Ivan Almeida (Basquetebol)

Extremo, 36 anos,
Cabo Verde
Estatísticas: 3 épocas, 40 jogos, 404 pontos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça Hugo dos Santos (1)

benfiquista_zonanorte

Citação de: lancadordedois em 16 de Novembro de 2022, 22:42
Citação de: andre_diogo em 16 de Novembro de 2022, 22:40
Citação de: rkc em 16 de Novembro de 2022, 21:56
Não sei se escravizámos.

Nem em número, nem em percentagem. E muito menos em sermos quem ia capturar escravos.

Havia relações diplomáticas com lideres locais que capturavam e forneciam os escravos aos portugueses que por sua vez seguiam para Portugal ou Brasil.

Creio que já vi dados de que mais nenhum país se equipara a Portugal em número de escravos transportados entre África e Brasil/PT mas vou tentar confirmar.

Holanda?

tenho ideia que os ingleses tinham um grande dominio de escravos ate porque os punham a circular pelas ilhas que tinham
alias , ia jurar que foram ate os primeiros a fazer seguros para as cargas dos navios que transportavam escravos

Ninguém fica bem na fotografia, desde os locais que os vendiam aos Portugueses, quer dos Portugueses que os vendiam a outras nações europeias para trabalharem no novo continente ou usavam no Brasil para trabalhos agricolas, etc.
Os portugueses até os podem ter traficado em maior número, mas isso é em certos períodos da história. Noutras alturas foram os franceses, os Holandeses, os Ingleses e os Espanhóis.

Mas isto no período onde isto se fazia com mais intensidade passava muitas vezes por iniciativa privada.
O Brasil por exemplo muito depois da sua independência tinha brasileiros responsáveis pelo mercado de escravos em África que os vendia para a América.

Mas sumarizando, não faz sentido reduzir os descobrimentos à escravatura, ela correspondeu apenas a uma parte num período muito especifico.
Querem reduzir as trocas culturais a isso?
Portugal introduziu o chá na Europa no Sec XVI devido aos contactos comerciais com os chineses.
Introduzimos as armas de fogo no Japão e somos responsáveis em parte pela Tempura Japonesa que é baseado nos nossos peixinhos da horta também no Sec XVI.  ;D

Como isto há dezenas de coisas ...mesmo os Africanos acrescentaram várias coisas à cultura portuguesa.
Esta história do branco mau colonizador já cansa e é uma visão altamente redutora da história.
Deviam estar era preocupados com os problemas actuais de fome, de direitos humanos que a esmagadora maioria desses países atravessa.

Faz sentido eu não admirar o império Romano por tudo o que trouxe à sociedade e que ainda hoje usamos no dia a dia, por nos terem ocupado as terras e escravizado para trabalhar em minas de ouro, prata  e ferro? Ou aos árabes que também nos escravizaram? Vejam lá que se não fossem eles ainda usavamos a numeração romana.  :)

Mesmo os Vikings que vinham aqui maioritariamente em pilhagens deixaram algumas marcas culturais.

lancadordedois

Citação de: benfiquista_zonanorte em 16 de Novembro de 2022, 23:16
Citação de: lancadordedois em 16 de Novembro de 2022, 22:42
Citação de: andre_diogo em 16 de Novembro de 2022, 22:40
Citação de: rkc em 16 de Novembro de 2022, 21:56
Não sei se escravizámos.

Nem em número, nem em percentagem. E muito menos em sermos quem ia capturar escravos.

Havia relações diplomáticas com lideres locais que capturavam e forneciam os escravos aos portugueses que por sua vez seguiam para Portugal ou Brasil.

Creio que já vi dados de que mais nenhum país se equipara a Portugal em número de escravos transportados entre África e Brasil/PT mas vou tentar confirmar.

Holanda?

tenho ideia que os ingleses tinham um grande dominio de escravos ate porque os punham a circular pelas ilhas que tinham
alias , ia jurar que foram ate os primeiros a fazer seguros para as cargas dos navios que transportavam escravos

Ninguém fica bem na fotografia, desde os locais que os vendiam aos Portugueses, quer dos Portugueses que os vendiam a outras nações europeias para trabalharem no novo continente ou usavam no Brasil para trabalhos agricolas, etc.
Os portugueses até os podem ter traficado em maior número, mas isso é em certos períodos da história. Noutras alturas foram os franceses, os Holandeses, os Ingleses e os Espanhóis.

Mas isto no período onde isto se fazia com mais intensidade passava por iniciativa privada.
O Brasil por exemplo muito depois da sua independência tinha brasileiros responsáveis pelo mercado de escravos em África que os vendia para a América.

Mas sumarizando, não faz sentido reduzir os descobrimentos à escravatura, ela correspondeu apenas a uma parte num período muito especifico.
Querem reduzir as trocas culturais a isso?
Portugal introduziu o chá na Europa no Sec XVI devido aos contactos comerciais com os chineses.
Introduzimos as armas de fogo no Japão e somos responsáveis em parte pela Tempura Japonesa que é baseado nos nossos peixinhos da horta também no Sec XVI.  ;D

Como isto há dezenas de coisas ...mesmo os Africanos acrescentaram várias coisas à cultura portuguesa.
Esta história do branco mau colonizador já cansa e é uma visão altamente redutora da história.
Deviam estar era preocupados com os problemas actuais de fome, de direitos humanos que a esmagadora maioria desses países atravessa.

Faz sentido eu não admirar o império Romano por tudo o que trouxe à sociedade e que ainda hoje usamos no dia a dia, por nos terem ocupado as terras e escravizado para trabalhar em minas de ouro, prata  e ferro? Ou aos árabes que também nos escravizaram? Vejam lá que se não fossem eles ainda usavamos a numeração romana.  :)

Mesmo os Vikings que vinham aqui maioritariamente em pilhagens deixaram algumas marcas culturais.

ate porque o suposto ideal dos descobrimentos ou o ir alem do Reino , seria outro que nao o economico.

Master SLB

O Ivan tem claramente um problema sério com isto do racismo, etc

bmuc79

Que mistura de grelos que para aqui vai...

As palavras do Dalot são palavras escusadas apesar de n terem má intenção.
Mas isto é o problema de se juntar futebol e nacionalismos.
Pegar nas palavras dele e extrapolar para racismo ou nacionalismo extremista é absurdo.
Mas eu percebo o que o Ivan quer dizer e nem vejo nas palavras dele algo por aí além, mas sim a chamar a atenção para a força das palavras usadas.
Era escusado.

Mas infelizmente vivemos num mundo que qualquer merda que se diga são logo usados como armas de arremesso pelos extremistas de ambos os lados e instrumentalizada.
Não percebem que extremismo gera extremismo e aqueles que apontam o dedo a toda e qualquer coisa que se diga sem má intenção n estão a ajudar a combater o racismo mas sim a criar uma toxicidade sobre o tema que n é salutar.
Há e haverá racismo enquanto houver gente na Terra, faz parte da estupidez humana que nunca acabará.
Convém é combatê-lo e denunciá-lo nos timings certos.

Haveria certamente outra forma de elevar a grandiosa e gloriosa história portuguesa que n vai ser um bando de retardados revisionistas que vai mudar.
Mas o Dalot é jogador da bola e n é um Camões para cantar os feitos dos Portugueses e a sua glória...

Quanto ao assunto em si da escravatura.
Deixo aqui um vídeo que já postei anteriormente em que um zuca famoso pelos seus vídeos sobre história em que fala sobre a mesma, sobre o papel dos zucas sobre o mesmo, de Portugal e o interesse que os ingleses tiveram no fim do comércio de escravos...

https://www.youtube.com/watch?v=8mkXSo2W6jc

Crente

"Shut Up and Dribble"

tiagor11

O mais engraçado é que escreveu isso provavelmente a partir de um smartphone feito numa fábrica onde os empregados são escravizados   :angel:

lancadordedois

Citação de: bmuc79 em 16 de Novembro de 2022, 23:31

Que mistura de grelos que para aqui vai...

As palavras do Dalot são palavras escusadas apesar de n terem má intenção.
Mas isto é o problema de se juntar futebol e nacionalismos.
Pegar nas palavras dele e extrapolar para racismo ou nacionalismo extremista é absurdo.
Mas eu percebo o que o Ivan quer dizer e nem vejo nas palavras dele algo por aí além, mas sim a chamar a atenção para a força das palavras usadas.
Era escusado.

Mas infelizmente vivemos num mundo que qualquer merda que se diga são logo usados como armas de arremesso pelos extremistas de ambos os lados e instrumentalizada.
Não percebem que extremismo gera extremismo e aqueles que apontam o dedo a toda e qualquer coisa que se diga sem má intenção n estão a ajudar a combater o racismo mas sim a criar uma toxicidade sobre o tema que n é salutar.
Há e haverá racismo enquanto houver gente na Terra, faz parte da estupidez humana que nunca acabará.
Convém é combatê-lo e denunciá-lo nos timings certos.

Haveria certamente outra forma de elevar a grandiosa e gloriosa história portuguesa que n vai ser um bando de retardados revisionistas que vai mudar.
Mas o Dalot é jogador da bola e n é um Camões para cantar os feitos dos Portugueses e a sua glória...

Quanto ao assunto em si da escravatura.
Deixo aqui um vídeo que já postei anteriormente em que um zuca famoso pelos seus vídeos sobre história em que fala sobre a mesma, sobre o papel dos zucas sobre o mesmo, de Portugal e o interesse que os ingleses tiveram no fim do comércio de escravos...

https://www.youtube.com/watch?v=8mkXSo2W6jc

portanto alem do Baiano traficante dono do morro favelado do rio de janeiro , tambem tiveram outro ha mais tempo que se chamava XAXA  ;D

joaonunes

Citação de: Shoky em 16 de Novembro de 2022, 20:50
Citação de: Luisão_Rei em 16 de Novembro de 2022, 20:46
Os nossos antepassados não cometeram nenhuma atrocidade, nem nenhum crime. Fizeram o que era o normal na época. Simplesmente foram os mais fortes, os mais preparados, os mais inteligentes, os mais capazes, daí que a partir deste cantinho minúsculo se tenham transformado numa das maiores potencias mundiais durante vários seculos.

Vou ter vergonha disto? Nunca. Muito pelo contrario, tenho muito orgulho da historia do meu país e dos meus antecipados.

Vergonha tenho dos portugueses de hoje, que se tivessem metade da coragem e da exigência dos antecipados, o país na estava a definhar a caminho da cauda da Europa.

É para rir?
Cometeram atrocidades SIM.
Podes olhar com os olhos de então e mesmo aí era errado. Mesmo aí havia quem estivesse contra. Quem se negasse a perpectuar aquela monstruosidade. Esses eram os grandes. Esses eram os heróis.

Os que traficaram, estropiaram e mataram aos milhões não eram heróis nem tenho ponta de orgulho em nada do que foi feito nessas condições.

O perigo desse argumento...o que é normal na altura. Em muitos países do Mundo, actualmente, é normal apedrejar mulheres por infidelidade. Imagina teres orgulho desses escrotos daqui a 300 anos, porque foram revolucionários a fazerem seja o que for. Foda-se. Haja mínimos olímpicos.

Festivus

Porque é que eu vi logo que este tópico estar com tanta actividade seria precisamente devido ao tweet dele em resposta ao tweet do Dalot?

Bem, por onde começar?

Em primero lugar, não sei muito sobre o Diogo Dalot nem é jogador que me diga alguma coisa de especial. Sou 100% neutro em relação a ele. Se o visse na rua provavelmente nem o reconheceria.

Se tivesse que adivinhar, eu diria que o Dalot não tinha mas intenções quando fez aquele tweet dele. Acho que é óbvio que ele não se orgulha nem defende a escravatura. Basicamente ele quis fazer um tweet a expressar o orgulho e entusiasmo dele por representar Portugal no Mundial e saíu-lhe um bocadinho mal. Mais uma vez, sei que não o fez por mal, mas nos dias de hoje e em redes sociais onde se cancelam pessoas a torto e a direito, ele não foi lá muito inteligente.

Provavelmente o Dalot é algo ignorante. Estamos a falar de um jogador profissional de futebol. Duvido que fosse propriamente um aluno do quadro de honra da escola.

O Ivan interpretou o tweet do Dalot de forma diferente da minha. Nada mais a dizer. Cada um interpreta as coisas à sua maneira.

Quanto à história de Portugal e sentir orgulho no período dos Descobrimentos... todos os países têm uma era dourada da sua história que romantizam de certa forma. O único país que eu conheço que se envergonha da sua história é a Alemanha. Geralmente quando se fala de um país e da sua história, pensa-se logo no seu período dourado. Principalmente se teve um grande império. Ainda hoje falamos sobre o Império Romano por exemplo. Império esse que matou e escravizou imensa gente também, mas também construiu estradas, pontes, aquedutos, etc. Não fossem os romanos e não falaríamos uma língua latina nem seríamos católicos. Não se pode negar a influência cultural enorme que tiveram em nós.

Se forem à Mongólia, verão o Genghis Khan por toda a parte. Tanto no dinheiro do país, como no nome do aeroporto da capital, numa garrafa de bebidas alcoólicas e ainda uma estaria equestre enorme. O Genghis Khan, como sabemos, também foi responsável por imensas mortes. O Império Mongol era extramente bárbaro por onde passava. Deverão os mongóis sentir vergonha de Genghis Khan e não o considerarem a maior figura da sua história?

A verdade é que a história da humanidade está repleta de guerra e atrocidades. E se um país se tornou grande ou poderoso a certa altura foi graças a guerras e atrocidades.

Se os portugueses não se podem orgulhar de Portugal ter tido outrora um império enorme apesar de ser um país pequeno, então de que é que se podem orgulhar na história do seu país? É que isso foi a era dourada de Portugal. Aquilo por o qual Portugal não é apenas uma minúscula nota de rodapé na história mundial. O português não seria a sexta língua mais falada no mundo se os Descobrimentos não tivessem acontecido. Nem haveria um país chamado Brasil.

O Portugal actual é apenas mais um país no mundo. E não se destaca em nada de especial. Convenhamos que não há muito para nos orgulhar mos do Portugal moderno.

Quase todos nós sabemos que houve escravatura nesses tempos. Mas quando as pessoas falam dos Descobrimentos não se estão a orgulhar desse aspecto, acho que isso é óbvio.

E lembrem-se que já foi há muito tempo. Ninguém desses tempos é vivo hoje e nem sequer os nossos avós conheceram gente dos séculos XVI-XVII. Falando na Alemanha de novo, ainda hoje há sobreviventes dos campos de concentração. Não há sobreviventes dos tempos do tráfico transatlântico e nem os descendentes actuais desses escravos conheceram os seus antepassados escravizados.

Acho que não se devia dar tanta importância a um tweet como o do Dalot. Pois parece-me óbvio que ele não tinha más intenções quando o escreveu.

Cyb3rNeo

Cada vez mais o meu atleta preferido das modalidades.

Grande Ivan!

Mittelstürmer

E os egípcios, que construíram pirâmides com trabalho escravo! É mandar as pirâmides abaixo já! E os romanos, crl? Quantos povos escravizaram? Deram-nos a língua, estradas, comércio, etc etc, mas escravizaram! Urge derrubar o Coliseu de Roma, símbolo desses esclavagistas!

Ps: amanhã vou fazer a minha parte e vou cagar no meio do templo em Évora, para esses romanos aprenderem!

joao tavares

O Ivan é o tipo de atleta que quanto menos fale melhor para ele.

Shoky

Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 05:00
E os egípcios, que construíram pirâmides com trabalho escravo! É mandar as pirâmides abaixo já! E os romanos, crl? Quantos povos escravizaram? Deram-nos a língua, estradas, comércio, etc etc, mas escravizaram! Urge derrubar o Coliseu de Roma, símbolo desses esclavagistas!

Ps: amanhã vou fazer a minha parte e vou cagar no meio do templo em Évora, para esses romanos aprenderem!

Um total de zero pessoas pediu para destruirmos seja o que for, neste tópico. Um reconhecimento das atrocidades cometidas não é similar a mandar o Padrão dos Descobrimentos abaixo, embora pelo desconforto que cause quase pareça.

Gnr. Keenan

Citação de: Shoky em 17 de Novembro de 2022, 08:28
Citação de: Mittelstürmer em 17 de Novembro de 2022, 05:00

Um total de zero pessoas pediu para destruirmos seja o que for, neste tópico. Um reconhecimento das atrocidades cometidas não é similar a mandar o Padrão dos Descobrimentos abaixo, embora pelo desconforto que cause quase pareça.

Se tu não entendes que a tua posição, isto baseado nos posts que escreveste, é um exagero absurdo não há muito a fazer. A única coisa que faz é contribuir para a toxicidade de opiniões na internet.