SL Benfica 85 - 53 Portimonense SC

    Competição
    Fase
    Quartos-de-Final
    Data
    Sáb, 13 Janeiro, 2024, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    FORAM LETAIS NO 3.º QUARTO...

     

    O Benfica venceu o Portimonense por 85-53, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal.

     

    O Benfica recebeu e venceu (85-53) o Portimonense neste sábado, 13 de janeiro, em encontro relativo aos quartos de final da Taça de Portugal de basquetebol. As águias garantem assim a presença na final four da competição que venceram na temporada transata de 2022/23.

     

    Sem poder contar com Ivan Almeidalesionou-se na anca, mazela que irá afastá-lo da competição por alguns jogos –, os comandados de Norberto Alves tiveram pela frente a abnegação algarvia nos primeiros minutos do encontro.

     

    Liderando o marcador com vantagens mínimas, os algarvios tiveram o mérito de equilibrar as operações frente aos bicampeões nacionais, que, aos 6', assumiram a frente do marcador (9-7) após dois lançamentos livres de Trey Drechsel. O Benfica ainda alargou a vantagem para seis pontos (15-9), mas, no final do 1.º quarto, a mesma situava-se nos quatro pontos (16-12).

     

    O início do 2.º quarto voltou a ter uma aproximação do Portimonense, graças a um triplo (com falta) de Zacaree Owens, que permitiu amealhar quatro pontos e deixar o jogo a dois pontos. Porém, os encarnados reagiram, aceleraram um pouco e, com o domínio das tabelas, rapidamente cavaram uma diferença de nove pontos no marcador (29-20). Aos 8' do 2.º quarto o Benfica chegou à vantagem na casa das dezenas fruto de um triplo de Toney Douglas (37-27) e o cenário manteve-se até ao fim do parcial (40-29).

     

    O domínio das águias nos lançamentos de três pontos (4/14 e 28% de eficácia contra 1/10 e 10% de eficácia) e de dois pontos (10/17 e 58% de eficácia contra 10/26 e 36% de eficácia) manteve-se na etapa complementar, e estas dispararam no marcador no 3.º quarto, chegando a meio do mesmo com 18 pontos à maior (53-35). E até ao final do parcial só o Benfica somou, atingindo os 69 pontos (69-35).


    No 4.º e derradeiro quarto, Norberto Alves promoveu uma natural rotação dos seus elementos e, do outro lado, o Portimonense, fruto de dois triplos a fechar a contenda, conseguiu mesmo vencer o parcial por 16-18. No entanto, as águias, com um triunfo robusto (85-53), garantiram a presença na final four da prova que venceram na época passada.

     

    A equipa masculina de basquetebol do Benfica volta a competir no sábado, 20 de janeiro, às 15h00, quando se deslocar ao recinto do Vitória SC, o Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em Guimarães, em desafio da 13.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Norberto Alves (treinador do Benfica): "Na segunda parte aumentámos claramente a qualidade da nossa defesa, controlámos melhor o ressalto ofensivo deles e anulámos algumas penetrações para o cesto. Mantivemos sempre o ritmo alto e, na parte final, acabámos por tornar o jogo fácil. Tem sido um ano difícil em termos de lesões... Agora vamos ter o Ivan Almeida fora, durante algum tempo, por lesão, e ele é também um jogador importante para a equipa, mas decisivo é os disponíveis – e hoje mostraram-no – darem um passo em frente para ajudar a equipa. Um dos objetivos da época é repetir a vitória que tivemos no ano passado na Taça de Portugal, e para isso tínhamos de estar na final four, objetivo que cumprimos."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Local: Pavilhão Fidelidade

     

    Cinco inicial do Benfica: José Silva, Thomas Drechsel, Betinho, Toney Douglas e Terrell Carter

     

    Suplentes: Eduardo Francisco (J), Aaron Broussard (J), José Barbosa (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (J), Sérgio Silva (J) e Daniel Relvão (J)

     

    Pontuadores do Benfica: José Silva (10), Thomas Drechsel (9), Terrell Carter (12), Aaron Broussard (7), Makram Ben Romdhane (13), Diogo Gameiro (6), Toney Douglas (16), Sérgio Silva (9), José Barbosa (2) e Daniel Relvão (1)

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/01/13/basquetebol-jogo-benfica-portimonense-quartos-de-final-taca-de-portugal

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Segunda, 15 Janeiro 2024