REMONTADA EM ALCOCHETE
Os Juniores do Benfica foram ganhar (1-2) a casa do Sporting na 7.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Sub-19.
Poucas horas antes do dérbi da Liga Betclic, houve uma espécie de aperitivo em juniores, com o Benfica a deslocar-se ao reduto do Sporting e a voltar com os três pontos. Guião épico deixou os leões sair na frente ao intervalo e deu a vitória às águias no último minuto do tempo de compensação.
As equipas que na tarde deste sábado, 6 de abril, entraram no relvado do Estádio Aurélio Pereira para a 7.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Sub-19 pareciam lutar por objetivos diferentes. A da casa, com oito pontos, tem como missão mais premente assenhorear-se do 3.º lugar, disputado por mais dois emblemas com os mesmos oito pontos. Já o Benfica, que entrou em campo com 15 pontos, está envolvido numa discussão taco a taco com o SC Braga pelo lugar cimeiro da classificação. Seja como for, ninguém queria atrasar-se nos respetivos diferendos.
O Sporting promoveu duas alterações em relação à equipa que tinha empatado em Famalicão, enquanto, do lado encarnado, Rui Silva foi a única novidade entre os que tinham iniciado a vitória sobre o Salgueiros na ronda anterior. Aos 10', surgiu a primeira contrariedade para o treinador Luís Araújo. Francisco Neto ficou fora de combate muito cedo. Ainda tentou recuperar, mas acabou por ter mesmo de ser substituído por Tiago Pinto aos 12'. Há males que vêm por bem, como adiante se verá.
Os primeiros 25 minutos disputaram-se sem verdadeiro perigo junto de qualquer das balizas. A ocasião mais parecida com isso surgiu aos 26', por Tiago Pinto, quando um defensor leonino falhou a interceção e deixou que o lateral benfiquista Guilherme Peixoto entrasse na área pela direita e fizesse o centro atrasado para o recém-entrado, um pouco antes da marca de penálti, desperdiçar.
Aos 33', Olívio Tomé tirou um amarelo a Guilherme Silva com um pormenor de grande classe, um toque de calcanhar que deixou o jogador do Sporting fora do lance, vendo-se forçado a agarrar o n.º 11 encarnado. Na sequência do livre, um cabeceamento encontrou o guarda-redes verde e branco atento.
Sem que tivesse feito muito por o merecer, o Sporting chegou ao golo aos 39'. Um livre da esquerda bombeado para a área, um ressalto a que um jogador leonino, de costas para a baliza, só consegue chegar de pontapé de bicicleta, uma grande defesa de Arnas Voitinovicius a suster esse remate, mas muito próximo estava Gabriel Silva para fazer a recarga que valeu o 1-0.
O arranque da segunda parte mostrou-se totalmente diferente do que se tinha visto anteriormente, com as equipas a arriscarem mais e o perigo a rondar ambas as balizas. Pertenceu aos leões a primeira oportunidade, aos 50': João Infante, em fora de jogo, sobre a linha de baliza encarnada, impediu que a bola entrasse. Aos 52', uma grande intervenção de Arnas Voitinovicius negou o golo a Manuel Kissanga, que se esgueirava num contra-ataque venenoso. E este período de maior fulgor leonino teve o seu epílogo dois minutos depois, quando a bola foi ao ferro na sequência de um livre.
No contra-ataque desse mesmo lance, foi o Benfica a estar perto do golo. E o golo chegaria mesmo. Por volta da hora de jogo, o defensor verde e branco Konstantin Nikitenko jogou a bola com a mão na tentativa de evitar que esta chegasse a Olívio Tomé, a escapar-se na área. O árbitro assinalou a grande penalidade, e o capitão Martim Ferreira, chamado a convertê-la, restabeleceu a igualdade (1-1) aos 63', atirando para o lado contrário daquele para que o guarda-redes se lançou.
A partir daqui, o jogo perdeu clarividência, as equipas deixaram de conseguir ligar os passes, muitas bolas perdidas de parte a parte, sem que a outra conseguisse construir em cima disso. Ainda assim, o sinal mais era do Benfica. Como ilustra a bomba que Tiago Pinto atirou aos 88', do meio da rua, a forçar o guarda-redes a desviar para canto. Seria um ensaio do que estava para vir.
O encontro caminhava para o final. O juiz tinha dado quatro minutos de compensação, e já só o último faltava. Livre do lado direito, junto à linha lateral. André Gomes viu seis companheiros na área, e foi para lá que bombeou a bola. A defensiva do Sporting afastou-a por duas vezes, mas, de trás da meia-lua, Tiago Pinto, em posição frontal, encheu o pé esquerdo e não deu hipóteses a Tiago Leitão (1-2)! Este desfecho deixa tudo na mesma no topo da tabela, já que o SC Braga também ganhou. Na 8.ª jornada, o Benfica visita o Famalicão, em partida agendada para 13 de abril (sábado), às 16h00, no Campo n.º 1 da Academia do FC Famalicão.
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/04/06/futebol-formacao-sub-19-jogo-sporting-benfica-7-jornada-fase-apuramento-campeao-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 1 Abril 2024
- Universo Benfica a Quarta, 14 Fevereiro 2024