As Finanças do Benfica

Aslio

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 20:58
Citação de: Vulcan em 03 de Julho de 2019, 20:25
Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 19:45
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:13
Citação de: luis___alex em 03 de Julho de 2019, 19:10
ALGUEM ME EXPLIQUE

ser o Benfica a fazer a operação financeira dos 90 milhões ( embora seja o atlético a pagar os custos dos 6 milhões), isto em termos contabilísticos significa o que?
Tenho a mesma dúvida.
É o Benfica que vai recorrer a operação de factoring para receber os tais 96 milhões?
Ou seja, contará como dívida para o Benfica, passivo?
O Atlético procederá ao pagamento de 96 milhões em prestações ao Benfica, sendo que o Benfica irá amortizando junto da entidade que realizou o factoring?

Última questão: se, porventura, o Atlético não pagar as prestações ao Benfica, o Benfica é que terá de se responsabilizar para ressarcir a entidade do factoring?
Esta operação em termos contabilísticos é muito simples:

1. Regista em caixa os 30Me provenientes do AM.
2. Regista a operação de desconto que efectuar  junto da IF contratada das tranches (90+6), pagando a IF 90ME de imediato à BSAD e ficando a IF com o título (letra ?) referente aos custos financeiros a qual será posteriormente paga pelo AM à IF contratada.
3. Regista as despesas dos 12Me associadas à venda.

Nas contas da BSAD esta operação origina passivo ZERO depois de ocorrer o pagamento das despesas (12Me) envolvidas na venda.

Além do registo  das operações referidas, a BSAD procederá ainda ao abate por venda do activo intangível (atleta), do qual resultará um valor líquido contabilístico do valor do atleta a 30JUN19, apurando a mais valia final da operação, a qual se situará num valor entre os 100 e 108Me, pois é natural que nas diversas fases em que foi revisto o contrato do JF a BSAD tenha incorrido em valores (prémios, ...) que foram capitalizados e que ainda não se encontrem totalmente amortizados.

Em termos puramente financeiros, nas contas da BSAD vai-se verificar um aumento das disponibilidades de 108ME.


Malu uma duvida. Tu partes do principio que é o atletico que paga ao banco.
onde diz isso?
se é assim porque raio falam dos 6M de juros? se são eles que pagam nos não temos nada a ver, a banca deu-nos 90M, o atletico 30M, acabou. Juros é entre eles e a banca.

Se esta no comunicado os 6M eu entendo que quem faz a operação com o banco somos nós, e o pagamento a eles será feito por nos. Dai o atletico ter que nos dar 96 para nos darmos 90.

A duvida aqui é esse sem recurso. Se somos nós a pagar, corremos o risco do atletico falhar o pagamento ao benfica e nos termos de pagar ao banco.
isto que dizer que se o atletico falhar, nós tambem não temos de pagar ao banco é isso?

Certamente o Atlético apresentou as devidas garantias em caso de incumprimento. Tenho a certeza que fundos internacionais apoiam o Atlético.

Isso não me parece que seja dor de cabeça para o SL Benfica. Com certeza que ao analisar a proposta tudo isso foi verificado.


Finalmente, sim seremos nós a receber o dinheiro da IF.

Se fosse o AM a pedir dinheiro, então ficaria com 120M - e com os custos (juros, etc...) inerentes à operação oudo seja +/- 6M - para poder bater a cláusula de rescisão.
Nesse caso quem ficaria a perder ? ;)

CitriC e MALU15, por acaso têm ideia se este tipo de operação para vender um jogador já foi utilizada alguma vez a nível internacional?

klik

Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:25
No NGB:

<"Operação de desconto sem recurso" significa que se o Atlético de Madrid "falir" ou "não pagar", o Benfica não terá de devolver o dinheiro à entidade financeira.>

Assim sendo, menos mal.

Há a criticar ser o Benfica a pagar a intermediação.
era o que faltava o onus do risco estar no nosso lado.. LOLOL. Seria só ridiculo...

isso acontecer é o espectável e exigido.. independentemente de estarmos a falar de 120M.

MALU15

Citação de: Laranjeira em 03 de Julho de 2019, 20:50
Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 20:21
Citação de: EAGLEBOY em 03 de Julho de 2019, 19:52
Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 19:45
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:13
Citação de: luis___alex em 03 de Julho de 2019, 19:10
ALGUEM ME EXPLIQUE

ser o Benfica a fazer a operação financeira dos 90 milhões ( embora seja o atlético a pagar os custos dos 6 milhões), isto em termos contabilísticos significa o que?
Tenho a mesma dúvida.
É o Benfica que vai recorrer a operação de factoring para receber os tais 96 milhões?
Ou seja, contará como dívida para o Benfica, passivo?
O Atlético procederá ao pagamento de 96 milhões em prestações ao Benfica, sendo que o Benfica irá amortizando junto da entidade que realizou o factoring?

Última questão: se, porventura, o Atlético não pagar as prestações ao Benfica, o Benfica é que terá de se responsabilizar para ressarcir a entidade do factoring?
Esta operação em termos contabilísticos é muito simples:

1. Regista em caixa os 30Me provenientes do AM.
2. Regista a operação de desconto que efectuar  junto da IF contratada das tranches (90+6), pagando a IF 90ME de imediato à BSAD e ficando a IF com o título (letra ?) referente aos custos financeiros a qual será posteriormente paga pelo AM à IF contratada.
3. Regista as despesas dos 12Me associadas à venda.

Nas contas da BSAD esta operação origina passivo ZERO depois de ocorrer o pagamento das despesas (12Me) envolvidas na venda.

Além do registo  das operações referidas, a BSAD procederá ainda ao abate por venda do activo intangível (atleta), do qual resultará um valor líquido contabilístico do valor do atleta a 30JUN19, apurando a mais valia final da operação, a qual se situará num valor entre os 100 e 108Me, pois é natural que nas diversas fases em que foi revisto o contrato do JF a BSAD tenha incorrido em valores (prémios, ...) que foram capitalizados e que ainda não se encontrem totalmente amortizados.

Em termos puramente financeiros, nas contas da BSAD vai-se verificar um aumento das disponibilidades de 108ME.


Recuperando os capitais próprios entramos agora numa nova realidade. Possível pagamento de impostos.

Será que vamos ser obrigados a investir forte para não pagar impostos ou podemos abater o passivo?
Eu já abordei recentemente esta temática dos impostos e a importância que ela tem na vida duma empresa e das decisões que ela tem de tomar, quando do encerramento dos exercícios fiscais e  proceda ao apuramento da sua matéria colectável positiva que originará o pagamento de impostos na ordem dos 25% (IRC+derramas), valores maiores ou menores em função do planeamento fiscal que for efectuado.

Para além do report de prejuízos  fiscais que possam ainda existir há que considerar as mais valias apuradas na venda de activos e que só serão tributadas a 50% (e com alguns limites por ano) se forem reinvestidas (valores brutos das vendas) nos próximos 3 anos na aquisição de outros activos de determinadas naturezas. Portanto vão resultar daqui opções a tomar, que passarão por investir ou pagar alguns valores de impostos.
Assim, partimos do princípio que temos margem e que a melhor opção é investir, caso contrário é largar o dinheiro para impostos, certo? Obrigado ;)
Um planeamento fiscal nunca é assim tão linear e nem sempre é assim há que ponderar em cada momento (fecho de exercício) caso a caso e com um adequado controlo e há sempre riscos. Não esquecer que no momento em que decides não pagar uma parte do IRC tb dizes que vais reinvestir nos próximos 3 anos, e se isso não ocorrer vais pagar mais tarde o IRC devido, mais juros de mora, porque não cumpriste com o que prometeste à AT.

Aslio

Citação de: klik em 03 de Julho de 2019, 21:05
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:25
No NGB:

<"Operação de desconto sem recurso" significa que se o Atlético de Madrid "falir" ou "não pagar", o Benfica não terá de devolver o dinheiro à entidade financeira.>

Assim sendo, menos mal.

Há a criticar ser o Benfica a pagar a intermediação.
era o que faltava o onus do risco estar no nosso lado.. LOLOL. Seria só ridiculo...

isso acontecer é o espectável e exigido.. independentemente de estarmos a falar de 120M.
Pois, concordo. Já é ridículo o suficiente o Benfica recorrer ao factoring porque o Atlético não tem dinheiro para pagar a cláusula no imediato.

lonstrup

Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 20:43
Citação de: Nramos em 03 de Julho de 2019, 20:10
Será que é agora que não precisamos de vender?
Desculpa a analogia, mas isso é o mesmo que dizer que uma empresa que produza produtos tão bons e com tal aceitação no mercado, não os deve vender mas sim guardá-los em stock à espera dos valorizar ainda mais.

Nos tempos de hoje o Seixal tem uma capacidade produtiva instalada, vai gerar alguns talentos todos os anos, uns melhores outros piores, e o que há a fazer é efectuar o aproveitamento dos melhores para enriquecer a sua equipa principal e dar rotação aos restantes, sob pena de atingires a tua capacidade de "stockagem".

Certamente dos melhores e depois de atingirem uma certa maturação, vão continuar a ser vendidos alguns dos melhores tendo em conta o binómio qualidade/preço e de acordo com a procura do mercado.
exacto, a ideia é a formação garantir receitas extra através da venda de "segundas linhas", porque desportivamente falando, se acumulamos talento há menos espaço para introduzir o que vai aparecendo.

E receitas da venda desses jogadores, acrescentar as receitas de solidariedade da vendas dos craques entretanto saídos.

CitriC

Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 21:01
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 20:58
Citação de: Vulcan em 03 de Julho de 2019, 20:25
Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 19:45
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:13
Citação de: luis___alex em 03 de Julho de 2019, 19:10
ALGUEM ME EXPLIQUE

ser o Benfica a fazer a operação financeira dos 90 milhões ( embora seja o atlético a pagar os custos dos 6 milhões), isto em termos contabilísticos significa o que?
Tenho a mesma dúvida.
É o Benfica que vai recorrer a operação de factoring para receber os tais 96 milhões?
Ou seja, contará como dívida para o Benfica, passivo?
O Atlético procederá ao pagamento de 96 milhões em prestações ao Benfica, sendo que o Benfica irá amortizando junto da entidade que realizou o factoring?

Última questão: se, porventura, o Atlético não pagar as prestações ao Benfica, o Benfica é que terá de se responsabilizar para ressarcir a entidade do factoring?
Esta operação em termos contabilísticos é muito simples:

1. Regista em caixa os 30Me provenientes do AM.
2. Regista a operação de desconto que efectuar  junto da IF contratada das tranches (90+6), pagando a IF 90ME de imediato à BSAD e ficando a IF com o título (letra ?) referente aos custos financeiros a qual será posteriormente paga pelo AM à IF contratada.
3. Regista as despesas dos 12Me associadas à venda.

Nas contas da BSAD esta operação origina passivo ZERO depois de ocorrer o pagamento das despesas (12Me) envolvidas na venda.

Além do registo  das operações referidas, a BSAD procederá ainda ao abate por venda do activo intangível (atleta), do qual resultará um valor líquido contabilístico do valor do atleta a 30JUN19, apurando a mais valia final da operação, a qual se situará num valor entre os 100 e 108Me, pois é natural que nas diversas fases em que foi revisto o contrato do JF a BSAD tenha incorrido em valores (prémios, ...) que foram capitalizados e que ainda não se encontrem totalmente amortizados.

Em termos puramente financeiros, nas contas da BSAD vai-se verificar um aumento das disponibilidades de 108ME.


Malu uma duvida. Tu partes do principio que é o atletico que paga ao banco.
onde diz isso?
se é assim porque raio falam dos 6M de juros? se são eles que pagam nos não temos nada a ver, a banca deu-nos 90M, o atletico 30M, acabou. Juros é entre eles e a banca.

Se esta no comunicado os 6M eu entendo que quem faz a operação com o banco somos nós, e o pagamento a eles será feito por nos. Dai o atletico ter que nos dar 96 para nos darmos 90.

A duvida aqui é esse sem recurso. Se somos nós a pagar, corremos o risco do atletico falhar o pagamento ao benfica e nos termos de pagar ao banco.
isto que dizer que se o atletico falhar, nós tambem não temos de pagar ao banco é isso?

Certamente o Atlético apresentou as devidas garantias em caso de incumprimento. Tenho a certeza que fundos internacionais apoiam o Atlético.

Isso não me parece que seja dor de cabeça para o SL Benfica. Com certeza que ao analisar a proposta tudo isso foi verificado.


Finalmente, sim seremos nós a receber o dinheiro da IF.

Se fosse o AM a pedir dinheiro, então ficaria com 120M - e com os custos (juros, etc...) inerentes à operação oudo seja +/- 6M - para poder bater a cláusula de rescisão.
Nesse caso quem ficaria a perder ? ;)

CitriC e MALU15, por acaso têm ideia se este tipo de operação para vender um jogador já foi utilizada alguma vez a nível internacional?

Muito sinceramente não sei. Não li o detalhe sobre outras transferências da mesma magnitude que a do João Félix.

Mas repara que, por exemplo, aqui em Portugal o Porto também já chegou a vender jogadores acima do valor da cláusula de rescisão. Se tens interesse começa por esse tipo de transferências e depois lê sobre o mercado estrangeiro.


Aslio

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:17
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 21:01
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 20:58
Citação de: Vulcan em 03 de Julho de 2019, 20:25
Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 19:45
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:13
Citação de: luis___alex em 03 de Julho de 2019, 19:10
ALGUEM ME EXPLIQUE

ser o Benfica a fazer a operação financeira dos 90 milhões ( embora seja o atlético a pagar os custos dos 6 milhões), isto em termos contabilísticos significa o que?
Tenho a mesma dúvida.
É o Benfica que vai recorrer a operação de factoring para receber os tais 96 milhões?
Ou seja, contará como dívida para o Benfica, passivo?
O Atlético procederá ao pagamento de 96 milhões em prestações ao Benfica, sendo que o Benfica irá amortizando junto da entidade que realizou o factoring?

Última questão: se, porventura, o Atlético não pagar as prestações ao Benfica, o Benfica é que terá de se responsabilizar para ressarcir a entidade do factoring?
Esta operação em termos contabilísticos é muito simples:

1. Regista em caixa os 30Me provenientes do AM.
2. Regista a operação de desconto que efectuar  junto da IF contratada das tranches (90+6), pagando a IF 90ME de imediato à BSAD e ficando a IF com o título (letra ?) referente aos custos financeiros a qual será posteriormente paga pelo AM à IF contratada.
3. Regista as despesas dos 12Me associadas à venda.

Nas contas da BSAD esta operação origina passivo ZERO depois de ocorrer o pagamento das despesas (12Me) envolvidas na venda.

Além do registo  das operações referidas, a BSAD procederá ainda ao abate por venda do activo intangível (atleta), do qual resultará um valor líquido contabilístico do valor do atleta a 30JUN19, apurando a mais valia final da operação, a qual se situará num valor entre os 100 e 108Me, pois é natural que nas diversas fases em que foi revisto o contrato do JF a BSAD tenha incorrido em valores (prémios, ...) que foram capitalizados e que ainda não se encontrem totalmente amortizados.

Em termos puramente financeiros, nas contas da BSAD vai-se verificar um aumento das disponibilidades de 108ME.


Malu uma duvida. Tu partes do principio que é o atletico que paga ao banco.
onde diz isso?
se é assim porque raio falam dos 6M de juros? se são eles que pagam nos não temos nada a ver, a banca deu-nos 90M, o atletico 30M, acabou. Juros é entre eles e a banca.

Se esta no comunicado os 6M eu entendo que quem faz a operação com o banco somos nós, e o pagamento a eles será feito por nos. Dai o atletico ter que nos dar 96 para nos darmos 90.

A duvida aqui é esse sem recurso. Se somos nós a pagar, corremos o risco do atletico falhar o pagamento ao benfica e nos termos de pagar ao banco.
isto que dizer que se o atletico falhar, nós tambem não temos de pagar ao banco é isso?

Certamente o Atlético apresentou as devidas garantias em caso de incumprimento. Tenho a certeza que fundos internacionais apoiam o Atlético.

Isso não me parece que seja dor de cabeça para o SL Benfica. Com certeza que ao analisar a proposta tudo isso foi verificado.


Finalmente, sim seremos nós a receber o dinheiro da IF.

Se fosse o AM a pedir dinheiro, então ficaria com 120M - e com os custos (juros, etc...) inerentes à operação oudo seja +/- 6M - para poder bater a cláusula de rescisão.
Nesse caso quem ficaria a perder ? ;)

CitriC e MALU15, por acaso têm ideia se este tipo de operação para vender um jogador já foi utilizada alguma vez a nível internacional?

Muito sinceramente não sei. Não li o detalhe sobre outras transferências da mesma magnitude que a do João Félix.

Mas repara que, por exemplo, aqui em Portugal o Porto também já chegou a vender jogadores acima do valor da cláusula de rescisão. Se tens interesse começa por esse tipo de transferências e depois lê sobre o mercado estrangeiro.
A última foi o Dalot, mas não me recordo de referirem qualquer operação do género... antes pelo contrário, vangloriaram-se de vender acima da cláusula e a CS alinhou-se nesse sentido.

Polaco

Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 20:43
Citação de: Nramos em 03 de Julho de 2019, 20:10
Será que é agora que não precisamos de vender?
Desculpa a analogia, mas isso é o mesmo que dizer que uma empresa que produza produtos tão bons e com tal aceitação no mercado, não os deve vender mas sim guardá-los em stock à espera dos valorizar ainda mais.

Nos tempos de hoje o Seixal tem uma capacidade produtiva instalada, vai gerar alguns talentos todos os anos, uns melhores outros piores, e o que há a fazer é efectuar o aproveitamento dos melhores para enriquecer a sua equipa principal e dar rotação aos restantes, sob pena de atingires a tua capacidade de "stockagem".

Certamente dos melhores e depois de atingirem uma certa maturação, vão continuar a ser vendidos alguns dos melhores tendo em conta o binómio qualidade/preço e de acordo com a procura do mercado.

Sem esquecer uma questão desportiva, o plantel da A são no máximo 25 jogadores !!!
Se não, é como uma fábrica a produzir para armazém, sem vender os produtos; ás tantas o armazém rebenta !!!

CitriC


A BSAD garantiu hoje para a época 2019/20 pelo menos 275M em receitas totais!

Creio que o Grupo Benfica registará pelo menos uns 325M de receitas.

Nramos

Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 20:43
Citação de: Nramos em 03 de Julho de 2019, 20:10
Será que é agora que não precisamos de vender?
Desculpa a analogia, mas isso é o mesmo que dizer que uma empresa que produza produtos tão bons e com tal aceitação no mercado, não os deve vender mas sim guardá-los em stock à espera dos valorizar ainda mais.

Nos tempos de hoje o Seixal tem uma capacidade produtiva instalada, vai gerar alguns talentos todos os anos, uns melhores outros piores, e o que há a fazer é efectuar o aproveitamento dos melhores para enriquecer a sua equipa principal e dar rotação aos restantes, sob pena de atingires a tua capacidade de "stockagem".

Certamente dos melhores e depois de atingirem uma certa maturação, vão continuar a ser vendidos alguns dos melhores tendo em conta o binómio qualidade/preço e de acordo com a procura do mercado.

Não, isto é uma empresa que investiu na formação de um trabalhador e mal ele começou a mostrar que era um profissional competente, aceitou cede-lo a outra entidade porque pode sempre formar outro.

Isto se não estivéssemos a falar de futebol, onde é impossível fazer analogias plausíveis, tal a particularidade.

Mas tens de dizer isso a quem afirmou que não precisávamos de vender e que tinha um projeto europeu. Aguentou 6 meses.

Não fui eu que fiz essa afirmação cheio de peito.

Polaco

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:20

A BSAD garantiu hoje para a época 2019/20 pelo menos 275M em receitas totais!

Creio que o Grupo Benfica registará pelo menos uns 325M de receitas.

Passar dos 300M é uma meta importante a ultrapassar. Creio que nunca aconteceu.

CitriC

O Ajax em 2016/2017 teve 50M de lucros. Não conheço outro clube que tenha apresentado maior lucro no final da época.


SURREAL9

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:26
O Ajax em 2016/2017 teve 50M de lucros. Não conheço outro clube que tenha apresentado maior lucro no final da época.



Amigo, desculpa a minha ignorância. Mas qual é o objectivo de um clube apresentar lucro ? 

CitriC

Citação de: MALU15 em 02 de Julho de 2019, 10:45
Citação de: RFOMSLB em 01 de Julho de 2019, 21:27
O fdp do seboso paulo baldaia cartilheiro de merda está a afirmar na sporco TV que o Benfica tem o maior passivo dos 3 grandes!!!!
Aldrabão fdp
Estive a rever o que disse o P Baldaia no programa duelos com o Rui Barreiro.
O Tema era o financiamento do futebol, mas na substância o que abordaram foi a venda do JF pelos 120Me que consideraram exagerada.

Na abordagem das justificações que apresentou para o Porto não ter renovado com o Herrera, ele diz efectivamente que o Benfica é dos 3 grandes aquele que tem o maior passivo, embora tb tivesse dito que o Benfica financeiramente está a trabalhar muito bem.

Mas voltando ao passivo, e falando apenas das SAD`s, e ainda que não seja muito correcto fazer comparações de valores se atendermos que podemos estar a comparar realidades diferentes (datas de efeitos, universos consolidados, ...), vou arriscar colocar os últimos valores conhecidos:

                       Data          Passivo total       Passivo Fin.     Activo

Benfica SAD   DEZ18           367.591            168.518        465.905
Porto SAD      DEZ18           397.415            219.880        365.905
SPorting SAD  MAR19          327.840            163.317        306.416
                                           (VMOC`s)        127.925

Fica assim evidenciado que a realidade do Sr. Paulo Baldaia está suportada  numa mentira, e isto sem querer considerar a dimensão e qualidade dos activos e até dos passivos, que é muito diferente nos 3 clubes (SAD`s). O que a BSAD na realidade tem é o maior activo dos 3 grandes, e com uma grande diferença.

Ele apenas se referia à SAD ?  (aposto que sim, no entanto queria confirmar)

lonstrup

Citação de: Polaco em 03 de Julho de 2019, 21:23
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:20

A BSAD garantiu hoje para a época 2019/20 pelo menos 275M em receitas totais!

Creio que o Grupo Benfica registará pelo menos uns 325M de receitas.

Passar dos 300M é uma meta importante a ultrapassar. Creio que nunca aconteceu.
tal como quando falam do passivo, também temos de contextualizar receitas. Não podemos chutar assim o número.

Interessa essencialmente o que são receitas ordinárias, e não o que provêm da venda de direitos de atletas desportivamente importantes.

O Benfica tem de ser capaz de ter esta autonomia em termos de receitas ordinárias. Temos de caminhar para lá.