As Finanças do Benfica

CitriC

Bom agora que acabou oficialmente a época 2018/19, eu prevejo um resultado líquido positivo na ordem dos 18M.

fdst1983

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:35
Bom agora que acabou oficialmente a época 2018/19, eu prevejo um resultado líquido positivo na ordem dos 18M.
Só?

klik

~curioso para ver as acções amanha...  acho que vai subir para valores recorde.

klik

Citação de: fdst1983 em 03 de Julho de 2019, 21:41
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:35
Bom agora que acabou oficialmente a época 2018/19, eu prevejo um resultado líquido positivo na ordem dos 18M.
Só?
acho que o lucro de 2018/2019 nem será tanto... penso que será mais proximo do break even.

O Felix já entra para 2019/2020... ou seja o Benfica ao contrario dos rivais que nem a champs têm garantida... ainda terão que vender 1 a 2 jogadores minimo!! O Porto então se falha a champs.. e investe antes de vender... possivelmente até são 2 a 3 jogadores.

CitriC

Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 21:19
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:17
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 21:01
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 20:58
Citação de: Vulcan em 03 de Julho de 2019, 20:25
Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 19:45
Citação de: Aslio em 03 de Julho de 2019, 19:13
Citação de: luis___alex em 03 de Julho de 2019, 19:10
ALGUEM ME EXPLIQUE

ser o Benfica a fazer a operação financeira dos 90 milhões ( embora seja o atlético a pagar os custos dos 6 milhões), isto em termos contabilísticos significa o que?
Tenho a mesma dúvida.
É o Benfica que vai recorrer a operação de factoring para receber os tais 96 milhões?
Ou seja, contará como dívida para o Benfica, passivo?
O Atlético procederá ao pagamento de 96 milhões em prestações ao Benfica, sendo que o Benfica irá amortizando junto da entidade que realizou o factoring?

Última questão: se, porventura, o Atlético não pagar as prestações ao Benfica, o Benfica é que terá de se responsabilizar para ressarcir a entidade do factoring?
Esta operação em termos contabilísticos é muito simples:

1. Regista em caixa os 30Me provenientes do AM.
2. Regista a operação de desconto que efectuar  junto da IF contratada das tranches (90+6), pagando a IF 90ME de imediato à BSAD e ficando a IF com o título (letra ?) referente aos custos financeiros a qual será posteriormente paga pelo AM à IF contratada.
3. Regista as despesas dos 12Me associadas à venda.

Nas contas da BSAD esta operação origina passivo ZERO depois de ocorrer o pagamento das despesas (12Me) envolvidas na venda.

Além do registo  das operações referidas, a BSAD procederá ainda ao abate por venda do activo intangível (atleta), do qual resultará um valor líquido contabilístico do valor do atleta a 30JUN19, apurando a mais valia final da operação, a qual se situará num valor entre os 100 e 108Me, pois é natural que nas diversas fases em que foi revisto o contrato do JF a BSAD tenha incorrido em valores (prémios, ...) que foram capitalizados e que ainda não se encontrem totalmente amortizados.

Em termos puramente financeiros, nas contas da BSAD vai-se verificar um aumento das disponibilidades de 108ME.


Malu uma duvida. Tu partes do principio que é o atletico que paga ao banco.
onde diz isso?
se é assim porque raio falam dos 6M de juros? se são eles que pagam nos não temos nada a ver, a banca deu-nos 90M, o atletico 30M, acabou. Juros é entre eles e a banca.

Se esta no comunicado os 6M eu entendo que quem faz a operação com o banco somos nós, e o pagamento a eles será feito por nos. Dai o atletico ter que nos dar 96 para nos darmos 90.

A duvida aqui é esse sem recurso. Se somos nós a pagar, corremos o risco do atletico falhar o pagamento ao benfica e nos termos de pagar ao banco.
isto que dizer que se o atletico falhar, nós tambem não temos de pagar ao banco é isso?

Certamente o Atlético apresentou as devidas garantias em caso de incumprimento. Tenho a certeza que fundos internacionais apoiam o Atlético.

Isso não me parece que seja dor de cabeça para o SL Benfica. Com certeza que ao analisar a proposta tudo isso foi verificado.


Finalmente, sim seremos nós a receber o dinheiro da IF.

Se fosse o AM a pedir dinheiro, então ficaria com 120M - e com os custos (juros, etc...) inerentes à operação oudo seja +/- 6M - para poder bater a cláusula de rescisão.
Nesse caso quem ficaria a perder ? ;)

CitriC e MALU15, por acaso têm ideia se este tipo de operação para vender um jogador já foi utilizada alguma vez a nível internacional?

Muito sinceramente não sei. Não li o detalhe sobre outras transferências da mesma magnitude que a do João Félix.

Mas repara que, por exemplo, aqui em Portugal o Porto também já chegou a vender jogadores acima do valor da cláusula de rescisão. Se tens interesse começa por esse tipo de transferências e depois lê sobre o mercado estrangeiro.
A última foi o Dalot, mas não me recordo de referirem qualquer operação do género... antes pelo contrário, vangloriaram-se de vender acima da cláusula e a CS alinhou-se nesse sentido.

Exacto. Nunca ninguém perguntou porquê? ;)

MALU15

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:28
Citação de: MALU15 em 02 de Julho de 2019, 10:45
Citação de: RFOMSLB em 01 de Julho de 2019, 21:27
O fdp do seboso paulo baldaia cartilheiro de merda está a afirmar na sporco TV que o Benfica tem o maior passivo dos 3 grandes!!!!
Aldrabão fdp
Estive a rever o que disse o P Baldaia no programa duelos com o Rui Barreiro.
O Tema era o financiamento do futebol, mas na substância o que abordaram foi a venda do JF pelos 120Me que consideraram exagerada.

Na abordagem das justificações que apresentou para o Porto não ter renovado com o Herrera, ele diz efectivamente que o Benfica é dos 3 grandes aquele que tem o maior passivo, embora tb tivesse dito que o Benfica financeiramente está a trabalhar muito bem.

Mas voltando ao passivo, e falando apenas das SAD`s, e ainda que não seja muito correcto fazer comparações de valores se atendermos que podemos estar a comparar realidades diferentes (datas de efeitos, universos consolidados, ...), vou arriscar colocar os últimos valores conhecidos:

                       Data          Passivo total       Passivo Fin.     Activo

Benfica SAD   DEZ18           367.591            168.518        465.905
Porto SAD      DEZ18           397.415            219.880        365.905
SPorting SAD  MAR19          327.840            163.317        306.416
                                           (VMOC`s)        127.925

Fica assim evidenciado que a realidade do Sr. Paulo Baldaia está suportada  numa mentira, e isto sem querer considerar a dimensão e qualidade dos activos e até dos passivos, que é muito diferente nos 3 clubes (SAD`s). O que a BSAD na realidade tem é o maior activo dos 3 grandes, e com uma grande diferença.

Ele apenas se referia à SAD ?  (aposto que sim, no entanto queria confirmar)
Neste tipo de programas esse grau de rigor não existe, até porque normalmente os intervenientes não dominam toda a realidade dos clubes. Neste caso em concreto ele falou genericamente em Benfica, mas foi claro para mim que ele continua a utilizar os valores de hoje como os utilizou há uns anos, o importante era passar a mensagem que o passivo do Benfica era o maior, mesmo que isso não fosse verdade.

Comparando os 3 grandes nós até somos quem sai mais favorecido se considerarmos o Grupo no seu todo, pois no caso do Porto e Sporting há passivos maiores que o nosso (que é residual) só na parte do clube e empresas que o integram.

CitriC

Citação de: SURREAL9 em 03 de Julho de 2019, 21:28
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:26
O Ajax em 2016/2017 teve 50M de lucros. Não conheço outro clube que tenha apresentado maior lucro no final da época.



Amigo, desculpa a minha ignorância. Mas qual é o objectivo de um clube apresentar lucro ?

Arrecadar dinheiro para investir mais e melhor. Com lucros será mais fácil bater a concorrência.

O objetivo dum clube é desportivo, obviamente. No entanto sem objectivos financeiros como se atingirá sucesso desportivo ?

Já dizia Ferreira Bogalho que se quisesse podia ter sido campeão todos os anos, deixava era o clube em dificuldades para os seguintes 15 anos.
Preferiu sanear as contas como Presidente e ser campeão como adepto.

CitriC

Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 21:49
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:28
Citação de: MALU15 em 02 de Julho de 2019, 10:45
Citação de: RFOMSLB em 01 de Julho de 2019, 21:27
O fdp do seboso paulo baldaia cartilheiro de merda está a afirmar na sporco TV que o Benfica tem o maior passivo dos 3 grandes!!!!
Aldrabão fdp
Estive a rever o que disse o P Baldaia no programa duelos com o Rui Barreiro.
O Tema era o financiamento do futebol, mas na substância o que abordaram foi a venda do JF pelos 120Me que consideraram exagerada.

Na abordagem das justificações que apresentou para o Porto não ter renovado com o Herrera, ele diz efectivamente que o Benfica é dos 3 grandes aquele que tem o maior passivo, embora tb tivesse dito que o Benfica financeiramente está a trabalhar muito bem.

Mas voltando ao passivo, e falando apenas das SAD`s, e ainda que não seja muito correcto fazer comparações de valores se atendermos que podemos estar a comparar realidades diferentes (datas de efeitos, universos consolidados, ...), vou arriscar colocar os últimos valores conhecidos:

                       Data          Passivo total       Passivo Fin.     Activo

Benfica SAD   DEZ18           367.591            168.518        465.905
Porto SAD      DEZ18           397.415            219.880        365.905
SPorting SAD  MAR19          327.840            163.317        306.416
                                           (VMOC`s)        127.925

Fica assim evidenciado que a realidade do Sr. Paulo Baldaia está suportada  numa mentira, e isto sem querer considerar a dimensão e qualidade dos activos e até dos passivos, que é muito diferente nos 3 clubes (SAD`s). O que a BSAD na realidade tem é o maior activo dos 3 grandes, e com uma grande diferença.

Ele apenas se referia à SAD ?  (aposto que sim, no entanto queria confirmar)
Neste tipo de programas esse grau de rigor não existe, até porque normalmente os intervenientes não dominam toda a realidade dos clubes. Neste caso em concreto ele falou genericamente em Benfica, mas foi claro para mim que ele continua a utilizar os valores de hoje como os utilizou há uns anos, o importante era passar a mensagem que o passivo do Benfica era o maior, mesmo que isso não fosse verdade.

Comparando os 3 grandes nós até somos quem sai mais favorecido se considerarmos o Grupo no seu todo, pois no caso do Porto e Sporting há passivos maiores que o nosso (que é residual) só na parte do clube e empresas que o integram.

Estou a ver que o MoneyLab tem muito trabalho pela frente.

MALU15

Citação de: klik em 03 de Julho de 2019, 21:44
~curioso para ver as acções amanha...  acho que vai subir para valores recorde.
O mercado já antecipou essa valorização. Hoje fechou nos 3,09euros, mas no último mês já teve uma valorização de 16%, e nestas duas semanas já chegou a cotar a 3,15Euros.

paulomaia1972



6M asseguram 90M do pagamento da transferência.
Então a antecipação das receitas da NOS foram claramente uma muito mau negócio? o pagamento pela antecipação é muitíssimo superior a esta operação.

Malu?

CitriC

Citação de: fdst1983 em 03 de Julho de 2019, 21:41
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:35
Bom agora que acabou oficialmente a época 2018/19, eu prevejo um resultado líquido positivo na ordem dos 18M.
Só?

Sim. Mas enfim posso ter subestimado custos ou sobrevalorizado receitas.

Deverá andar por volta dos 15-20M.

NS11

Citação de: Nramos em 03 de Julho de 2019, 21:22
Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 20:43
Citação de: Nramos em 03 de Julho de 2019, 20:10
Será que é agora que não precisamos de vender?
Desculpa a analogia, mas isso é o mesmo que dizer que uma empresa que produza produtos tão bons e com tal aceitação no mercado, não os deve vender mas sim guardá-los em stock à espera dos valorizar ainda mais.

Nos tempos de hoje o Seixal tem uma capacidade produtiva instalada, vai gerar alguns talentos todos os anos, uns melhores outros piores, e o que há a fazer é efectuar o aproveitamento dos melhores para enriquecer a sua equipa principal e dar rotação aos restantes, sob pena de atingires a tua capacidade de "stockagem".

Certamente dos melhores e depois de atingirem uma certa maturação, vão continuar a ser vendidos alguns dos melhores tendo em conta o binómio qualidade/preço e de acordo com a procura do mercado.

Não, isto é uma empresa que investiu na formação de um trabalhador e mal ele começou a mostrar que era um profissional competente, aceitou cede-lo a outra entidade porque pode sempre formar outro.

Isto se não estivéssemos a falar de futebol, onde é impossível fazer analogias plausíveis, tal a particularidade.

Mas tens de dizer isso a quem afirmou que não precisávamos de vender e que tinha um projeto europeu. Aguentou 6 meses.

Não fui eu que fiz essa afirmação cheio de peito.
Não sendo eu o perito mas lendo o que o Malu e o citric escrevem acho que:
Não existe diferença entre o "bater" a cláusula e a venda se ela for pelo mesmo valor.
Forçar o bater a cláusula apenas hostiliza o jogador ou os outros clube, sendo que possivelmente seria o AM a pagar através do jogador.
Os 10% já estavam estabelecidos na renovação de contrato mesmo se houvesse o "bater" da cláusula, isto foi dito pelo LFV.

Esta é apenas a minha opinião.

CitriC

Citação de: MALU15 em 03 de Julho de 2019, 21:56
Citação de: klik em 03 de Julho de 2019, 21:44
~curioso para ver as acções amanha...  acho que vai subir para valores recorde.
O mercado já antecipou essa valorização. Hoje fechou nos 3,09euros, mas no último mês já teve uma valorização de 16%, e nestas duas semanas já chegou a cotar a 3,15Euros.

Já agora, e falando no mercado de bolsa.

Como explicas as acções do Ajax valerem 18€ ? (Nao te quero dar trabalho)

klik

Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:28
Citação de: MALU15 em 02 de Julho de 2019, 10:45
Citação de: RFOMSLB em 01 de Julho de 2019, 21:27
O fdp do seboso paulo baldaia cartilheiro de merda está a afirmar na sporco TV que o Benfica tem o maior passivo dos 3 grandes!!!!
Aldrabão fdp
Estive a rever o que disse o P Baldaia no programa duelos com o Rui Barreiro.
O Tema era o financiamento do futebol, mas na substância o que abordaram foi a venda do JF pelos 120Me que consideraram exagerada.

Na abordagem das justificações que apresentou para o Porto não ter renovado com o Herrera, ele diz efectivamente que o Benfica é dos 3 grandes aquele que tem o maior passivo, embora tb tivesse dito que o Benfica financeiramente está a trabalhar muito bem.

Mas voltando ao passivo, e falando apenas das SAD`s, e ainda que não seja muito correcto fazer comparações de valores se atendermos que podemos estar a comparar realidades diferentes (datas de efeitos, universos consolidados, ...), vou arriscar colocar os últimos valores conhecidos:

                       Data          Passivo total       Passivo Fin.     Activo

Benfica SAD   DEZ18           367.591            168.518        465.905
Porto SAD      DEZ18           397.415            219.880        365.905
SPorting SAD  MAR19          327.840            163.317        306.416
                                           (VMOC`s)        127.925

Fica assim evidenciado que a realidade do Sr. Paulo Baldaia está suportada  numa mentira, e isto sem querer considerar a dimensão e qualidade dos activos e até dos passivos, que é muito diferente nos 3 clubes (SAD`s). O que a BSAD na realidade tem é o maior activo dos 3 grandes, e com uma grande diferença.

Ele apenas se referia à SAD ?  (aposto que sim, no entanto queria confirmar)
Basta partir do principio que o Benfica é o unico com estadio no clube.. quando estes clubes tiverem a capacidade de colocar o estadio de volta ao Clube falem. O Porto então se contasse o estadio por completo teria capitais mais negativos.

Alias nesta altura o Benfica é que provavelmente tem menos passivo Financeiro... E o Sporting se considerassem as vmocs estava destacado!!

Marselha1991

Citação de: klik em 03 de Julho de 2019, 21:46
Citação de: fdst1983 em 03 de Julho de 2019, 21:41
Citação de: CitriC em 03 de Julho de 2019, 21:35
Bom agora que acabou oficialmente a época 2018/19, eu prevejo um resultado líquido positivo na ordem dos 18M.
Só?
acho que o lucro de 2018/2019 nem será tanto... penso que será mais proximo do break even.

O Felix já entra para 2019/2020... ou seja o Benfica ao contrario dos rivais que nem a champs têm garantida... ainda terão que vender 1 a 2 jogadores minimo!! O Porto então se falha a champs.. e investe antes de vender... possivelmente até são 2 a 3 jogadores.

Nesse exercicio entrarão as vendas de Jovic, Castillo, o emprestimo do Ferreyra, Jimenez e o dinheiro da CL. A bilhetica disparou com o fecho do campeonato e os 3 jogos da Liga Europe. É impossivel não ter lucros altos. Tinha que ser uma muito má gestão.