As Finanças do Benfica

Thorondor

Citação de: boladeneve em 14 de Novembro de 2019, 16:31
Citação de: MALU15 em 13 de Novembro de 2019, 15:32
Citação de: boladeneve em 13 de Novembro de 2019, 15:15
Citação de: giiin em 12 de Novembro de 2019, 19:28
A quem sabe, ha dinheiro para investir mais na equipa do que aquilo que temos feito, ou nem pensar?

Total. A SAD tem > 100 milhões em caixa.
A que data se refere o teu inventário de caixa e bancos?

Outubro

PS - não vi com os meus olhos, mas não tenho motivos para duvidar...

Esse tipo de montante em caixa não tem implicações a nível de impostos?

boladeneve

Citação de: Thorondor em 14 de Novembro de 2019, 17:27
A quem sabe, ha dinheiro para investir mais na equipa do que aquilo que temos feito, ou nem pensar?

Outubro

Impostos? É possível ter enormes disponibilidades e ter um exercício negativo. Depende da gestão de tesouraria.

Isto se te referes a IRC, porque desconheço qualquer tipo de imposto aplicado aos ativos líquidos.

Entrou muito dinheiro após o fecho de contas, Félix, CL e lugares anuais à cabeça... Mas até ao final do exercício, também haverá muita despesa...

MALU15

Citação de: boladeneve em 14 de Novembro de 2019, 17:47

Outubro

Impostos? É possível ter enormes disponibilidades e ter um exercício negativo. Depende da gestão de tesouraria.

Isto se te referes a IRC, porque desconheço qualquer tipo de imposto aplicado aos ativos líquidos.

Entrou muito dinheiro após o fecho de contas, Félix, CL e lugares anuais à cabeça... Mas até ao final do exercício, também haverá muita despesa...
deve estar a confundir disponibilidades com matéria colectável e ou resultados ...

Thorondor

Citação de: MALU15 em 14 de Novembro de 2019, 18:13

Outubro

deve estar a confundir disponibilidades com matéria colectável e ou resultados ...

Não estou a confundir, sou simplesmente ignorante na matéria :ashamed:. perguntei porque não sabia mesmo. Agora já sei. Obrigado a ambos.

P.S.: O pouco que sei acerca de finanças aprendi contigo e com o Citric neste fórum. pelo menos já sei que olhar para o passivo como faz 99% da CS portuguesa é uma visão simplista e errada da situação económica.

Polaco

Citação de: Thorondor em 14 de Novembro de 2019, 18:22

Outubro

Não estou a confundir, sou simplesmente ignorante na matéria :ashamed:. perguntei porque não sabia mesmo. Agora já sei. Obrigado a ambos.

P.S.: O pouco que sei acerca de finanças aprendi contigo e com o Citric neste fórum. pelo menos já sei que olhar para o passivo como faz 99% da CS portuguesa é uma visão simplista e errada da situação económica.

O melhor adjectivo é desonesto

jone1970

Citação de: Polaco em 14 de Novembro de 2019, 21:18
Citação de: Thorondor em 14 de Novembro de 2019, 18:22

Outubro

O melhor adjectivo é desonesto

eu acho que é mesmo ignorância e sensacionalismo.
se repararem, quando o passivo do Benfica deixou de ser o maior dos 3 "grandes", o passivo deixou de ser conversa na CS

ccm

Citação de: Maka em 14 de Novembro de 2019, 15:10
Citação de: ccm em 14 de Novembro de 2019, 14:39
Citação de: Maka em 14 de Novembro de 2019, 02:25
Citação de: Semper Fidelis em 14 de Novembro de 2019, 02:25
Citação de: Maka em 14 de Novembro de 2019, 02:22
Citação de: MALU15 em 12 de Novembro de 2019, 15:40
Citação de: golfdreamer em 12 de Novembro de 2019, 15:11
Citação de: MALU15 em 12 de Novembro de 2019, 13:56
Citação de: golfdreamer em 12 de Novembro de 2019, 13:14
Citação de: MALU15 em 12 de Novembro de 2019, 12:36
Citação de: aquaris em 12 de Novembro de 2019, 11:17
O SLB tem as suas contas sobre controlo, sou boas quando comparadas com outros clubes portugueses, mas estão longe de ser boas contas. O SLB tem 50% das receitas da TV até 2026 indexadas ao pagamento do passivo, tem 3 empréstimos obrigacionistas para pagar, e está a investir em infraestruturas.
Vamos ter de continuar a vender, mas temos de ser mais inteligentes nas vendas, temos de vender jogadores de qua!idade média boa, mais fácil de substituir, e reter os grandes talentos, que aumentam as receitas, quer via resultados, quer via marketing.
Será mais correcto dizer que os 50% das receitas de TV (118,5 Me) estão indexadas à regularização contabilística dos outros passivos, e não ao pagamento, pois não existe nenhum passivo financeiro por liquidar. A cedência de créditos futuros foi feita sem recurso.

Mas o Project finance e o papel comercial do novo banco não é considerado passivo financeiro?
Paraste em 2017? Acorda, já estamos em 2019 e quase em 2020!
A 31 de Dezembro de 2017 tínhamos de passivo financeiro:
Novo Banco/Millennium bcp - project finance           35.102
CGD                                                                      3.605
Papel comercial 2017-2025                                     50.933

Do que eu percebo o credito de  97.3M foram cedidos para se pagar este passivo financeiro.
Estás a dizer que o dinheiro do contrato da NOS foi antecipado e que a totalidade estes passivos financeiros já não existem?
Que confusão vai na tua cabeça. Deve ter sido da discussão acalorada das comparações com o Ajax e outros ...

Mas em linguagem corrente, o que a SAD fez foi antecipar o recebimento dos direitos TV da NOS, mediante operação financeira que teve o tal custo cuja taxa aplicada muito se discutiu por aqui, tendo acordado como contrapartida a cedência desses créditos futuros quando forem considerados vencidos.
Depois, com o cash recebido da operação procedeu de imediato à amortização de dívida financeira (cerca de 100Me) na qual estava entre outras a parcela da dívida bancária do P. Finance e do Papel Comercial.

Em consequência disto não só se libertou da dívida como dos juros da mesma. Está claro agora? Se está, podes acordar de vez e regressar aos dias de hoje.

Um erro (acidental ou propositado), dadas as condições do PF. Não havia necessidade nenhuma de antecipar o seu pagamento, nunca percebi tamanha pressa em fazê-lo.

jan/2018 dívida pessoal LFV reestruturada por BCP e Novo Banco
mar/2018 abatimento do passivo financeiro do Benfica no BCP e Novo Banco

"(acidental ou propositado)"    ::)

2012
"Em 2012, por exemplo, quando o Millennium BCP pediu três mil milhões de euros de fundos públicos para se capitalizar através da liha da troika, uma das contrapartidas exigidas pelas autoridades europeias foi precisamente que o banco não alargasse a sua exposição aos clubes desportivos."

2014
A convulsão que tem afetado o BES atinge múltiplos setores da sociedade e a exposição ao futebol não escapa. Os três principais clubes êm uma relação de 215,2 milhões de euros com o BES... a maior parte (113,739 milhões) diziam respeito à SAD benfiquista, destacando-se os 72,5 milhões de dívida individualizada.

2015
"É chegado o tempo de pagar o passivo do clube, de o recuperar para os seus sócios. Poder dizer que o clube voltou a ser nosso, que vai poder livrar-se da sua dependência do sistema financeiro, é algo que me enche de orgulho".

O que é que isso tem a ver com o que eu disse? Conheces o PF? Sabes como estava estruturado, as suas condições e prazos de pagamento? Para que é que misturas o PF com os outros financiamentos bancárias e metes tudo no mesmo saco?
A esta última não precisas de responder, sei bem a resposta.

Ainda bem que sabes muita coisa.

Quais eram as taxas de juro do PF?
Qual o valor do depósito de caução ao serviço da dívida do PF?
Quais as taxas de juro actuais?

Concerteza não será difícil responder.

MALU15

Citação de: ccm em 14 de Novembro de 2019, 22:52
Citação de: Maka em 14 de Novembro de 2019, 15:10
Citação de: ccm em 14 de Novembro de 2019, 14:39
Citação de: Maka em 14 de Novembro de 2019, 02:25
Citação de: Semper Fidelis em 14 de Novembro de 2019, 02:25
Citação de: Maka em 14 de Novembro de 2019, 02:22
Citação de: MALU15 em 12 de Novembro de 2019, 15:40
Citação de: golfdreamer em 12 de Novembro de 2019, 15:11
Citação de: MALU15 em 12 de Novembro de 2019, 13:56
Citação de: golfdreamer em 12 de Novembro de 2019, 13:14
Citação de: MALU15 em 12 de Novembro de 2019, 12:36
Citação de: aquaris em 12 de Novembro de 2019, 11:17
O SLB tem as suas contas sobre controlo, sou boas quando comparadas com outros clubes portugueses, mas estão longe de ser boas contas. O SLB tem 50% das receitas da TV até 2026 indexadas ao pagamento do passivo, tem 3 empréstimos obrigacionistas para pagar, e está a investir em infraestruturas.
Vamos ter de continuar a vender, mas temos de ser mais inteligentes nas vendas, temos de vender jogadores de qua!idade média boa, mais fácil de substituir, e reter os grandes talentos, que aumentam as receitas, quer via resultados, quer via marketing.
Será mais correcto dizer que os 50% das receitas de TV (118,5 Me) estão indexadas à regularização contabilística dos outros passivos, e não ao pagamento, pois não existe nenhum passivo financeiro por liquidar. A cedência de créditos futuros foi feita sem recurso.

Mas o Project finance e o papel comercial do novo banco não é considerado passivo financeiro?
Paraste em 2017? Acorda, já estamos em 2019 e quase em 2020!
A 31 de Dezembro de 2017 tínhamos de passivo financeiro:
Novo Banco/Millennium bcp - project finance           35.102
CGD                                                                      3.605
Papel comercial 2017-2025                                     50.933

Do que eu percebo o credito de  97.3M foram cedidos para se pagar este passivo financeiro.
Estás a dizer que o dinheiro do contrato da NOS foi antecipado e que a totalidade estes passivos financeiros já não existem?
Que confusão vai na tua cabeça. Deve ter sido da discussão acalorada das comparações com o Ajax e outros ...

Mas em linguagem corrente, o que a SAD fez foi antecipar o recebimento dos direitos TV da NOS, mediante operação financeira que teve o tal custo cuja taxa aplicada muito se discutiu por aqui, tendo acordado como contrapartida a cedência desses créditos futuros quando forem considerados vencidos.
Depois, com o cash recebido da operação procedeu de imediato à amortização de dívida financeira (cerca de 100Me) na qual estava entre outras a parcela da dívida bancária do P. Finance e do Papel Comercial.

Em consequência disto não só se libertou da dívida como dos juros da mesma. Está claro agora? Se está, podes acordar de vez e regressar aos dias de hoje.

Um erro (acidental ou propositado), dadas as condições do PF. Não havia necessidade nenhuma de antecipar o seu pagamento, nunca percebi tamanha pressa em fazê-lo.

jan/2018 dívida pessoal LFV reestruturada por BCP e Novo Banco
mar/2018 abatimento do passivo financeiro do Benfica no BCP e Novo Banco

"(acidental ou propositado)"    ::)

2012
"Em 2012, por exemplo, quando o Millennium BCP pediu três mil milhões de euros de fundos públicos para se capitalizar através da liha da troika, uma das contrapartidas exigidas pelas autoridades europeias foi precisamente que o banco não alargasse a sua exposição aos clubes desportivos."

2014
A convulsão que tem afetado o BES atinge múltiplos setores da sociedade e a exposição ao futebol não escapa. Os três principais clubes êm uma relação de 215,2 milhões de euros com o BES... a maior parte (113,739 milhões) diziam respeito à SAD benfiquista, destacando-se os 72,5 milhões de dívida individualizada.

2015
"É chegado o tempo de pagar o passivo do clube, de o recuperar para os seus sócios. Poder dizer que o clube voltou a ser nosso, que vai poder livrar-se da sua dependência do sistema financeiro, é algo que me enche de orgulho".

O que é que isso tem a ver com o que eu disse? Conheces o PF? Sabes como estava estruturado, as suas condições e prazos de pagamento? Para que é que misturas o PF com os outros financiamentos bancárias e metes tudo no mesmo saco?
A esta última não precisas de responder, sei bem a resposta.

Ainda bem que sabes muita coisa.

Quais eram as taxas de juro do PF?
Qual o valor do depósito de caução ao serviço da dívida do PF?
Quais as taxas de juro actuais?

Concerteza não será difícil responder.

Isso e não só, tal como constava dos R&C anteriores à liquidação do PF.

32.1 Garantias prestadas

Em termos individuais, as garantias prestadas pela Benfica SAD são apresentadas de seguida.
A 24 de junho de 2005, no âmbito da renegociação do contrato de financiamento da construção do estádio do Sport Lisboae Benfica (project finance), realizado a 16 de junho de 2003, foram prestadas por parte da Benfica SAD como garantias a favor dos bancos envolvidos no projeto de financiamento todos os saldos a crédito da conta bancária nº. 561002530000, designada como Conta SAD, podendo a mesma ser livremente movimentada desde que não se verifiquem incumprimentos, e primeiro penhor sobre todos os créditos que a Benfica SAD detenha sobre o Sport Lisboa e Benfica emergentes do contrato de utilização do novo estádio.

O Sport Lisboa Benfica constituiu a favor dos bancos, penhor sobre todas e cada uma das ações de que era titular (10.00ações representativas da totalidade do capital social da Benfica Estádio), assim como de novas ações de que possa vir a ser titular (em virtude de qualquer aumento de capital social da Benfica Estádio), bem como de todos os suprimentos e/ ou prestações acessórias, no montante de 29.297 milhares de euros. Com a reestruturação do Grupo Benfica realizada em dezembro de 2009, nomeadamente com a aquisição da totalidade das ações da Benfica Estádio pela Benfica SAD ao Clube,
a Benfica SAD substituiu o Sport Lisboa e Benfica na prestação desta garantia.

...

Em base consolidada, terão de ser tidas em conta as garantias seguidamente descritas.
Para garantia do integral e pontual cumprimento pela Benfica Estádio das Obrigações Garantidas (obrigações da empresa perante os bancos, emergentes do Contrato de Financiamento e dos Contratos Financeiros), foram constituídas as seguintes
garantias (algumas das quais já foram referidas anteriormente em base individual):
• O Sport Lisboa e Benfica constituiu a favor dos bancos, penhor sobre todas e cada uma das ações de que era titular (10.000 ações representativas da totalidade do capital social da Benfica Estádio), assim como de novas ações de que possa vir a ser titular (em virtude de qualquer aumento de capital social da Benfica Estádio), bem como de todos os suprimentos e/ou prestações acessórias, no montante de 29.297 milhares de euros. Com a reestruturação do Grupo Benfica realizada em dezembro de 2009, nomeadamente com a aquisição da totalidade das ações da Benfica Estádio pela Benfica SAD ao Clube, a Benfica SAD substituiu o Sport Lisboa e Benfica na prestação desta garantia;

• A Benfica Estádio, o Sport Lisboa e Benfica e a Benfica SAD, constituíram a favor dos bancos, garantia sobre todos os saldos a crédito das Contas do Projeto, das Contas SLB e da Conta SAD, constantes do Contrato de Financiamento, podendo ser livremente movimentados desde que não se verifique incumprimentos (a garantia prestada pela Benfica SAD já estava referida anteriormente em base individual);
• A Benfica Estádio constituiu a favor dos bancos, penhor sobre todos os bens empenháveis (adquiridos a partir da data de assinatura do Contrato de Financiamento) e ainda sobre todos os créditos de que a Benfica Estádio venha a ser titular sobre o Sport Lisboa e Benfica e a Benfica SAD, relativamente a suprimentos e/ou prestações acessórias;
• O Sport Lisboa e Benfica constituiu a favor dos bancos, primeiro penhor sobre todos os créditos, atuais e futuros, que detenha ou venha a ser titular, sobre os associados do Clube, a título de quotas;
• A Benfica Estádio constituiu hipoteca de primeiro grau a favor dos bancos, sobre o imóvel, conforme escritura de hipoteca de 16 de junho de 2003;
• A Benfica Estádio cedeu ao banco agente das garantias, em representação dos bancos, todos os créditos de qualquer tipo ou natureza, emergentes ou futuros, dos contratos descritos no Contrato de Financiamento;
• O Sport Lisboa e Benfica cedeu ao banco agente das garantias (em representação dos bancos) todos os créditos de qualquer tipo ou natureza, emergentes dos contratos descritos no Contrato de Financiamento.

cachecolglorioso

Agradeço desde já alguns esclarecimentos que desconhecia, nomeadamente a questão do EO de 2020, e a facilidade com que as falsas informações podem contaminar a opinião de alguém, fiquei esclarecido em relação a alguns pontos.

Mas essencialmente continuo com uma dúvida, alguém afirmou que os EOs são uma fonte de financiamento... Pergunto, quando vence um EO a SAD tem de pagar aos investidores, certo ?

Vamos imaginar vence um EO de 40 milhões, a SAD tem de devolver esses 40 milhões, se logo a seguir emite novo EO, por exemplo no valor de 45 milhões, então só se financiou em 5 milhões, certo ?

Desses 5 milhões ainda terá de suportar os custos da operação e prever os pagamos dos juros na duração do EO, certo ?

Pergunto o que se ganha com isto ?

Uma outra questão, de acordo com os dados da Prodata, a taxa média paga pelas empresas para empréstimos superiores a 1 milhão de euros, que em tempos andou perto dos 6%, em 2018 e 2109, é inferior a 2%, mesmo que se aplique algum tipo de spreed, será que compensa pagar mais juro nos EOs ?

MALU15

Citação de: cachecolglorioso em 15 de Novembro de 2019, 01:58
Agradeço desde já alguns esclarecimentos que desconhecia, nomeadamente a questão do EO de 2020, e a facilidade com que as falsas informações podem contaminar a opinião de alguém, fiquei esclarecido em relação a alguns pontos.

Mas essencialmente continuo com uma dúvida, alguém afirmou que os EOs são uma fonte de financiamento... Pergunto, quando vence um EO a SAD tem de pagar aos investidores, certo ?

Vamos imaginar vence um EO de 40 milhões, a SAD tem de devolver esses 40 milhões, se logo a seguir emite novo EO, por exemplo no valor de 45 milhões, então só se financiou em 5 milhões, certo ?

Desses 5 milhões ainda terá de suportar os custos da operação e prever os pagamos dos juros na duração do EO, certo ?

Pergunto o que se ganha com isto ?

Uma outra questão, de acordo com os dados da Prodata, a taxa média paga pelas empresas para empréstimos superiores a 1 milhão de euros, que em tempos andou perto dos 6%, em 2018 e 2109, é inferior a 2%, mesmo que se aplique algum tipo de spreed, será que compensa pagar mais juro nos EOs ?

Antes de mais quero dizer-te que visitei o teu site e gostei muito do que vi acerca de cachecóis do glorioso e recomendo a visita.

Respondendo agora às questões que colocas, e terei muito prazer em contribuir para o teu esclarecimento, pois já vi que estás de boa fé o que infelizmente nem sempre acontece neste fórum.

Em relação aos procedimentos em cada empréstimo, lembro apenas que todos os empréstimos carecem de autorização da CMVM e o seu processo de subscrição é precedido da publicação dum prospecto da operação onde podem ser tiradas todas as dúvidas sobre o empréstimo.

Ao contrário do que dizes nem todos os empréstimos lançados pela BSAD assentam no princípio de que na data de amortização do mesmo é emitido um novo empréstimo de igual montante mais os juros, e isso até aconteceu no caso do último da BSAD que foi liquidado em Abril e o novo de valor inferior só foi lançado cerca de 1 mês depois, e este novo contemplava uma operação de troca de modo a antecipar já a amortização do empréstimo que se vence em 2020, como já referi em post anterior.

O que acontece normalmente com todos os empréstimos, é que os juros são pagos numa base semestral, à taxa com que foi contraído o empréstimo, e no final do período (3 anos ou mais) são pagos os juros do último semestre bem como reembolsado o valor do capital investido.

Se a entidade emitente pretender emitir um novo empréstimo, o que acontece é ocorrer um novo processo sujeito a nova autorização por parte da CMVM, sendo estabelecido o montante, prazo e taxas do mesmo.

Este processo que descrevi é o que tem acontecido com a BSAD e na generalidade com as empresas que recorrem a este tipo de  empréstimos, mas infelizmente há excepções quando as empresas entram em incumprimento e não cumprem com o estabelecido, não liquidando o capital investido nas datas prometidas e prolongando assim a vida dos mesmos, como aconteceu no ano passado com a Sporting SAD, e por isso foi penalizada pelo mercado, que não viu subscrito de forma integral o novo empréstimo de 30Me, para além de ter de pagar uma taxa, salvo erro, superior aos 6%.

Quanto aos custos da operação por parte da BSAD são pagos no lançamento do empréstimo à IF contratada, e esses custos são conhecidos e constam do prospecto da operação. Nas datas de pagamento dos juros e de amortização do capital, e os custos que possam existir, variáveis por IF, são suportados pelos investidores.

Falta responder à tua pergunta: O que é que se ganha com isto?
A resposta é simples, a BSAD consegue-se financiar no mercado, com os capitais de que precisa e à melhor taxa possível, considerando os prazos e montantes, e tendo em conta os riscos que o mercado atribui a estas operações tendo em conta a situação financeira da BSAD ou o seu rating no caso de existir (caso de outras empresas que tenham). Tem presente que no caso da BSAD, sendo um clube de futebol, segundo o que se diz por os Bancos estarem proibidos de financiar os clubes de futebol (orientações do BCE), sendo o Sporting pelos vistos uma excepção, pois para eles até há perdões.

Quanto ao teu último parágrafo, não é certamente aplicável a elevados montantes e prazos mais alargados, mas sim a universos de pequenas e médias empresas, que no seu relacionamento normal com as entidades bancárias montam operações que interessam a ambas as partes.

Para terminar, e para teres uma ideia sobre o que acontece com outras empresas, em processos de subscrição de obrigações, tens aqui 3 casos que me lembro que ocorreram em 2019:

SIC                 Jun19        valor  30 Me taxa de 4,5%
Mota-Engil       Out19        Valor  116Me  taxa de 4,375%
Tap                 JUN19        Valor  50 Me  taxa de 4,375%

Os prazos são todos de 3 ou mais anos.

SERNADA_SLB

Porto antecipa mais 50M€ de direitos televisivos.

Migas75

Citação de: jmovalente em 18 de Novembro de 2019, 21:02

Que saúde financeira...
Estão de rastos e vão ter de vender jogadores...
Grande Bimbo da Costa!

Felix79

Saúde financeira do SL Benfica da um xito a Corruptos e Parceiros do Crime.

jone1970

Citação de: Felix79 em 18 de Novembro de 2019, 21:39
Saúde financeira do SL Benfica da um xito a Corruptos e Parceiros do Crime.

Verdade absoluta!
Mas se calhar estava na hora de começar a usar os lucros para investir no futebol em vez de usar o futebol para obter lucros.

magoslb

Citação de: Migas75 em 18 de Novembro de 2019, 21:10
Citação de: jmovalente em 18 de Novembro de 2019, 21:02

Que saúde financeira...
Estão de rastos e vão ter de vender jogadores...
Grande Bimbo da Costa!

E mesmo assim chegam à luz e ganham. Se não tivessem de rastos estávamos bem arranjados.