As Finanças do Benfica

Glorificus

Citação de: Despertar em 11 de Março de 2016, 11:54
Citação de: Glorificus em 11 de Março de 2016, 11:50
Citação de: Despertar em 11 de Março de 2016, 11:22
Citação de: Glorificus em 11 de Março de 2016, 11:10
Na minha opinião o rácio passivo/receitas op. devia andar nos  2.5

Quer dizer que o passivo do Benfica devia andar nos 250/300 milhões.

Temos que num médio prazo abater 150 milhões ao passivo para nos tonarmos um clube saudável financeiramente e de preferência no passivo remunerado. Aquele que doí.

e porque raio nao ser zero. O remunerado claro? e o que nao é remunerado como raio se chega a esses racios? qual o criterio ou objectivo?

Normalmente numa empresa utiliza-se o rácio Divida/Ebitda e considera-se que não deve ultrapassar os 3.

Mas num clube de futebol acho que é diferente. A parte das ganhos/gastos com os jogadores altera muito em relação a uma empresa normal. Como o facto de um activo num ano não valer nada e no ano a seguir poder valer 20, 30 ou 40 milhões como o caso de um Oblak, Renato, Lindelof por exemplo. Ou outro estar avaliado em 3 milhões e nem valer 0.1.

Quanto ao passivo remunerado ser zero. Isso era óptimo. Por mim não devíamos nada e tínhamos 500 milhões no banco a render juros.

Só estou a falar do que EU acho que no máximo devia estar o passivo do Benfica para EU ficar descansado. Só isso...

o que nao é remunerado ai sim se pode fazer aquela maxima aqui do forum "o activo é maior e bla bla bla". O remunerado é que é preocupante, ja pagamos 20M/anos e agora é 16M/ano creio eu. Agora é ver o que fariamos com mais 16M todos os anos. è que o passivo remunerado tira-nos competitividade, nao nos traz mais competitividade como as vezes aqui se afirma.
Eu nao percebo pedir emprestado pra comprar jogadores, e foi isso um pouco o que aconteceu no passado. E se podia ter a justificacao na altura de sermos competitivos, neste momento ja nao se admite.

Isso tudo passa muito pela politica do clube em apostar na formação. Dai o presidente ter deixado cair o JJ mesmo o achando muito bom treinador. Ele acha que o clube só se pode tornar competitivo e ao mesmo tempo sustentável financeiramente com uma grande formação a alimentar a equipa principal. E viu que com os preconceitos dele nesse aspecto não era viável.
Muitos só olham para o carácter do JJ para analisar a sua saida. Acho que não foi a razão principal. E concordo com a decisão.

Tal como os clubes de sucesso como o Bayern, Barça entre outros, o Benfica precisa de um projecto forte. E precisa de todos comprometidos com o projecto do clube.

Por muito bom que seja não é viável ter um treinador que não concorda com as linhas orientadoras da direcção.

Por isso, mesmo que o Rui Vitoria fosse um fiasco acho que a decisão de mudar de treinador foi uma boa decisão.

Abidos

Quando a BTV começou a transmitir os nossos jogos, defendi no tópico da BTV, que a única solução para uma redução rápida da Dívida, era uma solução parecida com aquela que é notícia hoje no Record.
Fui bastante criticado.
Mas continuo a pensar que é a melhor alternativa...

Glorificus

Citação de: Abidos em 11 de Março de 2016, 12:13
Quando a BTV começou a transmitir os nossos jogos, defendi no tópico da BTV, que a única solução para uma redução rápida da Dívida, era uma solução parecida com aquela que é notícia hoje no Record.
Fui bastante criticado.

O contrato NOS/Benfica é de 3+3+3+1. Logo acho que só podemos e devemos antecipar as receitas sobre os 3 primeiros anos. Não conhecemos os contornos todos das clausulas de renovação do contrato. Se antecipássemos a mais de 3 anos, acho que nos obrigava a abdicar de certo poder de negociação. Não sei se seria muito benéfico para o clube.

Abidos

Citação de: Glorificus em 11 de Março de 2016, 12:21
Citação de: Abidos em 11 de Março de 2016, 12:13
Fui bastante criticado.

O contrato NOS/Benfica é de 3+3+3+1. Logo acho que só podemos e devemos antecipar as receitas sobre os 3 primeiros anos. Não conhecemos os contornos todos das clausulas de renovação do contrato. Se antecipássemos a mais de 3 anos, acho que nos obrigava a abdicar de certo poder de negociação. Não sei se seria muito benéfico para o clube.
Se a antecipação for de 3 anos (perto de €120 milhões) já seria bom... teria imediato impacto nos Juros.

E recordo que ainda temos Naming, e nas últimas semanas houve alguns rumores no sentido da NOS também poder estar interessada...!!!

miniMilk

Acho que nenhum banco aceitará dinheiro de um negócio que pode ser considerado inválido..

MALU15

Citação de: cardosox em 11 de Março de 2016, 12:31
Acho que nenhum banco aceitará dinheiro de um negócio que pode ser considerado inválido..
Pelo que já veio a lume, o contrato do Benfica é diferente em relação às questões levantadas pela AC. Já ouvi argumentos do F Seara que vão nesse sentido, pelo que os 3 anos não são questionáveis.

BENFIKA

Mal se falou neste negócio imaginei logo o cenário de antecipação de receitas...não me agrada minimamente. Tenho sempre a sensação que mais tarde nos vamos arrepender sériamente.

Laranjeira

Neste tópico só digo mais isto...dentro da realidade do nosso país, sigam o exemplo do Dortmund..!

Marcellus

Fly emirates bem contente com o dinheiro gasto :)

Aderito

Citação de: BENFIKA em 11 de Março de 2016, 12:52
Mal se falou neste negócio imaginei logo o cenário de antecipação de receitas...não me agrada minimamente. Tenho sempre a sensação que mais tarde nos vamos arrepender seriamente.

Em primeiro lugar,  importante referir que estamos a falar apenas da dívida ao Novo Banco, que está interessado/obrigado a tirar dos balanços o "negócio" Futebol.

Depois, concordo com o que dizes.

Aliás, acho que a direcção também deve concordar no sentido em que - posso estar a dizer um disparate, mas não creio que esteja - nunca até hoje fez qualquer tipo de antecipação de receita de um qualquer contrato, pelo menos de um valor significativo.

Por isso, e porque concordo que antecipar receitas é mau, não acredito que seja feito. Acredito sim, que possa ser utilizado um instrumento alternativo: Dação do contrato, à semelhança do Project Finance do estádio, ou a simples venda de créditos ao Novo Banco. Em ambas estas alternativas, não seria uma antecipação de receita, mas na prática, o pagamento de um empréstimo por outro, em condições mais vantajosas. Ficaríamos sem essa receita, mas também não teríamos que nos preocupar com o encargo da amortização da dívida bem como da sua remuneração (juro). Pode ser uma solução interessante e que se certa forma liberta/disciplina a gestão da SAD.

Uma antecipação de receita pura e dura, a acontecer, teria que ser em cenários muitíssimos favoráveis e que, sinceramente, não acredito sejam possíveis... nem com a "chantagem" do tratamento anti-concorrencial dado à SCP SAD lá íamos. Teria que significar uma quebra enormíssima no valor total anual de juro pago pela SAD (não podiam ser só 5 ou 7 milhões) e, eventualmente um hair-cut (perdão parcial) da dívida ao NOVO Banco (porque é sempre apenas desta que estamos a falar). Se não, porque raio, haveríamos nós de aceitar? O pior que nos pode acontecer, é vermos os nossos empréstimos ao Novo Banco não serem renovados e termos que encontrar outras vias de financiamento.

Nesse sentido, acredito que mais depressa trocamos de parceiro financeiro, pondo o Novo Banco fora da equação e isso lá está, ou seria feito com a contratação de um(ns) novo(s) empréstimo(s), dando o contrato com a NOS como garantia (coisa que a Benfica TV não permitia) ou, voltamos ao mesmo, através dos instrumentos que já referi.

Por tudo isto, é minha convicção que um cenário de antecipação de receita, é apenas conversa de jornalista.

A não ser que -e agora já é um devaneio meu que não terá paralelo com a realidade-  a única maneira de sermos "compensados" pelo (aparente) mau, ou para ser simpático, insuficiente (palavras minhas) acordo com a NOS seja o pagamento à cabeça de uma parte significativa do contrato dos primeiros 3 anos (mais que isso, Autoridade da Concorrência à perna). Cenário em que também não acredito.... e significaria sempre uma perda de receita anual muito importante que não imagino seja do interesse da administração da SAD.

Mas não, será, seguramente, apenas conversa de jornalista.

Abraço,

iloy

nao percebo porque que o Benfica nao faz pressao para ter as mesmas vantagens que os lagartos?
afinal so basta aconselhar os benfiquistas em mudar de banco porque as regras nao iguais para todos e que os nossos impotsos è para ajudar o scp.

Aderito

Citação de: iloy em 11 de Março de 2016, 16:14
nao percebo porque que o Benfica nao faz pressao para ter as mesmas vantagens que os lagartos?
afinal so basta aconselhar os benfiquistas em mudar de banco porque as regras nao iguais para todos e que os nossos impotsos è para ajudar o scp.

Quem é que nos iria emprestar dinheiro no dia seguinte?

ff77

LOL.

CitriC

Citação de: Aderito em 11 de Março de 2016, 16:16

Quem é que nos iria emprestar dinheiro no dia seguinte?

os mesmos que emprestam dinheiro ao Sporting mesmo tendo quase 150 (128+11) Milhões de capital proprio negativo (sim porque os 128M liquidos de VMOCs é só para embelezamento...)

Notguilty

Ainda nao vi em sitio nenhum quanto é que a Emirates paga pelo patrocinio.