O.P.A. do S.L.Benfica sobre a Benfica,SAD

eplunum

Citação de: SURREAL9 em 24 de Novembro de 2019, 10:42
Citação de: eplunum em 24 de Novembro de 2019, 10:25
Citação de: SURREAL9 em 24 de Novembro de 2019, 10:20
Sacar dinheiro do futebol - Sad para investir nas modalidades é mesmo bater no fundo.

Esta direcção anda a brincar com esta merda. Cada modalidade que se sustente a si própria.

Vou continuar a não dar nem mais 1€ que
seja, porque eu cá gosto é de futebol a sério. Não sou desta geração de futebol feminino, e se o que resta do velho futebol morrer a minha paixão por ele vai morrer junto.

Um city de plástico consegue ser mais futebol que muitas equipas históricas que hoje parecem ter os objectivos trocados.

os milhões que gastamos em jogadores para o corrosel e que nunca vão vestir o nosso manto era muito mais bem gasto nas modalidades.

Amigo, eu quero lá saber das modalidades. Quem gosta é de voleibol e não de futebol deve mamar o dinheiro do futebol porquê crl?  Não desculpem e nem misturem má gestão ou gestão danosa no futebol com outras coisas.



eu só estou a dizer que se é para mandar dinheiro ao lixo no futebol é melhor canalizalo para modalidades.

Pedro.SLB.71

Tenho lido atentamente todos os comentários de todos os user's e no final fico com a noção de que esta operação financeira ainda terá muito por explicar, dessa forma prefiro não tecer grandes comentários até ler o que realmente está em causa a curto e médio prazo.

Mas uma coisa acredito que tudo isto merece ser analisado ao pormenor.


Cosmic

O investir nas modalidades é a desculpa que dão para enganar os sócios. Então dizem a quem quer ouvir (nas AG's, por exemplo), que é preciso racionalizar o investimento nas modalidades, sendo que o presidente até acha que se gasta muito dinheiro nelas e agora havia a preocupação súbita de investir?

Isto é para encher os bolsos de alguns. Lamento não conseguir pensar bem da trupe que nos dirige, mas não vejo nada de bom aqui.

MALU15

Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 11:30
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.


é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.




Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar


Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.


O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.


Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.


Malu,

Seria ilegal ter passado o estádio para o clube por 50M em vez dos 99M?

Acho que ninguém está a defender que a SAD venda acções, simplesmente foi um exemplo dado pelo Citric que na minha opinião e com os dados que temos era menos penalizador que investir estes 32M.

Novamente seria ilegal, oferecer 3.5€ por algo que estava no mercado a 2.7€?
Outra questão, seria ilegal ou vês alguma impossibilidade o Clube antes de lançar esta OPA ter negociado com o gajo da Valouro a recompra das suas acções e depois mais tarde então lançar esta OPA a 5€?

Ultima pergunta, o que queres mesmo dizer com isto:
"não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis.""
Antes de mais, embora tenhas sido tu o citado, o meu post abrangia tb o Citric, pois era ele que vinha discutindo contigo as questões.
Quanto à questão da legalidade que colocas dos 50M em vez dos 99Me, e antes de discutir a parte legal, discuto o valor dos 99Me que dizes, pois pelos vistos estás a ignorar que esse valor inclui tb a parte da BTV e neste processo não podes deixar de considerar tb a parte importante dos passivos associados aos activos que foram vendidos e que valem cerca de 28Me.
Quanto à questão legal há que ter em conta que ela tem de obedecer ao artº 28 do CSC, e decorrente do mesmo, ter conhecimento do relatório produzido pelo ROC externo para suportar a operação, e eu ainda não o conheço, e por isso não se podem apontar quaisquer valores, como os 50Me que referes.

Ainda relacionado com o Estádio e para que percebas toda esta problemática do que é legal ou não, e dos valores que podem ser envolvidos, recomendo que leias a proposta e respectivos documentos que em 09DEZ2009 esteve na base da reestruturação financeira do Grupo Benfica, e certamente encontrarás muitos elementos que te permitirão chegar a outras conclusões.

Quanto à questão dos valores das acções, também os documentos referidos no parágrafo anterior te poderão esclarecer e quanto à Valouro, convém teres presente as limitações definidas no CVM  - Artº 188.

A resposta em relação à última questão, ela está inerente ao que disse anteriormente. O que te referi não são são propriamente opiniões minha por achar que era melhor isto ou aquilo, porque eu qd emito uma opinião sobre qualquer matéria que domino, tento rodear-me sempre do conhecimento do enquadramento dos aspectos legais que podem ser aplicáveis.
Espero que agora isto esteja bem mais claro.

MALU15

Citação de: Pedro.SLB.71 em 24 de Novembro de 2019, 12:09
Tenho lido atentamente todos os comentários de todos os user's e no final fico com a noção de que esta operação financeira ainda terá muito por explicar, dessa forma prefiro não tecer grandes comentários até ler o que realmente está em causa a curto e médio prazo.

Mas uma coisa acredito que tudo isto merece ser analisado ao pormenor.

O Prospecto qd sair, e que sem ele não haverá  OPA, estou certo que trará mais elementos que podem ser esclarecedores.

FP3

Mas há alguém que confia nas acções desta direcção? Fdx
Grandes testamentos nem sei para quê.
Eu sei que os entendidos em finanças gostam de falar por ser a sua área mas isto, como tantas outras negociatas, é tudo muito nebuloso, para não dizer corrupto

Pedro.SLB.71

Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:37
Citação de: Pedro.SLB.71 em 24 de Novembro de 2019, 12:09
Tenho lido atentamente todos os comentários de todos os user's e no final fico com a noção de que esta operação financeira ainda terá muito por explicar, dessa forma prefiro não tecer grandes comentários até ler o que realmente está em causa a curto e médio prazo.

Mas uma coisa acredito que tudo isto merece ser analisado ao pormenor.

O Prospecto qd sair, e que sem ele não haverá  OPA, estou certo que trará mais elementos que podem ser esclarecedores.


Obrigado pelo esclarecimento. Como referi anteriormente, irei ficar aguardar por mais informação, dado que este assunto é sensível e merece ser analisado profundamente.

golfdreamer

#412
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:18
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 11:30
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.


é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.




Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar


Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.


O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.


Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.


Malu,

Seria ilegal ter passado o estádio para o clube por 50M em vez dos 99M?

Acho que ninguém está a defender que a SAD venda acções, simplesmente foi um exemplo dado pelo Citric que na minha opinião e com os dados que temos era menos penalizador que investir estes 32M.

Novamente seria ilegal, oferecer 3.5€ por algo que estava no mercado a 2.7€?
Outra questão, seria ilegal ou vês alguma impossibilidade o Clube antes de lançar esta OPA ter negociado com o gajo da Valouro a recompra das suas acções e depois mais tarde então lançar esta OPA a 5€?

Ultima pergunta, o que queres mesmo dizer com isto:
"não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis.""
Antes de mais, embora tenhas sido tu o citado, o meu post abrangia tb o Citric, pois era ele que vinha discutindo contigo as questões.
Quanto à questão da legalidade que colocas dos 50M em vez dos 99Me, e antes de discutir a parte legal, discuto o valor dos 99Me que dizes, pois pelos vistos estás a ignorar que esse valor inclui tb a parte da BTV e neste processo não podes deixar de considerar tb a parte importante dos passivos associados aos activos que foram vendidos e que valem cerca de 28Me.
Quanto à questão legal há que ter em conta que ela tem de obedecer ao artº 28 do CSC, e decorrente do mesmo, ter conhecimento do relatório produzido pelo ROC externo para suportar a operação, e eu ainda não o conheço, e por isso não se podem apontar quaisquer valores, como os 50Me que referes.

Ainda relacionado com o Estádio e para que percebas toda esta problemática do que é legal ou não, e dos valores que podem ser envolvidos, recomendo que leias a proposta e respectivos documentos que em 09DEZ2009 esteve na base da reestruturação financeira do Grupo Benfica, e certamente encontrarás muitos elementos que te permitirão chegar a outras conclusões.

Quanto à questão dos valores das acções, também os documentos referidos no parágrafo anterior te poderão esclarecer e quanto à Valouro, convém teres presente as limitações definidas no CVM  - Artº 188.

A resposta em relação à última questão, ela está inerente ao que disse anteriormente. O que te referi não são são propriamente opiniões minha por achar que era melhor isto ou aquilo, porque eu qd emito uma opinião sobre qualquer matéria que domino, tento rodear-me sempre do conhecimento do enquadramento dos aspectos legais que podem ser aplicáveis.
Espero que agora isto esteja bem mais claro.




Eu não estou a ignorar nada, simplesmente, há a teoria de que a direcção quer passar recursos da SAD para o clube e alguns defendem que a OPA seria uma boa forma de fazer isso.
Se objectivo é ajudar o clube através da SAD que se negoceie acordos mais favoráveis ao clube, já que estes não implicam o pagamento de 32M a terceiros.
Quanto à sua legalidade, esse artigo 28º estabelece alguma regra para definir o que é ilegal?
Eu não encontrei nenhuma, simplesmente os sócios têm que ter acesso a esse relatório antes da transacção.

Sobre as acções, esse artigo que te referes fala sobre Oferta pública de aquisição obrigatória, que não é o caso.
Mas mesmo que as regras sejam as mesmas, não estou a ver nenhuma incompatibilidade, entre o que eu sugeri e esse artigo.
Talvez não tenha ficado claro, mas obviamente o Benfica não iria pagar à Valouro nem de perto mais que os 5€ que ofereceria mais tarde em OPA.
Para que fique claro, a minha ideia seria o clube oferecer à Valouro um valor entre 2.7 e 3.5 e depois de recuperar esses 13% então lançar uma OPA a 5€ para, então sim, para compensar os Benfiquistas.

Malu nesse caso vais ficar a falar sozinho ou com o Maka.
É que seja em finanças, futebol, marketing, lesões ou a bosta do relvado, a maioria fala com poucos conhecimento de causa. Achas que faz sentido não se poder discutir o Benfica "sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis"?

MALU15

Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 14:00
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:18
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 11:30
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.


é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.




Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar


Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.


O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.


Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.


Malu,

Seria ilegal ter passado o estádio para o clube por 50M em vez dos 99M?

Acho que ninguém está a defender que a SAD venda acções, simplesmente foi um exemplo dado pelo Citric que na minha opinião e com os dados que temos era menos penalizador que investir estes 32M.

Novamente seria ilegal, oferecer 3.5€ por algo que estava no mercado a 2.7€?
Outra questão, seria ilegal ou vês alguma impossibilidade o Clube antes de lançar esta OPA ter negociado com o gajo da Valouro a recompra das suas acções e depois mais tarde então lançar esta OPA a 5€?

Ultima pergunta, o que queres mesmo dizer com isto:
"não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis.""
Antes de mais, embora tenhas sido tu o citado, o meu post abrangia tb o Citric, pois era ele que vinha discutindo contigo as questões.
Quanto à questão da legalidade que colocas dos 50M em vez dos 99Me, e antes de discutir a parte legal, discuto o valor dos 99Me que dizes, pois pelos vistos estás a ignorar que esse valor inclui tb a parte da BTV e neste processo não podes deixar de considerar tb a parte importante dos passivos associados aos activos que foram vendidos e que valem cerca de 28Me.
Quanto à questão legal há que ter em conta que ela tem de obedecer ao artº 28 do CSC, e decorrente do mesmo, ter conhecimento do relatório produzido pelo ROC externo para suportar a operação, e eu ainda não o conheço, e por isso não se podem apontar quaisquer valores, como os 50Me que referes.

Ainda relacionado com o Estádio e para que percebas toda esta problemática do que é legal ou não, e dos valores que podem ser envolvidos, recomendo que leias a proposta e respectivos documentos que em 09DEZ2009 esteve na base da reestruturação financeira do Grupo Benfica, e certamente encontrarás muitos elementos que te permitirão chegar a outras conclusões.

Quanto à questão dos valores das acções, também os documentos referidos no parágrafo anterior te poderão esclarecer e quanto à Valouro, convém teres presente as limitações definidas no CVM  - Artº 188.

A resposta em relação à última questão, ela está inerente ao que disse anteriormente. O que te referi não são são propriamente opiniões minha por achar que era melhor isto ou aquilo, porque eu qd emito uma opinião sobre qualquer matéria que domino, tento rodear-me sempre do conhecimento do enquadramento dos aspectos legais que podem ser aplicáveis.
Espero que agora isto esteja bem mais claro.




Eu não estou a ignorar nada, simplesmente, há a teoria de que a direcção quer passar recursos da SAD para o clube e alguns defendem que a OPA seria uma boa forma de fazer isso.
Se objectivo é ajudar o clube através da SAD que se negoceie acordos mais favoráveis ao clube, já que estes não implicam o pagamento de 32M a terceiros.
Quanto à sua legalidade, esse artigo 28º estabelece alguma regra para definir o que é ilegal?
Eu não encontrei nenhuma, simplesmente os sócios têm que ter acesso a esse relatório antes da transacção.

Sobre as acções, esse artigo que te referes fala sobre Oferta pública de aquisição obrigatória, que não é o caso.
Mas mesmo que as regras sejam as mesmas, não estou a ver nenhuma incompatibilidade, entre o que eu sugeri e esse artigo.
Talvez não tenha ficado claro, mas obviamente o Benfica não iria pagar à Valouro nem de perto mais que os 5€ que ofereceria mais tarde em OPA.
Para que fique claro, a minha ideia seria o clube oferecer à Valouro um valor entre 2.7 e 3.5 e depois de recuperar esses 13% então lançar uma OPA a 5€ para, então sim, para compensar os Benfiquistas.

Malu nesse caso vais ficar a falar sozinho ou com o Maka.
É que seja em finanças, futebol, marketing, lesões ou a bosta do relvado, a maioria fala com poucos conhecimento de causa. Achas que faz sentido não se poder discutir o Benfica "sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis"?

Sobre o Relatório do ROC, o CSC não impôe qualquer limitação, mas tens de considerar que um ROC como avaliador tem técnicas e métricas que usa na avaliação dum bem que justificam que o valor do bem seja aceite pelos agentes do mercado, e não por arbitrar um valor X ou Y.
Quanto ao artº referido tens razão eles aplica-se só às OPA`s obrigatórias. Fui um pouco influenciado pelo que tenho revisto, pois eu estou convencido que este processo no final vai acabar na OPA potestativa. Mas aqui o mais importante é a questão que eu já abordei anteriormente em outros posts, e que tem a ver com o facto de se pretender (o BENFICA) que a OPA seja viável.
Se o preço não for atractivo isso irá acabar em revisão de preço ...

E olha que o que o Benfica quer atingir são as posições relevantes que representarão uma % total em redor dos 20% (sem incluir a posição do LFV porque essa estará sempre garantida) e não a parte restante que estará muito dispersa por alguns milhares de accionistas e sócios do Benfica, que não sendo muito atingida nesta fase de OPA voluntária, só o poderá ser numa 2ª fase de OPA potestativa.

E mesmo a este preço não é para mim certo que a OPA seja bem sucedida.


golfdreamer

Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 14:57
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 14:00
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:18
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 11:30
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.


é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.




Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar


Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.


O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.


Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.


Malu,

Seria ilegal ter passado o estádio para o clube por 50M em vez dos 99M?

Acho que ninguém está a defender que a SAD venda acções, simplesmente foi um exemplo dado pelo Citric que na minha opinião e com os dados que temos era menos penalizador que investir estes 32M.

Novamente seria ilegal, oferecer 3.5€ por algo que estava no mercado a 2.7€?
Outra questão, seria ilegal ou vês alguma impossibilidade o Clube antes de lançar esta OPA ter negociado com o gajo da Valouro a recompra das suas acções e depois mais tarde então lançar esta OPA a 5€?

Ultima pergunta, o que queres mesmo dizer com isto:
"não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis.""
Antes de mais, embora tenhas sido tu o citado, o meu post abrangia tb o Citric, pois era ele que vinha discutindo contigo as questões.
Quanto à questão da legalidade que colocas dos 50M em vez dos 99Me, e antes de discutir a parte legal, discuto o valor dos 99Me que dizes, pois pelos vistos estás a ignorar que esse valor inclui tb a parte da BTV e neste processo não podes deixar de considerar tb a parte importante dos passivos associados aos activos que foram vendidos e que valem cerca de 28Me.
Quanto à questão legal há que ter em conta que ela tem de obedecer ao artº 28 do CSC, e decorrente do mesmo, ter conhecimento do relatório produzido pelo ROC externo para suportar a operação, e eu ainda não o conheço, e por isso não se podem apontar quaisquer valores, como os 50Me que referes.

Ainda relacionado com o Estádio e para que percebas toda esta problemática do que é legal ou não, e dos valores que podem ser envolvidos, recomendo que leias a proposta e respectivos documentos que em 09DEZ2009 esteve na base da reestruturação financeira do Grupo Benfica, e certamente encontrarás muitos elementos que te permitirão chegar a outras conclusões.

Quanto à questão dos valores das acções, também os documentos referidos no parágrafo anterior te poderão esclarecer e quanto à Valouro, convém teres presente as limitações definidas no CVM  - Artº 188.

A resposta em relação à última questão, ela está inerente ao que disse anteriormente. O que te referi não são são propriamente opiniões minha por achar que era melhor isto ou aquilo, porque eu qd emito uma opinião sobre qualquer matéria que domino, tento rodear-me sempre do conhecimento do enquadramento dos aspectos legais que podem ser aplicáveis.
Espero que agora isto esteja bem mais claro.




Eu não estou a ignorar nada, simplesmente, há a teoria de que a direcção quer passar recursos da SAD para o clube e alguns defendem que a OPA seria uma boa forma de fazer isso.
Se objectivo é ajudar o clube através da SAD que se negoceie acordos mais favoráveis ao clube, já que estes não implicam o pagamento de 32M a terceiros.
Quanto à sua legalidade, esse artigo 28º estabelece alguma regra para definir o que é ilegal?
Eu não encontrei nenhuma, simplesmente os sócios têm que ter acesso a esse relatório antes da transacção.

Sobre as acções, esse artigo que te referes fala sobre Oferta pública de aquisição obrigatória, que não é o caso.
Mas mesmo que as regras sejam as mesmas, não estou a ver nenhuma incompatibilidade, entre o que eu sugeri e esse artigo.
Talvez não tenha ficado claro, mas obviamente o Benfica não iria pagar à Valouro nem de perto mais que os 5€ que ofereceria mais tarde em OPA.
Para que fique claro, a minha ideia seria o clube oferecer à Valouro um valor entre 2.7 e 3.5 e depois de recuperar esses 13% então lançar uma OPA a 5€ para, então sim, para compensar os Benfiquistas.

Malu nesse caso vais ficar a falar sozinho ou com o Maka.
É que seja em finanças, futebol, marketing, lesões ou a bosta do relvado, a maioria fala com poucos conhecimento de causa. Achas que faz sentido não se poder discutir o Benfica "sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis"?

Sobre o Relatório do ROC, o CSC não impôe qualquer limitação, mas tens de considerar que um ROC como avaliador tem técnicas e métricas que usa na avaliação dum bem que justificam que o valor do bem seja aceite pelos agentes do mercado, e não por arbitrar um valor X ou Y.
Quanto ao artº referido tens razão eles aplica-se só às OPA`s obrigatórias. Fui um pouco influenciado pelo que tenho revisto, pois eu estou convencido que este processo no final vai acabar na OPA potestativa. Mas aqui o mais importante é a questão que eu já abordei anteriormente em outros posts, e que tem a ver com o facto de se pretender (o BENFICA) que a OPA seja viável.
Se o preço não for atractivo isso irá acabar em revisão de preço ...

E olha que o que o Benfica quer atingir são as posições relevantes que representarão uma % total em redor dos 20% (sem incluir a posição do LFV porque essa estará sempre garantida) e não a parte restante que estará muito dispersa por alguns milhares de accionistas e sócios do Benfica, que não sendo muito atingida nesta fase de OPA voluntária, só o poderá ser numa 2ª fase de OPA potestativa.

E mesmo a este preço não é para mim certo que a OPA seja bem sucedida.



Mas mesmo que a avaliação do ROC fosse negativa e que indicasse que a SAD estava a fazer um negócio pouco proveitoso, isso não tornaria a operação ilegal.

Eu em lado nenhum disse para a OPA devia ter sido feita a um preço mais baixo.
Novamente, há uma outra teoria para justificar que esta OPA é para ressarcir os investidores originais, que pagaram 5€.
Colocando de parte a % do LFV...
Ambos sabemos que há principalmente um investidor que iria beneficiar muito com esta operação, sem nunca ter tido intenções de ajudar o Benfica.
A minha questão é se não haveria forma mesmo se fazendo esta OPA por 5€ se o Benfica não poderia ter negociado antecipadamente as % do dono da Valouro a um preço bem mais baixo.

Quanto a OPA ser bem ou mal sucedida isso não e muito relevante para mim, o que me interessa é tentar compreender os benefícios para o Benfica.

Já agora 2 perguntas sobre uma OPA potestativa:
- Quando uma OPA opcional passa a obrigatória?
- Nesse tipo de OPA é obrigatório adquirir 100% das acções, não?

carvalho0407

isso da opa ser feita para se investir nas modalidades, é das mentiras mais ridiculas que ja ouvi, se quisessem era facil, e nao precisavam de fazer isto, isto é para o vieira e os amigos se safarem a grande.

o futebol é a alavanca de tudo, so tem de ser competitivo e ganhar tudo em portugal, e ser competitivo na europa, o que nao é dificil para quem tem orçamentos de 200 milhoes, agora a é muito dinheiro a ser roubado, so espero que quando estes ladroes sairem o buraco nao seja grande.

a aposta devia ser em apenas 3 modalidades e para ganhar tudo.

a vieirada esta-se a cagar para as modalidades, e so serve para por la amigos e amigos dos amigos.

MALU15

#416
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 14:57
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 14:00
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:18
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 11:30
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.


é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.




Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar


Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.


O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.


Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.


Malu,

Seria ilegal ter passado o estádio para o clube por 50M em vez dos 99M?

Acho que ninguém está a defender que a SAD venda acções, simplesmente foi um exemplo dado pelo Citric que na minha opinião e com os dados que temos era menos penalizador que investir estes 32M.

Novamente seria ilegal, oferecer 3.5€ por algo que estava no mercado a 2.7€?
Outra questão, seria ilegal ou vês alguma impossibilidade o Clube antes de lançar esta OPA ter negociado com o gajo da Valouro a recompra das suas acções e depois mais tarde então lançar esta OPA a 5€?

Ultima pergunta, o que queres mesmo dizer com isto:
"não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis.""
Antes de mais, embora tenhas sido tu o citado, o meu post abrangia tb o Citric, pois era ele que vinha discutindo contigo as questões.
Quanto à questão da legalidade que colocas dos 50M em vez dos 99Me, e antes de discutir a parte legal, discuto o valor dos 99Me que dizes, pois pelos vistos estás a ignorar que esse valor inclui tb a parte da BTV e neste processo não podes deixar de considerar tb a parte importante dos passivos associados aos activos que foram vendidos e que valem cerca de 28Me.
Quanto à questão legal há que ter em conta que ela tem de obedecer ao artº 28 do CSC, e decorrente do mesmo, ter conhecimento do relatório produzido pelo ROC externo para suportar a operação, e eu ainda não o conheço, e por isso não se podem apontar quaisquer valores, como os 50Me que referes.

Ainda relacionado com o Estádio e para que percebas toda esta problemática do que é legal ou não, e dos valores que podem ser envolvidos, recomendo que leias a proposta e respectivos documentos que em 09DEZ2009 esteve na base da reestruturação financeira do Grupo Benfica, e certamente encontrarás muitos elementos que te permitirão chegar a outras conclusões.

Quanto à questão dos valores das acções, também os documentos referidos no parágrafo anterior te poderão esclarecer e quanto à Valouro, convém teres presente as limitações definidas no CVM  - Artº 188.

A resposta em relação à última questão, ela está inerente ao que disse anteriormente. O que te referi não são são propriamente opiniões minha por achar que era melhor isto ou aquilo, porque eu qd emito uma opinião sobre qualquer matéria que domino, tento rodear-me sempre do conhecimento do enquadramento dos aspectos legais que podem ser aplicáveis.
Espero que agora isto esteja bem mais claro.




Eu não estou a ignorar nada, simplesmente, há a teoria de que a direcção quer passar recursos da SAD para o clube e alguns defendem que a OPA seria uma boa forma de fazer isso.
Se objectivo é ajudar o clube através da SAD que se negoceie acordos mais favoráveis ao clube, já que estes não implicam o pagamento de 32M a terceiros.
Quanto à sua legalidade, esse artigo 28º estabelece alguma regra para definir o que é ilegal?
Eu não encontrei nenhuma, simplesmente os sócios têm que ter acesso a esse relatório antes da transacção.

Sobre as acções, esse artigo que te referes fala sobre Oferta pública de aquisição obrigatória, que não é o caso.
Mas mesmo que as regras sejam as mesmas, não estou a ver nenhuma incompatibilidade, entre o que eu sugeri e esse artigo.
Talvez não tenha ficado claro, mas obviamente o Benfica não iria pagar à Valouro nem de perto mais que os 5€ que ofereceria mais tarde em OPA.
Para que fique claro, a minha ideia seria o clube oferecer à Valouro um valor entre 2.7 e 3.5 e depois de recuperar esses 13% então lançar uma OPA a 5€ para, então sim, para compensar os Benfiquistas.

Malu nesse caso vais ficar a falar sozinho ou com o Maka.
É que seja em finanças, futebol, marketing, lesões ou a bosta do relvado, a maioria fala com poucos conhecimento de causa. Achas que faz sentido não se poder discutir o Benfica "sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis"?

Sobre o Relatório do ROC, o CSC não impôe qualquer limitação, mas tens de considerar que um ROC como avaliador tem técnicas e métricas que usa na avaliação dum bem que justificam que o valor do bem seja aceite pelos agentes do mercado, e não por arbitrar um valor X ou Y.
Quanto ao artº referido tens razão eles aplica-se só às OPA`s obrigatórias. Fui um pouco influenciado pelo que tenho revisto, pois eu estou convencido que este processo no final vai acabar na OPA potestativa. Mas aqui o mais importante é a questão que eu já abordei anteriormente em outros posts, e que tem a ver com o facto de se pretender (o BENFICA) que a OPA seja viável.
Se o preço não for atractivo isso irá acabar em revisão de preço ...

E olha que o que o Benfica quer atingir são as posições relevantes que representarão uma % total em redor dos 20% (sem incluir a posição do LFV porque essa estará sempre garantida) e não a parte restante que estará muito dispersa por alguns milhares de accionistas e sócios do Benfica, que não sendo muito atingida nesta fase de OPA voluntária, só o poderá ser numa 2ª fase de OPA potestativa.

E mesmo a este preço não é para mim certo que a OPA seja bem sucedida.



Mas mesmo que a avaliação do ROC fosse negativa e que indicasse que a SAD estava a fazer um negócio pouco proveitoso, isso não tornaria a operação ilegal.

Eu em lado nenhum disse para a OPA devia ter sido feita a um preço mais baixo.
Novamente, há uma outra teoria para justificar que esta OPA é para ressarcir os investidores originais, que pagaram 5€.
Colocando de parte a % do LFV...
Ambos sabemos que há principalmente um investidor que iria beneficiar muito com esta operação, sem nunca ter tido intenções de ajudar o Benfica.
A minha questão é se não haveria forma mesmo se fazendo esta OPA por 5€ se o Benfica não poderia ter negociado antecipadamente as % do dono da Valouro a um preço bem mais baixo.

Quanto a OPA ser bem ou mal sucedida isso não e muito relevante para mim, o que me interessa é tentar compreender os benefícios para o Benfica.

Já agora 2 perguntas sobre uma OPA potestativa:
- Quando uma OPA opcional passa a obrigatória?
- Nesse tipo de OPA é obrigatório adquirir 100% das acções, não?
Pondo de lado as questões de opinião, pois cada um terá a sua, sobre a parte final.
A OPA  com anuncio preliminar é sempre voluntária.
Não confundir OPA obrigatória com OPA Potestativa, nos termos do artº 194, quando a entidade atingir os 90% +1 direitos de voto da sociedade.

carvalho0407

e ja chega de comprar terrenos, aumentar o seixal para quê? o que ja temos da e sobra, colegios para quê? lares para quê?, hoteis? centro em oeiras de 14 milhoes, mais 1 custo brutal anual para quê? para os pavilhoes estarem vazios?, isto tudo para meteram dinheiro ao bolso, o que é preciso é ter boa equipa no futebol, com as receitas que advem dai tanto nacionais como na champ que sao brutais, isso é que importa.

urgente esta escumalha sair do benfica.

Phuket

Não faz sentido nenhum e foi mais um golpe!

Como é que o clube pode pagar as suas dívidas, se andam a desbaratar o dinheiro das vendas dos principais jogadores? Se o clube fosse bem gerido, hoje não tínhamos dívida nenhuma, nos últimos 10 anos facturamos mais de 700M€ em jogadores.

golfdreamer

#419
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 16:11
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 14:57
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 14:00
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 13:18
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 11:30
Citação de: MALU15 em 24 de Novembro de 2019, 11:17
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 10:24
Citação de: CitriC em 24 de Novembro de 2019, 10:00
Citação de: golfdreamer em 24 de Novembro de 2019, 09:16
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 23:49
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 20:19
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 19:56
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 16:37
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 16:19
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 15:17
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 15:03
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 14:26
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 14:05
Citação de: golfdreamer em 23 de Novembro de 2019, 00:03
Citação de: CitriC em 23 de Novembro de 2019, 00:00
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 23:29
Citação de: CitriC em 22 de Novembro de 2019, 23:09
Citação de: SURREAL9 em 22 de Novembro de 2019, 22:48
Citação de: Schweisen Tiger em 22 de Novembro de 2019, 22:30
Citação de: hippyscorpio em 22 de Novembro de 2019, 11:12
O que posso adiantar depois de ter conseguido falar com a pessoa certa e respeitando o que me pediu, o que me foi dito é que esta OPA vai ao encontro de um plano estratégico de começar a partilhar os lucros da SAD com o clube.
A intensão é conseguir o máximo de percentagem possível de controlo da SAD por parte do clube para que na partilha de lucros a curto prazo a grande fatia do bolo fique dentro do universo Benfica. Foi tal e qual assim que me falou. Vale o vale e acredita quem quiser.

Perguntei as razões porque só agora se começar a fazer a partilha de lucros e foi-me explicado que enquanto não tinham sido recuperados os capiais próprios da SAD não fazia sentido partilhar lucros com os accionistas, mas agora o caso muda de figura até a nível legal e principalmente de pagamento de impostos ao estado.

Disseram-me que tudo o que se tem dito e escrito é absurdo e que ainda não explicaram nem vão explicar as razões desta OPA porque não o podem para já fazer, no entando visto que a contra informação está a atingir niveis inacreditáveis para descredibilizar esta OPA, a unica forma é de deixar fugir alguma informação para esclarecimento dos sócios. Eu aqui devo estar a servir de peão, penso eu... mas perguntei se podia partilhar esta informação, ao que me foi dito que sim para o bem de todos, já que essa era a verdade, mas sublinhou que era apenas uma pequena parte de toda a verdade visto que o plano abrange muitas outras coisas. Perguntei que outras coisas e ele respondeu-me assim... coisas!

Foi-me também dito que esta OPA visa a todo um novo planeamento financeiro entre o clube e a SAD do Benfica e tem como grande mais valia o investimento planeado nas modalidades com a construção do CAR e o plano europeu do clube também nas modalidades.

Vale o que vale mas a pessoa com quem falei é de um benfiquismo inatacável e um conhecido de longa data.
Não voltarei a falar deste assunto aqui no SB.
Penso que já fiz a minha parte.

Fiquei feliz com o facto de parte desta medida, estar relacionada com o projeto europeu das modalidades. Se for como a merda do projecto europeu no futebol, daqui por pouco tempo, seremos apenas uma nota de rodapé, além fronteiras.

As modalidades devem - se (ou deviam) sustentar a elas próprias e não depender do futebol - SAD

Pois mas a Benfica SAD já paga 7 de milhões de euros ao Clube pela utilização da marca e agora passará a pagar ao Clube pelo estádio também.


é curioso mas 100% das quotas ficam no Clube, antes disso uma parte das quotas dos sócios ia para a SAD.




Não vou dizer o que me apetece senão os Fans de polo aquático e da equipa feminina vão - me cair em cima.. Mas.. O Benfica é conhecido, ou foi noutros tempos  pelo futebol.

Graças a essa alavanca dos royalties o Clube teve lucro este ano.

O Clube tem custos e as receitas não sao fáceis de aumentar.

O Clube necessita de aumentar o investimento nas modalidades - isto é o que defendo.

Agora a interessante discussao é como investir sustentavelmente?

Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?

Se a OPA nao servir para beneficiar oo Clube entao qual o seu interesse ?

Umas pessoas perguntam-se como é que esta OPA prejudicará o Clube , tomando como princípio que os dirigentes do Clube agem com má fé.
Outras perguntam-se como será que esta OPA beneficiará o Clube, tomando como princípio que a direccao eleita tem por missao defender os interesses do Clube.

Ambas as opinioes sao validas no SerBenfiquista, mas a verdade será conhecida daqui a uns tempos e depois saber-se-á tudo.

Eu entendo esse raciocínio, só que para ambos os lados as justificações para beneficiar ou prejudicar o clube têm que ter lógica.
Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?

Da mesma maneira que nao reconheço logica a quem opina que o Clube está a ser espoliado, roubado, etc...

E se o Clube vendesse accoes , mantendo claro mais que 50% da SAD, para arrecadar um valor substancial para comprar atletas de futsal, hóquei e andebol ?

Seria certamente uma estrategia racional e que a curto prazo teria os seus frutos.

Mas podemos por de parte a guerra de se o LFV é um vigarista ou não e centrar-nos em tentar compreender os ganhos para o Grupo Benfica desta operação?

Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?

A pergunta foi colocada a ti. Nao sou eu que devo responder, nem eu quero influenciar


Citric,
Eu respondi... baseado naqueles pressupostos, para mim parece-me uma melhor opção. Discordas?

E atenção não estou a defender que se vendam acções mas entre essas duas más opções para mim vender acções faria mais sentido... acho que há outras opções melhores para o grupo e o objectivo é fortalecer a capacidade de investimento do Benfica clube.

Pessoalmente não gosto de vender.

O Benfica existia antes de nascer e quero que exista quando já cá nao estiver.

Nao simpatizo com a tua estratégia na medida em que nao é sustentável, ou seja É uma medida de um único recurso. Daqui a 10 30 50 80 anos teremos as mesmas acções e nao se poderia vender mais ou então teriamos que recuperá-las.


O Clube poderia crescer mais se tivesse mais espectadores tanto no pavilhao como na TV, permitindo depois um aumento nos patrocínios. Talvez esta opção fosse melhor que a OPA. Enfim não saberei, porque a OPA já foi entretanto lançada.

Concordo com tudo o que dizes... mas entre estas duas opções preferes deitar 32M ao lixo apenas para se poder comecar a realocar fundos do futebol para o clube, quando ambos sabemos que há outras formas de se atingir esse mesmo objectivo sem ser pela distribuição de dividendos?

Não é lixo. Para mim é um activo, acções que são do Clube.

Essas outras formas é a melhor discussão que podes trazer para o SB. Eu ja referi uma. Gostava de saber o que é e não é exequível

Digo lixo por duas razões, primeiro está se a pagar um premium de 80% e depois não se vislumbra nenhuma vantagem dessa aquisição.

Eu e outros trouxemos:
Citação de: golfdreamer em 22 de Novembro de 2019, 13:10
Que me corrijam se eu estiver errado mas aquilo que te passaram é na minha opinião um camião de areia.

1o o Clube dá lucro, creio que no último exercício foram 6M.
Depois há diversas transacções a ser feitas entre Clube e SAD:
Se o objectivo é transferir recursos da SAD para o clube, porque se vendeu o estádio ao clube por 99M a 25 anos? Porque não se fez um valor menor ou a mais tempo?
Outra opção, já que a SAD usufrui do estádio que agora não é seu, porque não pode pagar renda?
E a 3a opção e mais fácil de implementar é os direitos de utilização de marca que subiram este ano para 6M, e que caso fosse necessário podem voltar a ser renegociados.

E certamente que outras opções haverá e que não implica mandar 32M para o lixo...

Agora podes responder às perguntas que foste ignorando:

"Mas com isso estás a tentar justificar que um hipotético benefício desta OPA poderia ser poder passar a pagar dividendos ao clube, para fortalecer as modalidades?"

"Coisa que investir 32M, apenas para começar a pagar dividendos "apenas" ao clube, de forma a poder utilizar recursos do futebol nas modalidades, tenho a certeza que até tu, consegues reconhecer que não tem lógica nenhum. Ou não?"

"Assim a frio, se o objectivo é dar mais recursos ao clube para apostar nas modalidades, parece-me mais lógica uma estratégia de vender acções mantendo a maioria do que a estratégia de comprar para distribuir dividendos a ti não?"

Ja respondi, mas coloco novamente.

1- Sim.

2- Sim reconheço lógica.

3- Prefiro uma receita recorrente.


Resumindo, sabes que há opções de transferir fundos do futebol para o clube, mais eficientes que através de dividendos e que não implicam o pagamento de 32M, mas mesmo assim tentas justificar esta OPA porque permite pagamentos de dividendos ao clube...

Isto não tem lógica nenhuma.

Desculpem a minha intromissão. Vocês, ainda que estejam de boa fé, não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis. E vou dar exemplos, foi dito aí mais atrás porque é que o Clube não compra o estádio a um preço mais baixo e paga em menos anos. Ora estas coisas não são feitas ao sabor do freguês, estão reguladas quer na compra como na venda. Tem de intervir um avaliador externo que termina o valor do bem a alienar, tal como houve quando o estádio foi incorporado na valorização dum aumento de capital em espécie. Quanto aos prazos, ainda que eu tivesse já visto isso, pois ainda não vi, há um racional que entra aí que é o prazo de exploração da marca e de amortização do estádio. A SAD é uma sociedade anónima ... e tem legislação que tem de cumprir.

Agora outro exemplo, um de vocês falou aí que se o problema é capitalizar o clube, pode vender acções no mercado aberto. Têm de ter a noção que um valor mobiliário que tenha pouca liquidez, como é o caso BSAD que só excepcionalmente ultrapassa por dia a dezena ou vintena de milhares de títulos, se aparecerem fortes ordens de compra ou venda, o que acontece é que a cotação dos títulos tem tendência logo a subir ou a descer, sem que se negociem quantidades de títulos com algum significado. Mas uma coisa é certa durante alguns dias aparecem logo alguns especulares a comprar e a vender os títulos que compraram na véspera só para tirarem partido dessas variações.

Quanto ao celebérrimo prémio como contrapartida da OPA, o cálculo do mesmo tem regras (artº188 do CVM), mas tb tem outra regra que é a da razoabilidade do msmo face ao ojectivo a atingir, e designadamente as participações conhecidas que têm algum significado, e essas não vendem por o prémio ser mais uns cêntimos ainda que isso represente mais 10 ou 15% em relação à cotação média dos últimos 6 meses.


Malu,

Seria ilegal ter passado o estádio para o clube por 50M em vez dos 99M?

Acho que ninguém está a defender que a SAD venda acções, simplesmente foi um exemplo dado pelo Citric que na minha opinião e com os dados que temos era menos penalizador que investir estes 32M.

Novamente seria ilegal, oferecer 3.5€ por algo que estava no mercado a 2.7€?
Outra questão, seria ilegal ou vês alguma impossibilidade o Clube antes de lançar esta OPA ter negociado com o gajo da Valouro a recompra das suas acções e depois mais tarde então lançar esta OPA a 5€?

Ultima pergunta, o que queres mesmo dizer com isto:
"não podem assentar a vossa discussão sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis.""
Antes de mais, embora tenhas sido tu o citado, o meu post abrangia tb o Citric, pois era ele que vinha discutindo contigo as questões.
Quanto à questão da legalidade que colocas dos 50M em vez dos 99Me, e antes de discutir a parte legal, discuto o valor dos 99Me que dizes, pois pelos vistos estás a ignorar que esse valor inclui tb a parte da BTV e neste processo não podes deixar de considerar tb a parte importante dos passivos associados aos activos que foram vendidos e que valem cerca de 28Me.
Quanto à questão legal há que ter em conta que ela tem de obedecer ao artº 28 do CSC, e decorrente do mesmo, ter conhecimento do relatório produzido pelo ROC externo para suportar a operação, e eu ainda não o conheço, e por isso não se podem apontar quaisquer valores, como os 50Me que referes.

Ainda relacionado com o Estádio e para que percebas toda esta problemática do que é legal ou não, e dos valores que podem ser envolvidos, recomendo que leias a proposta e respectivos documentos que em 09DEZ2009 esteve na base da reestruturação financeira do Grupo Benfica, e certamente encontrarás muitos elementos que te permitirão chegar a outras conclusões.

Quanto à questão dos valores das acções, também os documentos referidos no parágrafo anterior te poderão esclarecer e quanto à Valouro, convém teres presente as limitações definidas no CVM  - Artº 188.

A resposta em relação à última questão, ela está inerente ao que disse anteriormente. O que te referi não são são propriamente opiniões minha por achar que era melhor isto ou aquilo, porque eu qd emito uma opinião sobre qualquer matéria que domino, tento rodear-me sempre do conhecimento do enquadramento dos aspectos legais que podem ser aplicáveis.
Espero que agora isto esteja bem mais claro.




Eu não estou a ignorar nada, simplesmente, há a teoria de que a direcção quer passar recursos da SAD para o clube e alguns defendem que a OPA seria uma boa forma de fazer isso.
Se objectivo é ajudar o clube através da SAD que se negoceie acordos mais favoráveis ao clube, já que estes não implicam o pagamento de 32M a terceiros.
Quanto à sua legalidade, esse artigo 28º estabelece alguma regra para definir o que é ilegal?
Eu não encontrei nenhuma, simplesmente os sócios têm que ter acesso a esse relatório antes da transacção.

Sobre as acções, esse artigo que te referes fala sobre Oferta pública de aquisição obrigatória, que não é o caso.
Mas mesmo que as regras sejam as mesmas, não estou a ver nenhuma incompatibilidade, entre o que eu sugeri e esse artigo.
Talvez não tenha ficado claro, mas obviamente o Benfica não iria pagar à Valouro nem de perto mais que os 5€ que ofereceria mais tarde em OPA.
Para que fique claro, a minha ideia seria o clube oferecer à Valouro um valor entre 2.7 e 3.5 e depois de recuperar esses 13% então lançar uma OPA a 5€ para, então sim, para compensar os Benfiquistas.

Malu nesse caso vais ficar a falar sozinho ou com o Maka.
É que seja em finanças, futebol, marketing, lesões ou a bosta do relvado, a maioria fala com poucos conhecimento de causa. Achas que faz sentido não se poder discutir o Benfica "sem que tenham pressupostos e argumentos que tenham o mínimo de bases técnicas e credíveis"?

Sobre o Relatório do ROC, o CSC não impôe qualquer limitação, mas tens de considerar que um ROC como avaliador tem técnicas e métricas que usa na avaliação dum bem que justificam que o valor do bem seja aceite pelos agentes do mercado, e não por arbitrar um valor X ou Y.
Quanto ao artº referido tens razão eles aplica-se só às OPA`s obrigatórias. Fui um pouco influenciado pelo que tenho revisto, pois eu estou convencido que este processo no final vai acabar na OPA potestativa. Mas aqui o mais importante é a questão que eu já abordei anteriormente em outros posts, e que tem a ver com o facto de se pretender (o BENFICA) que a OPA seja viável.
Se o preço não for atractivo isso irá acabar em revisão de preço ...

E olha que o que o Benfica quer atingir são as posições relevantes que representarão uma % total em redor dos 20% (sem incluir a posição do LFV porque essa estará sempre garantida) e não a parte restante que estará muito dispersa por alguns milhares de accionistas e sócios do Benfica, que não sendo muito atingida nesta fase de OPA voluntária, só o poderá ser numa 2ª fase de OPA potestativa.

E mesmo a este preço não é para mim certo que a OPA seja bem sucedida.



Mas mesmo que a avaliação do ROC fosse negativa e que indicasse que a SAD estava a fazer um negócio pouco proveitoso, isso não tornaria a operação ilegal.

Eu em lado nenhum disse para a OPA devia ter sido feita a um preço mais baixo.
Novamente, há uma outra teoria para justificar que esta OPA é para ressarcir os investidores originais, que pagaram 5€.
Colocando de parte a % do LFV...
Ambos sabemos que há principalmente um investidor que iria beneficiar muito com esta operação, sem nunca ter tido intenções de ajudar o Benfica.
A minha questão é se não haveria forma mesmo se fazendo esta OPA por 5€ se o Benfica não poderia ter negociado antecipadamente as % do dono da Valouro a um preço bem mais baixo.

Quanto a OPA ser bem ou mal sucedida isso não e muito relevante para mim, o que me interessa é tentar compreender os benefícios para o Benfica.

Já agora 2 perguntas sobre uma OPA potestativa:
- Quando uma OPA opcional passa a obrigatória?
- Nesse tipo de OPA é obrigatório adquirir 100% das acções, não?
Pondo de lado as questões de opinião, pois cada um terá a sua, sobre a parte final.
A OPA  com anuncio preliminar é sempre voluntária.
Não confundir OPA obrigatória com OPA Protestativa, nos termos do artº 194, quando a entidade atingir os 90% +1 direitos de voto da sociedade.

Obrigado pelo esclarecimento, mas uma OPA Potestativa, implicaria sairmos do mercado certo? Algo que contradiria aquilo que foi declarado à CMVM pelo clube.