O.P.A. do S.L.Benfica sobre a Benfica,SAD

MALU15

Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 16:29
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 16:11
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 14:57
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 14:00
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:18
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 11:30
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.

é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.

Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar

Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.

O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.

Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.

Malu,

Seria ilegal ter passado o estádio para o clube por 50M em vez dos 99M?

Acho que ninguém está a defender que a SAD venda acções, simplesmente foi um exemplo dado pelo Citric que na minha opinião e com os dados que temos era menos penalizador que investir estes 32M.

Novamente seria ilegal, oferecer 3.5€ por algo que estava no mercado a 2.7€?
Outra questão, seria ilegal ou vês alguma impossibilidade o Clube antes de lançar esta OPA ter negociado com o gajo da Valouro a recompra das suas acções e depois mais tarde então lançar esta OPA a 5€?

Ultima pergunta, o que queres mesmo dizer com isto:
"não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis.""
Antes de mais, embora tenhas sido tu o citado, o meu post abrangia tb o Citric, pois era ele que vinha discutindo contigo as questões.
Quanto à questão da legalidade que colocas dos 50M em vez dos 99Me, e antes de discutir a parte legal, discuto o valor dos 99Me que dizes, pois pelos vistos estás a ignorar que esse valor inclui tb a parte da BTV e neste processo não podes deixar de considerar tb a parte importante dos passivos associados aos activos que foram vendidos e que valem cerca de 28Me.
Quanto à questão legal há que ter em conta que ela tem de obedecer ao artº 28 do CSC, e decorrente do mesmo, ter conhecimento do relatório produzido pelo ROC externo para suportar a operação, e eu ainda não o conheço, e por isso não se podem apontar quaisquer valores, como os 50Me que referes.

Ainda relacionado com o Estádio e para que percebas toda esta problemática do que é legal ou não, e dos valores que podem ser envolvidos, recomendo que leias a proposta e respectivos documentos que em 09DEZ2009 esteve na base da reestruturação financeira do Grupo Benfica, e certamente encontrarás muitos elementos que te permitirão chegar a outras conclusões.

Quanto à questão dos valores das acções, também os documentos referidos no parágrafo anterior te poderão esclarecer e quanto à Valouro, convém teres presente as limitações definidas no CVM  - Artº 188.

A resposta em relação à última questão, ela está inerente ao que disse anteriormente. O que te referi não são são propriamente opiniões minha por achar que era melhor isto ou aquilo, porque eu qd emito uma opinião sobre qualquer matéria que domino, tento rodear-me sempre do conhecimento do enquadramento dos aspectos legais que podem ser aplicáveis.
Espero que agora isto esteja bem mais claro.

Eu não estou a ignorar nada, simplesmente, há a teoria de que a direcção quer passar recursos da SAD para o clube e alguns defendem que a OPA seria uma boa forma de fazer isso.
Se objectivo é ajudar o clube através da SAD que se negoceie acordos mais favoráveis ao clube, já que estes não implicam o pagamento de 32M a terceiros.
Quanto à sua legalidade, esse artigo 28º estabelece alguma regra para definir o que é ilegal?
Eu não encontrei nenhuma, simplesmente os sócios têm que ter acesso a esse relatório antes da transacção.

Sobre as acções, esse artigo que te referes fala sobre Oferta pública de aquisição obrigatória, que não é o caso.
Mas mesmo que as regras sejam as mesmas, não estou a ver nenhuma incompatibilidade, entre o que eu sugeri e esse artigo.
Talvez não tenha ficado claro, mas obviamente o Benfica não iria pagar à Valouro nem de perto mais que os 5€ que ofereceria mais tarde em OPA.
Para que fique claro, a minha ideia seria o clube oferecer à Valouro um valor entre 2.7 e 3.5 e depois de recuperar esses 13% então lançar uma OPA a 5€ para, então sim, para compensar os Benfiquistas.

Malu nesse caso vais ficar a falar sozinho ou com o Maka.
É que seja em finanças, futebol, marketing, lesões ou a bosta do relvado, a maioria fala com poucos conhecimento de causa. Achas que faz sentido não se poder discutir o Benfica "sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis"?

Sobre o Relatório do ROC, o CSC não impôe qualquer limitação, mas tens de considerar que um ROC como avaliador tem técnicas e métricas que usa na avaliação dum bem que justificam que o valor do bem seja aceite pelos agentes do mercado, e não por arbitrar um valor X ou Y.
Quanto ao artº referido tens razão eles aplica-se só às OPA`s obrigatórias. Fui um pouco influenciado pelo que tenho revisto, pois eu estou convencido que este processo no final vai acabar na OPA potestativa. Mas aqui o mais importante é a questão que eu já abordei anteriormente em outros posts, e que tem a ver com o facto de se pretender (o BENFICA) que a OPA seja viável.
Se o preço não for atractivo isso irá acabar em revisão de preço ...

E olha que o que o Benfica quer atingir são as posições relevantes que representarão uma % total em redor dos 20% (sem incluir a posição do LFV porque essa estará sempre garantida) e não a parte restante que estará muito dispersa por alguns milhares de accionistas e sócios do Benfica, que não sendo muito atingida nesta fase de OPA voluntária, só o poderá ser numa 2ª fase de OPA potestativa.

E mesmo a este preço não é para mim certo que a OPA seja bem sucedida.

Mas mesmo que a avaliação do ROC fosse negativa e que indicasse que a SAD estava a fazer um negócio pouco proveitoso, isso não tornaria a operação ilegal.

Eu em lado nenhum disse para a OPA devia ter sido feita a um preço mais baixo.
Novamente, há uma outra teoria para justificar que esta OPA é para ressarcir os investidores originais, que pagaram 5€.
Colocando de parte a % do LFV...
Ambos sabemos que há principalmente um investidor que iria beneficiar muito com esta operação, sem nunca ter tido intenções de ajudar o Benfica.
A minha questão é se não haveria forma mesmo se fazendo esta OPA por 5€ se o Benfica não poderia ter negociado antecipadamente as % do dono da Valouro a um preço bem mais baixo.

Quanto a OPA ser bem ou mal sucedida isso não e muito relevante para mim, o que me interessa é tentar compreender os benefícios para o Benfica.

Já agora 2 perguntas sobre uma OPA potestativa:
- Quando uma OPA opcional passa a obrigatória?
- Nesse tipo de OPA é obrigatório adquirir 100% das acções, não?
Pondo de lado as questões de opinião, pois cada um terá a sua, sobre a parte final.
A OPA  com anuncio preliminar é sempre voluntária.
Não confundir OPA obrigatória com OPA Protestativa, nos termos do artº 194, quando a entidade atingir os 90% +1 direitos de voto da sociedade.

Obrigado pelo esclarecimento, mas uma OPA Potestativa, implicaria sairmos do mercado certo? Algo que contradiria aquilo que foi declarado à CMVM pelo clube.
Não contraria. Mesmo que a saída possa vir a ocorrer isso não decorre no imediato deste OPA voluntária.

golfdreamer

Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 20:27

Não contraria. Mesmo que a saída possa vir a ocorrer isso não decorre no imediato deste OPA voluntária.

:)
Quando até os defensores desta direcção têm consciência que aquilo que nos é comunicado pode não corresponder ao que parece.

"É inteção do Oferente dar continuidade à actividade empresarial da Sociedade Visada, enquanto sociedade aberta ao investimento do público sob o domínio exclusivo do Sport Lisboa e Benfica e com as ações representativas do seu capital social admitidas à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon, mantendo a sua equipa de gestão e prosseguindo a estratégia definida para a Sociedade Visada.

Atendendo aos objectivos acima indicados, a Oferta é lançada como oferta pública de aquisição parcial..."

CitriC

Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.

é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.

Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar

Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.

O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.

Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.

Obrigado pela retificação! Em relação às acções para esclarecer terceiros não defendi vender acções :)

Manuel Luis Pereira

https://www.jn.pt/desporto/opa-do-benfica-oito-perguntas-para-entender-a-operacao-11546343.html

1. O controlo da SAD está em risco?

Não, o Benfica não corre, nem nunca correu, o risco de perder o controlo da sociedade desportiva que administra o futebol profissional. O clube é dono de 40% da SAD e ainda detém mais 23%, através da Benfica SGPS.

2. Quanto custa a operação ao clube?

O obetivo do Benfica é controlar 95% da SAD, oferecendo aos titulares cinco euros por cada ação disponível no mercado. Se a operação for bem sucedida, o clube pagará 32 milhões de euros aos investidores.

3. Luís Filipe Vieira, presidente do clube, sai beneficiado?

A curto prazo, não. Os membros dos órgãos sociais detentores de ações não as podem vender no imediato. Mas poderão fazê-lo quando abandonarem os cargos, pelo valor fixado pela Sport Lisboa e Benfica, SGPS nesta OPA. Assim, Luís Filipe Vieira, que possui 763 mil ações, poderá encaixar 3,7 milhões de euros. Antes do anúncio da OPA, as ações estavam cotadas um pouco acima de dois euros, pelo que o ganho, a médio prazo, é considerável.

4. A OPA já é um facto consumado?

A operação terá de ser confirmada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o que ainda não aconteceu. Quando e se acontecer, terá de ser publicado um prospeto onde serão forneceidas informações adicionais.

5. Quem poderá encaixar mais dinheiro com esta OPA?

Desde logo, José António dos Santos, o proprietário da Valouro. Trata-se, atualmente, do maior acionista individual do Benfica, com 12,71% das ações. Comprou as ações do Benfica por um euro. Se vender agora, multiplicará por cinco o valor aplicado há dois anos, encaixando cerca de 14 milhões de euros.

6. Por que razão paga o Benfica cinco euros por cada ação?

Segundo o anúncio preliminar da OPA, o preço oferecido por ação "visa assegurar" que quem pagou mil escudos (cinco euros) em 2001 possa vender a um preço semelhante agora. Luís Filipe Vieira encontra-se entre os investidores que adquiriram ações há 18 anos. Mas há um efeito indireto, como se vê no caso de José António dos Santos, uma vez que possibilita mais-valias importantes a um investidor individual que adquiriu os papeis há apenas dois anos, por um euro cada.

7. A SAD do Benfica alguma vez distribui lucros pelos acionistas?

Nunca aconteceu. No entanto, se a OPA tiver sucesso, com 95% do capital na mão a distribuição passará a fazer sentido, uma vez que o clube, através da participação direta e indireta, via Sport Lisboa e Benfica, SGPS, possuirá a esmagadora maioria do capital.

8. Após a OPA, a sociedade deixará de estar cotada em bolsa?

Não é essa a intenção da administração, que comunicou o desejo de manter "as ações admitidas à negociação no mercado". Mas atendendo a que apenas 5% do capital estará disponível ("free float"), faz pouco sentido.

flsb

fsc_4

Relativamente ao argumento de recompensar os benfiquistas que ajudaram o clube na altura:

Na minha opinião os verdadeiros adeptos do Benfica, que adquiriram as acções na oferta pública, não vão vender agora (excepto casos muito específicos de falta de liquidez), na medida em que nada de substancial se alterou entretanto. As acções possuem um valor sentimental e nunca foram adquiridas com o propósito de investimento. No meu caso, foram adquiridas pelo meu pai e passaram para mim. E um dia eu vou passar a outra geração. Não venderia nem por 50€ cada.

Ora, restam então os investidores - que compraram as acções nos últimos anos e com o propósito de gerar mais-valias. A minha pergunta é: era possível e razoável antecipar que as acções fossem valorizar desta maneira? Se era possível antecipar que as acções iriam valorizar bastante, porque venderam o Novo Banco e a Somague?

Mesmo assumindo que sim, e se efectivamente forem estes os únicos a vender as acções, porque vamos dar este jackpot a estes investidores?

Tudo isto é nojento. A única justificação que li aqui para esta operação é a distribuição de dividendos para o Clube, que é apenas absurda. Nunca aconteceu no mundo do futebol e não vai acontecer no Benfica. Nem faz qualquer sentido.

Não consigo dar o benefício da dúvida ("vamos esperar para ver a estratégia";"acredito que no futuro vamos todos perceber porque foi lançada a OPA"). Esta direcção não merece.

Flavius

Gomes da Silva quer que "OPA para ricos" vá a AG no Benfica: «Falta de transparência»

Rui Gomes da Silva aponta o dedo à OPA da SAD do Benfica sublinhando que a mesma deve ser levada a Assembleia-Geral (AG) do clube. Na sua coluna semanal no blog 'Novo Geração Benfica', o ex-vice dos encarnados questiona os motivos da OPA anunciada.

"Para quê? Essa é a grande incógnita! À primeira vista para dar a ganhar uns milhões largos de euros a um punhado de amigos, novos amigos, ex amigos, ou ex amigos que voltaram a ser amigos do - ainda - presidente do Benfica! Para dar a ganhar uns milhões, ao pagar o que não precisava de ser gasto, por garantir um prémio de 81% face à cotação de mercado das ações em causa, no dia em que foi anunciada essa intenção. Uns milhões que poderão ter um valor bem mais significativo, se forem pagos ainda este ano, não vá o Governo mexer na tributação das mais valias das ações, com o englobamento desses valores nos impostos a pagar pelos respetivos titulares!", escreveu.

E prossegue: "Uns milhões que não têm nenhuma razão para serem desembolsados. (...) Concretizando, como poderão - debitando o que lhes mandam dizer - repetir, vezes sem conta, que a operação servirá para pagar a quem investiu ao princípio na SAD quando, entre os beneficiários da medida estão (para além do - ainda - Presidente do Benfica, embora a dois tempos), um ex magnata da comunicação desportiva que sempre nos prejudicou, um empresário que só começou a comprar ações desde há 2 anos a esta parte, ou um empresário que continua a sua vida em Angola?".

Gomes da Silva atira-se então à "falta de transparência". "O Benfica está com muito dinheiro mas antecipa receitas dos direitos televisivos (com uma perda - a acreditar nos "media" - de 21% para quem intermedeia a operação)! O Benfica não quer vender João Félix, mas paga 12 M € de comissões por uma venda que não quis! O Benfica anuncia uma venda a pronto mas, depois, sabe-se que é o clube que arranja a empresa de intermediação financeira que possibilitou a tal venda que não queria! Ora, se tudo é assim tão simples, nesta OPA para ricos, porque não levar o assunto a uma AG do Benfica, para que os sócios - os donos do clube, por muito que isso custe a este novo DDT - possam dizer o que querem? Só assim se poderá dizer que a direção age em nome de todos nós! Ou será que a falta de transparência é para continuar? Há, hoje, pela Luz e pelo Seixal, um Benfica feito de negócios, com base em decisões unipessoais, e não de forma colegial! Vimos, num artigo do jornal inglês 'The Guardian', um hipotético esquema de circulação de dinheiro que - estou certo - merece o vivo repúdio de muitos diz que estão nos órgãos sociais!"

«Enxovalhados na Europa»

Rui Gomes da Silva sublinhou ainda o "enxovalho" que de que o Benfica tem sido alvo. "Ora se tudo isto for mentira, então acordaremos um dia e o - ainda - presidente do Benfica irá surpreender-nos com um recuo e dizer que, afinal, não faz sentido investir mais de 32 milhões para pagar aos amigos quando andamos a ser enxovalhados na Europa do futebol! E partirá para a aquisição de verdadeiros reforços (sem 10% de prémio por cada compra), face à opinião unânime de que temos, hoje, um dos planteis mais fracos dos últimos anos! Dará para ganhar cá dentro porque a concorrência é o que é.

Mas é tão triste ficarmos felizes só por conseguirmos ser superiores ao FC Porto e ao Sporting! Porque, a continuar assim, o - ainda - Presidente do Benfica, que sonhou, um dia, poder desalojar Cosme Damião da imaginação dos benfiquistas, corre o risco de substituir, de facto, Vale Azevedo, pela rejeição e pelo desprezo de (quase) todos nós!"

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-nos/benfica/detalhe/gomes-da-silva-quer-que-opa-para-ricos-va-a-ag-no-benfica-falta-de-transparencia

zero07

Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:37
Citação de: Pedro.SLB.71 em 24 de Novembro de 2019, 12:09
Tenho lido atentamente todos os comentários de todos os user's e no final fico com a noção de que esta operação financeira ainda terá muito por explicar, dessa forma prefiro não tecer grandes comentários até ler o que realmente está em causa a curto e médio prazo.

Mas uma coisa acredito que tudo isto merece ser analisado ao pormenor.

O Prospecto qd sair, e que sem ele não haverá  OPA, estou certo que trará mais elementos que podem ser esclarecedores.

https://www.jn.pt/desporto/opa-do-benfica-oito-perguntas-para-entender-a-operacao-11546343.html
"
Segundo o anúncio preliminar da OPA, o preço oferecido por ação "visa assegurar" que quem pagou mil escudos (cinco euros) em 2001 possa vender a um preço semelhante agora. Luís Filipe Vieira encontra-se entre os investidores que adquiriram ações há 18 anos. Mas há um efeito indireto, como se vê no caso de José António dos Santos, uma vez que possibilita mais-valias importantes a um investidor individual que adquiriu os papeis há apenas dois anos, por um euro cada.
"

Agora, dá lá a tua opinião sobre esta justificação inaudita no mercado de capitais (se o investidor tiver a perder, a empresa compensa o que perdeu com prémio de 81%)

Mas dúvidas houvessem, vamos fazer as contas MALU

Dos 32M, quanto é para pagar aos accionistas que não tiveram/quiseram vender as suas acções até hoje?...por 1€
Retiramos
- 14,6Milhões do José António dos Santos, 12,71%
- 2,3 milhões de euros prá Quinta dos Jugais (que detém 2%)
...
Conclusão: Mesmo sem sabermos se os restantes donos originais das restantes 13,5% das acções já as venderam ou não,
Ficamos a saber que 16,9M, ou seja, perto ou mais de metade dos 32M propostos, afinal não vão servir para recompensar os accionistas originais!!

A que se chama uma OPA em que menos de metade do valor é que bate certo com a justificação inaudita dada à mesma??

OPA TRETA

MALU15

O António Bagão Félix no programa de hoje da BolaTv (19/20H) apresentou um extenso comentário da OPA à BSAD, abordando diversos aspectos da mesma.

Recomendo que vejam, pois é mais uma visão sobre a mesma com uma abordagem em alguns aspectos diferente do que já outros benfiquistas fizeram.

Thorondor

Citação de: carvalho0407 em 24 de Novembro de 2019, 16:13
e ja chega de comprar terrenos, aumentar o seixal para quê? o que ja temos da e sobra, colegios para quê? lares para quê?, hoteis? centro em oeiras de 14 milhoes, mais 1 custo brutal anual para quê? para os pavilhoes estarem vazios?, isto tudo para meteram dinheiro ao bolso, o que é preciso é ter boa equipa no futebol, com as receitas que advem dai tanto nacionais como na champ que sao brutais, isso é que importa.

urgente esta escumalha sair do benfica.

Só tens razão em querer a saída da direção. De resto é bla bla futebol, bla bla futebol, bla Bla que se fodam as modalidades. Se o RGS vier com ideias de foder tudo em função do futebol então com muita pena minha prefiro o ventoinhas. O ecletismo do Benfica tem que estar acima de tudo o resto, inclusive do futebol.

nidense

Esta OPA é uma transferência de património do Benfica para uns gajos porreiros, tudo malta fixe. Somos simplesmente generosos!!!

Thorondor

Citação de: nidense em 25 de Novembro de 2019, 20:21
Esta OPA é uma transferência de património do Benfica para uns gajos porreiros, tudo malta fixe. Somos simplesmente generosos!!!
o Joaquim Oliveira está com a corda ao pescoço. Não se deixa cair um amigo de profissão. A honra entre bandidos ainda é o que era.

Lurgee

Citação de: MALU15 em 25 de Novembro de 2019, 20:09
O António Bagão Félix no programa de hoje da BolaTv (19/20H) apresentou um extenso comentário da OPA à BSAD, abordando diversos aspectos da mesma.

Recomendo que vejam, pois é mais uma visão sobre a mesma com uma abordagem em alguns aspectos diferente do que já outros benfiquistas fizeram.

Para complementar começa às 19:37

SURREAL9

Citação de: Thorondor em 25 de Novembro de 2019, 20:17
Citação de: carvalho0407 em 24 de Novembro de 2019, 16:13
e ja chega de comprar terrenos, aumentar o seixal para quê? o que ja temos da e sobra, colegios para quê? lares para quê?, hoteis? centro em oeiras de 14 milhoes, mais 1 custo brutal anual para quê? para os pavilhoes estarem vazios?, isto tudo para meteram dinheiro ao bolso, o que é preciso é ter boa equipa no futebol, com as receitas que advem dai tanto nacionais como na champ que sao brutais, isso é que importa.

urgente esta escumalha sair do benfica.

Só tens razão em querer a saída da direção. De resto é bla bla futebol, bla bla futebol, bla Bla que se fodam as modalidades. Se o RGS vier com ideias de foder tudo em função do futebol então com muita pena minha prefiro o ventoinhas. O ecletismo do Benfica tem que estar acima de tudo o resto, inclusive do futebol.

Quer isto dizer que se tem de tirar verbas provenientes do futebol para sustentar as modalidades ?