembro de 2017, 22:17
Que cesto agora do gajo do Iliabum, quase que partia o tornozelo, rotação muito bem executada.
Estes jogos do tugão são demasiado complexos para a minha cabeça...
Tão depressa uma equipa faz 8-0 como depois leva 0-9...
Tão depressa um gajo faz um jogada ao nível da NBA como depois faz 2 ou 3 jogadas de fazer corar qualquer sub14...

:D :D :D

quinjeajero

Citação de: Coach_Gouveia em 08 de Dezembro de 2017, 22:21
Citação de: quinjeajero em 08 de Dezembro de 2017, 22:17
Estes jogos do tugão são demasiado complexos para a minha cabeça...
Tão depressa uma equipa faz 8-0 como depois leva 0-9...
Tão depressa um gajo faz um jogada ao nível da NBA como depois faz 2 ou 3 jogadas de fazer corar qualquer sub14...

:D :D :D

É que é tal e qual  ;D