As Finanças do Benfica

CitriC

Confesso não ter gostado dum assunto na entrevista de DSO.

Confirmou a contenção apelidada pelo jornalista ou seja conter os custos operacionais da Benfica SAD.

E depois logo a seguir falou em aumentar os custos (sobretudo nas remunerações).


Para mim é contraditório falar em contenção e ao mesmo tempo prever e orçamentar subidas nos custos. E isto quando ainda por cima ele começou a entrevista referindo aumentos nos salários nos 2 dígitos no mundo de futebol.


jone1970

vê a coisa da forma absoluta Vs relativa.

há 2 anos atrás a Benfica Sad tinha rendimentos operacionais de 120M € e custos operacionais de 70M €
Isto é, os custos operacionais representavam  58% dos rendimentos operacionais.

Hoje, tem rendimentos operacionais de 170M € e os custos são de 90M €.
Isto é, os custos operacionais representam 53% dos rendimentos operacionais.

Aumentam em valor absoluto, diminuem em peso relativo

CitriC

Citação de: jone1970 em 24 de Maio de 2019, 21:17
vê a coisa da forma absoluta Vs relativa.

há 2 anos atrás a Benfica Sad tinha rendimentos operacionais de 120M € e custos operacionais de 70M €
Isto é, os custos operacionais representavam  58% dos rendimentos operacionais.

Hoje, tem rendimentos operacionais de 170M € e os custos são de 90M €.
Isto é, os custos operacionais representam 53% dos rendimentos operacionais.

Aumentam em valor absoluto, diminuem em peso relativo

Rendimentos Operacionais

Em 16/17 eram 128M
Em 15/16 eram 126M

Gastos Operacionais

Em 16/17 eram 124M
Em 15/16 eram 118M

Para ser preciso.

Aslio

Citação de: Dr.Lecter em 24 de Maio de 2019, 20:52
Citação de: Aslio em 24 de Maio de 2019, 20:31
Citação de: Dr.Lecter em 24 de Maio de 2019, 17:54
Citação de: izlek em 24 de Maio de 2019, 17:38
Citação de: Dealer 88 em 24 de Maio de 2019, 17:29
Citação de: izlek em 24 de Maio de 2019, 16:31
Citação de: Dr.Lecter em 24 de Maio de 2019, 16:14
O naming não é vendido por causa da forma como os adeptos o conhecem ou não. O naming é vendido consoante a projecção da marca. Vale mais, em termos de negócio, um anúncio na TV de um jogo da Champions Benfica vs Barcelona no "Huawei Stadium" do que a forma como os adeptos do clube que lá joga todas as semanas o conhecem.

Depois no FIFA toda a gente no mundo passa a conhecer o estádio por "Huawei Stadium" e por aí adiante. Só mesmo nós vamos continuar a tratá-lo carinhosamente por "luz".

isso é numa lógica de venda para o exterior, mas aí entra outro problema: a pouca expressão do futebol português.. o meu comentário era direcionado ao mercado interno. por exemplo, eu tenho a maior das dúvidas que a caixa tenha muito retorno do naming da academia quando até o presidente se refere à CFC como seixal.

Isso é uma "não questão", o que iria realmente valorizar um negócio desses eram os jogos da Champions, quantos clubes na Europa têm mais participações que o Benfica nos últimos 10/15 anos??? (eu já não me lembro da última vez que não fomos à Champions), e se juntarmos a Liga Europa eu diria que poucas equipas têm mais jogos a nível Europeu do que o Benfica nos últimos 10 anos.

O Benfica é um grande clube, uma grande marca e um grande negócio.

tanto não é que, em mais de 10 anos, não arranjamos patrocinador

Arranjar arranjamos, não estamos é a vender a qualquer preço.
Vi um excerto da entrevista ao DSO onde ele refere valores de 5 milhões/ano pelo naming do estádio.
Para mim, isso é a definição de vender a qualquer preço. 5 milhões é uma ninharia no orçamento do Benfica.

O Bayern tem 6/7M ano pelo naming da Allianz Arena. Se o Benfica conseguir 5M é um valor muito bom para a nossa realidade. Estamos a falar de um contrato de 40/50M. É preciso ter noção dos montantes que se praticam.
40/50 milhões a 8/10 anos não me parece muito, sinceramente.
Se o Bayern recebe 6/7 por ano, há outros clubes que recebem 20/30...

jone1970

eu dei um exemplo de que uma coisa pode aumentar em valor absoluto e baixar em peso relativo.
nem sei se foi isso que o DSO queria dizer.

CitriC

Com os números que apresentei o teu exemplo não me parece realista.

DSO falou simplesmente de contenção de custos operacionais, e acabou por reconhecer que para a próxima época eles irão na realidade aumentar.

Contenção sim, mas aumento também.

Não estou de acordo em falar numa "contenção de aumento". Para mim não passa a mensagem correcta e a comunicação é importante porque 1. Somos um Clube. e 2. Recuperámos a credibilidade e somos agora uma máquina onde muita gente quer investir no nosso Clube, como se provou no último EO.

netkingcool

Citação de: CitriC em 24 de Maio de 2019, 21:54
Com os números que apresentei o teu exemplo não me parece realista.

DSO falou simplesmente de contenção de custos operacionais, e acabou por reconhecer que para a próxima época eles irão na realidade aumentar.

Contenção sim, mas aumento também.

Não estou de acordo em falar numa "contenção de aumento". Para mim não passa a mensagem correcta e a comunicação é importante porque 1. Somos um Clube. e 2. Recuperámos a credibilidade e somos agora uma máquina onde muita gente quer investir no nosso Clube, como se provou no último EO.

A questão do DSO era um trade-off entre mais salários e menos investimento em contratações.

Além claro do aumento continuado das receitas operacionais.

SirManu

Citação de: CitriC em 24 de Maio de 2019, 21:54
Com os números que apresentei o teu exemplo não me parece realista.

DSO falou simplesmente de contenção de custos operacionais, e acabou por reconhecer que para a próxima época eles irão na realidade aumentar.

Contenção sim, mas aumento também.

Não estou de acordo em falar numa "contenção de aumento". Para mim não passa a mensagem correcta e a comunicação é importante porque 1. Somos um Clube. e 2. Recuperámos a credibilidade e somos agora uma máquina onde muita gente quer investir no nosso Clube, como se provou no último EO.

Pelo que eu entendi na entrevista, ele referiu que o aumento de custos tem de vir acompanhado de aumento de receitas, por exemplo se aumentar os custos em 10% tem que aumentar as receitas também cerca de 10%. Até falou na conversa que tem com outros clubes, em que o futebol é a área onde a receitas aumentam mais de ano para ano.


Em relação ao que dizes sobre o naming, em vez desses 5M/ano secalhar se arranjarmos um parceiro que invista na melhoria do estádio em termos estéticos e tecnológicos, talvez compense...por exemplo melhoria da rede (em dias de jogo é impossivel usar os dados), ecrãs mais modernos (adorava ter algo parecido ao estádio do Krasnodar), etc. Que achas?

Red Guns

Para mim o mais relevante que ele disse é que planeiam contratar menos para baixar os custos com amortizações de passes para poder ter mais orçamento disponível para custos com pessoal. Ou seja, contratar menos e dar melhores salários aos que ficam.

BENFIKA

Algo que me parece fundamental para esta estratégia de manter os miúdos alguns anos com bons contratos, e conseguir na próxima renovação dos equipamentos um contrato bem mais elevado.

EAGLEBOY

Não entendi a parte de se fazer uma antecipação de receitas (ou créditos futuros) para se pagar o EO deste ano.

Qual a lógica disso? Não seria melhor antecipar este novo EO para pagar o que findou? Até porque pelo que entendi as taxas da antecipação de receitas foi bem maior do que o novo EO.

Esta situação foi muito mal explicada, na minha opinião.

SURREAL9

Citação de: SirManu em 24 de Maio de 2019, 23:02
Citação de: CitriC em 24 de Maio de 2019, 21:54
Com os números que apresentei o teu exemplo não me parece realista.

DSO falou simplesmente de contenção de custos operacionais, e acabou por reconhecer que para a próxima época eles irão na realidade aumentar.

Contenção sim, mas aumento também.

Não estou de acordo em falar numa "contenção de aumento". Para mim não passa a mensagem correcta e a comunicação é importante porque 1. Somos um Clube. e 2. Recuperámos a credibilidade e somos agora uma máquina onde muita gente quer investir no nosso Clube, como se provou no último EO.

Pelo que eu entendi na entrevista, ele referiu que o aumento de custos tem de vir acompanhado de aumento de receitas, por exemplo se aumentar os custos em 10% tem que aumentar as receitas também cerca de 10%. Até falou na conversa que tem com outros clubes, em que o futebol é a área onde a receitas aumentam mais de ano para ano.


Em relação ao que dizes sobre o naming, em vez desses 5M/ano secalhar se arranjarmos um parceiro que invista na melhoria do estádio em termos estéticos e tecnológicos, talvez compense...por exemplo melhoria da rede (em dias de jogo é impossivel usar os dados), ecrãs mais modernos (adorava ter algo parecido ao estádio do Krasnodar), etc. Que achas?

Amigo, deviam era de deixar os telelés á porta do estádio quanto mais reforçar o sinal.

GARAJAU

Benfica é 26.º clube mais valioso do mundo. Real Madrid destrona "red devils"

O Benfica ocupa a 26.ª posição no "ranking" de clubes de futebol mais valiosos do mundo elaborado pela consultora KPMG. O Real Madrid lidera a lista, tendo destronado o Manchester United.O clube da Luz apresenta um valor de mercado de 333 milhões de euros, mais 1% do que no ano anterior.Já o Real Madrid é valorizado em 3.224 milhões de euros, quase dez vezes mais do que as "águias". Os "merengues", que terminaram a Liga espanhola na terceira posição aumentaram o valor em 10% e ultrapassaram o Manchester United, sexto classificado da "Premier League". Os "red devils" valem 3.207 milhões de euros, tendo registado uma quebra de 1%.Na terceira posição surge o Bayern Munique, com 2.696 milhões de euros, seguido do Barcelona (2.676 milhões) e Manchester City (2.460 milhões).Ainda no top 10 figuram Chelsea, Liverpool, Arsenal, Tottenham e Juventus.Os clubes ingleses dominam a lista, com nove emblemas no top 32. Espanha e Itália contam com seis clubes cada, enquanto a Alemanha e a França têm três emblemas cada no "ranking". A Turquia inclui dois clubes na listagem e Portugal, Holanda e Escócia têm um representante cada.

Maka

Citação de: Dealer 88 em 24 de Maio de 2019, 17:29
Citação de: izlek em 24 de Maio de 2019, 16:31
Citação de: Dr.Lecter em 24 de Maio de 2019, 16:14
O naming não é vendido por causa da forma como os adeptos o conhecem ou não. O naming é vendido consoante a projecção da marca. Vale mais, em termos de negócio, um anúncio na TV de um jogo da Champions Benfica vs Barcelona no "Huawei Stadium" do que a forma como os adeptos do clube que lá joga todas as semanas o conhecem.

Depois no FIFA toda a gente no mundo passa a conhecer o estádio por "Huawei Stadium" e por aí adiante. Só mesmo nós vamos continuar a tratá-lo carinhosamente por "luz".

isso é numa lógica de venda para o exterior, mas aí entra outro problema: a pouca expressão do futebol português.. o meu comentário era direcionado ao mercado interno. por exemplo, eu tenho a maior das dúvidas que a caixa tenha muito retorno do naming da academia quando até o presidente se refere à CFC como seixal.

Isso é uma "não questão", o que iria realmente valorizar um negócio desses eram os jogos da Champions, quantos clubes na Europa têm mais participações que o Benfica nos últimos 10/15 anos??? (eu já não me lembro da última vez que não fomos à Champions), e se juntarmos a Liga Europa eu diria que poucas equipas têm mais jogos a nível Europeu do que o Benfica nos últimos 10 anos.

O Benfica é um grande clube, uma grande marca e um grande negócio.

Não? Andas desatento. 2009/2010.