SL Benfica 3 - 0 SC Braga

    Competição
    Fase
    Fase Final
    Ronda
    14ª Jornada
    Data
    Sáb, 28 Maio, 2022, 17:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    CAMPEÕES NACIONAIS!

     

    Juniores do Benfica bateram o Braga por 3-0 e conquistaram o 25.º título nacional de Sub-19 do Clube.

     

     

    É nosso! Os Juniores do Benfica conquistaram o 25.º título nacional de Sub-19 do palmarés na tarde deste sábado, 28 de maio, ao vencerem o Braga por 3-0 no Benfica Campus. Em encontro da 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão, num jogo digno de uma final, a vitória só ficou decidida nos últimos minutos da partida. Emocionante!

     

    Tarde de decisão do Campeonato Nacional de Juniores, com o líder Benfica e o FC Porto (em 2.º lugar com os mesmos 30 pontos que as águias) a discutirem o título em partidas distintas. No Benfica Campus, os comandados por Luís Araújo tinham pela frente um Braga com "uma identidade muito própria", como disse o técnico na antevisão ao encontro; à mesma hora (17h00), o FC Porto defrontava o Estoril em Vila Nova de Gaia.

     

    Bola ao centro, apito inicial da partida e muito equilíbrio em campo. O Benfica apresentava-se mais cauteloso, a analisar sem se precipitar, num jogo sem grandes oportunidades de parte a parte nos primeiros minutos

     

    Aos 10', Nuno Félix criou o primeiro momento de perigo ao cabecear uma bola de canto batida por Hugo Félix, mas o esférico saiu por cima da baliza. Com mais posse de bola, o Benfica tentava, através dos três corredores, instalar-se e levar perigo à área do Braga.

     

    Volvidos cinco minutos (15'), Hugo Félix foi travado numa jogada promissora. Na marcação do livre direto, o médio encarnado atirou contra a compacta barreira bracarense e, na recarga, o esférico passou ao lado da baliza de João Carvalho.

     

    O Benfica colecionou mais oportunidades, nomeadamente aos 33', por Diogo Prioste e António Silva, mas foi aos 38' que se viu o melhor momento até então. Fora da área, Hugo Félix rematou forte e colocado, para grande defesa de João Carvalho. Até ao intervalo a igualdade a zero não se alterou.

     

     

    No reatamento, as equipas conferiram o mesmo ritmo ao jogo, mas abriram mais espaço entre as linhas. Aos 57', boa oportunidade para o Benfica, através de João Resende, a cabecear para as mãos do guardião do Braga.

     

    Os minutos corriam e o resultado não mexia no Seixal, enquanto o FC Porto vencia o Estoril no Norte do país. Aos 63', o treinador Luís Araújo promoveu a três alterações no xadrez benfiquista: saíram Guilherme Montoia, Diogo Spencer e Hugo Félix e entraram Zan JevsenakJosé Marques e Franculino Djú.

     

    Seguiram-se momentos mais ofensivos das águias, com ocasiões flagrantes, nomeadamente aos 65', por Diego Moreira, aos 77', através de Pedro Santos e aos 81', por Nuno Félix. A bola persistia em não entraraté ir a jogo a peça-chave que desbloqueou o marcador...

     

    Minuto 82 e mais uma troca na equipa do Benfica: saída de Pedro Santos para a entrada de Iuri Moreira. Aos 84' quase se cantou vitória, quando Franculino Djú, isolado em frente a João Carvalho, rematou para as mãos do guarda-redes. No minuto seguinte (84'), o Seixal ficou em pé! Cruzamento de Diego Moreira para finalização de Iuri MoreiraFinalmente o golo! Mas ainda não era certo, dado o 4-0 do FC Porto no momento.

     

    Jogo intenso, emoções à flor da pele, o tempo a esgotar-se e o título a escorregar por entre os dedos. Aos 89'mais um golo, o mesmo marcador! Novamente a passe de Diego Moreira, Iuri Moreira cabeceou para o fundo das redes bracarenses2-0 e Benfica Campus ao rubro, dentro e fora do campo, com o Presidente Rui Costa a vibrar com a vitória nas bancadas, onde também se encontrava João Félix.

     

     

    Já na compensação, aos 90'+5', momento em que o FC Porto vencia por 6-0, Franculino Djú marcou o 3-0 e carimbou o triunfo do Benfica com selo de "campeão nacional". Sofrido, incerto e emocionante até ao último minuto! As equipas terminam a competição com os mesmo pontos, mas um golo apenas fez a diferença... e o Benfica é Campeão!

     

    Olhando para o percurso do Clube no Campeonato Nacional 2021/22, não podia ter começado melhor! Conquistou a 1.ª fase — Série Sul, com 53 pontos. Na fase de apuramento de campeão, as águias, que chegaram à 14.ª jornada na liderança, averbaram dez vitóriastrês empates e uma derrota em 14 jogos, detendo o ataque mais concretizador desta etapa, com 35 finalizações. Uma época de excelência para os Juniores, que depois da conquista da UEFA Youth League, coroam a temporada com o título de Campeões Nacionais.

     

     

    DECLARAÇÕES

     

    Luís Araújo (treinador do Benfica): "Este título representa muito o que é a formação. Neste Campeonato jogaram desde Sub-16 até à equipa B. É um trabalho de toda a formação e staff e só é possível pela comunicação que há entre as equipas técnicas. Partilho o título com os meus colegas. Estamos muito satisfeitos por termos conseguido um título importante para o Clube. Agradeço ao míster Veríssimo, ao míster Oliveira e ao míster Luís Castro. Os títulos são conquistas pelo ADN do Clube. O maior troféu será vê-los chegar à equipa A. Sabíamos que íamos sofrer hoje, as oito equipas desta fase final têm muita qualidade. Ser decidido nos últimos instantes, com a mesma pontuação, pela diferença de golos, mostra o quão renhido é. Estão todos os jogadores e equipas de parabéns."

     

    Iuri Moreira (avançado do Benfica): "É um sentimento inexplicável. Nunca tinha ganho nenhum Campeonato, foi bom ajudar a equipa, agora é festejar. Eu disse aos meus colegas e aos adjuntos que estava confiante que ia marcar. Resultou. O nosso grupo é uma família e estamos sempre abertos a novos jogadores."

     

    Diogo Prioste (médio do Benfica): "Muitas emoções até ao fim. Trabalhamos há muitos meses por isto, é um dos dias mais felizes da minha vida. Quero continuar a conquistar títulos pelo Clube."

     

    José Müller (defesa do Benfica): "Significa muito. Foi uma época longa e sabe bem. Estávamos mental e psicologicamente cansados. Estávamos cansados, mas a acreditar. Foi até ao final. Tem um sabor melhor, principalmente depois da pandemia"

     

    António Silva (defesa do Benfica): "Precisávamos ganhar este título. Depois da Youth League era importantíssimo fazermos a dobradinha. Estando mais perto do final sabíamos que tínhamos de fazer golos. Soubemos dos golos do FC Porto e era cada vez mais preciso. Conseguimos"

     

    Hugo Félix (médio do Benfica): "É muito bom. Depois de nove meses de muito trabalho, acabar com o troféu é o maior desfecho. Tendo o meu irmão [João Félix] aqui é ainda melhor. Conseguimos a maior dobradinha. É incrível, o Benfica é o maior clube do Mundo e jogar e ser campeão pelo Benfica é incrível."

     

    Diego Moreira (extremo do Benfica): "Não há palavras. É a minha segunda época aqui e não tenho palavras. É incrível, não consigo explicar. Vamos aproveitar e fazer a festa. O Benfica é família, já não é uma equipa."

     

    FICHA DE JOGO

     

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2022/05/28/futebol-juniores-jogo-benfica-braga-14-jornada-fase-apuramento-campeao-campeonato-nacional

     

    Coming soon


    Por administrador a Sábado, 28 Outubro 2023