SL Benfica 84 - 78 FC Porto

    Competição
    Fase
    Fase Regular
    Ronda
    15ª Jornada
    Data
    Sáb, 10 Fevereiro, 2024, 14:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV | RTP 2

     

    RAÇA, UNIÃO E VITÓRIA EM CLÁSSICO DE HOMENAGEM

     

    Fruto de uma grande exibição coletiva, o Benfica superiorizou-se ao FC Porto, por 84-78, no jogo da 15.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Ao intervalo foi prestado um tributo a Tomás Barroso.

     

    Numa grande exibição coletiva, em dia de homenagem a Tomás Barroso, o Benfica bateu o FC Porto, por 84-78, no clássico da 15.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. O jogo decorreu na tarde deste sábado, 10 de fevereiro, num caloroso Pavilhão Fidelidade.

     

    Tarde de clássico de basquetebol na Luz, a iniciar o fim de semana quente de jogos grandes no ninho das águias. A informação de bilhetes esgotados para o encontro já era conhecida, e foram 1657 os adeptos que contribuíram para o espetáculo a que se assistiu.

     

    Na antevisão ao desafio, Norberto Alves havia dito que os seus comandados teriam de ser "muito coletivos quer nas questões ofensivas, quer defensivas". Assim foi!

     

    Aaron Broussard, José Silva, Makram Ben Romdhane, Toney Douglas e Terrell Carter foram os jogadores escalados para o cinco inicial, tendo o último recebido o prémio de MVP do mês de janeiro, entregue por Mário Palma (antigo treinador do Benfica e da Seleção Nacional), antes do arranque do clássico.

     

    Referir, ainda, o esclarecimento da situação clínica de Ivan Almeida pelo Clube ao início da tarde deste sábado, 10 de fevereiro.

     

    Tomás Barroso, que seria homenageado ao intervalo, entregou a bola ao árbitro e, assim, deu-se início ao jogo entre o Benfica e o FC Porto!

     

    Começo morno, com os encarnados na frente, a esticarem o resultado de 2-0 até aos 2'. Escasso dadas as investidas, porém, justificado pelo desacerto dos dois coletivos por baixo do cesto.

     

    Ampliada a vantagem benfiquista para 4-0, os azuis e brancos beneficiaram da conversão de dois lances livres, tendo Tanner Omlid desfeito o nulo do lado da sua equipa ao concretizar um deles (4-1).

     

    A reagir bem à perda de bola e a ganhar os ressaltos, o Benfica dilatou para 7-1, mostrando bons indicadores para o resto da partida. De mão quente, José Silva colocou o Glorioso a vencer por 10 pontos, através de dois triplos (10-3 e 13-3). Aqui, Fernando Sá, técnico dos portistas, viu-se obrigado a parar o clássico.

     

    Seguras, as águias impunham o seu jogo, em equipa, bloqueavam o FC Porto e "fuzilavam" o cesto sempre que conseguiam (18-7). No final do 1.º quarto, fruto de uma exibição sólida, o Benfica vencia por 18-13, sendo José Silva autor de oito dos 18 pontos dos encarnados.

     

    Nos 10 minutos seguintes, o FC Porto aproximou o resultado em 18-16, forçando Norberto Alves a pedir desconto de tempo. Na quadra, as tropas encarnadas responderam em conformidade com aquilo que haviam feito no período inaugural: 25-16 no marcador, mas não ficou por aqui... Fruto de uma boa ação defensiva, maior acerto junto ao cesto e mais um triplo de José Silva, o Benfica voou para um 31-16.

     

    O FC Porto ainda ripostou (31-19), mas José Silva, de novo e de mão quente, voltou a atirar da linha de três (34-19), alcançando a marca pessoal dos 14 pontos no jogo.

     

    Como em tantas outras ocasiões até então, o conjunto portista reduziu, para 36-21, da linha de lance livre (6/12 lances livres convertidos). Com os triplos a caírem, Aaron Broussard (42-27) e Betinho Gomes ampliaram para 45-27.

     

    Catapultados pelo grande ambiente proporcionado pelos adeptos no Pavilhão Fidelidade, e sob o olhar atento do Presidente Rui Costa, os bicampeões nacionais venciam por 45-31 ao intervalo.

     

    E foi durante os minutos de descanso que o SL Benfica prestou uma bonita e sentida homenagem ao antigo basquetebolista e capitão das águias, Tomás Barroso, ovacionado e muito aplaudido pelos presentes na Luz!

     

    A perder por 14 pontos, o FC Porto entrou mais certeiro no 3.º quarto e colocou as contas em 45-36. A permitir espaços, o Benfica viu o adversário encurtar a diferença: 47-41. Clássico é sempre um clássico, incerto até final, mas era preciso voltar ao bom momento defensivo e ao conforto do marcador.

     

    A reação não tardou... Com um grande afundanço, que fez os adeptos levantarem-se das cadeiras, Terrell Carter rubricou o 49-41.

     

    Inevitavelmente, dado o domínio do FC Porto neste período, um ponto (53-52) separava as duas equipas aos 8', instante em que Norberto Alves se viu obrigado a parar o encontro.

     

    Estava mais quente o clássico, disputado, a poder cair para qualquer um dos lados (55-54). A 20 segundos do fim do 3.º quarto, com a bola na sua posse, Aaron Broussard jogou com o tempo, obrigou Phillip Fayne a cometer falta e, da linha de lance livre, estabeleceu o resultado de 57-54.

     

    Tudo em aberto nos 10 minutos finais, distância mínima no score e muita vontade e entrega dos dois conjuntos.

     

    Aos 2' deste 4.º quarto, empate a 59-59. O "homem-triplo" do Benfica, José Silva, voltou a mostrar serviço (62-59), e, na resposta, Phillip Fayne protagonizou um afundanço (62-61). Grande jogo na Luz, com o público, incansável, a fazer parte do espetáculo!

     

    Mais certeiras, as águias ampliaram a vantagem para 66-61, porém, o FC Porto voltou a encostar (66-64).

     

    Seguiram-se momentos de grandes bombas: Cleveland Melvin (69-67), José Silva (72-67) e Anthony Barber (72-70) levaram a Luz à ebulição com a sequência de triplos que lhes saíram das mãos.

     

    Depois de novo empate (72-72), José Silva voltou a mostrar serviço na zona de três, fazendo o seu sexto triplo em oito tentativas, o 21.º ponto pessoal na partida.

     

    Conseguida uma vantagem importante (79-74), Toney Douglas, figura de destaque neste quarto, pelos bloqueios, pontos (21) e distribuição de jogo, ampliou para 82-74, forçando o desconto de tempo do técnico portista.

     

    A um minuto do final, o marcador mostrava 82-77. Estava quase... e, com o grande apoio vindo das bancadas, de onde os adeptos faziam ecoar "Benfica!", o Glorioso fechou o clássico com um triunfo por 84-78, pela mão de José Silva – melhor marcador do desafio, com 23 pontos!

     

    Suado na reta final, mas justo pela exibição e união que as águias mostraram ao longo de uma partida em que nunca estiveram em desvantagem!

     

    Com esta vitória, o Benfica (26) está à distância de um ponto do FC Porto (27).

     

    Segue-se o encontro com o Esgueira, referente à 4.ª jornada do Grupo A da Taça Hugo dos Santos. As duas equipas enfrentam-se no dia 14 de fevereiro (quarta-feira), às 21h00, no Pavilhão Fidelidade.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Entrámos bem, com a atitude certa em termos ofensivos e a defender bem os bloqueios diretos. O trabalho dos jogadores poste foi muito bom nesse nível. Tivemos um momento menos bom no terceiro período, parámos um pouco de trocar a bola mais rápido, ficámos muito tempo com a bola na mão, mas resolvemos esse problema e começámos a atacar as trocas defensivas deles melhor do que estávamos a fazer. É uma vitória justa. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, eles [FC Porto] estão com extrema confiança, a fazerem uma época muito boa, mostraram com os triplos que marcaram a uma distância incrível. Quando o FC Porto voltou para o jogo, os adeptos mantiveram-nos no jogo. O FC Porto estava com a energia positiva toda, e veio das bancadas a energia que nós precisávamos para continuar a lutar e a ganhar. Estamos todos agradecidos. Venham aos próximos jogos, apoiem a equipa, esta e todas as outras equipas do Benfica, que vão dar tudo para ganhar."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/02/10/basquetebol-jogo-benfica-fc-porto-15-jornada-1-fase-liga-betclic

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sexta, 19 Abril 2024