As Finanças do Benfica

Velazquez

Citação de: MALU15 em 19 de Julho de 2017, 15:54
Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 15:45
Citação de: MALU15 em 19 de Julho de 2017, 15:43

A renovação parcial e faseada, não só é uma coisa boa como necessária. O crescimento e as vitórias neste ciclo sempre foi feito com vendas e novas aquisições de qualidade e experiência, sem esquecer as apostas na formação (inc. equipa B)
Deste-me a mesma resposta mas na verdade não me respondeste.

Porque é que é boa e necessaria?
Um modelo em que assenta no recurso a capitais alheios, precisa de renovação (e vendas) para se poder maximizar a rentabilidade desses mesmos capitais e assim ir gerando acréscimos no crescimento (resultados, dimensão, qualidade, tesouraria, ...). Que melhor termo de comparação podemos ter no FCP e no Sporting não há. Um está intervencionado e o outro vive à custa das VMOC`s. Parece que crescem mas a queda cada vez é maior.

Este mesmo modelo foi o mesmo desse que agora está intervencionado

Uma renovação é vender um ou outro a cada época e com investimentos pensados e responsaveis para o que é necessario

Velazquez

Citação de: Pedro Nunes 28 em 19 de Julho de 2017, 15:57
Eu sinceramente, chego à conclusão que gastamos dinheiro mal gasto porque queremos senão vejamos :

- Temos um departamento de Scounting dos melhores
- Temos de há 5 anos para cá um centro de formação elogiado e considerado um dos melhores do Mundo
- Temos gente profissional nas finanças, Marketing
- Desenvolvemos um Benfica LAB com tudo o que é novo neste campo

Então porque carxxx continuamos a comprar Vera's, Arango's, Celi's, Cortezes, Patrick's ???? Isso é que se devia analisar e pedir justificações a quem manda nisto !
Não tenho qualquer duvida nisso

tnlemos

Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 15:57
Citação de: tnlemos em 19 de Julho de 2017, 15:52

Porque eu estou a falar do caso Bernardo que acompanhei o seu crescimento, gosto dele como jogador e do seu carácter como pessoa, mesmo quando condenou as celebres afirmações do JJ sobre a formação do Benfica...
E achei que face ao panorama futebolístico do Benfica na altura, foi uma boa decisão para ele e para o presente na altura do clube...
Agora, eu não fazia nem faço a mais pequena ideia de quem era o Jovic ou se o JJ o queria ou não, e por aí fora... Nem estou a falar da politica de contratações ou de vendas do clube.

Porque sobre isso, já fiz aqui um pequeno comentário hoje de manhã "Preocupa-me que com tantos milhões em venda, que eu esteja preocupado de o clube não contratar por esta ordem um DD, um DC, um GR e um MC"
Só gostava de saber porque é que num caso tem logo que se vender um jogador porque não conta para o treinador mas depois vão buscar outros a gastar tantos ou mais milhões para tambem não contar para o treinador.Há vários casos desses
Pois, também eu...
Mas no caso do Bernardo, concordei com a decisão de não parar a evolução do jogador...
Agora não percebo nem opino sobre Jovic, Arangos e outros tantos e até te digo mais, mesmo os Grimaldos, porque não os conheço...
Contratámos agora aí um médio eslovaco que não conheço, dizem que até tem qualidade, mas não o conheço... Logo entra para o lote...
E espero é que o Pedro Rodrigues, o Diogo Gonçalves ou o João Carvalho não sejam 3 novos casos Bernardo... Embora não esteja a comparar talentos, tem muito talento também...

lonstrup

Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 15:59
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 15:54
Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 15:48
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 15:46
Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 15:40
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 15:34
Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 15:30
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 15:23
Citação de: MALU15 em 19 de Julho de 2017, 15:12
Citação de: lonstrup em 19 de Julho de 2017, 15:07
Citação de: MALU15 em 19 de Julho de 2017, 14:58
Citação de: golfdreamer em 19 de Julho de 2017, 11:31
Citação de: MALU15 em 19 de Julho de 2017, 10:56
Citação de: golfdreamer em 19 de Julho de 2017, 09:50
Citação de: MALU15 em 18 de Julho de 2017, 23:08
Citação de: golfdreamer em 18 de Julho de 2017, 21:06
Citação de: Troglodite em 18 de Julho de 2017, 20:33
Citação de: Thorondor em 18 de Julho de 2017, 20:29
Citação de: andoaleme em 18 de Julho de 2017, 20:03
Citação de: Thorondor em 18 de Julho de 2017, 18:45
Citação de: Biscai@ em 18 de Julho de 2017, 15:49
Citação de: Slipknot_BMC em 18 de Julho de 2017, 15:00
200M em compras desde Janeiro de 2013...fdx!!!! assim é impossível abater o que quer que seja
Essa lista de compras dá uma média de 50M€/ano, algo normal para um clube como o Benfica... o problema está nos jogadores comprados que têm qualidade inferior ou igual aos jovens do Seixal, pensava-se que com a saída do JJ esta politica ia terminar, mas infelizmente continua apesar de ter diminuído... o pessoal justifica os gastos em investimentos de novos jogadores, novas infraestruturas e afins, mas eu continuo a perguntar... O Benfica tem em média uma facturação anual sem vendas de jogadores de 100M€ e paga em média 60M€ em salários, os restantes gastos equilibram a balança da facturação/gastos, que normalmente anda nos 100M€ de facturação sem venda de jogadores e 100M€ de gastos totais... o Benfica tem aumentado muito a facturação de vendas de jogadores e o passivo anda a ser atirado de uma lado para o outro mas na altura de pagar têm pedido outro empréstimo obrigacionista para pagar o anterior quando se anda a facturar mais de 100M€ extras em vendas de jogadores por ano... o dinheiro deve ter asas na Luz, algo não bate certo, pelo menos para mim!

N sou grande apreciador de LFV, mas...

estás a ser intelectualmente desonesto. sabes bem que os EO têm sido contraídos para substituir divida bancária. O passivo irá diminuir este ano em valores sólidos como já foi aqui demonstrado pelo Malu. Espera e verás.

Dívida por dívida e andaremos nisto até quando?

se tivermos sempre capacidade para pagar juros até pode ser para sempre., embora não me pareça que seja esse o modus operandi desta direção. O pessoal tem que se convencer do seguinte: Uma empresa se não tiver passivo está a ser mal gerida.

de qq dos modos o passivo tem descido e irá continuar a descer e este ano até de forma significativa.

Sabes que o pessoal fala de empresas e de sads como se tivessem a falar das contas lá de casa.. isso ultrapassa muita gente.
Lol
Nestes 4 anos gastámos à  volta de 70 MILHÕES para suster esta dívida!

Nao sei que empresas vcs gerem... mas isto nem 8 nem 80. ninguém falou em acabar com o passivo mas tem que ser reduzido significativamente.

Assentando há muitos anos o modelo de financiamento da SAD  nos capitais alheios, por ausência de capitais próprios, este é o custo inevitável, considerando tambem os fortes investimentos efectuados na equipa tendo em vista conseguir as tão almejadas vitórias desportivas. Agora é chegado o momento de recuperar parte do investimento feito, minimizando tb os custos desse endividamento.

Resumindo e baralhando também discordas com isto:
"se tivermos sempre capacidade para pagar juros até pode ser para sempre., "

O Passivo bancário tem que ser reduzido toda a gente sabe disso, não é por conseguirmos pagar os juros à custa de vendas milionárias que está tudo bem.

Na parte onde discurdamos é que provavelmente para ti e para outros era impossivel chegarmos a este nivel desportivo sem um passivo de mais de 400M.
Já para mim e para outros naquela lista existe muito dinheiro deitado ao lixo. E o meu problema é que claramente continuamos com a mesma politica de comprar jogadores sem qualquer intenção de fazer parte das nossas equipas.

Nos precisos termos em que a frase está escrita, não concordo. As decisões passam sempre por se avaliar os investimentos que vão ser efectuados. Não havendo capitais próprios, e se a decisão for investir, então é porque a rentabilidade dos mesmos o justifica, e nesse caso não vejo porque não se deve recorrer a financiamento externo suportando os custos inerentes.

Então não podemos é confundir a situação actual com a futura. Todos nós sabemos  o que nos levou ao nível  da dívida bancária actual foram s investimentos desenfreados no plantel de modo a melhorar o nível competitivo da equipa e a conquista de títulos. Isso não resultou durante alguns anos, e como consequênci disso srgiram os défices anuais que houve que suportar, daí surgiu o passivo MAU dos cerca de 125M, que se traduziu nos resultados acumulados negativos desses anos, e que estão só agora estão a ser recuperados.

Como entretanto a Gestão não desistiu, os investimentos mantiveram-se (na formação e aquisições), as vitórias desportivas voltaram, e veio ao de cima  o aumento da capacidade de gerar receitas ordinárias e extraordinárias por via da venda de atletas. Chegados aqui estamos agora em condições de efectuar uma redução da dívida financeira mas sem contudo perder de vista  as oportunidades que o mercado nos pode oferecer, inclusive mantendo um certo nível de alavancagem financeira, e fazendo investimentos se os juros suportados forem inferiores à rentabilidade dos investimentos.

Estamos basicamente a dizer o mesmo com mais ou menos vaselina.  :amigo:
Só não gosto dessas "oportunidades que o mercado nos pode oferecer" preferia muito mais que nos focassemos mais nas nossas necessidades.

Tal como disse o Nuno Gaioso no programa conversa capital deste domingo, o nosso mercado já é demasiado pequeno para o potencial de crescimento do Benfica, se quisermos continuar a crescer temos que aumentar as exportações do "produto Benfica", e para isso é necessário continuar a investir, e com isso aumentar as nossas receitas correntes e projectar ainda mais mais as receitas extraordinárias.

Se nos limitarmos a satisfazer as nossas necessidades, é o mesmo que limitarmos as nossas ambições e desaproveitarmos o nosso know how.

Mas ao sermos obrigados a vender como não há memória, estamos a fazer isso mesmo: limitar as nossas ambições e desaproveitarmos o nosso know how.

Sem vendas não geras os cashflows necesários, para continuares a alimentar o crescimento e renovação da equipa, e ainda por cima se quiseres ajustar (por redução de parte da dívida financeira) o teu modelo de financiamento.
Pois, um acumulado de más decisões exigem agora os tais «cashflows» necessários, numa quantidade que só encontra pararelo na actual situação dos Falsos.

Percebo, a merda já foi feita, agora é pagar e calar. Para «alimentar» a coisa.
Sim a merda foi feita mas nem tudo foi merda. O Benfica construiu um estádio, fez um centro de treinos, um museu, um pavilhão para as modalidades, contratou jogadores de milhões para voltar a conquistar titulos. Desde 2008 que o clube investe por ano, em média, cerca de 25/30M€ em reforços.
Foi um investimento necessário, um esforço, que só foi possivel graças a dinheiro vindo da banca e dos empréstimos obrigacionistas.

A merda que foi realmente feita, foi a contratação excessiva e desnecessária que se verificou e continua a verificar. Mas os jogadores (alguns) acabam por ser como os melões... Uma incógnita.

O Benfica cometeu muitos erros no passado, esteve para fechar as portas, deu 10 anos de vantagem a porto e sporting e conseguimos inverter isso, mas agora estamos a pagar a fatura. Vamos continuar a pagar essa factura e a estratégia passa por vender jogadores de modo a cumprir com as nossas obrigações, baixar passivo e ter liquidez para pagar salários e reforçar a equipa.

Vender apenas um jogador titular por ano é insuficiente porque isso daria apenas para pagar juros e pouco mais.

Até encontrarmos o equilíbrio entre passivo e capitais próprios, temos que vender, vender, vender. É esperar que a fonte do Seixal não acabe e que o clube continue a ganhar, porque quando deixarmos de ganhar, esta estratégia vai por água a baixo.
Ninguém diz que tudo foi merda. A maioria das coisas foi bem feita.

Aliás, o nosso grande problema e a factura que agora estamos a pagar, é fruto mais de decisões erradas que não aproveitaram o que de bem era feito no nosso clube.

O problema meu amigo, é que os anos passam e as obrigações são cada vez maiores. Como é que nós vamos tendo necessidade de vender cada vez mais com o passar dos anos? Não deveria ser o contrário?
Porque até hà relativamente pouco tempo o clube vendia apenas para dar um resultado positivo, hoje vende para baixar passivo. O passivo este ano vai baixar, tem que baixar, o resultado do exercicio vai ser altamente positivo, como nunca foi.
O Vieira desde 2009 que sempre vendeu 2/3 jogadores por época, à exepção de uma ou outra. Vendia por 20/25 e de vez em quando por 30M€...

Hoje vendemos por 25/30 e de vez em quando por 35/40M€. Vendemos mais porque, acredito, que depois de 4 campeonatos seguidos, é altura de equilibrar as contas. Isso só é possivel com mais receita extraordinária.

A questão dos empréstimos obrigacionistas, acredito que é por causa do juro ser mais baixo e com isso substituir o empréstimo bancário por este novo modelo de financiamento.

Não digo que concordo em absoluto com este planeamento mas dentro dos objectivos desportivos e financeiros, é um caminho, de risco, mas que tem dado nos últimos 2/3 anos bons resultados.
sabes que o equilibrio das contas não se faz só pelo lado das receitas.

espero que neste verão as decisões possam ir nesse sentido, como os varios indicadores vão prometendo, e aproveitarmos as coisas que funcionam bem dentro do Benfica.

tens um scouting e uma equipa b que te oferecem soluções de qualidade, e um treinador que sabe fazer aproveitamento delas.

pode ser que as não-compras de danilo e andre moreira sejam um ponto de viragem...
Claro, o equilíbrio faz-se pelo aumento da receita e diminuição dos gastos. Gastar menos 5M€ por época e aumentar a receita nos mesmos 5M€, representam uma melhoria de 10M€

Praticamente um Bernardo que não necessitaria de ser vendido.
ora nem mais. o recurso a emprestimos obrigacionistas deveria ser usado para investimentos bem estruturados, com objectivos bem definidos, e com custos definidos para o clube em termos de influencia de decisões.

esses 10 ME representam um Bernardo, ou representam um investimento em ordenados por exemplo para jogadores ficarem mais tempo, e assim a competitividade do clube, e assim as receitas.

a estabilidade tem de ser mais valorizada.

Ederson, Semedo, Lindelof, Sanches, Guedes, não podem ficar somente 2 anos no clube. Não direi todos, mas pelo menos 2 deles teriam de ficar mais um ano.
Completamente de acordo mas a verdade é que se os jogadores são tão bons e o Benfica é uma montra muito forte para eles, acaba por ser difícil não vender. Mas nem à Vieira nem à Bdc, haveria de haver um equilíbrio, sem cortar as pernas a ninguém, de garantir que os jogadores passam no clube o tempo necessário para estes engrandecerem o mesmo e com a possibilidade de saírem mais tarde para outras paragens.
Um óptimo exemplo foi o que aconteceu com o Simão, que na altura era o nosso abono de família. Foi sempre cobiçado mas foi ficando, até ser vendido por uma boa quantia, numa altura em que já tinha dado o seu contributo ao clube.
Claro, o mercado é o mercado. E estamos a falar de clubes importantes, que na perspectiva de jogadores jovens como os nossos, leva claramente a pensar duas vezes. Um jogador pensar que pode chegar ainda em inicio de carreira a um Bayern, Barcelona, Man Utd, PSG, Man City...

Também é verdade que tivemos «azar» em ter um grupo tão talentoso e tão cedo a afirmar-se.

Dr.Lecter

Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 16:03

A renovação parcial e faseada, não só é uma coisa boa como necessária. O crescimento e as vitórias neste ciclo sempre foi feito com vendas e novas aquisições de qualidade e experiência, sem esquecer as apostas na formação (inc. equipa B)

Um modelo em que assenta no recurso a capitais alheios, precisa de renovação (e vendas) para se poder maximizar a rentabilidade desses mesmos capitais e assim ir gerando acréscimos no crescimento (resultados, dimensão, qualidade, tesouraria, ...). Que melhor termo de comparação podemos ter no FCP e no Sporting não há. Um está intervencionado e o outro vive à custa das VMOC`s. Parece que crescem mas a queda cada vez é maior.

Este mesmo modelo foi o mesmo desse que agora está intervencionado

Uma renovação é vender um ou outro a cada época e com investimentos pensados e responsaveis para o que é necessario

Está intervencionado porque a meio do processo alterou a estratégia.

O investimento efectuado com a chegada do Lopetegui e daí para cá hipotecou, de certa maneira essas hipóteses de renovação. Basta ver a quantidade de activos que, pouco acrescentando desportivamente, representam um grande peso nas contas.

Por outro lado, na falta de resultados, foram antecipando receitas dos contratos de direitos televisivos para conseguir manter atletas. E fraccionando passes.

Tem havido muita coisa no Porto que não se coaduna com o modelo que seguimos.

E o Sporting é um caso à parte.

bellini

Citação de: Pedro Nunes 28 em 19 de Julho de 2017, 15:57
Eu sinceramente, chego à conclusão que gastamos dinheiro mal gasto porque queremos senão vejamos :

- Temos um departamento de Scounting dos melhores
- Temos de há 5 anos para cá um centro de formação elogiado e considerado um dos melhores do Mundo
- Temos gente profissional nas finanças, Marketing
- Desenvolvemos um Benfica LAB com tudo o que é novo neste campo

Então porque carxxx continuamos a comprar Vera's, Arango's, Celi's, Cortezes, Patrick's ???? Isso é que se devia analisar e pedir justificações a quem manda nisto !
Desses nomes que disseste, tirando o Cortez que jogou devido ao JJ ser atrasado, quais deles foram contratados com intenção de serem mais-valias para o Benfica?

sergio19azb

Citação de: tnlemos em 19 de Julho de 2017, 16:04

Porque eu estou a falar do caso Bernardo que acompanhei o seu crescimento, gosto dele como jogador e do seu carácter como pessoa, mesmo quando condenou as celebres afirmações do JJ sobre a formação do Benfica...
E achei que face ao panorama futebolístico do Benfica na altura, foi uma boa decisão para ele e para o presente na altura do clube...
Agora, eu não fazia nem faço a mais pequena ideia de quem era o Jovic ou se o JJ o queria ou não, e por aí fora... Nem estou a falar da politica de contratações ou de vendas do clube.

Porque sobre isso, já fiz aqui um pequeno comentário hoje de manhã "Preocupa-me que com tantos milhões em venda, que eu esteja preocupado de o clube não contratar por esta ordem um DD, um DC, um GR e um MC"
Só gostava de saber porque é que num caso tem logo que se vender um jogador porque não conta para o treinador mas depois vão buscar outros a gastar tantos ou mais milhões para tambem não contar para o treinador.Há vários casos desses
Pois, também eu...
Mas no caso do Bernardo, concordei com a decisão de não parar a evolução do jogador...
Agora não percebo nem opino sobre Jovic, Arangos e outros tantos e até te digo mais, mesmo os Grimaldos, porque não os conheço...
Contratámos agora aí um médio eslovaco que não conheço, dizem que até tem qualidade, mas não o conheço... Logo entra para o lote...
E espero é que o Pedro Rodrigues, o Diogo Gonçalves ou o João Carvalho não sejam 3 novos casos Bernardo... Embora não esteja a comparar talentos, tem muito talento também...
O Chrien custou meio Celis, com menos 4 anos... É preciso ter em conta estes detalhes.
Chrien foi bem contratado, na eventualidade de não servir para o Benfica, penso que por ser jovem, europeu e ter potencial, rapidamente se coloca por empréstimo 2 ou 3 temporadas e depois se vende , saindo por um valor que cobre os custos.

Já não entendo é a contratação do Saponic por 3M€

andoaleme

Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 15:41
Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 15:30

Sim a merda foi feita mas nem tudo foi merda. O Benfica construiu um estádio, fez um centro de treinos, um museu, um pavilhão para as modalidades, contratou jogadores de milhões para voltar a conquistar titulos. Desde 2008 que o clube investe por ano, em média, cerca de 25/30M€ em reforços.
Foi um investimento necessário, um esforço, que só foi possivel graças a dinheiro vindo da banca e dos empréstimos obrigacionistas.

A merda que foi realmente feita, foi a contratação excessiva e desnecessária que se verificou e continua a verificar. Mas os jogadores (alguns) acabam por ser como os melões... Uma incógnita.

O Benfica cometeu muitos erros no passado, esteve para fechar as portas, deu 10 anos de vantagem a porto e sporting e conseguimos inverter isso, mas agora estamos a pagar a fatura. Vamos continuar a pagar essa factura e a estratégia passa por vender jogadores de modo a cumprir com as nossas obrigações, baixar passivo e ter liquidez para pagar salários e reforçar a equipa.

Vender apenas um jogador titular por ano é insuficiente porque isso daria apenas para pagar juros e pouco mais.

Até encontrarmos o equilíbrio entre passivo e capitais próprios, temos que vender, vender, vender. É esperar que a fonte do Seixal não acabe e que o clube continue a ganhar, porque quando deixarmos de ganhar, esta estratégia vai por água a baixo.
Temos muitas mais receitas para alem das vendas de jogadores.E muitos custos desnecessarios

Porque é que em vez das vendas não se diminui esses custos?

Sim, mas parece que não há forma de baixarem os custos operacionais.

CitriC

Citação de: Pedro Nunes 28 em 19 de Julho de 2017, 15:59

devia ser objecto de reflexão, pois nos anos dourados também adoptaram o nosso modelo de gestão, mas sabes entretanto o que aconteceu ? Deixaram de ganhar e os jogadores que vendiam por 40/50 deixaram de existir....isto aliado a um pouco aproveitamento da sua formação

parecido mas não igual ao nosso modelo de gestão. O nosso inclui aproveitamento dos jogadores da nossa formação. O deles não.

Como tal podemos comparar os lucros que a BSAD teve durante o tetra e os lucros que a PSAD teve durante o seu último tetra.

Velazquez

Citação de: Dr.Lecter em 19 de Julho de 2017, 16:06
Basta ver a quantidade de activos que, pouco acrescentando desportivamente, representam um grande peso nas contas.

Igual a nós

Dr.Lecter

Citação de: sergio19azb em 19 de Julho de 2017, 16:07

Pois, também eu...
O Chrien custou meio Celis, com menos 4 anos... É preciso ter em conta estes detalhes.
Chrien foi bem contratado, na eventualidade de não servir para o Benfica, penso que por ser jovem, europeu e ter potencial, rapidamente se coloca por empréstimo 2 ou 3 temporadas e depois se vende , saindo por um valor que cobre os custos.

Titular no Partizan aos 18 anos.

O que eu não percebo é os Arangos, Veras e brasileiros que cá chegam anualmente aos pontapés. E os Candeias e Agras e outros que tais.

Agora, também sei ver que, tudo somado, talvez não seja tão relevante assim e que não seriam esses cortes que representaria uma mudança de estratégia.

Velazquez

Citação de: bellini em 19 de Julho de 2017, 16:06
Desses nomes que disseste, tirando o Cortez que jogou devido ao JJ ser atrasado, quais deles foram contratados com intenção de serem mais-valias para o Benfica?
Foram contratados com que intenção, só para gastarem dinheiro?

tnlemos

Pois, também eu...

Sinceramente mas eu não consigo só falar à posteriori e por isso estava a falar do Bernardo isoladamente...
Mas se não era o Saponjic, era o Jovic, era titular da equipa da Servia campeão da europa ou do mundo de sub-19 quando veio para cá... Logo sei tanto do Chrien como sei do Saponjic ou Jovic.
Só consigo opinar do que conheço.
Agora temos acertado em várias prospecções... E também não exijo só tiros certeiros...

Dr.Lecter

Citação de: Velazquez em 19 de Julho de 2017, 16:10
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Julho de 2017, 16:06
Basta ver a quantidade de activos que, pouco acrescentando desportivamente, representam um grande peso nas contas.

Igual a nós

Não.

Eles têm Casillas, Maxi, Adrian Lopez... investimentos salariais ou nos passes muito relevantes.

Os que nós fazemos são de outra ordem. São investimentos pequenos, regra geral, e com pouco peso nas contas. Só se tornam mais ou menos relevantes porque são bastantes.

Mas a eliminação, pura e simples, desses investimentos, não iria representar uma mudança estratégica na política de contratações.

Pedro Nunes 28

Citação de: tnlemos em 19 de Julho de 2017, 16:12

Pois, também eu...

Sinceramente mas eu não consigo só falar à posteriori e por isso estava a falar do Bernardo isoladamente...
Mas se não era o Saponjic, era o Jovic, era titular da equipa da Servia campeão da europa ou do mundo de sub-19 quando veio para cá... Logo sei tanto do Chrien como sei do Saponjic ou Jovic.
Só consigo opinar do que conheço.
Agora temos acertado em várias prospecções... E também não exijo só tiros certeiros...
Quando tens limitações financeiras evidentes e vais investir 6/7 milhões num jogador em Portugal tens que ter praticamente a certeza que vai dar.
É o mesmo que um Bayern ou Real Madrid investir 40/50 milhões num jogador e depois "afinal não era assim grande espingarda o rapaz"....acontece, no entanto, não com a regularidade que vemos isso suceder no Benfica. Assim de cabeça é veres quanto estouramos em Saponic, Djuricic, Ola John, Jovic....por exemplo...só aquí estão perto de 30 milhões de euros em jogadores que tiveram ZERO aproveitamento no Benfica.
Agora imagina abater este valor ao passivo bancário !