Gabriel Pires

Médio, 32 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2018-2021), 100 jogos (6549 minutos), 5 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Supertaça (1)

Cor_rubrum

Citação de: PATRÃO em 23 de Julho de 2018, 06:19
Citação de: bnfc em 23 de Julho de 2018, 02:24
Citação de: rastilho em 23 de Julho de 2018, 01:49
Citação de: fgsilva em 20 de Julho de 2018, 20:42

Médio brasileiro de 24 anos natural de Rio de Janeiro, tem sido um dos grandes destaques do CD Leganés, que actua no principal escalão do futebol espanhol. Na época passada (17/18), Gabriel teve a sua melhor performance da carreira, tendo sido o jogador mais influente da sua equipa e os números parecem também corresponder com o nível exibicional mostrado. Foi o melhor marcador do Leganés no campeonato, com 5 golos e mais 2 assistências. Recentemente o médio brasileiro, que também possui nacionalidade portuguesa, tem sido bastante associado ao SL Benfica, onde poderia dar o salto e testar-se a nível de competições europeias.

Gabriel tem um perfil táctico interessante, tendo já actuado como avançado e ao longo da sua carreira foi recuando no terreno, hoje sendo olhado como um médio centro criativo. No Leganés tem actuado sempre como médio centro, num duplo pivot em 1-4-2-3-1, também dentro da mesma estrutura, mas mais adiantado como médio centro ofensivo e médio centro pelo lado esquerdo numa estrutura de 1-4-3-3. Como se pode verificar, Gabriel é um jogador que mostra ser solução para diferentes sistemas, fazendo todo o corredor central, por vezes até pode aparecer sobre um flanco.

Estamos perante um médio criativo, é ele o construtor de jogo da sua equipa e na 1ª fase de construção geralmente é ele quem se coloca próximo dos defesas centrais para receber a bola. Gabriel é um jogador inteligente, com uma boa leitura do jogo, sabendo posicionar-se oferecendo sempre linhas de passe e rapidamente encontrar uma solução para libertar a bola, mesmo quando sob pressão e quando é obrigado a driblar é capaz de o fazer para tirar o oponente da zona da bola, revelando também além da qualidade técnica uma estampa física tornando-o difícil de desarmar. Qualidade técnica essa que faz com que Gabriel seja um jogador altamente influenciador no último terço do terreno, conseguindo criar desequilíbrios e ainda ser ele a marcar o golo, tendo sido o melhor marcador do Leganés no campeonato espanhol. As suas melhores características são o passe, principalmente o passe longo, e o remate de longe, fazendo também dele uma arma nas bolas paradas.

A nível defensivo é um jogador que não cai muito em cima do oponente, sendo quem tenta tapar linhas de passe enquanto os seus companheiros do miolo se mostram mais agressivos na procura da bola, mas Gabriel mostra qualidade quando é solicitado em lances de 1v1 defensivo principalmente pelo ar, onde se mostra muito forte. Tem algumas dificuldades nas transições defensivas, parecendo por vezes apesar da sua estampa física algo macio e lento não conseguindo travar as investidas do adversário, é um jogador que claramente neste capitulo beneficia de alguma liberdade, mas idealmente seria melhor ter um pouco mais de qualidade neste aspecto.

O futuro de Gabriel poderá passar pelo futebol português, mas a única coisa que é certa é que já mostrou ser um jogador capaz de dar o salto para uma equipa com mais aspirações que o Leganés e se Gabriel conseguir manter um nível alto como teve na temporada passada bem como melhorar no aspecto defensivo, poderá estar aqui um médio de enorme qualidade.

https://www.youtube.com/watch?v=SJC-yC8Ekts

http://www.proscout.pt/gabriel-appelt/
O Gabriel era médio defensivo e não avançado, foi avançando no terreno porque revelou bastante qualidade com bola. Aqui diz que era um avançado que foi recuando....

Sim, e eu acho que sei de onde surgiu essa informação falsa: o irmão dele, Guilherme Appelt Pires é avançado.

Notícia do Tuttosport de 2011, quando chegou à Juve:

CitaçãoIl dg bianconero ha centrato due colpi per la prossima stagione spendendo tre milioni di euro. Gabriel, classe '93, è stata la rivelazione fra i difensori del campionato carioca; il fratello Guilherme, attaccante classe '92, è stato inserito nell'affare

TORINO, 22 aprile - Gabriel Appelt Pires è un giocatore della Juventus. Con un blitz in piena regola, infatti, il dg bianconero Marotta è riuscito a strappare il giovane difensore mancino brasiliano del Resende all'Inter. L'affare è stato portato a conclusione nella sede della Juventus, a Torino, grazie ad un incontro fra il padre del giocatore 17enne e lo stesso Marotta. Il calciatore, di origini portoghesi, ha passaporto comunitario ed è la rivelazione del campionato carioca. Il suo nome è finito nei taccuini dei principali club europei grazie al suo indiscusso talento, messo in mostra in una partita contro il Flamengo di Ronaldinho. Nella trattativa è stato aggiunto anche il fratello, l'attaccante Guilherme Appelt Pires, veloce seconda punta alla Del Piero. La Juventus ha speso tre milioni ed ora dovrà decidere se aggregare i giocatori - che arriveranno a Torino a luglio - nella Primavera o lanciarli direttamente in prima squadra

Se forem ao transfermarkt, também vêem que, nas primeiras épocas na Europa, jogou mais a médio-defensivo, passando aos poucos a médio-centro e médio-ofensivo.

Ou seja, ele é um médio-defensivo (no texto até se referem a ele como defensor/defesa/jogador defensivo) que foi subindo no terreno e não um avançado que foi recuando. Avançado é o irmão dele.

Podemos agora pôr fim a mais um mito criado neste tópico?

Obrigado pela atenção. Já tinha lido que o Gabriel era central e que tem vindo a subir no terreno e não a descer. Pensei que tivesse feito confusão e lido avançado centro.

Também li essa informação e passeia-a erroneamente.
Mas acho que defensivamente num meio campo a 2 é muito, muito discutível. Veremos.

zero07

Citação de: Perth em 23 de Julho de 2018, 03:48
Citação de: RGVC em 23 de Julho de 2018, 02:22
Citação de: Denny em 22 de Julho de 2018, 23:50
Qual é o nosso ex-jogador mais parecido a este Gabriel?

Filipe Menezes
Tambem me lembra o Matic pre-Benfica em alguns pormenores. Medio centro criativo, com bom pe esquerdo, boa estampa fisica, mas algo lento e macio no processo defensivo. Quem for ver videos do Matic quando andava no Vitesse ira ver muitas semelhancas.

Se tiver a mesma evolucao que o Matic quando ca chegou ao nivel da intensidade, agressividade na recuperacao de bola e velocidade de circulacao de bola, temos cracalhao.

Se a minha avó fosse viva.
11M.
O Matic estava avaliado em quanto? 5?
E chegou ao Slb aos 21.

Agradeço a comparação, é optimo para percebermos os valores.

Como disse, para contratar por 11M um gajonq no papel não serve para 442, prefirivel gastar 11M num GR ou 22M e ir buscarbo Semedo, melhor lateral que alguma vez vi no Slb.

zero07

Citação de: the_saint em 23 de Julho de 2018, 01:55
Se  vier acredito que será uma mais valia
Baseio-me no YouTube e nas críticas oriundas de Espanha
Quanto a semelhanças, parece-me um misto de Enzo Perez com Ramires
Que venha (que se venda o Salvio e encoste-te Pizzi à "linha", substituindo o argentino

Lês que ele é lento e achas parecido com o Enzo Perez e Ramirez?
Ou achas q ele é rápido?

Ruud

Óscar Egido

@OscarEgidoSER
48 minHá 48 minutos
Mais
El Leganés entrena a puerta abierta en la ID, lo normal es que no esté Gabriel porque hoy es el día clave para cerrar su traspaso al Benfica por 10-11M€ y 5 temporadas.

El Lega espera ofertas de Bornemouth y Real por Rico, aunque a la Real le están ofreciendo LI y alguno gusta.

Perth

Citação de: zero07 em 23 de Julho de 2018, 08:03

Filipe Menezes
Tambem me lembra o Matic pre-Benfica em alguns pormenores. Medio centro criativo, com bom pe esquerdo, boa estampa fisica, mas algo lento e macio no processo defensivo. Quem for ver videos do Matic quando andava no Vitesse ira ver muitas semelhancas.

Se tiver a mesma evolucao que o Matic quando ca chegou ao nivel da intensidade, agressividade na recuperacao de bola e velocidade de circulacao de bola, temos cracalhao.

11M.
E chegou ao Slb aos 21.

Como disse, para contratar por 11M um gajonq no papel não serve para 442, prefirivel gastar 11M num GR ou 22M e ir buscarbo Semedo, melhor lateral que alguma vez vi no Slb.
11M por um bom jogador hoje em dia nao eh nada, andamos nos a vender jovens que nao provaram nada no futebol senior por 15M e achamos caro um jogador com provas dadas na liga espanhola por 11M?

Eu vejo logica neste jogador, tanto se critica o bombo para a frente e com razao. Este tipo de jogador vem ajudar a resolver esse problema, sendo um jogador com qualidade e criterio no passe, forte na posse de bola e que por norma recua muito para construir desde tras.

Outro pormenor, esta equipa nao vai jogar em 442 contra adversarios de igual valia, ai penso que vai jogar em 433.

Trezeguet

a teoria é o seguinte

os do Benfica valem 40M para cima, lel, mas jogadores com provadas dadas no futebol europeu e no manolão nem 3M

The Eagle 10

Citação de: Ruud em 23 de Julho de 2018, 08:17
Óscar Egido

@OscarEgidoSER
48 minHá 48 minutos
Mais
El Leganés entrena a puerta abierta en la ID, lo normal es que no esté Gabriel porque hoy es el día clave para cerrar su traspaso al Benfica por 10-11M€ y 5 temporadas.

El Lega espera ofertas de Bornemouth y Real por Rico, aunque a la Real le están ofreciendo LI y alguno gusta.
Se não estiver presente no treino é porque tá praticamente fechado.

zero07

Citação de: Trezeguet em 23 de Julho de 2018, 08:31
a teoria é o seguinte

os do Benfica valem 40M para cima, lel, mas jogadores com provadas dadas no futebol europeu e no manolão nem 3M

O Samaris, e o Tal Seferovic são onternacionais...por isso é que vamos receber jogar 11M por cada um.....ou não.....

E temos o Grande Jorge Mendes a vende-los!
Ou o Jorge só serve para dar-nos 16M pelo Ederson?

11M....não sei se o dinheiro do Ederson chega...

Se derem 22M pelo Semedo eu não me queixo, aplaudo. Esse sim tem provas dadas

Trezeguet

Citação de: zero07 em 23 de Julho de 2018, 08:38
a teoria é o seguinte

O Samaris, e o Tal Seferovic são onternacionais...por isso é que vamos receber jogar 11M por cada um.....ou não.....

E temos o Grande Jorge Mendes a vende-los!
Ou o Jorge só serve para dar-nos 16M pelo Ederson?

11M....não sei se o dinheiro do Ederson chega...

Se derem 22M pelo Semedo eu não me queixo, aplaudo. Esse sim tem provas dadas
mas queixas-te dos 15M do Cancelo ou do Bernardo, que provas tinham dadas? o Gabriel leva 3 anos no Legañes a ser o melhor no clube e na 1ª liga a ser um dos melhores médios da liga e isto tendo em conta a dimensão do clube

Kyoto

Citação de: zero07 em 23 de Julho de 2018, 08:03

Filipe Menezes

11M.
E chegou ao Slb aos 21.

o semedo é o melhor lateral que viste no Benfica?
so acompanhas o clube desde 2015?

Insigne

Eu sou contra a sua vinda. 10 milhões numa posição em que temos varias soluções, não me parece boa gestão.

Agora tambem tenho poucas duvidas sobre a qualidade do jogador. É muito bom jogador.

As questões de velocidade, intensidade não me dizem muito nesta zona do terreno. No que toca ao transporte temos o Gedson.

Ele pensa muito rapido. Sabe jogar sob pressão. Tem critério e toque. E vem de um contexto altamente competitivo.

Alguem falou aqui que ele tentava demasiados passes longos. Aguardo pela tomada de decisão.

Ah, e as comparações com Samaris parecem-me completamente descabidas.

_JonasThern_

a teoria é o seguinte

Manolão é só das melhores alcunhas que já li.

Roy Kent

Se for bom jogador, daqueles que fazem a diferença, o preço não é nada de mais.

cmarg1971

quanto custou o Pizzi, e quando?
o valor económico de um jogador que vai lutar por uma das posições feita por outro, não deve ser semelhante?
ou devia ser sempre apostas às cegas, para depois, quando não resulta, se falar em negociatas obscuras?

werty10

a teoria é o seguinte

Como se trata de um clube pequeno tem que vender barato, mesmo que os jogadores tenham qualidade.